+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace com SXT lite 5ndr2

    Amigo, tenho dois PTP utilizando 2 sxt em cada. já estão funcionando e operando tranquilamente para o que eu quero.
    O que eu preciso agora é me aperfeiçoar no assunto. são questões básicas para vocês que entendem, porém preciso entender um pouco mais. preciso entender um pouco mais sobre os números que o mikrotik oferece, por exemplo:
    o que significa:

    TX RATE
    RX RATE
    SIGNAL TO NOISE (e se o bom é quando está alto ou baixo)
    CCQ
    Tx/Rx Signal (qual a melhor faixa de valores?)
    Rx Rate não passa 1 segundo sem trocar de 270Mbps-40mhz para 78Mbps-20mhz, qual o motivo? o Tx Rate fica estável em 270Mbps-40mhz
    Minha situação, eu recebo NET em casa e tem duas sxt que enviam internet a dois prédios distintos a 2km aprox. Nesses dois prédios tem uma sxt em cada para receber o sinal e enviar, por cabo de rede, a um roteador dentro de um apartamento.
    quero saber também, como eu faço para "amarrar" o roteador que está dentro do apartamento a minha rede, pois em um dos apartamentos, o cabo de rede ficou muito longo e eu tive que colocar um Switch no meio do caminho, sendo que se alguém ligar um cabo de rede nesse Switch, esse alguém terá acesso a internet. Existe como eu amarrar por mac o roteador na SXT? ou mesmo uma conexão ppoe? Obrigado. isso já me ajuda bastante.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace com SXT lite 5ndr2

    Pois bem Marcos, o TX Rate indica a taxa de transmissão do rádio que você está olhando, o RX Rate a taxa de recepção. O Signal to Noise é a relação sinal ruído, quanto maior melhor, inclusive medindo a relação sinal ruído você consegue otimizar as configurações do seu enlace. CCQ é uma métrica que indica a quantidade de retransmissão de dados, se seu enlace tem CCQ 100%, isso indica que não há necessidade do rádio retransmitir nada pois o enlace está perfeito, se o CCQ tem 99%, isso indica que 1% dos dados precisam ser retransmitidos, se o CCQ está em 1% significa que 99% dos dados precisam ser retransmitidos (O que é um baita problema).

    Pelo visto as configurações dos seus enlaces estão todas no "automático", o que é um grande problema. Não há porque utilizar 40Mhz de largura em Sxt visto que a interface ethernet não trafega mais que 100Mbps, uma largura de banda dessas exige um sinal melhor para que a conexão fique estável, o ideal é utilizar 20Mhz de largura de banda e claro, canais diferentes nos seus dois enlaces. O Tx Rate está oscilando muito provavelmente por causa da interferência que esse determinado rádio está sofrendo (e até criando). O ideal é que você acerte primeiro as frequências, largura de banda e depois mexa nos MCS a fim de otimizar o CCQ e extrair o máximo dos seus enlaces. Levaria muito tempo pra explicar a fundo o que é cada coisa, como configurar e etc. O ideal seria você entrar em contato com algum profissional que esteja perto de você e pedir uma assistência.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace com SXT lite 5ndr2

    Meu amigo, muito obrigado pelas informações. A configuração está usando 20/40eC, vou trocar para 20mhz e observar o comportamento da rede. Aqui em Teresina os profissionais existente querem saber uns mais que os outros e ajudar a gente nada... Mais o fórum vai me ajudar bastante.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace com SXT lite 5ndr2

    Faça isso, esse fórum é bem rico, pesquise que você vai aprender muita coisa.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace com SXT lite 5ndr2

    Citação Postado originalmente por pedrohafe Ver Post
    Faça isso, esse fórum é bem rico, pesquise que você vai aprender muita coisa.
    Amigo e sobre eu amarrar o roteador na SXT, tem como? pois como eu disse, tive que colocar um hub no meio do caminho para fortalecer o sinal do cabo de rede, e ai se alguem plugar um cabo de rede nesse hub, vai conseguir entrar na minha rede....

  6. #6

    Padrão Re: Enlace com SXT lite 5ndr2

    Bom dia, caso queria fazer algum treinamento para seu aperfeiçoamento em PTP, nos temos cursos EAD e cursos disponíveis para download.
    http://www.redecompleta.com.br/servi...ntos-em-redes/
    caso queira tirar alguma duvida estamos a disposição no fone 69 3422-1887

  7. #7

    Padrão Re: Enlace com SXT lite 5ndr2

    Citação Postado originalmente por marcosvales Ver Post
    Amigo e sobre eu amarrar o roteador na SXT, tem como? pois como eu disse, tive que colocar um hub no meio do caminho para fortalecer o sinal do cabo de rede, e ai se alguem plugar um cabo de rede nesse hub, vai conseguir entrar na minha rede....
    Nunca amarrei nenhum dispositivo pelo MAC através do Mikrotik, o que eu sei é que no seu cenário você teria que rotear suas estações, e através dela criar uma VLAN com endereçamento /30 para cada roteador que você resolver conectar, já seria uma solução pro seu cenário. Uma outra forma é criar servidor PPPoE na Sxt que fica no seu cliente e criar um usuário pra ele, de forma que somente o usuário configurado no roteador dele acessasse, sem DHCP, sem VLAN, controle por usuário mesmo.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace com SXT lite 5ndr2

    @marcosvales, utilize VLAN, dessa forma ela vai se comunicar apenas com o outro equipamento que esta com o mesmo ID da VLAN.

    e siga os conselhos do @alissoneduardo, eu pelo menos fiz e faço sempre treinamento na rede completa, muito bom o material, A rede completa também presta consultoria a minha rede.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace com SXT lite 5ndr2

    obrigado pelas dicas... vou entrar em contato quando puder, para obter uma melhor solução... mais por enquanto a $$$ tá baixa vou ter que ir me virando... com certeza preciso da ajuda dos amigos... está dando certo. Vou postar aqui no grupo depois como está ficando. já fiz várias alterações.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace com SXT lite 5ndr2

    Claro, e sempre assim no começo, no que eu puder ajudar, pode perguntar no forum