Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    Ola, acompanhando o assunto queria saber se vcs ja viram uma switch no mercado livre com duas sfp e 8 ethernet....queria saber se teria a mesma função dessa da computech, visto que é a metade do preço.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-tl-sg3210-_JM

  2. #22

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    Citação Postado originalmente por ivannsantos06 Ver Post
    Ola, acompanhando o assunto queria saber se vcs ja viram uma switch no mercado livre com duas sfp e 8 ethernet....queria saber se teria a mesma função dessa da computech, visto que é a metade do preço.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-tl-sg3210-_JM
    Amigo esse nao tem poe reverso, o da computech tem, ou seja qualquer cliente que estiver ligado alimenta o switch, ja esse do mercado livre precisa alimentação adicional o que o torna invialvel.

  3. #23

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    senhores, essa rede metro do luciano não é pra qualquer situação, ela tem cenarios onde sua aplicação é vantajosa. rede metro o ideal é para cobrir pequenas areas onde a densidade de clientes é alto, unico lugar que vejo isso é em condominios ou centros comerciais. Caso queira fibrar uma bairro grande, ou varios bairros grandes, na maioria dos casos um projeto gepon vai ficar o mesmo valor em realação a numero de clientes, talvez fique até mais barato, pois é muito otimismo acreditar que você vai conseguir colocar 15 clientes e fechar as portas de todas as caixas, a menos que só tenha você oferecendo serviço é utopico

  4. #24

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    Citação Postado originalmente por lleonardo Ver Post
    Achei interessante, porém, com 2 SFP ainda, caro demais. Os riscos de queima ainda existem e são altos. Cair um temporal e queimar um ou vários aparelhos de R$ 700, é muito prejuízo. Ao meu ver, a idéia é boa, mas só sendo tudo passivo mesmo. Investir, e alto, em uma tecnologia que vai te dar problema e prejuízo em temporais, não compensa.

    Faço suas palavras as minhas, aqui é subir num dia no poste para instalar e subir no outro para tirar torrado... Não que o produto seja ruim, mas aqui sem possibilidade de usar, ou é 100% ftth ou continuo no switch, pois esse ultimo custa 40,00 merreis.

  5. #25

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Faço suas palavras as minhas, aqui é subir num dia no poste para instalar e subir no outro para tirar torrado... Não que o produto seja ruim, mas aqui sem possibilidade de usar, ou é 100% ftth ou continuo no switch, pois esse ultimo custa 40,00 merreis.

    Exatamente!!! Se o preço fosse acessível, poderíamos até pensar em comprar. Mas com esse valor exorbitante, também prefiro continuar trocando meus switch de 40 conto quando queimam. Sem contar que aqui no RJ, esses problemas com raios é somente no verão, resto do ano é paz total, raramente cai um ou outro raio. Quem colocar esse equipamento no poste e dele, puxar UTP, pode ter certeza que uma hora ou outra vai queimar. E no vídeo ele fala que raramente queima o equipamento inteiro. Está sendo beeeemmm otimista. Só saio do UTP se for pra colocar tudo fibra. Nada dessas idéias "geniais" que certamente me darão prejuízo e dor de cabeça.

  6. #26

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    O produto tem módulos separados. Caso queime é só trocar o módulo que se não me engano é de 4 portas. Então não é desperdício do equipamento todo. Tem esses pacpon aí que quando queima tem que trocar tudo. Acho que a vantagem desse produto é essa.

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  7. #27

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    Citação Postado originalmente por thcosta07 Ver Post
    O produto tem módulos separados. Caso queime é só trocar o módulo que se não me engano é de 4 portas. Então não é desperdício do equipamento todo. Tem esses pacpon aí que quando queima tem que trocar tudo. Acho que a vantagem desse produto é essa.

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App
    Pode estar aí a explicação do valor mais alto. O mais caro pode sair mais barato...

    E a questão da necessidade de alimentação por algum cliente do equipamento para permitir que a rede continue para frente, se confirma?

  8. #28

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    Sim, se confirma. Mas ele também trouxe um roteador com POE já. Para usar em conjunto com o xwave. Assim já elimina as chances do cliente desligar a caixa. Pois com aquelas fontes, os clientes são danados pra desligar achando que está gastando luz. Agora com o roteador não. O cliente vai desligar a própria conexão? Dificilmente...

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  9. #29

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    Na minha opinião o produto é ótimo! Mesmo não testando... Só em não se perder o produto em caso de queima e poder usar fibra no backbone dá rede são coisas ótimas. Mas pra ficar mais completo teria que por uma bateria pequena dentro da caixa para fazer para segurar durante algumas horas. Pois vamos supor que faça sem redundância. Numa rede grande, onde essas energias aí das concessionárias são meio loucas, numa parte da rede de energia tem e na outra não. Então só falta isso.

