+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Na torre queria colocar 4 Antenas UBIQUITI AIRMAX BASESTATION AM-5G17 17DBI 90º 5GHZ

    Assim pegaria 360 Graus!

    Com 4 Radios: UBIQUITI AIRMAX ROCKETM5 MIMO

    Você acha que da certo?

  2. #42

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    E cada um que aparece que chega dar um desanimo, como se montar um provedor e o mesmo que abrir uma barraquinha de suco na esquina. Tem tanto aventureiro no mercado usando tudo que é tipo de hardware e antena porcaria enchendo o espectro de lixo que quando cliente novo te procura mesmo indicado por outro cliente que já tem seu serviço e faz a fatidica pergunta "e via radio?" quando vc responde que sim já torcem o bico.

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Meu Deus do céu gnt não me leve a mal mais reflita
    quem quer ser medico, dentista, engenheiro, advogado, policia, juiz, delegado, promotor, ou se você quer montar uma empresa de qualquer ramo o que eles fazer ???? vai em um forum perguntando como se faz, ou estuda ????
    aposto que todos vão falar estuda e não é pouco, Então porque raios quando assunto é montar provedor a maior parte correm pra um fórum fazendo cada tipo de pergunta
    por isto que quando o assunto é internet no brasil você cada coisa

  3. #43

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Sofro com isso também, por causa dos aventureiros o nome via rádio está muito queimado eu já tentei distorcer mas não vai via rádio já era (pelo ao menos o nome), mas então Ismael eu aconselho vc a ir pra cima, se vc perde, falir ou morre pelo menos morreu tentando rsrsrs mas cara para com esse negócio de fórum, minha faculdade foi os fóruns e eu tinha um monte de nego veio no Skype para ficar fazendo config besta na rede, até que um dia eu coloquei meu modem em bridge e então precisava criar um discador na rb e o cara falo pra mim;
    -500,00 reais, eu falei nossa cara vc subiu a rb por menos aí ele falo 500,00 é o preço do curso básico pra vc criar vergonha na cara e para de ficar pedindo auxílio por coisa básica, e após esse esculacho ele me bloqueou kkkkkk

    Isso foi a um ano atrás e agora eu viro e desviro o winbox, mas enfim se precisar de algo pode contar aí só não vem querer criar discador kkkkkkkkkk

  4. #44
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Citação Postado originalmente por DjeiBoy Ver Post
    Sofro com isso também, por causa dos aventureiros o nome via rádio está muito queimado eu já tentei distorcer mas não vai via rádio já era (pelo ao menos o nome), mas então Ismael eu aconselho vc a ir pra cima, se vc perde, falir ou morre pelo menos morreu tentando rsrsrs mas cara para com esse negócio de fórum, minha faculdade foi os fóruns e eu tinha um monte de nego veio no Skype para ficar fazendo config besta na rede, até que um dia eu coloquei meu modem em bridge e então precisava criar um discador na rb e o cara falo pra mim;
    -500,00 reais, eu falei nossa cara vc subiu a rb por menos aí ele falo 500,00 é o preço do curso básico pra vc criar vergonha na cara e para de ficar pedindo auxílio por coisa básica, e após esse esculacho ele me bloqueou kkkkkk

    Isso foi a um ano atrás e agora eu viro e desviro o winbox, mas enfim se precisar de algo pode contar aí só não vem querer criar discador kkkkkkkkkk
    kkkkkkkkk
    olha não sei se foi eu que fiz isto kkkkkk
    se contigo não fui eu, mais é o que eu mais faço nego add no skype com perguntas la vai eu passar valor de curso kkkkk

    Gnt Forúm é pra trocar conhecimento adquirir conhecimento através de duvidas dos outros, mais duvidas com fundamentos, vc vim para um forum pra saber como que monta provedor ou configurar algo é froid, vc vai acabar aprendendo receita de bolo
    veja o exemplo de 3 topicos


    pessoal quero montar um provedor que antena eu uso ???



