+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Testemunho APC-5M 18+

    Boa dia,

    Venho por esse fazer meu testemunho sobre o equipamento APC-5M 18+. Bem primeiro meu cenário, precisava interligar 2 pontos (PtP nessa caso) com uma distancia de uns 900mts. Após muita pesquisa estava em dúvida sobre os esquipamentos que poderia fazer o que precisava com estabilidade e confiabilidade. Muito falam do Ubnt, mas onde moro (RR) é difícil e quando acho é bem mais caro. Como não precisava de tanta banda assim (câmeras e internet de 7mb) fui para 2º opção que tinha disponível aqui, os WOM 5000 Mimo e o APC-5M 18+, até pensei em utilizar o WOM 5000, mas como precisava de certeza que ira funcionar e o ipoll nesse está em beta, preferi gastar um pouco mais (+R$100,00 em cada unidade) e utilizar uma bala de canhão para matar a mosca, mas acho que até o WOM5000 serviria para mim.

    Bem, comprado o equipamento sendo leigo no assunto, achei que seria difícil a configuração ou mesmo o alinhamento. A configuração da rede como precisava na minha faixa de ip, habilitei o modo de testes, utilizei a mesma SSID nos equipamentos, ocultei a SSID, mesma senha, no cliente fixei o BSSID do ponto de acesso, habilitei ipoll, mudei a porta ssh e desabilitei a porta http, configurei o ntp e marquei ATPC. Pronto, o rádio funcionou lindamente na bancada, hora instalar.

    Na instalação/alinhamento também foi tranquilo tbm, como era relativamente perto, de olho fiz o apontamento e bum! tudo funcionou de primeira e estava transparente os rádio e a ligação das redes

    Agora estou com uma banda de até 203mbps em 2048Bytes e com 64kpps em 64Bytes. Com o ATPC autorregulando a potência em 10 a 13dBm e sinal -50dBm no main e -53dBm no aux.

    Meu objetivo é apenas incentiva o pessoal a buscar outras alternativas fora do eixo Ubnt e Mikrotik, as vezes um equipamento "nacional" (meio que né) com melhor preço e suporte para troca, já que a garantia é de 2 anos pode ter um excelente desempenho. Pelo preço, achei muito bom o resultado. Fico feliz de ver também a Intelbras atualizando os firmwares, o que mostra comprometimento com os seus produtos.

  2. #2

    Padrão Re: Testemunho APC-5M 18+

    Cara, quero te parabenizar. Não tanto pelo sucesso na instalação.., mas por um detalhe que observei...
    Você disse que é leigo no assunto. Mas deu para ver que você pesquisou muito bem antes de tomar qualquer decisão. Talvez fosse até mais fácil e rápido chegar aqui e pedir indicação de que equipamento utilizar. Teria mil sugestões.

    Mas você mostrou o caminho, a pesquisa para primeiro formar um lastro básico de conhecimento e daí partiu com confiança para as escolhas que fêz. Poderia ter obtido o mesmo resultado com outras marcas. O que quero destacar aqui é seu posicionamento de começar por assimilar um conhecimento básico. E não foi tão básico assim, já que você foi bem além da configuração básica para um iniciante.

    Um excelente exemplo para quem está começando. Estudar bem antes... E este é o objetivo do forum Underlinux. Tem uma base muito ampla de informações que ajudam a todos. E o velho e bom "Dr. Google" também ajuda muito. Ler e filtrar o que realmente interessa.

  3. #3

    Padrão Re: Testemunho APC-5M 18+

    sim excelente equipamento com certeza,,, tenho ptp com ele, 3, 6 3 10.5 km pode acreditar.

  4. #4

    Padrão Re: Testemunho APC-5M 18+

    Os equipamentos da Intelbras (by LigoWare) da linha APC são ótimos. APC 5M, APC 5M 18, APC 5M 90, todos com capacidade de processamento de até 60.000 pacotes por segundo (pps).

    Com o rádio APC 5M 18, tenho enlaces de até 3.5 Km perfeitos, passando até 95 Mbps, pois a porta LAN desses equipamentos é apenas de 100 Mbps (infelizmente).

    Pois nos testes de rádio para rádio, dependendo da distância, chega a passar 160 Mbps. E os testes nesses rádios, internamente, são feitos pelo IPERF, o que torna o resultado apresentado na interface WEB bem próximo do resultado real.

    Diferente dos rádio da Ubiquiti da linha M. Nesses de rádio pra rádio ele apresenta uma banda passante bem alta. No próprio Rocket M5 por exemplo, apresenta uma banda passante na interface WEB de 120 Mbps por exemplo, mas o processamento da linha M não suporta mais que 5.000 pps.

    Creio que como em minha rede e nas redes que administro, as redes de vocês deve passar em torno de 1.000 pps para cada 10 Mbps de consumo, logo um Rocket M5, passa no máximo, estourando mesmo, 50 mbps. Recomendo ele para até 40 Mbps apenas.

    É isso!!

    Parabéns pelo colega, que conseguiu configurar o rádio com facilidade, com pesquisa e que continue incentivando o uso de tecnologias baratas e com relação custo/benefício boas.

    Pois há que diga, "usa um rádio AC que resolve seu problema", sendo que nos APC pode colocar para necessidades de até 90 Mbps pelo menos, que com certeza vai ficar bem satisfeito.

  5. #5

    Padrão Re: Testemunho APC-5M 18+

    Obrigado colegas.

    Realmente o rádio é bem poderoso pelo preço. Se tivesse uma porta gigabit seria melhor ainda. Fica a dica pra intelbras, ao invés de inventar a roda, melhorar ela, colocando uma porta giga pra poder bater os 200mbps.

    Uma pena que o pessoal malha tando a intelbras, aqui vejo muito ubnt, quase não vejo rádios intelbras, não sabem que estão pagando bem mais caro por um equipamento mais frágil e sem suporte local.

  6. #6

    Padrão Re: Testemunho APC-5M 18+

    Eu mesmo já falei muito mal dá Intelbras, mas era por causa do wom e não dá linha APC, mas hoje não tenho do que reclamar.

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App