+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rb para serviço hotspot + usermaneger

    Qual Routeboard me recomenda para eu usar serviço de hotspot com tela personalizável, nessa RB também irei usar o pacote da mikrotik User Manager para gerenciamento dos usuários, atualmente uso em uma 450G mais o processador dela trabalha a maior parte do dia em 100%, isso ta deixando a internet bem lenta para os clientes.

  2. #2

    Padrão Re: Rb para serviço hotspot + usermaneger

    Depende da sua disponilidade de investir pois eu ja colocaria uma RB 1100 AHx2 mas dependendo do numero de pessoas com o tempo tera que mudar apra uma CCR

  3. #3

    Padrão Re: Rb para serviço hotspot + usermaneger

    também pensei na 1100, mais como de são poucos usuários conectados simultaneamente, não passa de 30. Fica meio exagerado a 1100. To imaginando a 3011. será que da conta. Hotspot + UserManager + Regras?

  4. #4

    Padrão Re: Rb para serviço hotspot + usermaneger

    30 seria o limite ? caso sim .. deixa a que esta msm .. mais se seu pensamento for em crescer e add outros usuarios .. pega uma CCR1009 pois acho melhor que a 1100.. relacionado a tudo a CCR e melhor em tudo e a 1100 e coisa do passado ... o valor de uma 1100 vc paga um pouco mais de 100 ou 200 por um equipamento melhor e tbm vai do $$$ que vc tem para investir .. tenho minha politica se vou gastar .. gasto de uma so vez e compro uma coisa boa ... fica jogando dinheiro fora comprando porcaria .. nao e a minha.. mais enfim uma abarco boa sorte

  5. #5

    Padrão Re: Rb para serviço hotspot + usermaneger

    A 450G não aguenta o processador dela, acredito ser por causa do serviço hotspot.

  6. #6

    Padrão Re: Rb para serviço hotspot + usermaneger

    Não. poderia dizer como funciona?

  7. #7

    Padrão Re: Rb para serviço hotspot + usermaneger

    450G com 30 clientes em 100% de processamento? tem algo errado ai amigo da uma revisada nas configs...aqui temos redes com bem mais de 100 clientes em PPPoE e rodando sem problemas nelas.

  8. #8

    Padrão Re: Rb para serviço hotspot + usermaneger

    PPPoE sei que aguenta essa média, mais o problema e com hotspot

  9. #9

    Padrão Re: Rb para serviço hotspot + usermaneger

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    A 450G não aguenta o processador dela, acredito ser por causa do serviço hotspot.
    Hotspot não deveria ser mais leve que o PPPoE?

    Afinal, não tunnela. Ele só intercepta a conexão e vê se está autenticado, não? Em teoria deveria ser mais leve que PPPoE.

  10. #10

    Padrão Re: Rb para serviço hotspot + usermaneger

    @fhayashi, exatamente em teoria, isso que não consigo entender.

  11. #11

    Padrão Re: Rb para serviço hotspot + usermaneger

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    @fhayashi, exatamente em teoria, isso que não consigo entender.
    Entendi amigo mas msm q fosse mais pesado rodar o hotspot nela oq não eh o caso 30 clientes eh muito pouco pra essa rb era pra vc tá com 20~30% de processamento no Max.
    Qual é o consumo de link + ou - com os clientes online?
    Seria bom vc postar como ta o firewall dela pra podermos analisar.

  12. #12

    Padrão Re: Rb para serviço hotspot + usermaneger

    consumo nunca ultrapassa 5 megas. vou postar a tela do firewall

  13. #13

    Padrão Re: Rb para serviço hotspot + usermaneger

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.png
Visualizações:	196
Tamanho: 	121,8 KB
ID:      	65832Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.png
Visualizações:	165
Tamanho: 	6,9 KB
ID:      	65833

    Esqueci de citar, 1 interface da rb entra o link e as outras 4 estão em bridge, o serviço hotspot ta trabalhando em cima da bridge, desconfio ser ela.. Li uma vez, não me recordo se foi aqui no forum quando faz-se bridge no mikrotik o processamento dela e um pouco maior.

  14. #14

    Padrão Re: Rb para serviço hotspot + usermaneger

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.png
Visualizações:	196
Tamanho: 	121,8 KB
ID:      	65832Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.png
Visualizações:	165
Tamanho: 	6,9 KB
ID:      	65833

    Esqueci de citar, 1 interface da rb entra o link e as outras 4 estão em bridge, o serviço hotspot ta trabalhando em cima da bridge, desconfio ser ela.. Li uma vez, não me recordo se foi aqui no forum quando faz-se bridge no mikrotik o processamento dela e um pouco maior.


    amigo refaca toda as configuracoes do incio e faz o teste .. pq tem algo errado aii e pode ser conmfiguracoes msm . mais nao acredito que seja pq vc criou uma bridge.. outra coisa veja qual e a porta d eentrada de link e a de saida .. muitas pessoas inverte e isso da problema .. entre no site procure o diagrama da sua RB. e igual um roteador wifi que tem a sua porta wan de entrada e a lan de saida ..

