Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    Como já postei pedindo ajuda aqui no UnderLinux, a alguns meses cai em um "golpe" no mercado livre de um kit "profissional".
    Comprei, e aconteceu oque ninguém imaginava, não deu certo. fiz varias perguntas e me falaram que para poder me reerguer eu devia comprar uma Omnitik, assim eu alem de ter um alance maior do que o da antiga "menos de 100 Metros" eu poderia já ir para equipamentos 5.8Ghz que é a melhor frequência pelo que pesquisei.
    Porem estou com uma duvida enorme, e como não tenho condições de errar mais e nem de ressarci meus clientes, preciso saber se é possível como mostra na imagem abaixo, operar como ilustrado, pois os equipamentos, a metragem dos clientes são tudo reais, porem como uso uma antena Mikrotik, não sei se posso instalar na casa do meu cliente uma Ubnt Litebeam M5 por exemplo como na imagem. iria funcionar ? ou o sinal é só para equipamentos Mikrotik como a CPE STX ?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Projeto Omnitik.png
Visualizações:	543
Tamanho: 	309,3 KB
ID:      	66012

  2. #2

    Padrão Re: Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    Olha, pra 5 stations acho que não vai dar muita colisão no seu tráfego, dá até para arriscar, mas eu faria o seguinte, passaria as 2 litebeam para fechar seu PTP.

    As SXT do PTP, usa nos clientes PTMP, assim você conseguirá usar o NV2 do Omnitik, que é um protocolo de divisão de tempo entre os clientes, mas só funciona entre Mikrotiks porque é proprietário.

  3. #3

    Padrão Re: Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    Eu não usaria Litebeam para PTP tendo em vista ela ser SISO... Se estiver operando deixaria as SXT mesmo. Se não estiver operando e nem adquirido eu faria o PTP com Powerbeam.

    Quanto a Omnitik opera sem problemas. Apenas desative o protocolo TDMA proprietário dela que é incompatível com o Airmax e bola pra frente.

  4. #4

    Padrão Re: Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Eu não usaria Litebeam para PTP tendo em vista ela ser SISO... Se estiver operando deixaria as SXT mesmo. Se não estiver operando e nem adquirido eu faria o PTP com Powerbeam.

    Quanto a Omnitik opera sem problemas. Apenas desative o protocolo TDMA proprietário dela que é incompatível com o Airmax e bola pra frente.
    Essa Powerbeam que você falou, fiz uma pesquisa rápida e a mais barata é o dobro de uma Litebeam M5. eu não poderia usar uma AirGrid M5 ? "Não sei se seria a mesma coisa do Litebeam M5".

    PS: Desculpe a minha pergunta mais um PTP não ficaria melhor com antena OFFSET ? (Offset é ligada em cartão ou é rj45 ?)

  5. #5

    Padrão Re: Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Olha, pra 5 stations acho que não vai dar muita colisão no seu tráfego, dá até para arriscar, mas eu faria o seguinte, passaria as 2 litebeam para fechar seu PTP.

    As SXT do PTP, usa nos clientes PTMP, assim você conseguirá usar o NV2 do Omnitik, que é um protocolo de divisão de tempo entre os clientes, mas só funciona entre Mikrotiks porque é proprietário.
    Eu quero seguir o padrão de usar apenas CPE SXT porem tem pessoas aqui que já tem a Litebeam ou a Airgrid, eu posso operar normal, alguns clientes na SXT e outros em antena ubnt ?

  6. #6

    Padrão Re: Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    Citação Postado originalmente por RaphaLSantos Ver Post
    Essa Powerbeam que você falou, fiz uma pesquisa rápida e a mais barata é o dobro de uma Litebeam M5. eu não poderia usar uma AirGrid M5 ? "Não sei se seria a mesma coisa do Litebeam M5".

    PS: Desculpe a minha pergunta mais um PTP não ficaria melhor com antena OFFSET ? (Offset é ligada em cartão ou é rj45 ?)
    A questao aí é qualidade e capacidade. Litebeam como ja tinha postado é SISO (single input single output) por isso é mais barata. Boa pra cliente mas para PTP se apertar o tráfego ela gargala. Se tiver muito upload na rede por exemplo os dowloads começam a fazer pausas a espera de vaga no trafego.... e isso dependendo do fluxo da rede começa a irritar. Powerbeam é MIMO (multi input multi output), melhor capacidade de trafego que a Litebeam e mais indicada para PTP, ela faz up e down simultâneos. Se por acaso você ainda for adquirir os rádios e estiver com a grana curta e esse PTP for curto (max uns 4km) Uma opção pra quebrar o galho no inicio é fazer um PTP com SXT em bridge e fazer um Upgrade no futuro.