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  10. #30

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    No mundo real acho meio errado essa implementação, pois pelo menos aqui falta muita energia e pior algumas ruas faltam energia e outras não, agora como confiar seu backbone nisso, mesmo com topologia em anel vc termina ficando ilhado se acontecer essa Falta em 2 seguimentos, pois a rede de energia vc não tem controle, então ou vc faz seguindo a rede elétrica para evitar dupla falha ou corre esse risco. Acho que vale mais para atender um cliente empresarial ou condomínio que deixar nos postes para fazer ligação entre os clientes, se bobear ficar mais caro que uma olt e caixas, nem considero as ONU pq hj em dia vai ter que por um wifi no cliente mesmo. Vc tem todo o trabalho de cabear poste pra fazer isso vai logo de passivo e tenha paz -digo isso como ex cliente da vivo fibra por 1 ano que nunca abriu nenhum chamando de manutenção, agora com dsl da Oi que vive caindo e perdendo velocidade, dificilmente chega nos 5mb na conexão com a Dslan. Fibra é outro mundo....

  11. #31

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    Se adicionar tudo que precisa para esse projeto ficar 100% o custa fica inviável. Outra coisa, qual é o custo dessas placas que diz que troca? Não fala, mas não deve ser batatinha nem se acha em toda esquina, então termina ficando na mão de 1 só fornecedor. Poem a bateria que quer, mais uns 100 reais, então qual o valor de cada vai a pra 15 clientes? Fora os 2 spf. Isso vc tendo todo trabalho de cabear os postes.

  12. #32

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    Citação Postado originalmente por carlosomena Ver Post
    Se adicionar tudo que precisa para esse projeto ficar 100% o custa fica inviável. Outra coisa, qual é o custo dessas placas que diz que troca? Não fala, mas não deve ser batatinha nem se acha em toda esquina, então termina ficando na mão de 1 só fornecedor. Poem a bateria que quer, mais uns 100 reais, então qual o valor de cada vai a pra 15 clientes? Fora os 2 spf. Isso vc tendo todo trabalho de cabear os postes.
    Creio que não. Meu amigo, vamos comparar com a solução dá volt, que entrega o backbone em UTP e é parecido com a solução do Luciano, dá computech. Pesquisa sobre rede giga dá volt. A caixa sai a mais de 1000. As placas do produto dá computech custam 80,00 reais eu acho. E são módulos de 4 portas. Se queimar uma vc sabe qual é. E outra, vai continuar usando esse módulo pois sobraram 3. Muitas pessoas criticam antes de conhecer. Mas pra certo tipo de topologia é ótimo.

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  13. #33

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    será que isso nao da no mesmo que fazer fibra pura, já que 10 caixas custam 7,000 reais, e tem mais o UTP ate o cliente, um cabo bom custa ate 4 vezes o valor de uma fibra drop...outra coisa que achei errada foi ter so o modelo com 16 portas, e coisa de mais para por em uma esquina e puxar 16 cabos desse poste, existe esquinas que podemos nem ter clientes, pra que tanta porta. não é critica, é so um troca de ponto de vista ok..

    SOBRE O ROTEADOR POE REVERSO...
    hue??? que tanto espanto, eu tenho varios aqui da OIW que tinham alimentação pela WAN e manda reverso, que tão inovador e isso??? esse modelo que tenho varios aqui comprei a 3 anos atras, e um modelo com antena removível que pode ser usado como cliente N 2.4 tem porta POE por tanto colocando uma fonte nele a WAN manda reverso de energia.......

  14. #34

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    será que isso nao da no mesmo que fazer fibra pura, já que 10 caixas custam 7,000 reais, e tem mais o UTP ate o cliente, um cabo bom custa ate 4 vezes o valor de uma fibra drop...outra coisa que achei errada foi ter so o modelo com 16 portas, e coisa de mais para por em uma esquina e puxar 16 cabos desse poste, existe esquinas que podemos nem ter clientes, pra que tanta porta. não é critica, é so um troca de ponto de vista ok..

    SOBRE O ROTEADOR POE REVERSO...
    hue??? que tanto espanto, eu tenho varios aqui da OIW que tinham alimentação pela WAN e manda reverso, que tão inovador e isso??? esse modelo que tenho varios aqui comprei a 3 anos atras, e um modelo com antena removível que pode ser usado como cliente N 2.4 tem porta POE por tanto colocando uma fonte nele a WAN manda reverso de energia.......
    Pô amigo, 7000 é uma olt. Estamos falando de outra tecnologia. Metro Ethernet. A solução é mais barata que gpon e etc. Pelo que vi e comparações que ele fez. Sobre o roteador eu não sabia que existia esse aí. Mas procura saber melhor sobre o equipamento dele... Tenho certeza q vai ver que pra certas topologias é ótimo.

