+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    NO caso do ADSL a própria tecnologia limita o upload. Não existe a menor possibilidade de simetria. A própria sigla já incorpora o conceito.
    E por isso que normalmente o link adsl é ruim para compartilhar.

    Já no dedicado ele chega simétrico... Que vantagem nós teríamos em ter um simétrico? Se o link chegar mesmo dedicado, assimétrico seria vantajoso?
    Eu citei o caso do 11mbps para simplificar. Sei que fica inviável simetria pois sobrecarrega estas plaquinhas de 2002.
    Mas em modos mais modernos com mais banda passante, um plano simétrico não seria vantajoso para o cliente já que hoje a internet em tempos de redes sociais exige muito upload com as postagens? Antigamente ninguém postava nada, só abria sites para ler.

    Mesmo que carregando mais processamento no rádio mas o provedor com conhecimento controlando o número de usuários compatível com o AP, não daria bons resultados num plano simétrico?
    Pelo que eu imagino um plano simétrico só mata o desempenho do AP se ele já estiver esguelado mesmo com plano assimétrico. Se coloca 30 usuários com planos assimétricos, colocaria os mesmos 30 com planos simétricos, desde que não estivesse já esguelado com os 30 em planos assimétricos.?
    Ou iria estragar a rede mudando para planos simétricos? Esta é a minha dúvida.

    Talvez este seja um dos motivos do bom desempenho dos Cambium onde pode modelar quanto % vai down. Daí sim o rádio sabendo disso ele vai liberar mais banda para down. Mas os rádios comuns só liberam no máximo a metade teórica da banda agregada. Se na especificação ele fala em 150mbps, seria no máximo teoricos 75. Mas com as perdas e processamento duvido que em multiponto ele chegue a 30mbps. E os outros 75mbps que estariam para o upload onde foram parar? O download "roubaria" do upload?

  2. #22

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    NO caso do ADSL a própria tecnologia limita o upload. Não existe a menor possibilidade de simetria. A própria sigla já incorpora o conceito.
    E por isso que normalmente o link adsl é ruim para compartilhar.

    Já no dedicado ele chega simétrico... Que vantagem nós teríamos em ter um simétrico? Se o link chegar mesmo dedicado, assimétrico seria vantajoso?

    Eu citei o caso do 11mbps para simplificar. Sei que fica inviável simetria pois sobrecarrega estas plaquinhas de 2002.
    Mas em modos mais modernos com mais banda passante, um plano simétrico não seria vantajoso para o cliente já que hoje a internet em tempos de redes sociais exige muito upload com as postagens? Antigamente ninguém postava nada, só abria sites para ler.

    Mesmo que carregando mais processamento no rádio mas o provedor com conhecimento controlando o número de usuários compatível com o AP, não daria bons resultados num plano simétrico?
    Pelo que eu imagino um plano simétrico só mata o desempenho do AP se ele já estiver esguelado mesmo com plano assimétrico. Se coloca 30 usuários com planos assimétricos, colocaria os mesmos 30 com planos simétricos, desde que não estivesse já esguelado com os 30 em planos assimétricos.?
    Ou iria estragar a rede mudando para planos simétricos? Esta é a minha dúvida.

    Talvez este seja um dos motivos do bom desempenho dos Cambium onde pode modelar quanto % vai down. Daí sim o rádio sabendo disso ele vai liberar mais banda para down. Mas os rádios comuns só liberam no máximo a metade teórica da banda agregada. Se na especificação ele fala em 150mbps, seria no máximo teoricos 75. Mas com as perdas e processamento duvido que em multiponto ele chegue a 30mbps. E os outros 75mbps que estariam para o upload onde foram parar? O download "roubaria" do upload?
    Eu não mencionei em comento algum que seria vantajoso. Seria sim vantajoso se tivéssemos opções de pagar bem mais em conta por dedicado, mas assimétrico, caso não precisássemos de vender simétrico! Não uma assimetria gigante igual do ADSL, por precisa tb de up pra pacotes de ack... Tipo 100mbps, 20 de upload... ou 50 de down, 15 de up, daria bem pra muita gente.

    Sim, as placas wireless evoluíram muito do 802.11b pra cá, mas ainda são half-duplex, ainda atendem um cliente por vez, ainda enviam e recebem dados parando de recebe pra enviar, parando de enviar pra receber e assim sucessivamente pra cada assinante, isso torna um sistema bem menos eficiente que um full duplex com uma "via" dedicada só pra aquele cliente como temos nos meios confinados. Eu jamais venderia links simétricos pra muitos clientes num cenário PTMP como o nosso. Se ainda fosse igual celular, uma frequência pra TX e outra pra RX...seria outra coisa! Dependendo da quantidade, quem sabe funcione bem, mas jamais venderia muito download, tipo 10 mega ou 20 mega como é o assunto aqui que levantei no tópico. Teríamos que testar na prática o que "esguela" mais, 10 simétricos ou 30 assimetricos... eu ainda acho que os simétricos detonariam mais a capacidade do AP de entregar download.

