Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Oi pessoal!

    Como vocês tão conseguindo trabalhar com rádio na questão de plano disponíveis aos seus clientes e preços?

    Além de manter clientes com bons níveis de sinal, boas práticas de instalação... quantos clientes tão mantendo por rádios? Estão usando quais rádios e antenas? Qual distância máxima entre POPs e clientes? Gostaria de ouvir relatos de todos, mas especialmente quem está conseguindo vender 10 a 20 mega no rádio com sucesso e especialmente se NÃO tiver usando solução da Cambium, mas está válido o relato dos CAMBIUM também! Gostaria de ouvir de todos que quiserem postar.

    Se possível gostaria também que comentassem sobre os valores de seus planos e com quantos concorrem na sua localidade e com que tecnologias concorre, fibra, rádio ou os dois...?

    Atualmente estou fornecendo de 3 a 7 Megabits com no máximo 30 clientes por rádios, todos com NV2 ou Airmax com uma certa dificuldade, mas quero conseguir fornecer pelo menos entre 10 e 15 Megabits no rádio com qualidade, mas to pesquisando qual forma posso fazer isso e conseguir algum lucro.

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Boa noite tópico interessante

    Estou pensando em montar um projeto para atender um condomínio.

    Vou utilizar tecnologia somente 5AC


    Rocket 5AC PRISM PTMP
    Antena Basestation AM-5AC21 21dBI
    LiteBeam LBE-5C


    vi videos de testes onde a nova rocket prism chega a 480Mbps ou perto de 200Mbps trabalhando em full duplex modo.

    a minha ideia é colocar máximo 30 Clientes por rocket com planos de 5Mbps

    ou 20 clientes com planos entre 5Mbps a 8Mbps


    alguem aqui no forum está utilizando esta nova tecnologia , desde a torre até na casa do cliente?

    pois já conversei com várias pessoas que misturam os equipamentos e falaram que o sinal não funciona direito.

    A torre será equipada com um link de 200mbps na fibra.

    e a area de cobertura da torre será de no máximo 2.8Km distância em linha reta na torre.

  3. #3

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    interessante, eu aqui atendo com ate 5mb, mas estamos tendo muitos problemas com a porcaria do ccq, acaba de instalar o cliente e ccq cravado no 100% ai vai baixando, baixando e fica em 60 70, estamos migrando os clientes para mikrotik, mas ta quase na mesma... E olha que minha cidade nem e tao poluida.

  4. #4
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    os clientes que estão migrando para mikrotik, é mikrotik no cliente e na torre? tá trabalhando com o nv2 ativo? os mcs como estão no ap e no cliente?. Pergunto pq aqui tenho rede toda com mikrotik e estou muito satisfeito, quem dera eu ter condições de colocar para todos meus clientes, mas ao poucos estou mudando.

  5. #5

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Pode ser que tenha gente oferecendo 10 mega usando NV2 e sei que tem até um curso sobre como oferecer 10 mega por cliente usando Mikrotik, só não me lembro onde vi essa propaganda, mas vi. Pra oferecer 20 mega creio que só com no máximo 5 a 10 clientes por rádios e o nosso problema seriam canais disponíveis pra isso funcionar e tornar lucrativo. Colocar 5 clientes por rádio numa torre, imagina quantos canais teríamos que ter e teria que ter muitos POPs com no maximo uns 500 metros do assiante, creio eu.

  6. #6

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Mudando um pouco o foco aqui da postagem, olhem esse vídeo. Me deixou indignado e com medo de um dia vir investir em fibra porque sei onde estou isso só levará tempo pra virar notícia tb. Só achei link pro video no Facebook:

    https://www.facebook.com/CarolGomesF...2269063871775/

  7. #7

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Aqui vendo até 8M no radio, no maximo 25 clientes por AP e cliente a no máximo 2km, rede toda em TDMA, sem problema algum. Se eu quiser rodar ate 10M no cliente acho que vai...

  8. #8

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    10Mega por 1 mega de upload eu acho ser o máximo que dá pra oferecer com a tecnologia de hoje de rádios 802.11N com 20 clientes por AP.

  9. #9

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    10Mega por 1 mega de upload eu acho ser o máximo que dá pra oferecer com a tecnologia de hoje de rádios 802.11N com 20 clientes por AP.
    Sim, é isso nas melhores condições, rodando tdma e cliente com visada e Fresnel ok, pra não dificultar a vida do AP.

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  10. #10

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    10Mega por 1 mega de upload eu acho ser o máximo que dá pra oferecer com a tecnologia de hoje de rádios 802.11N com 20 clientes por AP.
    Uma dúvida: para efeitos de ocupação do rádio, 10 de down x 1 up teria o mesmo efeito no equipamento e na rede como se usasse 5,5 de down x 5.5 de up? E considerando que o link do provedor é simétrico.

  11. #11

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    A ocupação no rádio creio que seria muito maior com 5.5/5.5. Como sabemos os rádios são Half-Duplex, se eu vender 20 clientes com 5.5 de upload, são mais de 100mega de up vendido, isso mata a capacidade de download do rádio. Há muito tempo atrás me ensinaram que em sistemas wireless half-duplex, deve sempre se trabalhar com uma relação 1/4 (25%) pra não saturar a capacidade de entregar download do rádio. Por exemplo, um plano de 5.5mega, com up de no máximo 1,3Mega ou no máximo 2.5Mega pra 10 mega. Eu ainda assim seria conservador e ficaria com no maximo 1.5 mega pra qualquer plano, seja 5 ou 10 mega. Atualmente trabalho com no maximo 1 mega.

