+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Rede EoIP para trasporte de link

    Na imagem a baixo tenho uma rede e preciso fazer um transporte de link entre a torre 5 direto para a torre4, pensei em fazer por EoIP, minha duvida se isso seria a melhor opção, o que o pessoal pode me ajudar, lembrando que minha rede é toda roteada OSPF.

    Ai deixaria uma banda do enlace da Torre2 para borda, pra torre2, e o outro da torre4 passaria pelo EoIP


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mapa.png
Visualizações:	124
Tamanho: 	12,2 KB
ID:      	65374

  2. #2

    Padrão Re: Rede EoIP para trasporte de link

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    Na imagem a baixo tenho uma rede e preciso fazer um transporte de link entre a torre 5 direto para a torre4, pensei em fazer por EoIP, minha duvida se isso seria a melhor opção, o que o pessoal pode me ajudar, lembrando que minha rede é toda roteada OSPF.

    Ai deixaria uma banda do enlace da Torre2 para borda, pra torre2, e o outro da torre4 passaria pelo EoIP


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mapa.png
Visualizações:	124
Tamanho: 	12,2 KB
ID:      	65374
    EoIP tem um overhead enorme, precisa que sua rede tenha um MTU que comporte esse overhead para conseguir manter os 1500 bytes do cliente à Internet sem fragmentações.

    Nesse caso, como tem apenas um roteador no caminho, eu acho melhor fazer uma VLAN entre Torre 5 e Torre 2 e outra entre Torre 5 e Torre 4 e fazer uma bridge entre as duas na Torre 5.

    EoIP é para último caso, quando tem muitos roteadores no caminho (embora eu prefira ter o trabalho de criar as VLANs e bridges do que usar EoIP) ou quando o túnel passa por uma rede que não está sob seu controle. Antes disso tem várias outras soluções, incluindo VPLS, mas é exagero implementar MPLS no seu caso apenas para isso, ainda mais tendo apenas 1 roteador no meio.

  3. #3
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Rede EoIP para trasporte de link

    Correto, fiz a questão da Vlan mesmo, o EoIP era apenas uma duvida e queria ver se dava certo, mais engraçado que tentei com o EoIP mais parece que não deu certo, para subir o ospf nele não ficou bacana, mais o vlan funcionou normalmente sem problema, obrigado pelas dicas.

  4. #4

    Padrão Re: Rede EoIP para trasporte de link

    Apesar de todos os fatores o mpls/vpls é um ótimo caminho recomendo que estude sobre ele e após faça a implantação é o futuro para os pequenos provedores

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App