    Os rádios comuns pela minha experiência, todos priorizam mais o download e por isso que o AP deve sempre tá no lado mais proximo do gateway e muita gente erra isso ao fazer PTP, colocam o radio AP no "lado" do cliente, no lado do gateway quase sempre mais download é usado que upload e a instalação dos APs e estação devem seguir a ordem correta.

  3. #23
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Amigo, pode explicar melhor isso de colocar o ap mais próximo do gateway


    desde já agradeço

  4. #24

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por Batmam Ver Post
    Amigo, pode explicar melhor isso de colocar o ap mais próximo do gateway


    desde já agradeço
    Um exemplo, vc tem duas torres, uma chega o link de net e a outra e um POP num bairro proximo ligadadas por um PTP via radio. O lado correto pras antenas fazerem um papel de AP e outra de estação é o lado mais próximo onde chega o link (gateway que falei) que seja a antena AP. Os clientes da torre 2 no bairro estão requisitandos dados da internet da torre 1 e nessa que deve ficar o AP do link PTP e não na torre que atende esses clientes. Nela fica as antenas setoriais operando como AP, claro! e a antena do PTP operando como estação ou cliente do AP do outro lado do PTP.

    Enviado via LG-H818 usando UnderLinux App

  5. #25

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    @raumaster,

    Em termos de performance, faz sentido qual dos dois lados será o AP?

    Eu costumo fazer como vc disse mas por pura mania de organização.

  6. #26

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Como eu falei aí pra trás, em rádios comuns eu sempre vejo que o download é mais priorizado em vista do upload, ainda mais se usar o protocolo proprietário do fabricante, então faz mais sentido montar na ordem correta.

  7. #27

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Eu não usaria e nao uso simetrico por diversos motivos.

    1 - O uso de assimetria no datarate faz o ccq geral da celula subir
    2 - O nivel de sensibilidade aumenta
    3 - Reduz o risco de quedas pois a maioria dos protocolos abertos ou proprietarios sempre priorizam download
    4 - Instalabilidade na qualidade geral gera perca de sinalizacao dos radios e consequentemente queda
    5 - O meio físico (enlace), entre cliente e ap reduz sua eficiencia e aumenta o jitter com simetria;

    Apenas alguns testes que tive ak. Simetrico uso apenas em dedicado

  8. #28

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Sou cliente de um provedor via rádio, estou em bairro mais afastado. Eles colocaram uma omnidirecional para nós. Eles vendem planos full. 2 , 3 e 4MB. Nessa antena tem uns 25 clientes apontados para ela. E a internet é muito boa, uso 4MB. Tem stx Lite5, nono loco m5 e airgrid na rede. Na verdade primeiro provedor Wireless que vejo fazer isso. O meu antigo era 5/1.

  9. #29

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Espero que mantenham ate 25 nessa Omni e o perfil de uso dos clientes permaneça o mesmo pq é sair disso e a coisa começar a cair de qualidade.

    Enviado via LG-H818 usando UnderLinux App

  10. #30

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Espero que mantenham ate 25 nessa Omni e o perfil de uso dos clientes permaneça o mesmo pq é sair disso e a coisa começar a cair de qualidade.

    Enviado via LG-H818 usando UnderLinux App
    25 e planos simétricos... hum hum... se está dando certo é porque eles tem no AP algo de muito bom. E um bom link.
    É aí que eu penso: se o AP é fajuto não tem simétrico e nem assimétrico... Às vezes o AP nem é "fajuto" mas está fajuto. Problema de configuração seja no AP, seja no cliente, seja visada etc etc.
    Tudo isso acho mais pernicioso do que uma conexão simétrica. O AP fica perdendo tempo e rendimento para atender conexões problemáticas e daí pode recair a culpa na simetria.
    Por outro lado se tudo estiver redondinho não creio que a simetria vá derrubar o rendimento.
    Pelo menos não vi isso com uso de plano simétrico.

  11. #31

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    O rendimento pode nao cair mas o total disponivel pra entregar de download vai ser menor, essa é a natureza do wifi! Vai depender de quantos mega vc precisa disponível no total pra down e up. Não é porque se tem planos simetricos no AP que ta tudo perdido e vai depender tb se todos tão ou não consumindo o seus uploads, o que na pratica sabemos que a maioria dos usuarios estarão com suas conexões passando mais down do que up e isso vai influenciar no resultado final. Coloca um AP pra entregar 75 mega (150mbps de data rate) e manda fazer upload tb no talo, vê se consegue o maximo de 75mega, não rola! Agora tenta os 75 com um upload baixo, aí vai.

