Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Raios na torre

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Não sei de onde tirou essa ideia amigo. Mas torre de operadora de celular todas tem para raio. E são isolados sim. A diferença é que geralmente o cabo condutor desce pelo centro da torre por dentro de um eletroduto.

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App
    Aqui na cidade a maioria delas não tem um cabo descendo do para-raio.
    E as que tem, lá embaixo o cabo é ligado ao pé da torre junto.
    ou seja, a torre e o cabo do para-raio ficam no mesmo aterramento.


    Aqui no fórum mesmo tem vários tópicos abordando esse assunto, em vários deles você poderá observar relatos indicando interligar os aterramentos.
    Veja trechos que copiei....:


    "Em hipotese alguma pode haver malhas de aterramento diferentes, exceto para o que vem da concessionaria, mesmo não conectado a descarga elétrica pode sair pelo outro aterramento e ao invés de ir ao terra subir para o torre de queimar tudo."


    "O aterramento da torre e equipamentos tem que ter o aterramento na mesma DDP do aterramento do para-raio, sendo assim os aterramentos tem que estar interligados."


    "A nossa especificação prevê a eliminação das descidas de cabos em torres e postes metálicos, exigindo que as ligações não sejam pintadas (conforme recomendação da Prática Telebrás 240-410-600-02/Out/1997) "


    https://under-linux.org/showthread.p...818#post411818


    https://under-linux.org/showthread.p...058#post300058




    https://under-linux.org/showthread.p...650#post762650




    https://under-linux.org/showthread.p...252#post300252

  2. #22

    Padrão

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         infomail_12 aterrar a torre questionamentos (1).pdf
Visualizações:	380
Tamanho: 	189,9 KB
ID:      	65978Segue um pdf para leitura

  3. #23

    Padrão Re: Raios na torre

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    O esquema é pára raio conforme ABNT, aterramento bem feitos, Clamper nas fases da rede de energia. Mas minhas torres só queima se a descarga for excessiva e geralmente só os radios da torre. Equipamentos de pé de torre é dificil.

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App
    Olá amigo!

    Aqui existe uma torre de internet via rádio de 20 metros de altura localizada em cima de um morro, e equipada com pára raios. A 40 metros de distância dessa torre existe a minha antena de celular rural e de outros moradores com apenas 6 metros de altura. Será que esse pára raios dessa torre serve ao mesmo tempo para proteger de raios, as nossas antenas de celular?

  4. #24

    Padrão Re: Raios na torre

    @chicao48,

    Não vai proteger. Em "teoria" a proteção do para-raio é um cone com a altura dele e um círculo na base que o raio = altura do para-raio.

  5. #25

    Padrão Re: Raios na torre

    Depois de ler todos estes tópicos , com um tema já bastante discutido há anos , quando penso como fazer um para raios correto logo lembro que: o mais certo é : quem sabe ! , ta igual a discussão de quem fez as pirâmides hehehe

  6. #26

    Padrão Re: Raios na torre

    Citação Postado originalmente por mestretik Ver Post
    Depois de ler todos estes tópicos , com um tema já bastante discutido há anos , quando penso como fazer um para raios correto logo lembro que: o mais certo é : quem sabe ! , ta igual a discussão de quem fez as pirâmides hehehe
    Olá amigo!

    É como por várias décadas se apontou os malefícios do café à saúde, e hoje só traz benefícios, kkkkkkk!!!!

  7. #27

    Padrão Re: Raios na torre

    Se posso contribuir de alguma forma com minha experiência particular é o seguinte: Aqui eu tinha em média 5 a 6 equipamentos queimados por semana, erradiquei as queimas aqui basicamente com duas ações, 1º Me desconectando da rede da concessionaria elétrica, migrando 100% dos POPs para energia solar, inclusive os rádios profissionais. 2º Construção de para raios com captor Franklin, três hastes com banho duplo de cobre. E no meu caso aqui comentando sobre a divergência de ligar ou não a torre ao aterramento, aqui interliguei tudo, inclusive a torre. E vou falar para vocês, estava em umas das torres outro dia e era tanto raio caindo que chegava a ouvir estalos nas caixas onde estão as hastes do aterramento. E acredito está com algum nível de eficiência, se não teria queimado com certeza. Meu próximo passo é adquirir um terrometro para ter certeza de fazer um aterramento com resistência mínima, dentro do padrão.

