+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Problemas de configuração "eu acho"

    Estou com o seguinte cenário, tenho uma torre e uma omni ligada em um greatek 1000Mw ligado em uma RB 941 ligado no meu ONT (Link dedicado de internet)

    Como configuro corretamente o greatek, coloquei como roteador porem a internet fica caindo, coloquei em Bridge+Ap mais esse modo usa Repetidor Universal (Wifi) nao passa a internet pela porta wan

    Oque eu faço? eu fui enganado com esse kit "profissional" no mercado livre agora preciso fazer funcionar para que possa colocar equipamentos corretos

  2. #2
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Problemas de configuração "eu acho"

    Primeiro, coloque sua 941 pra discar, de antemão lhe digo, essa rb é bem fraquinha, e (eu uso ela nos meus clientes de link dedicado)
    antes de mais nada, veja se sua ONT está navegando ok.
    coloque em bridge, disque pelo mikrotik, na sua antena (nunca ouvi falar nessa omini)
    ela é só uma antena ou é um roteador com antena omini? se for coloque em bridge e deixe a 941 rotear...
    mante foto desse seu "kit"
    um abraço. espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão Re: Problemas de configuração "eu acho"

    Citação Postado originalmente por vagnerricardo Ver Post
    Primeiro, coloque sua 941 pra discar, de antemão lhe digo, essa rb é bem fraquinha, e (eu uso ela nos meus clientes de link dedicado)
    antes de mais nada, veja se sua ONT está navegando ok.
    coloque em bridge, disque pelo mikrotik, na sua antena (nunca ouvi falar nessa omini)
    ela é só uma antena ou é um roteador com antena omini? se for coloque em bridge e deixe a 941 rotear...
    mante foto desse seu "kit"
    um abraço. espero ter ajudado.
    Meu ONT está ok, minha antena é uma Omnidirecional da Aquario ligada em um roteador Greatek 1000Mw que é ligado na RB 941

    Oque voce quiz dizer com colocar a rb para discar ?

  4. #4

    Padrão Re: Problemas de configuração "eu acho"

    Joga tudo fora, greatek, omni... Use algo profissional de verdade...

    Algo no minimo "Rocket+Painel Setorial".

  5. #5

    Padrão Re: Problemas de configuração "eu acho"

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    Joga tudo fora, greatek, omni... Use algo profissional de verdade...

    Algo no minimo "Rocket+Painel Setorial".
    Muito obrigado pela dica

    "Oque eu faço? eu fui enganado com esse kit "profissional" no mercado livre agora preciso fazer funcionar para que possa colocar equipamentos corretos"

  6. #6

    Padrão Re: Problemas de configuração "eu acho"

    Um bom começo pode ser a linha AirMax da Ubiquiti

    https://www.ubnt.com/products/#airmax

    Rocket + Painel setorial deles você consegue manter uma boa qualidade...

  7. #7

    Padrão Re: Problemas de configuração "eu acho"

    A maioria de nós começou assim também, ou seja, sendo enganados.

    A tentação de anúncios mirabolantes e com pouco investimento torna-se tentador.
    Só depois do prejú é que vamos aos poucos descobrindo como começar... agora é assumir o prejuízo e mudar equipamentos.

    Esta antena omni da Aquário é muito ruim. Se for para usar omni então que seja de polarização horizontal, uma omni de slot. Vou te dizer, faz uma diferença danada em relação as omni de polarização vertical.
    O melhor é usar antena setorial como o Alexandre já disse. Mas se tiver poucos clientes de início uma boa omni vai ajudar a alavancar.
    Imagina o seguinte: se coloca uns 20 clientes em 2.4 em uma omni e atende todo teu redor, beleza. Daí a medida que cresce tira a omni e coloca 4 setoriais, cada uma atendendo uns 20 clientes... E a omni leva para outro bairro que pretende atender.
    Entendeu onde a omni pode te ajudar?
    Mas pesquisa e vê da possibilidade de já começar em 5.8.

    E vai te preparando para gastar... Não existe este negócio de provedor gastar pouco. Na melhor das hipóteses vai ter que reinvestir tudo que entrar. Não funciona fazer um cálculo básico e imaginar que vai ganhar dinheiro fácil e imediato.
    E tem ainda a curva de aprendizado. Pelo visto você está nem no "beabá" da coisa. Está no "aeiou".
    Tem um longo caminho pela frente para assimilar e o forum vai te ajudar muito desde que você esteja disposto a aprender. Mas não do tipo "copiar e colar ". Você vai precisar entender para poder avaliar o que de informação é realmente importante.
    Neste ramo a perseverança e o espírito de aprendizado são fundamentais.
    A maioria de nós está todos os dias aprendendo algo...

    Sucesso aí, mas com certeza sem este Greatek.

  8. #8

    Padrão Re: Problemas de configuração "eu acho"

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    A maioria de nós começou assim também, ou seja, sendo enganados.