    pessoal quero montar um provedor, quais cursos você me indica ??
    ja melhorou né ???



    pessoal apos estudar o mercado e como funciona um provedor estou montando um então pesquisei sobre alguns produtos no site da ubnt e mikrotik
    e estou na duvida qual cenario usar
    4 rocket5 como AP
    4 base station 17dbi 90º
    nos clientes pensando em usar airgrid ou nanostation
    para autenticar os cliente nos estudos vi que pppoe é bem interessante então para concentrador estou pensando em usar uma RB1100 ahx2 para até 400 clientes

    tb vi que posso usar
    4 paineis da OIW
    4 rb 912 como AP
    e nos clientes stx

    pretendo trabalhar com planos até 5 mb
    inicialmente nos primeiro 3 meses pretendo atender 50 clientes então pensei em contrar um link de 50mb inicial
    lembrando que a minha torre vai ficar no centro da cidade vou atender no máximo 3km de distancia da torre a cidade é plaina e não obstrução

    os amigos teria alguma sugestão



    simples assim se você estudar o assunto não vai fazer pergunta cretina

  5. #45

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Sei que minha opinião é bem tendenciosa, mas eu presto consultoria a bastante tempo para provedores/rede, acho que o pessoal se esquece que existe um mundo além de antenas de rádio e "mikrotiks", existem custos para conseguir empreender precisa de $$$, eu acho que fica muito raso achar que um provedor é um Mikrotik + 4 antenas... Meus clientes racham a cara de rir da piazada que vai pedir link para abrir "um provedor" dali 2 mês estão cancelando...

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

  6. #46

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Sei que minha opinião é bem tendenciosa, mas eu presto consultoria a bastante tempo para provedores/rede, acho que o pessoal se esquece que existe um mundo além de antenas de rádio e "mikrotiks", existem custos para conseguir empreender precisa de $$$, eu acho que fica muito raso achar que um provedor é um Mikrotik + 4 antenas... Meus clientes racham a cara de rir da piazada que vai pedir link para abrir "um provedor" dali 2 mês estão cancelando...

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App
    E o que precisa então?

  7. #47
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Citação Postado originalmente por IsmaelDiaz Ver Post
    E o que precisa então?
    Veio
    Vou te dar uma dica pra você não quebrar a cara
    primeiro estuda como funciona um provedor,
    pra ter um provedor vc precisa de link
    sabendo pra que serve tu vai escolher se quer dedicado ou compartilhado
    vc precisa de antenas
    sabendo pra que serve e olhando as especificações técnica vai saber qual escolher pro seu cenário
    vai precisar de Access Point (AP)
    sabendo pra que server e olhando as especificações técnica vai saber qual escolher pro seu cenário
    vai saber se precisa ou não de pigtail etc
    vai precisar de uma forma de controlar estes clientes
    sabendo o que vc vai usar e quantos clientes vc quer e especificações técnica vai saber qual escolher pro seu cenário

    assim por diante cada duvida sua vc estuda ela a não sei qual tipo de criptografia usar então vai la e estuda criptografia ai vc vai escolher qual melhor pra vc mais vai ser vc que sabe o que cada uma faz não vai usar pq fulano ou ciclano falou que é melhor vai ser aquela que apos vc ter estudado e testado achou melhor

    ou seja não tem jeito surgiu duvida não adianta perguntar em um fórum e sim estude, pois assim você terá conhecimento é aquela velha historia em ganhar o peixe ou aprender a pesca-lo
    é só um conselho de um cara que esta no under-linux desde 2002 e que já fez muita pergunta tosca é que um dia o senhor marcus falou estude sobre o assunto

  8. #48
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Eu sei que muitos pensa que cara mala, chato, arrogante, se querer que cada um tenha conhecimento e se profissionalize é ser taxado de mala, chato, arrogante não tem problema

    pois se pra montar o provedor vc já tem todas estas duvidas as quais não foram sanada através de conhecimento mais sim resposta de fórum imagine quando der um problema tipico de loop na rede, virus, problema com autenticação o que vai acontecer tu vai vim pro fórum muitos vão falar faça isto faça aquilo e nada da certo pois cada cenário é diferente não é receita de bolo o tempo vai passar seu provedor vai ser taxado de amador, ruim
    tu vai se queimar no mercado e vai falir

  9. #49

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    O que acho é o seguinte. Sem conhecer o assunto, você também não aproveita as dicas.