  12. #12

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    A ocupação no rádio creio que seria muito maior com 5.5/5.5. Como sabemos os rádios são Half-Duplex, se eu vender 20 clientes com 5.5 de upload, são mais de 100mega de up vendido, isso mata a capacidade de download do rádio. Há muito tempo atrás me ensinaram que em sistemas wireless half-duplex, deve sempre se trabalhar com uma relação 1/4 (25%) pra não saturar a capacidade de entregar download do rádio. Por exemplo, um plano de 5.5mega, com up de no máximo 1,3Mega ou no máximo 2.5Mega pra 10 mega. Eu ainda assim seria conservador e ficaria com no maximo 1.5 mega pra qualquer plano, seja 5 ou 10 mega. Atualmente trabalho com no maximo 1 mega.
    MAs há muito tempo atrás se trabalhava com rádio half mesmo, hoje com rádios mimo, nos trabalhamos com full. Lógico que 5.5 x20 de uP é impossível até em rede fast, mas devemos considerar o perfil de uso dos assinante antes de colocar mais user pendurados no AP.

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Acho q vc esta enganado. Mesmo sendo mimo, os radios ptmp que usamos so usam uma frequência e como que faz para serem full duplex, envio e recepção ao mesmo tempo?? Não são Full-duplex não amigo.

    Enviado via LG-H818 usando UnderLinux App

  14. #14

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Então devo esta muito enganado, pois toda minha concepção muda se mimo não fizer o papel de full. Ate pq o conceito é esse mesmo múltiplas entradas e múltiplas saídas ao mesmo tempo, seja 2x2/4x4/8x8/16x16....
    segue um artigo ao qual me baseio. Mas posso estar enganado.
    http://web.stanford.edu/~skatti/pubs/nsdi14-mimo.pdf

  15. #15

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Cara, MIMO 2x2 sao duas antenas usadas pra duplicar o data rate usando mesma largura de banda. Pra se ter um sistema full duplex precisamos de duas vias ou seja, duas frequências distintas, uma de recepção, outra de envio, como acontece nas redea de celulares ou soluçoes2 ubiquiti como airfiber por exemplo....Cadê o mestre Rubem pra nos explicar melhor!

    Enviado via LG-H818 usando UnderLinux App

  16. #16

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Como falei, posso estar muito errado. Mas o que seria os testes full de TX/RX que fazemos nós rádios?

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  17. #17

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Esses testes seriam um "FULL" ilusório, tecnicamente falando não está havendo uma transmissão FULL-DUPLEX mas sim uma divisão rapidissima no tempo entre transmissões e recepções do rádio. Tanto é que se vc fizer um teste em uma direção consegue um valor mais elevado, se botar full vai dar a capacidade agregada, menor tanto pra um lado como pra outro. Num sistema nativamente Full duplex de duas vias, a capacidade agregada é muito maior e igual tanto pra TX como pra RX.

  18. #18

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Não quero colocar mais lenha, pelo contrário, só quero entender com clareza o que acontece num plano simétrico de 5/5 por exemplo em comparação com um plano de 5/1.
    E no caso do provedor ter um link simétrico, que vantagem teria? Simétrico mas não necessariamente dedicado.

    ampliando a dúvida: num exemplo hipotético de rádio operando em modo B, 11mbps , me parecia que seria 5.5 /5.5, ou seja mesmo que houvesse "espaço" ele não conseguiria mais que 5.5mbps.. apesar do fabricante citar 11mbps. Na prática isso é bem menos. Vamos deixar por 2.5mbps. Haveria chance de atingir 2.5 /2.5mbps? Isso num ambiente hipotético.

  19. #19

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    O que acontece é que o rádio dedicará seu tempo de transmissão e recepção em 50% pra cada lado, afinal sua interface Wireless é Half-Duplex. Simples assim. Em PTP vc consegue um desempenho melhor em teste FULL (Down e UP), mas num cenário PTMP onde o rádio tem que cuidar de cada CPE, o tempo de TX e RX de cada uma, prejudica demais vender plano simétrico, se seus clientes usarem muito upload. Vc terá 50% a menos de disponibilidade de banda pra download se digamos todos usarem down e up completamente.

    Eu sempre questionei a venda de dedicados somente simétricos para vender só pra rádio caso vc só venda planos assimétrico...

    No seu exemplo de 802.11b 11mbps, é a mesma coisa, pro lado que vc fazer mais transmissão, pior ficará por outro lado. Na prática os 11mbps só dá em torno de 5.5mbps não porque é half-duplex, mas porque o próprio protocolo Wireless tem um overhead gigante na transmissão, os protocolos de controle do Wi-fi consomem em geral metade da banda. O mesmo ocorre com 54Mbps, 150mbps, 300mbps...mesmo q vc transmita só em uma direção, vc nunca atinge essas velocidades, geralmente em condição ideal só consegue a metade.

    Não sei se vc já viu nos rádios CAMBIUM que vc pode definir manualmente a prioridade de down e UP, ex: 75% pra download e 25% upload ou 50/50... Isso é pra regular o tempo que o rádio dedicará pra TX e RX.

  20. #20

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Ai vai, eu atendo em uma torre até 12km. Tenho 33 clientes nessa célula e vou ativar mais 3 totalizando 36clientes com ccq geral de 94,4%, plano de 1-3mb. Chega dar pico de 21mb nessa erb. Faço manipulação de mcs. Caso colocasse mais um radio conseguiria atender clientes com 10mb até 5km mas não é meu interesse. Creio que tudo e questão de conhecimento.