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  15. #35

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    será que isso nao da no mesmo que fazer fibra pura, já que 10 caixas custam 7,000 reais, e tem mais o UTP ate o cliente, um cabo bom custa ate 4 vezes o valor de uma fibra drop...outra coisa que achei errada foi ter so o modelo com 16 portas, e coisa de mais para por em uma esquina e puxar 16 cabos desse poste, existe esquinas que podemos nem ter clientes, pra que tanta porta. não é critica, é so um troca de ponto de vista ok..



    Acho q também tem um modelo com menos portas para final de rede. Aqui onde moro no m cabo UTP bom, 100% cobre custa 300,00 a caixa com 300 metros. E sobre esquina, se vc não tem ninguém na esquina para atender, põe um splitter e segue em quantas direções quiser. É uma lógica. Pois se o backbone é fibra, não ficaremos preso ao limite de 100/80 metros como no UTP. Não estou defendendo a solução dele. Apenas estamos discutindo sobre ela galera. Só estou falando o que eu vejo aqui no grupo de wzap que participo sobre a rede metro.

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  16. #36

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    Citação Postado originalmente por thcosta07 Ver Post
    .....
    ...
    E sobre esquina, se vc não tem ninguém na esquina para atender, põe um splitter e segue em quantas direções quiser....
    ...
    Se for assim então a rede não fica sem seguir em frente em situação nenhuma. E não depende de energia local para continuar.

  17. #37

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    Pessoal, assistam ao ultimo vídeo, chamado Future ISP 2017 do Luciano. Essa solução Metro Ethernet deles me chamou muita atenção e os custos, pelo que ele mostra, são muito mais baixos que uma solução FTTH, mesmo com possibilidade de ocorrer queimas. O problema de energia para manter o Backbone tb não vi ser um grande problema na topologia anel apresentada.

    Hoje tá complicado entregar banda no rádio em alguns locais. Não tem mais canais! Aqui a maioria ta ocupado, achar um canal 100% livre e dentro da faixa legalizada não tem como mais, todos tão apelando para canais do Superchannel e Complience e ainda assim ta quase tudo usado. Enfim... provedor "pobre", como o meu, consegue enxergar boa solução essa da Computech.

    Alguém aqui já implementou? Alguém sabe de algum caso de sucesso pra relatar?

    Video:


  18. #38

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    Pra quem implementou essa ou outra solução com cabos UTP, dentro das normas e licenças, a operadora de energia elétrica da sua região fez alguma objeção?

  19. #39

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    Citação Postado originalmente por thcosta07 Ver Post
    Acho q também tem um modelo com menos portas para final de rede. Aqui onde moro no m cabo UTP bom, 100% cobre custa 300,00 a caixa com 300 metros. E sobre esquina, se vc não tem ninguém na esquina para atender, põe um splitter e segue em quantas direções quiser. É uma lógica. Pois se o backbone é fibra, não ficaremos preso ao limite de 100/80 metros como no UTP. Não estou defendendo a solução dele. Apenas estamos discutindo sobre ela galera. Só estou falando o que eu vejo aqui no grupo de wzap que participo sobre a rede metro.

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App
    Essa solução é ptp. Não tem splitter

  20. #40

    Padrão Re: CompuTech - Xwave Metro

    Xwave Metro é bom, porem tem esses inconvenientes da falta de energia que tranca tudo.
    Chegamos a implantar esse sistema aqui, mas já estamos pensando em trocar.

    pois se o cliente desligar a fonte da primeira vamos supor, e outro desligar a fonte da 4° caixa, quem estiver nesse meio entre a 1° e a 4° ficara sem os serviço! e isso é péssimo, vc ficar dependendo de cliente, ou de bateria para que o teu serviço funcione, Para isso já me basta o via rádio.
    e outra coisa é o valor do Metro vs quantidade de clientes em uma caixa! pois dificilmente vc conseguira colocar todas as portas com clientes, vai ter caixa que vc vai conseguir colocar apenas um cliente ou dois por exemplo e ainda vai ter que pedir para eles nunca desligar a bendita fonte da tomada! sem contar a limitação de distancia de cabo UTP que não permitira vc ir muito longe com clientes dessa caixa, e ainda tem mais o custo do Cabo UTP externo que é um HORROR de caro comparado aos Drops.


    Uma solução interessante que estamos pensando seria o uso de OLT + Splitter com ONU nas caixas para atender clientes UTP e Saídas de fibra para atender clientes com maior distancia das caixas.