    Tutoriais como fazer, tem vários na internet mas sem entender o que está fazendo, primeiro BO que der (e tenha certeza que vai dar) você fecha a empresa ou paga um consultor para corrigir. No final, é melhor você contratar alguém para tocar a parte técnica para você ou estudar. Estudar sai mais barato mas leva tempo.

  10. #50

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    O cara quer começar daqui há um ano e tem gente indicando Rocket M5, um rádio que na minha opinião é defasado já! Um rádio que era considerado bom lá em 2011, 2012... Hoje em dia o cara investe em Rocket M5, quatro deles pra uma torre, aí cresce e logo logo terá que trocar. Invista logo em algo mais novo, com maior desempenho. Acima de 30 clientes num Rocket M5 já começa a ficar meio ruim, o throughput agregado fica baixo, muitos tem problema em passar mais que 15 mega quando mais de 30 clientes estão trafegando nesse rádio que no início prometia 100 clientes AIRMAX, mas que na prática só se cada um fosse de 512K, o que era um valor razoável lá em 2010/11 quando o Rocket foi lançado, hoje em dia poucos querem pagar por menos de 3 mega e 30 clientes de 3 mega num Rocket M5 já é pedir demais, na minha opinião.

  11. #51

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    @ab5x2,

    acho até pior que isso. Sem base nenhuma, não dá nem pra ajudar.

  12. #52

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    É complicado mesmo isso aí. Já vi gente com RB750 + bullet com Omni querendo abrir provedor buscando manuais na internet. Teve um colega que postou nesse tópico que pegou nojo do nome Mikrotik, e quer saber? Com muita razão! Nada contra os produtos da marca, que oferecem um excelente custo benefício na minha opinião (a maior parte), mas é como eu disse, o sujeito pega RB750 + radio e pronto, acha que é provedor de internet, sai fazendo cagada em espectro e precisa fazer manobras pra enganar cliente. Quando fiz o treinamento com o Rogerio Barion o que pude perceber é que a maior parte do pessoal não estava ali pra obter um entendimento do RouterOS e suas funcionalidades, mas basicamente pra vê-lo configurar determinadas coisas, o tópico do Load Balance PCC foi o mais demorado, o que mais recebeu questionamentos, mas o de Spanning Tree por exemplo não teve uma única pergunta, o sujeito só quer um meio de obter mais link e vender de qualquer jeito sem saber o básico de redes.

    Há dois anos atrás quando entrei no provedor de internet o qual trabalho, eu sequer tinha subido num telhado na minha vida, nunca tinha pegado uma furadeira e furado uma parede, tinha visto Mikrotik umas 3 ou 4 vezes na vida e olhe lá, mas uma coisa a qual eu não me permiti fazer é me ater a soluções mastigadas. Entender o porque as configurações são como são, o que é um NAT, uma rota, uma bridge ajuda a evitar muita dor de cabeça em casa de cliente, e esse conhecimento só veio com muito estudo, e olha que eu ainda sou um zé ruela nesse meio. A revolta é mais do que compreensível.

