+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por deanactive Ver Post
    O nosso aqui sobra muito upload porem a questão é jitter baixo. Por isso em minha arquitetura o burst auxilia

    E com certeza o burst... Mas vai convencer.... Já fui muito criticado por usar burst. Até me dizerem que burst era para enganação de cliente...
    Eu fui contrariado uma vez por uma pessoa por usar o burst. Quando perguntei se alguma vez tinha usado e que problema tinha encontrado, me disse que nunca tinha usado...
    Então se não testou, como vai saber... Poderia até não gostar do burst, mas precisava primeiro testar para ver.
    Mas veja bem, estou falando de burst como um "plus" ao plano e não configurar para que no burst chegue ao topo do plano. Daí não dá, né?

    Mas se tenho plano de 1 mega x 250k por exemplo, o que me impede de dar um burst de 1 mega no upload, já que tenho upload sobrando? Só benefícios. Mas convencer "é que são elas".
    Eu entendo, e posso estar errado, que down e up não se misturam dentro de um link. Se o link for de 10mega de up e 10 mega de down, não vai em algum momento passar 15 de down e 5 de upload.
    Então se sobra porque não dar para o usuário? Principalmente sabendo que nem todos usam o upload no talo. Acho pelo que experimentei, deixando assimétrico e simétrico que não tem diferença alguma que prejudique a rede como um todo. O negócio é testar...

    Por último já estava dando planos simétricos. Pois concordo que nem todos usam o upload no "talo" como usam o "down". Mas se está simétrico aquele que precisar vai encontrar caminho livre. Nunca vi sobrecarga na rede por causa disso.

    Já o Jitter é um cálculo baseado na variação da latência. Se a latencia for um pouco alta mas sempre se mantiver neste patamar, o Jitter vai ser baixo... o que é altamente desejável.
    Li uma vez aqui no forum, se não me engano escrito pelo @rubem , que o Jitter tem que ser baixo para alguns tipos de serviço como por exemplo Voip. Que Jitter alto é mais prejudicial do que a latência propriamente dito...
    É mais ou menos isso Rubem? Explica aí se eu entendi ou me confundi. Não há problema. Estamos aqui para ampliar entendimentos.

  2. #42

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Opa, minha dúvida é como que um Burst se relaciona com o Jitter.

  3. #43

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Já o Jitter é um cálculo baseado na variação da latência. Se a latencia for um pouco alta mas sempre se mantiver neste patamar, o Jitter vai ser baixo... o que é altamente desejável.
    Li uma vez aqui no forum, se não me engano escrito pelo @rubem , que o Jitter tem que ser baixo para alguns tipos de serviço como por exemplo Voip. Que Jitter alto é mais prejudicial do que a latência propriamente dito...
    É mais ou menos isso Rubem? Explica aí se eu entendi ou me confundi. Não há problema. Estamos aqui para ampliar entendimentos.
    Isso isso isso.

    Se o o jitter da velocidade de um carro fosse 30km/h, e a velocidade máxima fosse 130km/h, que dizer que a velocidade iria variar de 100 a 130km/h. Jitter de 30km/h é o mesmo que jitter de 30ms quando o ping varia de 100 a 130ms. É só a variação

    O problema é com serviço que "lê" qual o ping presente, e dá um delay intencional pra atrasar TODOS os pacotes de modo que a comunicação fique sempre atrasada, mas não picote ou metalize a voz.

    Se o VOIP lê que tem ping de 200ms, ele vai atrasar toda a comunicação em 400ms e com isso terá um delay entre você falar e a outra pessoa ouvir, mas não vai ter falha na voz.

    Mas se depois de uns segundo o ping subir de 200 pra 250ms, o VOIP vai demorar um bom tempo pra reajustar isso, vai falhar meia duzia de palavras antes do delay ser reajustado. VOIP entrega pacote a todo custo, mesmo se perdeu um pedaço.

    Que eu lembre só voip e uns jogos tem essa questão, delay permanente com base em ping. O resto do mundo não liga pra isso, e jitter quase igual o ping não afeta muito as coisas mais usadas tipo navegação em rede social, whatsapp (Não ligação real-time) ou videos online.