    Litebeam é a sucessora da Airgrid pois a mesma saiu de linha.

    Quanto antena offset é o mesmo padrão de antena de TV a cabo e depende de um radio conectado a ela via pig tail. Geralmente um Rocket M5 ou um RB912. Fica mais ou menos no mesmo padrão da Powerbeam, com a diferença que o ganho da offset é de aproximadamente 29dBi. E tem que ter pratica pra alinhar pois ela tem alinhamento totalmente diferente de antena de foco central.

    Quanto a você usar somente SXT é uma ótima idéia. Principelmente porque aproveita o protocolo TDMA nativo da Mikrotik.
    Agora se você colocar 1 unico rádio de outro fabricante conectado ao Omnitik (caso da Airgrid e Litebeam que são Ubiquiti) é obrigatório que o protocolo TDMA nativo da Mikrotik seja desativado, senão esses clientes Ubiquiti não vão nem conectar.

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    Esquece litebeam,powerbeam ou sxt para ptp. Compre lhg5 da mk custa por volta de 290 a 350,00 fechei 16km com ela se esforço algum sinal -59 e sem alinhamento fino.
    Omnitik misturado ate plano de 2mb pode pendurar 20 clientes tranquilamente.

  8. #8

    Padrão Re: Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Esquece litebeam,powerbeam ou sxt para ptp. Compre lhg5 da mk custa por volta de 290 a 350,00 fechei 16km com ela se esforço algum sinal -59 e sem alinhamento fino.
    Omnitik misturado ate plano de 2mb pode pendurar 20 clientes tranquilamente.
    Positivo! Como disse o amigo, LHG5 é uma ótima pedida.

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão Re: Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    Sério que 20 clientes conseguem se entender sem TDMA em outdoor? Quantos vocês conseguem com o TDMA ativo e setoriais então? uns 60? Rola deixar planos tipo 5 a 10mbps?

    Não estou duvidando não hein hahahaha. Só nunca trabalhei com PTMP então é curiosidade mesmo.

  10. #10

    Padrão Re: Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    Opa, valeu pela resposta @ab5x2.

    Sempre li sobre a solução airmax e nv2 mas como nunca usei na prática, sempre é um mistério rs.

    Teve uma época que pensei em ligar algumas filiais em conexões PTMP mas como eles usam muita coisa client/server ou file sharing, achei melhor deixar tudo PTP mesmo apesar do custo mais alto.

  11. #11

    Padrão Re: Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    Bom o PTP você usar um equipamento que seja MIMO devido a maior passagem de banda e a OMNITIK você utiliza no Wireless Protocol o 802.11 que irá plugar os demais equipamentos 5ghz, seja Mikrotik, Ubiquiti, Intelbrás, etc...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Esquece litebeam,powerbeam ou sxt para ptp. Compre lhg5 da mk custa por volta de 290 a 350,00 fechei 16km com ela se esforço algum sinal -59 e sem alinhamento fino.
    Omnitik misturado ate plano de 2mb pode pendurar 20 clientes tranquilamente.



    Me passa a receita? Tentei fechar um PTP com duas LHG5, 3km de distancia, visada e fresnel perfeitos, não consegui passar 20mb... Sinal -58...

  13. #13

    Padrão Re: Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    o pessoal fala muito em passar grandes quantidades de banda, o que adianta um ptp passar 100 mega e omnitik não aguentar entregar nem 10? não vejo problema do ptp ser SISO, o ideal é antena de alto ganho, angulo mais fechado, baixa potencia, muito melhor do que um sxt aberto gritando pra alcançar grandes distancias. O ideal é manter só cliente mikrotik nessa omnitik, exatamente por causa do protocolo, no inicio não vai fazer diferença alguma, mas a longo prazo quando pendurar mais clientes na estação vai fazer toda a diferença. De toda forma você esta recomeçando, omnitik não é nenhuma mil maravilhas, eu tenho pessima experiencia com omnitik e não recomendo, se for investir e viver disso, pense em equipamentos que você vai instalar e esquecer eles la por anos

  14. #14

    Padrão Re: Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    SISO pra PTP sou contra só devido ao tráfego não ser continuo. Quando é em cliente é praticamente imperceptível.... Mas em alto tráfego as vezes dá nos nervos.