  8. #28
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Raios na torre

    A torre pode ser usada como condutor de descarga atmosférica, mas no caso se for triangular precisaria ter os três vértices ligados a três aterramentos, se for quadrada nos quatro vértices; mas no alto precisa ter o captador por que ele precisaria suportar altas temperaturas.
    Pessoalmente acho que se for usado o cabo para descida e isolado da torre, no momento da descarga vai criar um campo estático tão alto que induzirá a torre uma voltagem tão alta quanto, queimando tudo que estiver na torre. Esse tipo de procedimento gera muita discussão entre os profissionais.

  9. #29

    Padrão Re: Raios na torre

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    Perfeita explicação, minhas torres são assim, minha redução com problemas em equipamentos foi grande depois do correto sistema de apara raios, e não querendo fazer desmerecer a opinião de alguns colegas. Mais um apara raio correto e dessa maneira ISOLADO da torre, tomadas aterradas, e a torre aterrada, tudo feito separadamente.
    Os vários pontos devem ser levados individualmente ao ponto de aterramento (hastes) por um cabo flexível (A descarga é um pulso de alta frequência e a condução é pela superfície) pois este têm impedância bem menor.

  10. #30

    Padrão Re: Raios na torre

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Respeito as opiniões porem existem outras "verdades" que gostaria comentar;

    1) A diferença de potencial de um Raio que cai uma torre vindo desde as nuvens é na ordem de 400.000 voltios. Quando chega no para-raio ele desce por todo os condutores possíveis e divide as correntes conforme a condutividade de cada. Se a torre é inteiramente galvanizada é possui pelo menos três montantes de tubo 33,7 x 2.65mm o equivalente condutivo seria uma cordoalha de cobre de 8mm de diâmetro e a corrente , mesmo assim se dividiria entre a torre e o cabo de cobre do aterramento . Agora os isoladores são de plástico e com uma separação do suporte metalico de uns 10 a 20mm. Voces acham que isso protege alguma coisa????. De fato que não!!!! e isso se ve na pratica. Esse motivos pelo qual os equipamentos profissionais, vao no topo das torres, são todos metálicos 100% , para isolar a eletrônica das descargas.

    2) A malha dos condutores tem que ir sim aterrada na torre, isso por se acaso a faisca cair na borda ou alimentador da antena ela passe automaticamente para a estrutura e ajude dissipar a corrente. O raio vai cair sim e descer pela torre e pelo todos os condutores estão preso a ela, a diferença que a torre esta aterrada com os chumbadores e hastes adicionais ,mentras que os cabos coaxiais (caso celular) tem aterramento antes de entrar nos equipamentos e ai sim se produz a proteção

    3) A melhor forma de proteger seus equipamentos na torre é evitar que caia um raio nela, e para isso se estiver em um morro junto com outras varias torres , todas com para raios, deixe a sua sem!!!! o raio vai para a torre que tem menor potencial elétrico, aquelas que estão melhor aterradas!!!!

    4) meu primeiro emprego foi na manutenção de estações repetidoras de micro-ondas, todas elas no topo de algum morro, nunca queimavam transmissores, sempre os nobreaks que estavam conectados a rede elétrica. Como os nobreaks eram suficientemente parrudos, não deixavam passar para os equipamentos.

