Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas sobre provedor

    Olá sou novo aqui, bom estou iniciando um pequeno provedor via rádio, criando planos bem baratos e básicos tipo, 1MG até 5MG no máximo, pois aqui onde moro a internet é muito cara, os caras "donos" dos megas provedores estão cobrando 200 reais por instalação achei isso não muito legal, bom estou usando Mikrotik o sistema Mikrotik, deste controle de banda etc equipamento "meia boca" pois equipamentos suporta no máximo 15 clientes, não vou colocar mais que isso pois sei que fica lento, quando eu antigir essa meta já coloco mais clientes em outro AP Mikrotik, bom minha dúvida é estou iniciando em 2.4ghz por ser barato e viável aos clientes, andei pesquisando antenas cliente e encontrei uma com o valor razoável, a marca da antena é AMPLIMATIC vou deixar o link dessa antena queria saber se não vai ter problema pois vou usar o sistema de gerenciamento Mikrotik. Então galera me falem se essa antena da pra o que estou impondo, vou atender em um areio de 1.8km no máximo. Olhem o link da antena

    https://produto.mercadolivre.com.br/...ete-gratis-_JM

    Enviado via MotoE2(4G-LTE) usando UnderLinux App

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas sobre provedor

    Amigo, não achei muito legal sua ideia não... Por começar com equipamentos baratos, vc está certo, mas 2.4ghz acho que já está por fora, sem contar que esta antena tem saída usb..

    Minha dica: Começa com uma rb 750r2 p fazer seu servidor e como AP usa uma rb 912 + Painel setorial, e nos clientes wom 5000 siso ou mimo, dependendo da distância...

    Com esse conjunto vc vai poder colocar uns 25 clientes rodando liso..

  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas sobre provedor

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Mais um querendo se aventurar...
    Pois é. Pelo visto, ele sabe nem a diferença entre 5GHz e 2.4GHz e já quer mexer com provedor. Esse pessoal está achando que estão abrindo um carrinho de pipoca na rua, PQP. Não devem se quer saber que esse mercado é regulado e é preciso ter autorização da Anatel para operar (o ideal seria um livre mercado, mas não é a realidade, por enquanto, então sigamos as regras vigentes). Nesses casos de ignorância, fico feliz quando a fiscalização chega, lacra tudo, processa o cara e ele é condenado.

    Em outro tópico, o cara falava que a cidade dele tinha muitas árvores, então iria colocar 512Kbps a mais do que o contratado nos planos para compensar a "interferência das árvores". Além da falta de conhecimento, ainda tem preguiça de tentar desviar das árvores. Eu ri muito com isso, hahahahaha.

    5Mbps em 2.4GHz, boa piada. Se conseguir 1Mbps é muito, e ainda vai ser instável, mesmo que ofertasse apenas 128Kbps.

    E R$200 de instalação é caro? Um CPE 5GHz (que os provedores de sua região devem estar usando, já ninguém mais gasta com 2.4GHz) custa sozinho mais que isso, caramba. Mesmo se usasse esse lixo de antena 2.4GHz com USB aí por R$100, a instalação não tem somente isso: ferragens e cabos não são de graça. Além disso, com essa bagaça USB, somente 1 computador poderá usar a conexão, em um tempo em que a maioria da população usa mais o smartphone. Como vai colocar um roteador assim? Pois é, inclui o custo de um roteador na instalação do cliente.

    O autor que me desculpe pela arrogância na resposta, mas é preciso saber que provedor não é brincadeira de criança e as coisas não são tão simples assim. Sem falar que há milhares de tópicos falando da mesma coisa por aqui.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvidas sobre provedor

    Só mais uma coisa, eu trabalho em um provedor, há anos e entendo bem de qualquer equipamento, digo isso por que é eu que instalo, os equipamentos na torre, é eu que instalo fibra igual um doido nos clientes, trabalho igual um condenado, e ganho nem um terço do que mereço, sei que montar um provedor, vou ter que trabalhar em dobro, mais é pra mim, eu conheço bem o pessoal aqui sei muito bem o que eles usam, e as necessidades deles, não vou montar um provedor agora para clientes que só quer baixar vídeos, filmes, "pesados" etc os usuários que tenho em vista são usuários casuais simples, que usa no máximo Facebook e whatsapp, não são garotões que vão para o xvideos, aqui o provedor trabalha nas duas frequências e por fibra também e ambas estão estável, pois aqui não é tão poluído a 2.4 ainda é viável aqui, então antes de julgar entenda que todo lugar não é igual a todo lugar ok.

    Enviado via MotoE2(4G-LTE) usando UnderLinux App

  5. #5

    Padrão Re: Dúvidas sobre provedor

    Luistec, o problema é que você precisará manter o computador ligado para que as demais pessoas usem pela wifi. Colocar a internet direto no computador do cliente só dá problema. Se ele configurar algo errado, futucar onde não deve, formatar o pc, etc, ele vai te chamar pra ir resolver e isso gera custo. No final das contas, o barato vai sair caro. Hoje em dia pra entregar 5Mb com rádio mimo 5.8 já é meio complicado, imagina com essa antena aí e 2.4 ainda por cima.

