Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Inclua na análise o custo operacional (Opex = manutenção, recuperação,...) e qualidade do serviço para o cliente final. Não é apenas custo de investimento (Capex).

  2. #22

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Sem dúvida,

    Mas estou focando no início da operação. Esta é a problemática! Sei que investir em FTTH é muito mais prático e garante melhores resultados operacionais, no entanto, para quem não tem o capital alto para início, tem que ir devagar e migrando depois!

  3. #23

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Galera preciso de uma ajuda, tenho uma epon quem puder me ajudar quero por ela pra rodar já

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  4. #24

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx


    FTTX Fibra + UTP em Gigabit

  5. #25

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    @Eric, parabéns pela vontade de aprender e buscar conhecimento, sei o quanto é escasso.

    Vamos lá:

    Para começar, você precisa fazer o levantamento de todos os postes da região e a coleta de informações, onde você vai determinar quantos pontos de atendimento tem em cada rua.

    Posteriormente uma dica bem rápida é você encontrar uma rua em que ela faça corte todas as demais, assim facilita na hora de fazer o projeto.

    Você pode dividir o seu projeto em 3 etapas principais.

    1 Rede Atendimento ao Cliente
    2 Rede Secundária
    3 Rede Primária (Backbone)

    Dividindo assim você vai ter um orçamento detalhado do projeto.

    Bom, a rede secundária faz o atendimento ao assinante, onde você irá colocar as caixas CTO's, já que você pretende migrar de tecnologia futuramente, então recomendo você utilizar no lugar das caixas CTO o seu PACPON. Tem o PACPON da Think Technoly com que tem uma caixa híbrida muito boa.

    É isso, não tenho como detalhar mais aqui pra você!

    Mais se precisar de ajuda me chama no privado!

    Abraço!

  6. #26

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    @Eric, quando ao comparativo.. você já diz que tem a intenção de migrar para rede 100% Fibra, então soma o custo da sua rede PACPON mais o investimento para retirar tudo isso, parar os clientes e investir na solução de rede FTTH posteriormente.

    Acredito que vai sair bem mais oneroso do que a rede 100% incluindo o KIT assinante.

  7. #27

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    E o que acham de Onu + switch, tipo, cada porta da olt em media suporta 64 onus, logo se você pluga um switch em cada onu, temos, 64 onu x 64 switch, tirando um porta que e usado para conexão com a onu, sobra 7 portas no switch, possibilitando atender 7 clientes, ou seja 7x64 igual 448 clientes, isso por porta da onu, como no padrão gpon temos 2.5gb de trafego, por porta, dividindo esse total, de 2500mbx448 temos, 5.8mbs para cada cliente.

  8. #28

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    E o que acham de Onu + switch, tipo, cada porta da olt em media suporta 64 onus, logo se você pluga um switch em cada onu, temos, 64 onu x 64 switch, tirando um porta que e usado para conexão com a onu, sobra 7 portas no switch, possibilitando atender 7 clientes, ou seja 7x64 igual 448 clientes, isso por porta da onu, como no padrão gpon temos 2.5gb de trafego, por porta, dividindo esse total, de 2500mb/448 clientes, temos, 5.8mbs para cada cliente.

  9. #29

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Galera, passei um tempo sem a senha por isso não tenho respondido. Sou muitobgratona todos que têm me ajudado aqui!

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  10. #30

    Padrão

    porque eu não sei ainda cria os Tópicos
    eu não sabia que você era o dono do fórum desculpa ai colega ok ?

  11. #31

    Padrão Re: Ajuda com Projeto FTTx

    Citação Postado originalmente por brunok1pc Ver Post
    porque eu não sei ainda cria os Tópicos
    eu não sabia que você era o dono do fórum desculpa ai colega ok ?
    Entao faz um favor ao forum e outro pra vc, da um busca no google de como criar topico. Pois isso desculpa pra entupir o forum de spaw. Ja fiz minha parte e denunciei!