  13. #53

    Padrão

    Desculpem a sinceridade, mas Provedor vai muito, mas muiiito além de meras questões técnicas do tipo de qual rádio ou antenas usar, se vou usar fibra, rádio ou sinal de fumaça, provedor e uma EMPRESA e como tal tem suas obrigacoes, e vou mais além, se faltar agua, luz ou telefone, dificilmente ligamos para as concessionarias, mas se faltar INTERNET, a cobrança e na hora, no mesmo instante, ligamos e botamos a boca no mundo,os Provedores estao no topo da cadeia de informacoes, se falharmos, todos que dependem de nos falham também, por isso temos que ter pelo menos uma noção básica de quais setores compõem uma empresa.

    De uma maneira geral as empresas são divididas em setores, a seguir os seis mais comuns

    • Setor Técnico: responsável pela transformação dos insumos em produtos, os quais serão ofertados ao mercado consumidor.

    • Setor Financeiro ou Contábil: tem como principal objetivo a obtenção de capital para que a empresa se mantenha, analisa lucros e riscos, controla todo o patrimônio da empresa, emite relatórios tanto à direção como aos órgãos do governo e instituições, faz orçamentos e levantamento de custos de tudo o que a empresa usufrui ou precisa como, por exemplo, aluguel, salários, matéria-prima, compras em geral, etc.

    • Setor Comercial ou de Marketing: visa oferecer produtos aos clientes buscando satisfazer suas necessidades, traça estratégias de divulgação tanto da empresa como de seus produtos e/ou serviços, prospecta novos clientes e busca fidelizar os já conquistados.

    • Setor de Gestão de Pessoas: responsável pelo recrutamento, seleção, contratação e treinamento dos colaboradores. Visa também a melhoria das relações internas e o crescimento do funcionário.

    • Setor Administrativo: cuida de várias ferramentas de controle da empresa, sendo responsáveis pelo estoque, compras, bem como pelo planejamento estratégico.

    • Setor Executivo:
    Composto por diretores, gerentes e supervisores que têm como missão transmitir aos colaboradores os planos dos superiores, coordenando as ações e orientando os colaboradores.

    Antes de "montar" um provedor pense nisso, tente vislumbrar como se encaixa nesse molde acima, por menor que seja, antes de comprar determinado radio ou antena, tente ver como faz para tirar uma licença SCM e toda parte LEGAL do negocio e procure um bom contador porque vai precisar de um CNPJ, procure um bom engenheiro Civil e outro elétrico, ha já prepare um bom advogado, porque certamente vai precisar, afinal de contas todo mundo tem ganhar o seu e por ai vai, isso nao e brincadeira, se nao quiser fazer tudo legal, tranquilo, compra uma cartela de Lexotan para poder dormir a noite e nao ficar pensando quando a fiscalização vai bater na sua porta, mas seja feliz e persiga seus sonhos .

  14. #54

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Olha, eu tenho uma opinião intermediaria com relação a tudo isso, mas difícil na realidade de nosso país vc começar uma empresa com todos minimos detalhes citados aí acima, com todo pessoal em cada setor definido. Conheço vários que começaram só e hj tão com sua empresa com sucesso. Raros são os que tem condição de começar tudo na perfeição, desde a gestão até a parte técnica. Todo provedor pequeno que conheço começou muito longe do relatado acima, mas hj tem seus escritorios e funcionarios, etc....agora uma coisa bato na tecla, estude ao menos a parte tecnica pra nao queimar seu filme e de outros, comece direito ao menos na técnica da coisa e não queime mais ainda a tecnologia usada pelos provedores wireless.

    Enviado via LG-H818 usando UnderLinux App

  15. #55

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Desculpem a sinceridade, mas Provedor vai muito, mas muiiito além de meras questões técnicas do tipo de qual rádio ou antenas usar, se vou usar fibra, rádio ou sinal de fumaça, provedor e uma EMPRESA e como tal tem suas obrigacoes, e vou mais além, se faltar agua, luz ou telefone, dificilmente ligamos para as concessionarias, mas se faltar INTERNET, a cobrança e na hora, no mesmo instante, ligamos e botamos a boca no mundo,os Provedores estao no topo da cadeia de informacoes, se falharmos, todos que dependem de nos falham também, por isso temos que ter pelo menos uma noção básica de quais setores compõem uma empresa.

