+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interferência causando redução no nível de sinal?

    Pessoal,

    Há algum tempo vi alguém falando por aqui que uma possível causa de sinal baixo em uma chain em um PTP ou cliente PTMP lá era por interferência.

    Além disso, tenho notado em Rockets M5 aqui que quando há interferência no canal, o sinal de quase todos clientes fica caindo para entre -70 e -85 por alguns segundos repetidamente, e nesse momento o CCQ cai, latência sobe e etc., o que me leva a imaginar essa possibilidade (se não for isso, o que pode estar causando essa variação?).

    Até imagino uma hipótese, para o caso de interferência causar essa redução de sinal, onde talvez o rádio fique meio "surdo" ou até sobrecarregado com todos sinais e acabe perdendo sensibilidade temporariamente, mas não sei se isso ocorre de verdade e não faz muito sentido para mim que interferência tenha esse efeito, dentro do que sei de RF.

    O problema é que meu sócio aqui está insistindo que um problema de baixo sinal que estamos tendo (questionado nesse tópico: https://under-linux.org/showthread.php?t=186180) tem essa origem.

    Alguém poderia confirmar ou desmentir essa possibilidade, fazendo um favor?

    Agradeço se puderem ajudar também no outro tópico, no link que mencionei.

    Obrigado e até logo.

  2. #2

    Padrão Re: Interferência causando redução no nível de sinal?

    Vou citar aqui apenas o seguinte e rapidamente pois tô de folga e meio sem tempo para uma análise mais profunda:

    Essa possibilidade existe mais é remota. O problema mais comum em ambiente poluído é a necessidade de retransmissão excessiva de pacotes. Isso manda o CCQ lá pra baixo.

    Quanto ao post https://under-linux.org/showthread.php?t=186180 é mais provável que seja fresnel obstruído.

  3. #3

    Padrão Re: Interferência causando redução no nível de sinal?

    Também acho que interferência não é o principal motivo da derrubada do sinal. Senão, que valor teria a leitura do SNR? O SNR é um dos melhores indicativos da saúde da conexão e se o Noise derrubasse o Sinal não haveria porque fazer uma Relação entre eles.

    Está mais para obstrução como já foi comentado pelo @sphreak. Isto derruba o SNR.
    O SNR é como uma balança. Se o sinal subir melhora a relação. Porém se a interferência também subir a relação continua baixa. E aí o CCQ também cai. E a latência sobe...
    Então o objetivo é melhorar o apontamento, desobstruir se for o caso para elevar o sinal. E escolher canal se o noise for alto...
    A propósito, qual a leitura do Noise que você tem?

  4. #4

    Padrão Re: Interferência causando redução no nível de sinal?

    Obrigado pelas respostas, pessoal.

    Então o que eu já pensava está certo, nunca acreditei que interferência pudesse causar esse efeito e sempre apontei a meu sócio que o problema é obstrução, mas como ele é quem faz as instalações físicas, não admite que possa ser isso, hahahaha.

    @1929, embora eu ache que o índice de noise apontado por rádios MKT e UBNT sejam errados, nas 3 OmniTiks está em -116dB ou -119dB. Elas ficam em locais meio isolados de visada, onde os APs principais não conseguem atender, então seria até normal não ter tanto ruído...

    O SNR mostrado em Registration costuma ser entre 50 e 80 para os clientes. Está bem exagerado, eu sei, devia ser no máximo uns 40, mas acho que isso se deve à baixa interferência calculada (calculada apenas, porque na realidade tem vez que mostra uns -115dB de noise mas parece estar em -80dB com todos seus efeitos) nessas OmniTiks, porque o sinal dos clientes já está em um nível bom (entre -50 e -70), ou seja, não é bem exagero de potência.

    Bom, no resumo de tudo, isso indica que o problema com a chain 1 que relatei no outro tópico não tem realmente relação com interferência, como meu sócio insiste. Restam as possibilidades de obstrução (no AP, pois afeta muitos clientes) e alguma perda de potência, mas deixemos isso para o outro tópico, hehehe.

  5. #5

    Padrão Re: Interferência causando redução no nível de sinal?

    Uma pergunta rapida... sua região é de relevo montanhoso? Tipo cheio de morros?

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: Interferência causando redução no nível de sinal?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Pessoal,

    Há algum tempo vi alguém falando por aqui que uma possível causa de sinal baixo em uma chain em um PTP ou cliente PTMP lá era por interferência.