    O problema com VOIP (Ou jogos) é que você raramente tem server por perto. Todo mundo tem um cache do Google ou da Akamai (CDN que atende o Facebook e conteúdo do WhatsApp) por perto, mas o server que vai responder pacote de VOIP provavelmente está longe pra cacete, um jitter de 20ms rumo ao cache do Google talvez signifique jitter de 120ms rumo a contraparte da sua comunicação VOIP, que não tem CDN nem cache nenhum (E provavelmente 60% da comunicação de quase todo mundo é feita até um cache, não rumo ao servidor inicial do dado).

    Não gosto de jogos então não tenho certeza sobre o comportamento desses servers, mas as poucas vezes que estudei uns problemas nessas criancices era jitter criando problemas de sincronia, um ping alto gerava uns errinhos bobos mas o delay era fixo, enquanto com ping variando (Ou seja, com jitter alto) ora tudo parecia sincronizado e ora perdia metade dos movimentos ou comandos do jogador.

  4. #44

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Opa, minha dúvida é como que um Burst se relaciona com o Jitter.
    Eu acho que não tem uma coisa a ver com a outra. Conforme o Rubem citou, o Jitter é só a variação da latencia...
    Eu comentei sobre o burst porque foi falado nele. Mas não que dando um burst vá diminuir o jitter.

  5. #45

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    @1929,

    Opa, valeu. Na verdade, não estava conseguindo fazer a conexão entre Jitter e Burst conceitualmente falando.

  6. #46

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Para quem esta trabalhando no limite dos seus rádios faz muita diferenca, principalmente se atende clientes como eu de ate 15km em uma erb. Caso eu tenho uma implosao de virus na rede o alto upload no caso de wireless quebrara minhas pernas. Porque mesmo o download estando torando o upload com baixo snr derrubara a conexão.

  7. #47

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu acho que não tem uma coisa a ver com a outra. Conforme o Rubem citou, o Jitter é só a variação da latencia...
    Eu comentei sobre o burst porque foi falado nele. Mas não que dando um burst vá diminuir o jitter.
    O burst nesse caso é apenas efeito placebo, tendendo a dar mais Jitter no caso. Quando uma rede wireless está no limite, tem o aumento do Ping de modo linear, se o burst for aplicado a tendência é ter um aumento maior ainda e depois voltar ao nível linear. É exatamente isso que gera o Jitter, variações e o burst vai catalisar isso.
    Hoje o burst no cabo óptico ou par trançado é excelente, no wireless pelo motivo das interferências e tudo que afeta a transmissão em si, eu não acho mais viável.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  8. #48

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    O burst nesse caso é apenas efeito placebo, tendendo a dar mais Jitter no caso. Quando uma rede wireless está no limite, tem o aumento do Ping de modo linear, se o burst for aplicado a tendência é ter um aumento maior ainda e depois voltar ao nível linear. É exatamente isso que gera o Jitter, variações e o burst vai catalisar isso.
    Hoje o burst no cabo óptico ou par trançado é excelente, no wireless pelo motivo das interferências e tudo que afeta a transmissão em si, eu não acho mais viável.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Mas aí o problema não é o burst e sim a rede já estar esguelada... Eu penso no burst quando há "espaço" para o recurso.
    Assim, não é o burst o culpado mas sim problema de latência.
    Tem que primeiro arrumar a rede para depois oferecer um "plus", senão bagunça mais ainda.

    Se o motor do carro está apresentando problema daí o sujeito vai pisar mais fundo ainda...?

  9. #49

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas aí o problema não é o burst e sim a rede já estar esguelada... Eu penso no burst quando há "espaço" para o recurso.
    Assim, não é o burst o culpado mas sim problema de latência.
    Tem que primeiro arrumar a rede para depois oferecer um "plus", senão bagunça mais ainda.

    Se o motor do carro está apresentando problema daí o sujeito vai pisar mais fundo ainda...?
    Foi exatamente o que disse.
    Como o burst resolve um problema de Jitter sendo que para ter o Jitter, é que estamos no limite já ?


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  10. #50

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Foi exatamente o que disse.
    Como o burst resolve um problema de Jitter sendo que para ter o Jitter, é que estamos no limite já ?


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Me desculpe companheiro, eu tinha entendido mal seu posicionamento. Pensamos da mesma maneira.

  11. #51

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Agora sim ficou claro. rsrs

  12. #52

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Efeito placebo e quando os sintomas vem por algo que agente psicologicamente sente. No caso de sistema cara, não existe efeito placebo. Existe parametros a serem monitorados. Facam os testes sem suposicoes e percebam o que falo e fidedigno.

