Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Para que dispositivo secundário não gere interferência em dispositivo primário e nem secundário, ou seja, não cause ou receba perturbação eletromagnética (interferência).

  2. #22

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Entendo seu enfoque. Mas a legislação só exige a ativação em sub faixa do 5.x. Se a ideia fosse proteger todas as frequências licenciadas então a legislação seria abrangente

  3. #23

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    É por quê na de 2.4 GHz fizeram ca****. Para corrigir isso e seguir o padrão internacional definido pelo IEEE, eles fizeram a coisa certa na frequência de GHz.
    Além de que isso é só para essas frequências que possuem muitos equipamentos disponíveis.

  4. #24

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    Para que dispositivo secundário não gere interferência em dispositivo primário e nem secundário, ou seja, não cause ou receba perturbação eletromagnética (interferência).

    Errado amigo... Isso é norma seca da Anatel...


    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post


    Radares atuam em bandas protegidas 1030 e 1090 MHz (Controle de Voo)

    Aqui tá bem perto... O sistema de controle aéreo nacional (aviação civil obviamente) trabalha entre 960mhz e 1164mhz.
    Entretanto um sistema militar de defesa aéreo pode escanear a faixa entre 300mhz (radar 2ª guerra) e 300Ghz (radar espacial... Sim o Brasil tem isso devido ao projeto Alcântara) com pulsos de potência superior a 100watts... É quase um PEM!! Dá pra tentar assar um frango ao lado de um daqueles radares rotativos.


    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então porque a legislação exige ativação de dfs? E não é em toda a banda 5.x. Só na subfaixa do meio. E também controle mais rigoroso do eirp.
    A explicação vem da física.
    É por causa que essa faixa de freqüência tem algumas peculiaridades.... A primeira é que ondas nessa faixa refletem em praticamente qualquer coisa e interagem muito pouco ou nada com os materiais. Onda de baixa freqüência tem muita penetrabilidade, então não seriam todos os materiais que produziriam um eco no radar para formar uma imagem. Já as microondas em pulsos de alta potência tem o hábito de interagir com líquidos... Então também não é uma boa...


    Tanto é verdade que é a faixa de freqüência mais difundida no planeta, devido a alguns fatos simples: Reflete em quase tudo, então é fácil encontrar materiais para fabricação dos equipamentos. Ao contrário de ondas de baixa frequência a propagação dela é relativamente curta, então é pouco provável que uma transmissão do Brasil acabe se propagando até a Sibéria, como ocorre com PX e outros rádios faixa cidadão (tanto que nenhum sistema de defesa do mundo dá muita bola pra essas faixas de frequência).


    Dito isso, agora vem o segundo motivo. O custo para o governo. É mais fácil e mais econômico compartilhar a faixa de freqüência com a iniciativa privada do que vedar a faixa e ter de desenvolver sistemas próprios. Faz-se o quê??? Limita a potência de transmissão e cria-se modelos de desativação em caso de necessidade de uso por parte da defesa aérea (DFS). Enquanto de outro lado, aproveita-se das tecnologias desenvolvidas pelo setor privado, sem necessidade de investimento massivo em pesquisa estatal.


    O seria melhor que uma faixa de freqüência que produz ecos de radar em praticamente todo tipo de material, interage pouco ou nada com o meio ambiente e que tem sua pesquisa praticamente toda financiada pela iniciativa privada???


    Resumindo... DFS é bom, bonito e barato pro governo

  5. #25

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Isso não é normal da Anatel, é padrão internacional.

    Sinceramente, você não sabe o que é uma PEM. PEM' são muito mais fortes e o que importa não é a potência e sim o campo eletromagnético gerado by bombas nucleares.
    Sim, transmissões de baixa frequência possuem um maior alcance, exemplo: AM pois seu comprimento é muito maior. Caso quisesse transmitir dados a longa distância por exemplo se comunicar com uma sonda em Marte você utilizaria UHF, por isso os radiotelescópios que tentam identificar vida externa à Terra funcionam em frequências baixas.

    Os radares no Brasil é quase uma piada, o "projeto Alcântara" mais ainda. Existem diversas tecnologias que atenuam a interferência entre as partes.

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    Isso não é normal da Anatel, é padrão internacional.

    Sinceramente, você não sabe o que é uma PEM. PEM' são muito mais fortes e o que importa não é a potência e sim o campo eletromagnético gerado by bombas nucleares.
    Sim, transmissões de baixa frequência possuem um maior alcance, exemplo: AM pois seu comprimento é muito maior. Caso quisesse transmitir dados a longa distância por exemplo se comunicar com uma sonda em Marte você utilizaria UHF, por isso os radiotelescópios que tentam identificar vida externa à Terra funcionam em frequências baixas.

    Os radares no Brasil é quase uma piada, o "projeto Alcântara" mais ainda. Existem diversas tecnologias que atenuam a interferência entre as partes.
    Tá nervoso porque amigo????

    Eu sei o que sei e estou compartilhando com os colegas aqui... Não preciso ficar disputando conhecimento. Afinal não ganho nada com isso... Passar bem!

  7. #27

    Padrão Re: NanoStation Loco M5 - Configurações

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Tá nervoso porque amigo????

    Eu sei o que sei e estou compartilhando com os colegas aqui... Não preciso ficar disputando conhecimento. Afinal não ganho nada com isso... Passar bem!
    Caro,
    só estou passando o que aprendi fora do país. Se lhe irritei, me desculpe não foi essa a itenção.

  8. #28

    Padrão

    Sim @sphreak. Eu perguntei do "porque está lá", para frizar que a legislação exige por algum motivo.

    Não creio que seja por "birra" ou algo parecido da Anatel... Existem acordos internacionais e o Brasil como signatário cumpre. Como são normas internacionais para tentar manter a organização das frequências, mais do que justo.

    E o Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia é bem claro da obrigatoriedade da ativação em determinadas frequências da faixa de 5.x
    Quando andei usando a faixa intermediária tinha seguido esta questão de cair a internet. Daí fui a busca de orientações e descobri que ou ativa nesta sub-faixa ou então sai fora dela. E como temos instalação de Radar a 50km daqui, não deu para permanecer nestes canais. Vivia mudando e derrubando a net. Se não era Radar, então não sei mais o que era.....

    Tenho certeza que nosso sinal nunca iria chegar até lá, mas na dúvida o negócio é se precaver.
    Porém hoje se escanear vai ver que todos os canais tem gente, até naquele início da faixa que é exclusiva para uso indoor.

    Eu já fiz várias incursões por diversas frequências. Como radioamador começando em classe C, até em 160metros eu conseguia contatos. Depois 160 caiu em desuso. Mas em 80metros era gostoso com aquele ruido de fundo.... Depois passei para classe B e daí em 40metros e SSB fazia a volta ao mundo... Hoje o radioamadorismo está com o foco desvirtuado. Poucos da velha guarda. E os novatos não estudam mais. Só querem apertar PTT principalmente em 2metros.