    Além disso, tenho notado em Rockets M5 aqui que quando há interferência no canal, o sinal de quase todos clientes fica caindo para entre -70 e -85 por alguns segundos repetidamente, e nesse momento o CCQ cai, latência sobe e etc., o que me leva a imaginar essa possibilidade (se não for isso, o que pode estar causando essa variação?).

    Até imagino uma hipótese, para o caso de interferência causar essa redução de sinal, onde talvez o rádio fique meio "surdo" ou até sobrecarregado com todos sinais e acabe perdendo sensibilidade temporariamente, mas não sei se isso ocorre de verdade e não faz muito sentido para mim que interferência tenha esse efeito, dentro do que sei de RF.

    O problema é que meu sócio aqui está insistindo que um problema de baixo sinal que estamos tendo (questionado nesse tópico: https://under-linux.org/showthread.php?t=186180) tem essa origem.

    Alguém poderia confirmar ou desmentir essa possibilidade, fazendo um favor?

    Agradeço se puderem ajudar também no outro tópico, no link que mencionei.

    Obrigado e até logo.
    1) esse problema de baixo sinal seu é permanente?
    sim : problema de de apontamento ou obstrução
    não: Problemas de estabilidade das antenas ou problema alimentação.

    Porem não descartaria a possibilidade de o rádio "medir" sinal baixo quando esta sometido a interferência co-canal elevada. Nessa situação , não consegue discriminar o canal setado nele e poderia dar uma leitura errada.
    Vou consultar com Ubiquiti se essa possibilidade é valida.

  7. #7

    Padrão Re: Interferência causando redução no nível de sinal?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Uma pergunta rapida... sua região é de relevo montanhoso? Tipo cheio de morros?

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App
    Sim, repleto de morros.

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    1) esse problema de baixo sinal seu é permanente?
    sim : problema de de apontamento ou obstrução
    não: Problemas de estabilidade das antenas ou problema alimentação.

    Porem não descartaria a possibilidade de o rádio "medir" sinal baixo quando esta sometido a interferência co-canal elevada. Nessa situação , não consegue discriminar o canal setado nele e poderia dar uma leitura errada.
    Vou consultar com Ubiquiti se essa possibilidade é valida.
    Esse problema do outro tópico que mencionei é permanente, os clientes estão sempre com sinal em quase -90dB no TX da chain 1. Mas em 2 das OmniTiks não há obstrução e acho difícil que todos (ou quase todos, sei lá, só mostra sinal de TX para CPE Mikrotik...) clientes estejam mal alinhados ou obstruídos.

    Já no caso dos Rockets (e NanoStations) que mencionei, a variação de sinal ocorre apenas quando há interferência (ou é o que o AirOS mostra, com noise em -80, mais ou menos, nesses momentos), onde o sinal de praticamente todos clientes cai para entre -70dB e -85dB, aproximadamente e por alguns segundos, depois volta ao normal. Ficam assim até mudar o canal.

  8. #8

    Padrão Re: Interferência causando redução no nível de sinal?

    CONFIRMADO!!!!

    "Thanks for getting in touch with us!

    Yes, in high co-channel interference environment, the Rocket M5 will show the low signal levels. We recommend to use different channels on the each device."

    "Sim ,em ambientes com alta interferença co-canal, o Rocket M5 vái mostrar baixos niveisde sinal. Recomendamos usar canais diferentes em cada equipamento"

    Eis a resposta do fabricante.



  9. #9

    Padrão Re: Interferência causando redução no nível de sinal?

    Como contestar a informação de um fabricante... se acontece então acontece. Porém a minha dúvida ainda continua com relação ao SNR.

    Vai tudo por água abaixo sobre o conceito do SNR. Pois se numa situação hipotética conseguíssemos elevar o sinal com melhor apontamento, maior ganho e o local está sob interferência, todo nosso esforço de melhorar o SNR não vai adiantar pois a interferência vai anular todo o esforço já que ela "abafa" o sinal.

    Eu sempre li que uma das maneiras de superar interferências é melhorar o sinal.
    E sinal baixo é apontamento ou obstrução, descartando defeito na etapa de RF na RB.