    De uma maneira geral as empresas são divididas em setores, a seguir os seis mais comuns

    • Setor Técnico: responsável pela transformação dos insumos em produtos, os quais serão ofertados ao mercado consumidor.

    • Setor Financeiro ou Contábil: tem como principal objetivo a obtenção de capital para que a empresa se mantenha, analisa lucros e riscos, controla todo o patrimônio da empresa, emite relatórios tanto à direção como aos órgãos do governo e instituições, faz orçamentos e levantamento de custos de tudo o que a empresa usufrui ou precisa como, por exemplo, aluguel, salários, matéria-prima, compras em geral, etc.

    • Setor Comercial ou de Marketing: visa oferecer produtos aos clientes buscando satisfazer suas necessidades, traça estratégias de divulgação tanto da empresa como de seus produtos e/ou serviços, prospecta novos clientes e busca fidelizar os já conquistados.

    • Setor de Gestão de Pessoas: responsável pelo recrutamento, seleção, contratação e treinamento dos colaboradores. Visa também a melhoria das relações internas e o crescimento do funcionário.

    • Setor Administrativo: cuida de várias ferramentas de controle da empresa, sendo responsáveis pelo estoque, compras, bem como pelo planejamento estratégico.

    • Setor Executivo:
    Composto por diretores, gerentes e supervisores que têm como missão transmitir aos colaboradores os planos dos superiores, coordenando as ações e orientando os colaboradores.

    Antes de "montar" um provedor pense nisso, tente vislumbrar como se encaixa nesse molde acima, por menor que seja, antes de comprar determinado radio ou antena, tente ver como faz para tirar uma licença SCM e toda parte LEGAL do negocio e procure um bom contador porque vai precisar de um CNPJ, procure um bom engenheiro Civil e outro elétrico, ha já prepare um bom advogado, porque certamente vai precisar, afinal de contas todo mundo tem ganhar o seu e por ai vai, isso nao e brincadeira, se nao quiser fazer tudo legal, tranquilo, compra uma cartela de Lexotan para poder dormir a noite e nao ficar pensando quando a fiscalização vai bater na sua porta, mas seja feliz e persiga seus sonhos .
    Poxa amigo, vlw mesmo pelas dicas. Vai ajudar bastante nessa minha meta.

    Quero fazer tudo legalizado e certo e to procurando buscar mais conhecimentos antes de iniciar a empresa

  16. #56

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    pessoal aproveitando a ideia de montar um pop novo.
    eu posso enviar internet via cabo coaxial do modem ate as antenas setoriais, substituindo o bom e velho cabo azul.
    e que tipo de equipamento eu devo usar.
    pois o cabo coaxial dura bem mais q os cabos normais.

    abraco
    aguardo os comentarios

  17. #57

    Padrão

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Olha, eu tenho uma opinião intermediaria com relação a tudo isso, mas difícil na realidade de nosso país vc começar uma empresa com todos minimos detalhes citados aí acima, com todo pessoal em cada setor definido. Conheço vários que começaram só e hj tão com sua empresa com sucesso. Raros são os que tem condição de começar tudo na perfeição, desde a gestão até a parte técnica. Todo provedor pequeno que conheço começou muito longe do relatado acima, mas hj tem seus escritorios e funcionarios, etc....agora uma coisa bato na tecla, estude ao menos a parte tecnica pra nao queimar seu filme e de outros, comece direito ao menos na técnica da coisa e não queime mais ainda a tecnologia usada pelos provedores wireless.

    Enviado via LG-H818 usando UnderLinux App
    Obrigado amigo, dicas valiosas a sua.

  18. #58

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    O que acharam do meu projeto?