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  15. #15

    Padrão Re: Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    Citação Postado originalmente por icarooo Ver Post
    o pessoal fala muito em passar grandes quantidades de banda, o que adianta um ptp passar 100 mega e omnitik não aguentar entregar nem 10? não vejo problema do ptp ser SISO, o ideal é antena de alto ganho, angulo mais fechado, baixa potencia, muito melhor do que um sxt aberto gritando pra alcançar grandes distancias. O ideal é manter só cliente mikrotik nessa omnitik, exatamente por causa do protocolo, no inicio não vai fazer diferença alguma, mas a longo prazo quando pendurar mais clientes na estação vai fazer toda a diferença. De toda forma você esta recomeçando, omnitik não é nenhuma mil maravilhas, eu tenho pessima experiencia com omnitik e não recomendo, se for investir e viver disso, pense em equipamentos que você vai instalar e esquecer eles la por anos
    Só se for sua omnitik que só passar 10mb rsrsrs, aqui tenho media de 15 e momentos de 25mb. Ptp siso somente area rural ou ptp particular.

  16. #16

    Padrão Re: Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    @JonasMT,

    Posso estar 200% errado, rsrsrs, mas pelo desenho da rede, 99% de chance de ser um PTP residencial

  17. #17

    Padrão Re: Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    Citação Postado originalmente por RaphaLSantos Ver Post
    Como já postei pedindo ajuda aqui no UnderLinux, a alguns meses cai em um "golpe" no mercado livre de um kit "profissional".
    Comprei, e aconteceu oque ninguém imaginava, não deu certo. fiz varias perguntas e me falaram que para poder me reerguer eu devia comprar uma Omnitik, assim eu alem de ter um alance maior do que o da antiga "menos de 100 Metros" eu poderia já ir para equipamentos 5.8Ghz que é a melhor frequência pelo que pesquisei.
    Porem estou com uma duvida enorme, e como não tenho condições de errar mais e nem de ressarci meus clientes, preciso saber se é possível como mostra na imagem abaixo, operar como ilustrado, pois os equipamentos, a metragem dos clientes são tudo reais, porem como uso uma antena Mikrotik, não sei se posso instalar na casa do meu cliente uma Ubnt Litebeam M5 por exemplo como na imagem. iria funcionar ? ou o sinal é só para equipamentos Mikrotik como a CPE STX ?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Projeto Omnitik.png
Visualizações:	543
Tamanho: 	309,3 KB
ID:      	66012
    Amigo se você comprou esse tipo de produto no Mercadolivre, indica um muito pouco conhecimento na área, é complicado te ajudar saindo do zero. Pra esse projeto apresentado funciona, mas quem vai instalar, configurar, criar as regras, escolher o tipo de serviço a ser usado, qual tipo de link vai distribuir? a pessoa é qualificada ? Porque se não, vai comprar tudo isso e continuar sem conseguir por em uso.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  18. #18

    Padrão Re: Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    Citação Postado originalmente por icarooo Ver Post
    o pessoal fala muito em passar grandes quantidades de banda, o que adianta um ptp passar 100 mega e omnitik não aguentar entregar nem 10? não vejo problema do ptp ser SISO, o ideal é antena de alto ganho, angulo mais fechado, baixa potencia, muito melhor do que um sxt aberto gritando pra alcançar grandes distancias. O ideal é manter só cliente mikrotik nessa omnitik, exatamente por causa do protocolo, no inicio não vai fazer diferença alguma, mas a longo prazo quando pendurar mais clientes na estação vai fazer toda a diferença. De toda forma você esta recomeçando, omnitik não é nenhuma mil maravilhas, eu tenho pessima experiencia com omnitik e não recomendo, se for investir e viver disso, pense em equipamentos que você vai instalar e esquecer eles la por anos
    Que antena você recomenda para que possa instalar nos meu clientes, lembrando que a omnitik ta configurada com protocolo nv2

  19. #19

    Padrão Re: Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    @JonasMT,

    Posso estar 200% errado, rsrsrs, mas pelo desenho da rede, 99% de chance de ser um PTP residencial
    O PTP desenhado na rede é para repetidora na área rural

  20. #20

    Padrão Re: Tentando se reerguer apos ser enganado, funciona assim ?

    Então realmente colocar uma MIMO.