    Taí um tema para aprofundar... e principalmente testar. Quem sabe o autor do tópico confere o apontamento e verifica obstruções? E vê se não está ocorrendo "Path loss"

  10. #10

    Padrão Re: Interferência causando redução no nível de sinal?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Como contestar a informação de um fabricante... se acontece então acontece. Porém a minha dúvida ainda continua com relação ao SNR.

    Vai tudo por água abaixo sobre o conceito do SNR. Pois se numa situação hipotética conseguíssemos elevar o sinal com melhor apontamento, maior ganho e o local está sob interferência, todo nosso esforço de melhorar o SNR não vai adiantar pois a interferência vai anular todo o esforço já que ela "abafa" o sinal.

    Eu sempre li que uma das maneiras de superar interferências é melhorar o sinal.
    E sinal baixo é apontamento ou obstrução, descartando defeito na etapa de RF na RB.

    Taí um tema para aprofundar... e principalmente testar. Quem sabe o autor do tópico confere o apontamento e verifica obstruções? E vê se não está ocorrendo "Path loss"
    Vou colocar um "eu acho" aqui...
    Lembrando fas aulas de fisica/ondulatoria eu lembrei de "ondas que se somam" e "ondas que se anulam". Eu acho então que tem muito a ver com esses conceitos.... No caso de ondas que se anulam faria algum sentido.... Mas é um "eu acho" bem grande... Vou analisar melhor pra ver se fundamento melhor a ideia!

  11. #11

    Padrão Re: Interferência causando redução no nível de sinal?

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    CONFIRMADO!!!!

    "Thanks for getting in touch with us!

    Yes, in high co-channel interference environment, the Rocket M5 will show the low signal levels. We recommend to use different channels on the each device."

    "Sim ,em ambientes com alta interferença co-canal, o Rocket M5 vái mostrar baixos niveisde sinal. Recomendamos usar canais diferentes em cada equipamento"

    Eis a resposta do fabricante.


    Obrigado pela informação. Já cheguei até a achar que o rádio estivesse perdendo potência ou algo assim, durante essas variações.

    O estranho é isso ocorrer somente com equipamentos Ubiquiti. Provavelmente é algo mal feito no hardware (algum tipo de filtro, talvez...) ou no software.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Como contestar a informação de um fabricante... se acontece então acontece. Porém a minha dúvida ainda continua com relação ao SNR.

    Vai tudo por água abaixo sobre o conceito do SNR. Pois se numa situação hipotética conseguíssemos elevar o sinal com melhor apontamento, maior ganho e o local está sob interferência, todo nosso esforço de melhorar o SNR não vai adiantar pois a interferência vai anular todo o esforço já que ela "abafa" o sinal.

    Eu sempre li que uma das maneiras de superar interferências é melhorar o sinal.
    E sinal baixo é apontamento ou obstrução, descartando defeito na etapa de RF na RB.

    Taí um tema para aprofundar... e principalmente testar. Quem sabe o autor do tópico confere o apontamento e verifica obstruções? E vê se não está ocorrendo "Path loss"
    Eu não sei mais se está falando do caso do sinal variando nos APs UBNT ou do sinal baixo na chain 1 das OmniTiks aqui, hehehehe.

    Nas 3 OmniTiks o SNR é altíssimo, como já disse, entre 50 e 80.
    Já nos APs principais, com UBNT, tomando por exemplo 2 deles aqui (mas nos outros está praticamente a mesma coisa), o SNR agora está entre 27 e 48 em um e entre 25 e 44 no outro, ambos com -91dB de ruído. Está tão baixo assim?

    Não descarto a possibilidade de mal alinhamento e obstrução, embora meu sócio teime as que as instalações são bem feitas e de acordo com minhas instruções. Até porque, mesmo com potência máxima, há vários clientes com sinal até menor que -60dBm, até em casos onde são usadas AirGrids com todos seus 23dBi, conectadas em um AP com painel BaseStation de 19dBi... e tudo isso considerando que a maioria dos clientes está a menos de 1Km de um AP, e praticamente todos a menos de 2Km.