    -----------------------------------------------
    Equipamentos para o NOBREAK:
    -----------------------------------------------
    "Fonte Nobreak 24v/7a - Full Power 200w Volt 24v 7a" Para Alimentação dos Radios.


    2 - "Baterias Estacionária Freedom DF700 (50Ah / 45Ah)" Ligadas em Serie Fazendo 24 Volts.


    "No-break Convencional" para o servidor de autenticação PPPOE e Access Point.
    -----------------------------------------------
    Parte elétrica:
    -----------------------------------------------
    "Disjuntor Geral caso seja preciso desligar o sistema".
    -----------------------------------------------
    Segurança dos equipamentos:
    -----------------------------------------------
    "Dispositivo de proteção contra surtos (DPS)"


    Evitando assim que os equipamentos não sofra danos causados por raios
    -----------------------------------------------
    Equipamentos:
    -----------------------------------------------
    "Pacth Panel - MaxLink"


    "MIKROTIK ROUTERBOARD RB 2011UAS-RM L5" servindo como Access Point.


    "MIKROTIK RB450G" para Autenticações dos clientes via PPPOE.
    -----------------------------------------------
    Antenas:
    -----------------------------------------------
    4 - Antenas "UBIQUITI AIRMAX BASESTATION AM-5G17 17DBI 90º 5GHZ" cobrindo assim 360º.
    4 - Radios "Ubiquiti Airmax Rocket M5 Mimo"
    -----------------------------------------------

  19. #59

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    As babás dos bebês, gente tem que desmamar os bezerro se não o nível do fórum vai cair, já foi falado em outro tópico,

    A newsletter no email nem anima mais, cadê o povo falando de ospf, bgp, mpls, rotas internacionais, config de olt ou dslam, agregação de link, interconexão entre provedores e tal

    Minha opinião só.

  20. #60

    Padrão

    Eu entendo que não é que "este forum" seja assim. O que faz o forum são os participantes. E se formos analisar mais a fundo, este "fenômeno" que acontece não é privilégio nem culpa do Underlinux. Todos os outros foruns passam pelo mesmo problema.
    Eu participo de um forum sobre fotografia e encontro a mesma situação.. O que me parece que está mudando é a forma das pessoas se comunicarem. Com a internet veio junto o imediatismo na vida do ser humano. Todo mundo quer respostas e soluções imediatas. Faz parte do dia a dia.
    Cabe a nós participantes saber filtrar o que dá para responder e o que é melhor ficar calado..
    Antigamente até uma simples configuração de ap no modo B era novidade para a maioria. Muitos de nós viemos aqui e aprendemos sobre muita coisa deste universo que é o wireless, rede, provedor, etc etc. Não havia e continua não tendo outro local para nos informarmos. Outros foruns surgiram com o mesmo intuito, mas o que se firmou mesmo foi o Underlinux.

    Muitos dos participantes cresceram e contribuiram com o Underlinux por um tempo. Depois pelos afazeres do dia a dia, pelo crescimento profissional ficou para alguns difícil continuar participando de forma constante. Afinal, com o crescimento as responsabilidades aumentaram e talvez os impeça de participar. Ou até mesmo os assuntos mais corriqueiros sejam tão banais que não incentivam a participar. Gente que está noutro patamar com BGP, OSPF e outros recursos mais profissionais..

    Antigamente se chegava num forum e acompanhava o desenrolar, procurando respirar o "ar" da comunidade. E só depois que se aventurava a dar algum comentário, normalmente pedindo alguma orientação mais específica. Mas hoje não é mais assim. Tudo e todos são muito do momento. Soluções são pedidas para ontem. Não critico a nova geração. Faz parte do ambiente que vivemos. Ou nós aprendemos a conviver ou então ficamos na retranca.

    Uma coisa que gosto de olhar é no final do tópico onde mostra o número de visitantes no tópico. Muitas vezes um tópico parece não ter muitos comentando, mas lá embaixo dá para ver que dezenas passaram por ali e não se manifestaram... faz parte...