    nao achei da sua Rb450g ..
    mais isso aqui > Block Diagram

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CCR1009-8G-1S-1Splus-160128140835.png
Visualizações:	227
Tamanho: 	59,1 KB
ID:      	65834
    como mostra na imagem as portas 1,2,3 e 4 fazem parte do switch que vc pode fazer a bridge .. e as 5,6,7 e 8 separadas usadas para saida ''clientes'' que tbm vc pode fazer uma bridge .. mais verifique para fazer corretamente para nao misturar as portas .. a mudanca pode realmente mudar as rotas e aumentar o processamento ..

    caros amigos da comunidade .. eu seu disse algo ou eu esteja errado .. por favor colabore com a correcao obrigado.

  15. #15

    Padrão Re: Rb para serviço hotspot + usermaneger

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.png
Visualizações:	196
Tamanho: 	121,8 KB
ID:      	65832Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.png
Visualizações:	165
Tamanho: 	6,9 KB
ID:      	65833

    Esqueci de citar, 1 interface da rb entra o link e as outras 4 estão em bridge, o serviço hotspot ta trabalhando em cima da bridge, desconfio ser ela.. Li uma vez, não me recordo se foi aqui no forum quando faz-se bridge no mikrotik o processamento dela e um pouco maior.
    Faz o seguinte; acesa a rb vai em tools >> profile, lá vai mostrar o quanto cada item tá usando de recursos da rb verifica o quanto de processamento o firewall tá usando se tiver alto desativa tds as regras no firewall e deixa só o essencial pra funcionar e vai habilitando uma a uma e observa quando o processamento vai subir aí vc vai matar a charada.

  16. #16

    Padrão Re: Rb para serviço hotspot + usermaneger

    Citação Postado originalmente por adrianoal00 Ver Post
    amigo refaca toda as configuracoes do incio e faz o teste .. pq tem algo errado aii e pode ser conmfiguracoes msm . mais nao acredito que seja, pq vc criou uma bridge.. outra coisa veja qual e a porta d eentrada de link e a de saida .. muitas pessoas inverte e isso da problema .. entre no site procure o diagrama da sua RB. e igual um roteador wifi que tem a sua porta wan de entrada e a lan de saida ..

    nao achei da sua Rb450g ..
    mais isso aqui > Block Diagram

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CCR1009-8G-1S-1Splus-160128140835.png
Visualizações:	227
Tamanho: 	59,1 KB
ID:      	65834
    como mostra na imagem as portas 1,2,3 e 4 fazem parte do switch que vc pode fazer a bridge .. e as 5,6,7 e 8 separadas usadas para saida ''clientes'' que tbm vc pode fazer uma bridge .. mais verifique para fazer corretamente para nao misturar as portas .. a mudanca pode realmente mudar as rotas e aumentar o processamento ..

    caros amigos da comunidade .. eu seu disse algo ou eu esteja errado .. por favor colabore com a correcao obrigado.
    Amigão...nas 450g isso não interfere são só 5 portas e tds trabalham com um único chip switch tanto faz se vc usar a porta x ou y pra fazer a bridge ou roteamento q seja, nesse caso se ele invertesse as portas simplesmente não iria funcionar o hotspot pros clientes dele, pois a interface da entrada do link não participa da bridge e nem o serviço do hotspot roda sobre ela.

  17. #17

    Padrão Re: Rb para serviço hotspot + usermaneger

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Faz o seguinte; acesa a rb vai em tools >> profile, lá vai mostrar o quanto cada item tá usando de recursos da rb verifica o quanto de processamento o firewall tá usando se tiver alto desativa tds as regras no firewall e deixa só o essencial pra funcionar e vai habilitando uma a uma e observa quando o processamento vai subir aí vc vai matar a charada.
    Pessoal acho que consegui resolver, com a dica do @Fernandols, fui verificar quais os recursos que estavam tendo maior processamento.
    Antes de continuar quero dizer que uso também o pacote THE DUDE nessa rb DETALHE: APENAS COMO PACOTE INSTALADO NO MODO "AGENTE e não como servidor de monitoramento, enfim, esse pacote consumindo menos de 1% do processamento.

    O que tava pesando mesmo era o serviço de SNMP que deixo ativado para monitorar pelo THE DUDE em uma outro servidor windows, localizado em outra cidade.

    Após eu desativar o recurso SNMP, o processamento desde ontem da máquina reduziu de 100% para menos de de 10% até 2%.

    Vou monitorar até o final da semana, ai volto aqui e fecho o tópico.

    Até ontem não sabia que tinha esse recurso no mikrotik.
    Obrigado Fernando!

  18. #18

    Padrão Re: Rb para serviço hotspot + usermaneger

    Blz parceiro eh isso ai o importante eh que conseguiu resolver e Mikrotik eh assim msm cada dia aprendemos um pouco mais.

    Abs!