    Talvez o mal alinhamento possa estar no AP... sempre desconfiei de que essas BaseStations, que possuem ângulo de abertura vertical muito pequenos, por serem de 19dBi, não estão bem alinhadas. Se quer deixaria comprar elas, se eu já estivesse por aqui na época. Tem também NanoStation M5, que têm ângulos de abertura totalmente inadequados para AP, e umas setoriais OIW e 2Flex que nem sei qual é o modelo, mas deve ser o mesmo problema.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Vou colocar um "eu acho" aqui...
    Lembrando fas aulas de fisica/ondulatoria eu lembrei de "ondas que se somam" e "ondas que se anulam". Eu acho então que tem muito a ver com esses conceitos.... No caso de ondas que se anulam faria algum sentido.... Mas é um "eu acho" bem grande... Vou analisar melhor pra ver se fundamento melhor a ideia!
    Interessante...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    CONFIRMADO!!!!

    "Thanks for getting in touch with us!

    Yes, in high co-channel interference environment, the Rocket M5 will show the low signal levels. We recommend to use different channels on the each device."

    "Sim ,em ambientes com alta interferença co-canal, o Rocket M5 vái mostrar baixos niveisde sinal. Recomendamos usar canais diferentes em cada equipamento"

    Eis a resposta do fabricante.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Como contestar a informação de um fabricante... se acontece então acontece. Porém a minha dúvida ainda continua com relação ao SNR.

    Vai tudo por água abaixo sobre o conceito do SNR. Pois se numa situação hipotética conseguíssemos elevar o sinal com melhor apontamento, maior ganho e o local está sob interferência, todo nosso esforço de melhorar o SNR não vai adiantar pois a interferência vai anular todo o esforço já que ela "abafa" o sinal.

    Eu sempre li que uma das maneiras de superar interferências é melhorar o sinal.
    E sinal baixo é apontamento ou obstrução, descartando defeito na etapa de RF na RB.

    Taí um tema para aprofundar... e principalmente testar. Quem sabe o autor do tópico confere o apontamento e verifica obstruções? E vê se não está ocorrendo "Path loss"
    Estudei um pouco mais a fundo essa questão e cheguei a conclusão que esse rebaixamento de sinal nos Rockets M5 só podem ter uma origem. Erro de projeto da Ubiquiti

    Depois de muita leitura (inclusive textos sobre atenuação em microondas da NASA)

    A única coisa que pude identificar para causar disrupção em RF foi a sobreposição de ondas... Conhecidíssima no ensino médio.

    A sobreposição de ondas podem ter 2 efeitos... o efeito somatório ou construtivo (total e intermediário) e o efeito diminutivo ou destrutivo. Ambos podem ser maléficos já que modificam a fase da propagação ondulatória.

    O efeito destrutivo á o mais evidente, já que torna a onda plana e irreconhecível ao receptor de RF. Neste caso a intensidade de sinal cairia para menos de -115dBm ou inexistente, devido a desfiguração do padrão (e não da intensidade do sinal, tendo em vista que a transmissão não teve sua potência diminuída)

    O efeito somatório ou construtivo, apesar desse título, também não significa em uma "soma" na potência do sinal e sim a soma na amplitude da fase, o que tornaria a transmissão também irreconhecível ao receptor.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ondas_em_fase.jpg
Visualizações:	139
Tamanho: 	83,7 KB
ID:      	65822


    Uma outra proposta que encontrei é a de que o excesso de ruído poderia causar um estímulo excessivo na etapa de RF dos receptores, causando aumento na temperatura dos componentes e por consequência diminuindo sua performance. Entretanto não achei nenhum estudo efetivo sobre o assunto, ficando tão somente no campo das conjecturas.

    Abraço a todos

    Feliz 2017!!

  13. #13

    Padrão Re: Interferência causando redução no nível de sinal?

    @TsouzaR porque você mesmo não vai e confere os alinhamentos. Em alguns pelo menos. Se você está desconfiado este seria o caminho para começar, eliminando suas dúvidas.
    Daí persistindo então dá para pensar em outras possibilidades.

  14. #14

    Padrão Re: Interferência causando redução no nível de sinal?

    Aqui quando eu usava Rocket M2 com canais padrão, 1 a 11, em nenhum canal eu tinha sossego quado entrava umas 18hrs ou 19hrs, mais ou menos, até determinado horário. O sinal de vários clientes piorava consideravelmente, tinha cliente que o sinal piorava de -65 pra -78, -80.... A única solução foi migrar esses clientes pra 5GHz ou canal fora da faixa. Testei Complience Test em 2.4 e resolveu o problema na época, mas foi só teste pq são canais que não podem ser usados.