    5) As redes de energia elétrica fazem percurso por vários quilômetros. A grande maioria tem seus aterramentos furtados o não tem fio (um paralelo aos de energia)de Para-Raios. A chance de eles absorverem raios ou serem induzidos por raios caídos nas imediações ou postes é altíssima. Trabalhando com TV via Cabo detectamos que todas as TV queimavam o sintonizador, quando havia tormenta elétrica. Acontecia que a sobretensão entrava pela rede elétrica e saia pelo conexão da antena conectado a rede de TV via Cabo, que sim tinha farto aterramento . Conclusão, como queimava o conector do sintonizador que esta conectado ao cabo da rede tv a cabo, os leigos concluíram que a sobretensão vinha da rede de TV via Cabo!!!

    Conclusão:, existe norma NBR que fala de descida de aterramento a traves da estrutura metálica mesmo e que é utilizada pela maioria de instalações de telecom na atualidade e todas minhas torres estão desse jeito e todos os equipamentos com nobreaks. Em 5 anos , de 15 Rocket não queimou nenhum.
    Post antigo, mas de um assunto que não fica velho...

    Proteger radinhos de plásticos em torres de telecom é um desafio, acho que impossível. A indução eletromagnética causada por uma descarga é muito forte, só uma gaiola de faraday em volta das placas eletrônicas pra proteger e o cabo de RF ou pigtail com sua malha de blindagem aterrada, somente assim! Igual o amigo falou acima, equipamentos profissionais são todos de metal e isso tem uma razão de ser, além disso todos possuem um parafuso de aterramento que não está ali atoa. Proteger uma RB ou um Rocket todo de plástico, complicado! Agora o que tá pra dentro do rack de metal, switches, nobreaks, roteadores, dá pra protege-los completamente usando as práticas corretas.

    Quanto mais longe o raio puder cair da sua torre, melhor. Existem alguns aparatos, que até estou tentando adiquirir, controversos sim, mas que dizem eliminar ou ao menos reduzir as probabilidades de uma descarga direta. Impossível ou não, quero testar na prática, o que se tudo der certo, em breve!

  11. #31
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Raios na torre

    O que emilidani diz é o que acho:

    As torres de telecom atuais usam a própria estrutura metálica como condutor, sendo galvanizadas nada de pintar.
    Devido aos furtos ou roubos as concessionárias estão usando o fio de aterramento já na estrutura de concreto. Nesta região a Cemig ainda está com postes intercalados e no centro mais bairros novos todos os postes são aterrados. Na zona rural os cabos de Neutro são as vítimas, por isso os consumidores perdem na qualidade de energia recebida nos consumidores mais antigos, fontes de alimentação novas costumam queimar com subtensão.

    Cerca de 2 meses atrás caiu um raio novamente na torre da igreja; no meu caso tudo é aterrado e tudo o que estava desconectado na tomada queimou, os que estavam conectados e ligados ou não ficaram intactos. Como prejú foi uma TV de LED, uma lâmpada de LED 1 W, um receptor de parabólica que queimou por conta do receptor alé de um rádio FM Phillips( perdeu o ganho de Rx). Meu vizinho nada mas outros perderam tudo.

  12. #32

    Padrão Re: Raios na torre

    Sim, não postei nada questionando o que ele falou, pelo contrário.

    Esses equipamentos da igreja que queimaram estavam ligados à uma antena externa? Se sim, tem DPS no cabo coaxial ligado num aterramento?

  13. #33
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Raios na torre

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Sim, não postei nada questionando o que ele falou, pelo contrário.

    Esses equipamentos da igreja que queimaram estavam ligados à uma antena externa? Se sim, tem DPS no cabo coaxial ligado num aterramento?
    Moro e trabalho a pouco mais de 100 metros desta igreja, queimando alguns até a mais de 200 metros. Fontes de modens e roteadores queimaram em quase metade dos lares e comércio; no meu caso nada aconteceu, são 2 receptores queimando um que causou a queima do LNBF abri ele e queimou apenas um capacitor que centelhou.