    Enviado via LG-H818 usando UnderLinux App

  12. #32

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    A resposta ao tópico é : depende de quantos clientes vc colocar por célula, creio que para por planos de até 10 mb no máximo 15 e olhe lá.

  13. #33

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Não é porque se tem planos simetricos no AP que ta tudo perdido e vai depender tb se todos tão ou não consumindo o seus uploads, o que na pratica sabemos que a maioria dos usuarios estarão com suas conexões passando mais down do que up e isso vai influenciar no resultado final.

    Enviado via LG-H818 usando UnderLinux App
    Verdade, por isso que acho válido liberar upload simétrico. Download todo mundo usa a todo momento no pico. Já o upload é esporádico.. Assim que enquanto a maioria não utiliza o máximo permitido, vai ter quem num momento ou outro estará usando, pois o pessoal posta muita imagem nas redes sociais. E ter a sensação de que suas imagens já foram para a rede, contribui para a sensação de bom desempenho da conexão...

    Por isso que o @ErikS relatou a sensível melhora na sua assinatura.
    Logicamente se todo mundo for fazer upload ao mesmo tempo e a estrutura, seja de rádio ou seja de link não aguentar vai complicar, assim como complica também com o download.

    O @jodrix definiu bem. Tudo vai depender da capacidade da célula.
    Será que a célula que atende o Eriks já está chegando no talo. Provavelmente...
    Coloca mais um ou dois e de repente o desempenho cai. Mas não por culpa da simetria e sim porque a célula já não aguenta mais.
    O que tenho observado nestes anos é o mesmo que todos já tem observado. Não dá para sobrecarregar a célula. Uma célula bem balanceada não só em quantidade de clientes mas também em qualidade de conexões dos clientes deve ser o objetivo.

  14. #34

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Pra isso existe burst, aqui entrego upload elevado numa fracao de tempo e depois cai. Um dos motivos que fiz isso foi pq minha rede e centralizada e tinha muito broadcast.

  15. #35

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    @1929,

    Acredito que a questão de vender links assimétricos vem muito das tecnologias adotadas na última milha. Para aumentar o datarate em meio físico half duplex, joga-se o balance para ter mais download que upload. Provavelmente o backbone de quase todo provedor sobra banda de upload.

  16. #36

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    O nosso aqui sobra muito upload porem a questão é jitter baixo. Por isso em minha arquitetura o burst auxilia

  17. #37

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por deanactive Ver Post
    O nosso aqui sobra muito upload porem a questão é jitter baixo. Por isso em minha arquitetura o burst auxilia
    O que gera o Jitter não é a variação dos tempos de resposta causando desordenação e consequente perda de pacotes? Como o Burst pode ajudar?

    Veja que não estou questionando que funciona, só não mapeei como ambos se relacionam.

  18. #38

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Olha, compreendo que esteja cético. Mas se não testar não saberá o que falo, pelo visto você é daquelas pessoas que só acreditam vendo. Assim, é melhor o senhor colocar em testes, depois em produção e me apontar os parametros se houve melhora ou não.

    O que gera aumenta o jitter não é a desordem especificamente em se tratando de wifi, mas sim a variação de modulação, piso ruido, nível de sinal. Isso faz com que aja demodulação quando existe alteração de um desses parêmetros, desconexão (mesmo que imperceptivel) para atribuição de novo parâmetro de fator de potencia, área de quadrante e tipo de campo binário de modulação.

    Ai pai, é que o trem fica doido caso tenha flutuações na sua rede. Garantir que o receptor tenha modulação padronizada faz com que os parametros de upload se alterem menos, assim flutuando menos modulação de upload, assim o processador age mais rápido para calculos de modulações de download.

  19. #39

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    @deanactive,

    Não estou duvidando não. Na verdade, aqui, nunca tive problema de Jitter porque trabalho com rede superdimensionada na maioria dos pontos. É uma rede empresarial e não provedor.

    Único ponto que tive perdas de pacote foi em um ptp com a filial que o Voip picotava quando o tráfego subia muito. Resolvi com priorização dos pacotes.

    Só perguntei para tentar aprender o porque do uso da técnica mesmo.

  20. #40

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Entao manim, a questão e bem essa que vc falou "SUPERDIMENSIONAR". Hoje provedor tem que rentabilizar, usar até o talo de tudo o que nossa infraestrutura dá. Pra isso precisamos nos aprimorar e angariar conhecimentos pra não gastar atoa.