+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MCS qual o correto?

    Bom pessoal, tenho um ponto a ponto com uma PowerBeam M5 400 como AP e uma NanoBeam M5 16 como station.
    O sinal está bom o link também está bom, passando os 25mb que tenho contratado. Mas tenho dúvida em questão do MCS se deixo ele em automatico ou fixo. Andei lendo um tópico com esse assunto que o @rubem fala sobre mas fiquei confuso, alguem poderia me ajudar?

  2. #2

    Padrão Re: MCS qual o correto?

    @lugima,

    se estiver estável, não mexe não ahahahah.

    Quando houve uma discussão sobre esse assunto aqui, aproveitei para entender. A questão do MCS, se aumentar passa mais banda, mas ele só faz um drop de MCS quando começa a perder pacotes.

    Então, se o MCS que está usando, mesmo que for baixo já consegue passar a banda que precisa e estiver estável, melhor deixar assim.

    Veja que quanto maior o MCS, maior a resolução necessária para demodular o sinal, então precisa de maior amplitude e menor interferência pois são usadas técnicas diferentes e que necessitam de mais precisão.

  3. #3

    Padrão Re: MCS qual o correto?

    Entendi, no caso estou usando mcs fixo no AP MCS15 e no Station MCS 9 teriam que estar iguais? Tipo o AP com MCS9 também?

  4. #4

    Padrão Re: MCS qual o correto?

    Eles podem ser diferentes.

  5. #5

    Padrão Re: MCS qual o correto?

    Ok então obrigado!

  6. #6

    Padrão Re: MCS qual o correto?

    Os dois são corretos. Senão não estariam lá para serem utilizados. O que determina é a situação local.

    Segundo uma explicação do @rubem, se deixa no automático o rádio vai procurar sempre utilizar o MCS mais alto possível. E ísto nem sempre pode ser vantajoso.
    Por outro lado não dá para dizer que tal ou tal MCS é melhor... tem que ver as especificações do equipamento e qual datarates passa em determinado MCS. Isto é quase que um padrão e não característica da marca.

    Lá nas especificações existe uma tabela para orientação que relaciona os datarates com sinal obtido e o MCS ideal para aquele sinal.
    O Rubem com certeza vai te explicar em mais detalhes esta escolha que você pode fazer. Tem uns cálculos bem interessantes que ele passa.

    Mas sempre tem aquele provérbio: "time que está ganhando não se mexe"