Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    A ideia é interessante, mas com esse preços NAO vai decolar infelizmente, já nasceu morto, para migrar uma base com 3000 clientes gastaria R$ 450,000,00 ou seja meio milhao de Reais, isso sem contar os R$ 5190,00 por setor x 4 setores sairia R$ 20.760,00 melhor partir para fibra, terão que reverem os preços por SM .

  2. #42

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Pois é @jodrix. Como tudo, onde entra quantidade os preços normalmente caem. É uma lei natural de comércio. Por isso que também acho que deverá haver uma política de venda para grandes volumes.
    Porque que o DD-WRT não deslanchou como firmware alternativo? Uma beleza de recursos para quem precisa deles, mas uma licença em torno de 30 dolares não atrai ninguém. Até porque continua sofrendo dos mesmos problemas do 802.11
    Até nas versões grátis ele não deslancha, mas daí eu creio que seja mais por conta do hardware que não compensa, tipo tp-link e d-link.
    Na verdade não dá mesmo para comparar com fibra. Desde que o projeto seja bom, e não aquele que nós sabemos do provedor que instalou fibra e virou uma vergonha...kkk.
    Eu creio que a solução é mais viável para quem já tem clientes instalados e não quer perder os equipamentos. Apesar de que vi projetos pelo país a fora onde provedores investiram mais de um milhão para fazer tudo dentro do correto e criar uma malha verdadeiramente ampla. Pelo menos é o que alguns provedores relatam que investiram. Não sei se é para afugentar a concorrência. O preço da fibra isoladamente está quase o mesmo de um bom cabo UTP. Porém os acessórios avolumam bastante.
    A fibra quando os clientes estão espalhados fica muito dispendiosa. Precisa de uma concentração grande de assinantes.
    Então me parece que estamos num encruzilhada, não no sentido pejorativo, mas num momento de cautela, bom senso e um pouco de otimismo com as novas tecnologias. Que rumo os provedores tomarão? Nem tudo é um mar de rosas. Mas uma dose de cada uma (cautela, bom senso e otimismo) pode fazer a diferença lá na frente. Seja pela fibra ou seja pelas novas tecnologias wireless.

  3. #43

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    A ideia é interessante, mas com esse preços NAO vai decolar infelizmente, já nasceu morto, para migrar uma base com 3000 clientes gastaria R$ 450,000,00 ou seja meio milhao de Reais, isso sem contar os R$ 5190,00 por setor x 4 setores sairia R$ 20.760,00 melhor partir para fibra, terão que reverem os preços por SM .
    Isso mesmo, o pra nois concorrer com a VIVO ou Oi com modem deles saem media 10,00 cada pois eles compram direto da fabrica.

    ta dificil, porque pra adicionar um novo cliente temos desembolsar uma grana acima de 250,00 mesmo com o cliente pagando instalação.

    Acho que isso apenas vai fortalecer a UBNT, MK e intelbras. Não vai dar em nada mesmo.

    Que bom que existe a esperança na fibra, por mais que gaste no começo e tenha que pagar aluguel de poste, incomparavelmente mais vantajoso.

  4. #44

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Eu nao havia calculado pra migrações de grande volume...calculei apenas com meu pequeno volume de clientes...realmente se for migrar milhares de clientes como o do exemplo dado, de 3000 clientes, 360.000 reais, contando dolar a 3.40 e sem as bases, melhor ir pra fibra. So uma base de 4 setores sai a quase 20 mil reais...realmente não pensei direito! Sai caríssimo!

    Enviado via LG-H818 usando UnderLinux App

  5. #45

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Pessoal, a meu a questão não seria comparar com a fibra partindo do "zero". Precisa levar em conta que já tem o cliente e tem o Ubnt. Agora, uma pechinchada não faz mal a ninguém...

    E mesmo na fibra, se partir do zero para instalar e buscar clientes, não é para qualquer um. Que área teria de cobertura em km² o colega que citou 3.000 clientes? Que orçamento daria para uma implantação de fibra?

    Eu já imagino a situação mencionada pelo @JonasMT com 330 clientes numa das torres atendendo clientes num raio de 2km na média. O que representaria isso em km de fibra instalada? Minha cidade tem isso de média. É um investimento parrudo.

    O que vejo na nova proposta é que se paga por uma licença, não por algo material. Se levarmos em conta que o legado de um provedor é sua carteira de clientes e não propriamente os equipamentos instalados, parece que a conta começaria a fechar com uma política de preços bem melhor para grandes volumes. Se fizer um só setor para teste e não der certo, para por aí mesmo. A perda não será tão significativa a ponto de comprometer o futuro financeiro do provedor.
    Se aprovar, a migração poderia ser feita por etapas com os próprios recursos entrantes. Duvido que um provedor chegando na Cambium para uma compra em grandes volumes não vá conseguir melhorar substancialmente este preço. Se o sistema é realmente tão bom assim, pode ser que haja por parte dos desenvolvedores uma euforia de ter achado a "mina de ouro" e tenham perdido a noção da realidade.

    Vai fazer isso em fibra?

  6. #46

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Mestre 1929, o grande problema é que e que essas vantagens todas que a cambium promete por enquanto e só na falácia (conversa de vendedor) de uma empresa que esta vendo seu nicho de mercado afunilar cada vez mais diante da crise que se aproxima (vejam bem, na minha opinião, ainda nem começou a crise) e a grande tendência é ser extinta, pelo menos por enquanto, eu sinceramente ja errei demais na vida e paguei caro todas as vezes que tentei acertar, portanto se a cambium me enviar 4 bases e me liberar umas 200 licenças e eu realmente testar e aprovar ai entao começamos a negociar do contrario nao me tiram nenhum centavo. Nao sou mais cobaia de distribuidores, lembra da krazer, pois é to ate hoje embuchado e pagando BNDS a empresa sumiu.

  7. #47

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    @jodrix somos 2, perdi dinheiro com af5-x,mimosa e propria cambium com seus ptp limitado as 24km. Só tive paz com soluçao realmente PROFISSIONAL, ou seja huawei hehe

  8. #48

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Boa noite pessoal,

    Para quem já tem empresa constituída, recomendo primeiramente fazer uma análise de investimentos (Fibra vs Wireless) e ir substituindo em partes e decidir qual o horizonte de retorno vocês planejam e qual taxa de retorno desejam.
    Ao analisarem precisam verificar o CAUE, RAUE e VPL do projeto (financeiro e econômico), para ter uma noção da viabilidade deles (AJUDA MUITO CONSEGUIR EMPRÉSTIMO NO BANCO COM ESSE TIPO DE ANÁLISE).
    O projeto em fibra depende muito (topografia do terreno, tecnologia adotada, equipamentos nacionais/importados, qualificação técnica, custo ao cliente, custo de manutenção da rede, dados geo-econômicos da região, densidade demográfica...) para cidades acima de uns 10 mil habitantes que tenham pequena área territorial talvez comece a valer a pena, a partir de 20 mil habitantes sem dúvida vale a pena.
    Caso decidam financiar no banco, recomendo esperar o último trimestre de 2017 ou primeiro trimestre de 2018 quando a SELIC provavelmente estará abaixo de 10% a.a e será vantajoso conseguir um empréstimo.
    -----------
    Em relação a Cambium, considero uma tecnologia já atrasada com soluções horríveis perto da (Huawei, Nokia Networks, Alcatel-Lucent) pelo preço que cobram em seus equipamentos.