+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a ponto de Link e Ap

    Pessoal Boa noite ... to com uma dúvida de qual forma seria melhor .... deixa eu tentar explicar .
    Vai ser me entregue um link em uma torre , local que tbm sera um dos PoP. Minha duvida é se é interessante e legal descer com o link até o concentrador e com o mesmo equipamento voltar com o link para atender clientes . Ou se teria que montar um outro Ponto a ponto esclusivo para atender os clientes .

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a ponto de Link e Ap

    Estou na mesma situação aq, vou fazer 2 ptps para garantir o desempenho.

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a ponto de Link e Ap

    Citação Postado originalmente por thiagoferreira Ver Post
    Pessoal Boa noite ... to com uma dúvida de qual forma seria melhor .... deixa eu tentar explicar .
    Vai ser me entregue um link em uma torre , local que tbm sera um dos PoP. Minha duvida é se é interessante e legal descer com o link até o concentrador e com o mesmo equipamento voltar com o link para atender clientes . Ou se teria que montar um outro Ponto a ponto esclusivo para atender os clientes .

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App
    Amigo... O padrão e mais correto em termos de aplicação é você receber o link, passar ele pelo seu sistema de controle (Routerboard, EdgeRouter, etc) e a partir daí enviar para o seu sistema de distribuição (via rádio, via cabo, FTTH, etc)
    Esse "outro ponto a ponto" seria para transferir o link para outra localidade/bairro/cidade distante? Tá confuso essa parte.

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a ponto de Link e Ap

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo... O padrão e mais correto em termos de aplicação é você receber o link, passar ele pelo seu sistema de controle (Routerboard, EdgeRouter, etc) e a partir daí enviar para o seu sistema de distribuição (via rádio, via cabo, FTTH, etc)
    Esse "outro ponto a ponto" seria para transferir o link para outra localidade/bairro/cidade distante? Tá confuso essa parte.
    O link está chegando pra mim em uma torre que tbm será um PoP. Eu queria saber se com o mesmo equipamento eu posso descer com o link do fornecedor até o sistema de controle e voltar ele para atender clientes .

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a ponto de Link e Ap

    Citação Postado originalmente por thiagoferreira Ver Post
    O link está chegando pra mim em uma torre que tbm será um PoP. Eu queria saber se com o mesmo equipamento eu posso descer com o link do fornecedor até o sistema de controle e voltar ele para atender clientes .

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App
    Com certeza não amigo.. você estará recebendo o link em um equipamento X qur só funciona como estação... só tem essa finalidade... estação...
    Depois de passar pelo sistema de controle as conexões para os clientes tem de ser enviadas para equipamentos AP-Acess Point (ponto de acesso). Podem ser rádios AP ou outro sistema.... depende da tecnologia que irá utilizar (rádio, cabo, dslan, Ftth, etc)
    Mesmo que fosse possivel utilizar o mesmo equipamento, seria ilógico... pois ao utilizar o mesmo equipamento o trafego seria duplicado e a capacidade reduzida em 50%.

    O esquema padrão, por exemplo, para um POP via radio é: Link(recebido em fibra, radio digital, etc)》sistema de controle(Routerboard, EdgeRouter, etc)》distribuição via radio(Rocket, RB912, + paineis setoriais)

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a ponto de Link e Ap

    Questão de performance. Faça outro PTP. é a melhor solução.

    Mais caso queira ter dor de cabeça, faça VLAN entre as setorias do cliente e seu concentrador. dessa forma consegue usar os mesmo equipamentos.