    A tentação de anúncios mirabolantes e com pouco investimento torna-se tentador.
    Só depois do prejú é que vamos aos poucos descobrindo como começar... agora é assumir o prejuízo e mudar equipamentos.

    Esta antena omni da Aquário é muito ruim. Se for para usar omni então que seja de polarização horizontal, uma omni de slot. Vou te dizer, faz uma diferença danada em relação as omni de polarização vertical.
    O melhor é usar antena setorial como o Alexandre já disse. Mas se tiver poucos clientes de início uma boa omni vai ajudar a alavancar.
    Imagina o seguinte: se coloca uns 20 clientes em 2.4 em uma omni e atende todo teu redor, beleza. Daí a medida que cresce tira a omni e coloca 4 setoriais, cada uma atendendo uns 20 clientes... E a omni leva para outro bairro que pretende atender.
    Entendeu onde a omni pode te ajudar?
    Mas pesquisa e vê da possibilidade de já começar em 5.8.

    E vai te preparando para gastar... Não existe este negócio de provedor gastar pouco. Na melhor das hipóteses vai ter que reinvestir tudo que entrar. Não funciona fazer um cálculo básico e imaginar que vai ganhar dinheiro fácil e imediato.
    E tem ainda a curva de aprendizado. Pelo visto você está nem no "beabá" da coisa. Está no "aeiou".
    Tem um longo caminho pela frente para assimilar e o forum vai te ajudar muito desde que você esteja disposto a aprender. Mas não do tipo "copiar e colar ". Você vai precisar entender para poder avaliar o que de informação é realmente importante.
    Neste ramo a perseverança e o espírito de aprendizado são fundamentais.
    A maioria de nós está todos os dias aprendendo algo...

    Sucesso aí, mas com certeza sem este Greatek.

    Que tipo de.omni ? Uma Omnitik ? Sera que uma rb333 ou 433 com 3 cartões melhora as coisas

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por RaphaLSantos Ver Post
    Que tipo de.omni ? Uma Omnitik ? Sera que uma rb333 ou 433 com 3 cartões melhora as coisas
    Amigo...eu já dei umas dicas um tempo atrás pra um colega que caiu nesse mesmo conto... Primeiro essa RB941 (Hap Lite) pra mim é uso doméstico.

    Pra tentar salvar teu começo:

    1º Deixe teu ONT como está. Autenticando e etc. Só desative o servidor DHCP dele pois ele irá fornecer um IP fixo pra RB941.

    2º Configure tua RB941 pra receber o IP fixo do ONT e configure o roteamento, queues pra controle de banda etc.

    3º Configure esse Greatek como AP-BRIDGE.

    Isso vai dar pra começar uns 15 clientes...

    Após isso, jogue essa config fora e invista em 5.8ghz proffisional...

    Aki no fórum tem muita coisa pra estudo!!!

  10. #10

    Padrão Re: Problemas de configuração "eu acho"

    Citação Postado originalmente por RaphaLSantos Ver Post
    Que tipo de.omni ? Uma Omnitik ? Sera que uma rb333 ou 433 com 3 cartões melhora as coisas
    Com certeza... mas no caso dele que já entrou no prejú e vai ter que investir mais um pouco para poder começar a vender assinaturas, uma omnitik seria uma boa saída.
    Ou então encontrar uma omni de Slot polarização simples boa vai ajudar também associada a um cartão. Depois que atingir uns 20 clientes daí coloca uma setorial e vai aos poucos ampliando.
    Sei lá, mas antigamente era mais fácil começar aos poucos. Hoje o mercado está muito exigente e as vezes não permite isso. Ou começa bem ou nem começa.

  11. #11

    Padrão Re: Problemas de configuração "eu acho"

    vai se acostumando a gastar dinheiro........ vc vai gastar muito agora no inicio, mais depois se td correr bem, vai ganhar muito tbm!!

    estude, mais estude mesmo, hj como 1929 disse, o mercado esta muito exigente!!
    antigamente quando estavamos comecando, ficavamos preocupado apenas com as grandes operadoras, hj pra quem ta comecando, alem delas tbm tem que se preocupar com os provedores grandes que estao no mercado a muito tempo!

    saiba que alem de tudo, vc tem que prestar o suporte tecnico ao seu cliente, trocar a antena dele quando der problema!!! tudo isso gera gasto!!

    fica esperto no seu upload, nao adianta nada ter um link de fibra de 20mb de download e com 1mb de upload! isso pode acabar te prejudicando muito!

    quando tiver uns 20 clientes ou mais comeca ja a pensar em um link dedicado, e logico colocar equipamento bom, alem do ubiquiti que o alexandre te falou, tbm te recomendaria a linha nova da intelbras, tbm eh MIMO 2x2, tem TDMA, e o melhor, tem garantia!!

    nao desista ah sempre um publico, comecei do cliente 1 em 2006 com um link dedicado de 512kbps pagava 1.080,00 reais nele!!!! hoje tenho 1Gb de link somando o ptt

    boa sorte, siga os conselhos do alexandre e do 1929, esses caras sao foda!