+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Queue Tree e Mangle | Firewall x WebProxy

    Pessoal, boa tarde.


    Sou bem novato em redes e MK e gostaria da contribuição de vocês em 2 dúvidas. Antes de surgirem pedras, adianto que não sou provedor e apenas utilizo RBs (v. 6.37.1) em casa e na rede da empresa.


    1) Tenho Simple Queues individuais controlando banda (+ burst) em duas faixas completas de IP classe C, uma (192.168.77.0) da brigde (incluindo wlan) e a outra (192.168.75.0) da wlan virtual (SSID para visitantes com hotspot instalado). Ambas as redes estão isoladas via regras no Firewall. A RB951 também tem VPN PPTP funcionando e está recebendo IP público de modem (brigde) da Net na Lan1 e o DHPC server ativado na RB.


    Dúvida: Preciso liberar a velocidade para alguns sites (geralmente WeTransfer), independente da estação ou IP utilizado pela mesma. Seguindo algumas orientações para isto efetuei alguns ajustes em Queue Tree e Mangle, mas não funcionaram, porque o MK considera as regras no Simple Queue em primeiro lugar limitando a velocidade. Existe meio de efetuar esta liberação sem mexer ou excluir o que já tenho funcionando bem?


    2) Outra dúvida de leigo: Qual a diferença de restringir sites, exemplo redes sociais, via regras no firewall (é o que tenho) ou via WebProxy?


    Abraço a todos.


    Wellington Fernandes

  2. #2

    Padrão Re: Queue Tree e Mangle | Firewall x WebProxy

    Pode fazer um QoS para seu site, estabelecendo uma velocidade que ele vai ter na abertura, o QUEUE TREE sempre vem primeiro que o QUEUE SIMPLE.

    Restringir: Apenas ninguém vai conseguir abrir mais o site, quem estiver autenticado pela RB em que as regras estão configuradas.