  13. #53

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por deanactive Ver Post
    Efeito placebo e quando os sintomas vem por algo que agente psicologicamente sente. No caso de sistema cara, não existe efeito placebo. Existe parametros a serem monitorados. Facam os testes sem suposicoes e percebam o que falo e fidedigno.
    Quando você diz que provedores anda no gargalo e usando o burst você consegue reduzir o Jitter, você está reduzindo a velocidade do cliente e apenas entregando o máximo contratado com o burst ?


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  14. #54

    Padrão

    Então mestre, acontece que não fui eu que mencionei andar no gargalo. Eu falei de usar ao maximo o que temos de infraestrutura.

    Quanto ao questionamento;

    "você está reduzindo a velocidade do cliente e apenas entregando o máximo contratado com o burst ?"

    Em tese é uma redução sim, mas dentro dos parametros legais. O que faço e dar um upload alto durante um tempo para envio de coisas normais. Para envio de coisas muito grandes upload reduz um pouco. Assim reduzo o jitter de forma exponencial.

    Ontem mesmo subi um cliente de 11,5km com uma litebeam 23dbi. Cliente de 2Mb, ccq 95%. Qualidade na navegação excelente. Subiu pra 32 clientes nessa erb e ccq geral da erb 97,8%. Jitter médio de 3ms

  15. #55

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ccq.jpg
Visualizações:	132
Tamanho: 	8,0 KB
ID:      	66184

    Ta ai ó! Nesse momento pau dagua kkkk

  16. #56

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Caraca,

    acho que agora entendi como reduziu o problema. Na verdade entrega só parte da banda contratada e no burst entrega full que ele contratou para dar a "sensação" de entrega real.

    Na real, o cliente só recebe banda full por algum tempo se estiver consumindo alto.

  17. #57

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Bt, sou novo no ramo comecei a provedora faz 4 meses,(batalha grande), mas eu vendo plano de 1 mb, garantia de 1 mb e burst de mais 30% durante 20 segundos, totalizando 1,3 mb, vamos dizer de passagem, que o certo é vc entregar o que seu cliente está contratando.
    sei que todos nós queremos ganhar dinheiro, mas creio que não seja o melhor jeito esse o seu, claro muitos clientes nem vão sentir, mas sei lá se fosse com vc, iria gostar??? axo que nao né, pois se queis crescer atende seus clientes com qualidade, e acima de tudo pelo que eles contrataram.
    Faz uns 2 meses atrás falei com um amigo aqui no under linux, que mora no mesmo estado que eu,e ele falou que tinha a provedora a 2 anos com 19 clientes, e tudo legalizado???? me perguntei... como 2 anos pagando um monte de imposto e só com 19 clientes...kkkk,tá até ai não acreditei, mas logo pensei o cara tem a gatonet dele, 2 anos esó com 19 clientes, imagina só a sofrencia desses clientes, que por um acaso nao deve ter outra provedora atendendo um interior e não tem opção de mudar, entao fica a dica amigo.....
    2anos com gatonet sem qualidade e 19 clientes..... claro que nao deve ser o seu caso, mas eu aqui to investindo e estudando muito... para cada vez mais entregar qualidade aos meus clientes.
    No meus 2 primeiros meses em prática tive alguns problemas,mas ja faz quase 2 meses que nao tenho chamado e quase 70 clientes contentes e satisfeitos com a internet, isso em 4 meses aonde tem uma concorrente com fibra otica... vlew

  18. #58

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    só para constar vendo planos de 1mb 2mb 3mb, faça o que a gente fala, vc não vai se arrepender... provedora não é fácil no começo,mas trabalhando com honestidade, e qualidade, naturalmente sua cartela de clientes vai aumentar.

  19. #59

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Caraca,

    acho que agora entendi como reduziu o problema. Na verdade entrega só parte da banda contratada e no burst entrega full que ele contratou para dar a "sensação" de entrega real.

    Na real, o cliente só recebe banda full por algum tempo se estiver consumindo alto.
    Isso que você percebeu agora, já é discutido a anos aqui mesmo no fórum. Em 2006 já discutia sobre vender Full e entrega a velocidade apenas nas rajadas do burst. Isso não resolve o Jitter, apenas cria rajadas de velocidades momentâneas no sistema e depois volta ao consumo real. A solução milagrosa aí nunca vai ser o burst, mas deixa pra lá.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  20. #60

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    nao compensaria vc atender o condominio em fibra ??