+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alguém sabe qual a distancia máxima que a RD-5G30-LW suporta?

    Estou para mudar minha antena de ponto-a-ponto e gostaria de usar uma ubiquit gostaria de saber qual distancia suportada pela antena RD-5G30-LW ou a indicação de uma que posso suprir minhas nescidade o uso em horário de pico é de 25 Megas, o link ptp está a 50 KM de distância, a tendência da rede é de chegar próximo a casa dos 70 Megas em 1 ano.

  2. #2

    Padrão Re: Alguém sabe qual a distancia máxima que a RD-5G30-LW suporta?

    pra essa distância o ideal é investir em um par de rocket disk34.

  3. #3

    Padrão Re: Alguém sabe qual a distancia máxima que a RD-5G30-LW suporta?

    Estou de olho tb nos rádios da linha Airfiber alguém ai já utiliza?

  4. #4

    Padrão Re: Alguém sabe qual a distancia máxima que a RD-5G30-LW suporta?

    So fazer a conta amigo... pra chegar 50mbps em 50km é necessário modular pelo menos um MCS7... Isso significa potência do rádio em no máximo 21dBm e sensibilidade mínima de -75dBm...

    Em 50km a perda no espaço livre em 5500mhz é de aprox 142dBm (maior a frequência maior a perda).

    Então 21dBm + 30dBi=51dBm - 142dBm=-91dBm + 30dBm= -61dBm de sinal na chegada...

    Então teoricamente em 50km com visada e alinhamento perfeitíssimos é possível... em 70km a perda vai para 145dBm

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  5. #5

    Padrão Re: Alguém sabe qual a distancia máxima que a RD-5G30-LW suporta?

    Caro sphreak, tenho um ptp de 29km com as seguintes configurações: Disch ubiquiti 32dbi (90cm) + 29km distancia + Canal 5745 + potência 18dbm + MCS 13/14 e sinal em -47. Como fazer o calculo que fez acima para saber se deixo essas configurações ou devo mexer em algo? E como vc sabe a perda no espaço livre dos canais em relação a distância?

  6. #6

    Padrão Re: Alguém sabe qual a distancia máxima que a RD-5G30-LW suporta?

    Acompanhando, gostei da explicação do @sphreak, podes explicar como chegar nos valores? Agradeço 😀

    Enviado via Nexus 5 usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Alguém sabe qual a distancia máxima que a RD-5G30-LW suporta?

    Obg ficou boa a explicação

  8. #8

    Padrão Re: Alguém sabe qual a distancia máxima que a RD-5G30-LW suporta?

    Os valores de sinal em qualquer ponta do enlace é feito da seguinte forma:

    Potência de transmissão (dBm) + ganho da antena transmissora (dBi) - perda espaço livre (fórmula) = sinal teórico recebido (dBm)

    Perda no espaço livre é calculado da seguinte forma:

    PEL=32,5+ 20*log F+20*log D

    F= frequência em MHz
    D= distância em Km

    Exemplo:
    Sinal teórico em um enlace de 40Km em que determinou-se que a potência do rádio será regulada em 20dBm (determinada pelo MCS), com antena transmissora de 30dBi ganho. (Rocket+dish 30). O canal escolhido é na freqüência de 5600mhz.

    Qual será o sinal recebido pela estacão?

    Potencia transmissão=20dBm
    Ganho antena= 30dBi
    Perda E.L=?
    PEL= 32.5 + 20*log D + 20*log F
    PEL= 32.5 + 20*log 40 + 20*log 5600
    PEL=32.5 +20*1.6+20*3.75
    PEL=32.5+32+75
    PEL=139.5dBm

    Entao:

    Potencia transmissão: 20dBm + ganho antena:30dBi - perda ESP.livre: 139.5dBm

    20+30-139.5=-89dBm

    -89dBm é o sinal teórico no local de recepção do sinal.
    Este valor é do sinal "no ar", sem levar em consideração o tipo ou ganho da antena receptora.

    Lembrando que esse valor é em condições perfeitas.

    O sinal pode sofrer alterações devido a: Alinhamento, Fresnel, obstrução, difração, refração, Tilt, cabos, antenas, conexões, etc