  6. #6

    Padrão Re: Dúvidas sobre provedor

    Vou procurar um bom fornecedor, das CPE 5ghz vou fornecer nas duas frequências, pensei bem é melhor, depois vou para fibra tenho bons contatos, consigo a bons preço, pelo menos tem algo bom em trabalhar para um provedor, não é a experiência rsrsrs é os contatos dos fornecedores.

    Enviado via MotoE2(4G-LTE) usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Dúvidas sobre provedor

    Bom, como já conhece os equipamentos e como funciona, o principal é pensar na estratégia da empresa. Ela direciona investimentos e equipamentos e não o contrário.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvidas sobre provedor

    1. Acha que um desktop ou notebook ligado 100% do tempo, funcionando como ponto de acesso, vai ser a mesma coisa que um roteador, pfff... Além dos problemas que o @lleonardo mencionou, deixe um computador ligado desse jeito e verá como a conta de energia vai sair mais cara que o plano que o cara contratou. Isso é gambiarra, ninguém sério considera fazer uma porcaria dessas.

    2. Vai sonhando com seus 5Mbps (ou qualquer coisa acima de 1Mbps) em 2.4GHz, ainda mais usando esses lixos de grade com USB. Se ao menos falasse em CPE tipo box, como WOG212, NanoStation M2 ou SXT Lite2, com suporte a 802.11n, até conseguiria alguma coisa ainda inferior a 5GHz, mas razoável (com uma diferença de preço irrisória para CPEs 5GHz), mas quer ir na onda de preço baixo e daqui a pouco fala até em usar lata de óleo como antena. Quem foca em preço sempre peca em qualidade. Se o cliente não quer comprar um CPE ideal (nem é tão caro; se não puder pagar isso, se quer vai aguentar pagar a mensalidade), você vai vender um serviço porco por preço menor? Vai ser queimar todo no mercado por besteira.

    3. Montar provedor não é só questão de técnica e comércio. Já está providenciando seu CNPJ, CREA, RT e licença SCM? Ou nem sabia que precisava disso? Sabe que tem que ter projeto, autorização e pagar aluguel para usar os postes, se no futuro partir para fibra, como disse que pretende, certo? Só estou querendo dizer que ser funcionário de provedor não te faz um conhecedor de tudo que precisa para manter um, a não ser que você trabalhe bem próximo ao dono e dessas questões mais administrativas.

    Esse seu tópico realmente deu uma impressão de que se tratava de mais um desses aventureiros sem noção, mas se sabe o que está fazendo, ok, vai fundo. No mais, desculpe-me pela grosseria, não é nada pessoal, é que já peguei raiva desse jeito como muitos estão tratando provedores, como se fosse uma brincadeira (não estou dizendo agora que é seu caso, até porque disse que sabe o que está fazendo).

    Ah, a não ser que esse seu projeto de provedor seja para uma cidade muito pequena (10 mil habitantes, no máximo) ou com até uns 3 provedores, 5GHz já está um caos terrível.

  9. #9

    Padrão Re: Dúvidas sobre provedor

    Citação Postado originalmente por Luistec Ver Post
    Meu amigo não sou burro como você não, mencionei que trabalho em um provedor será que tá "claro" meu amigo não léu direito, vejo que você só entende de ignorância esse é o assunto que você entende, tenho contato no CREA tenho amigos técnico tenho firma aberta, deixa de ser ignorante que para ter licença é fácil é só ter o dinheiro para pagar e isso eu tenho, sua opinião dispenso.

    Enviado via MotoE2(4G-LTE) usando UnderLinux App
    Eu não te ofendi em nenhuma de minhas mensagens, apesar de ter sido duro no que falei, então em retribuição: vá se ferrar, palhaço. Trabalha em provedor? Grande coisa! Era para eu te chamar de mestre agora? hahahahahaha.

    Se não quer receber críticas e sugestões sobre sua ideia apresentada abertamente, veio fazer o que aqui? Parece que já sabemos quem é o ignorante nesse tópico, que se quer saber usar um fórum, talvez nem a Internet.

    Quais são suas contribuições aqui no fórum? Qual é sua reputação? Dobre a língua e tenha respeito por todos, mal educado. Você veio com sua dúvida e quer dar uma de sabichão encima de quem tenta te ajudar? Hilário. Pois sou eu é quem me recuso agora a te fornecer qualquer informação. Por minha parte, você vai ficar chupando o dedo em todos seus tópicos.

    Esse foi meu último post nesse tópico em que a questão toda já foi esclarecida.

  10. #10

    Padrão Re: Dúvidas sobre provedor

    Citação Postado originalmente por Luistec Ver Post
    Só mais uma coisa, eu trabalho em um provedor, há anos e entendo bem de qualquer equipamento, digo isso por que é eu que instalo, os equipamentos na torre, é eu que instalo fibra igual um doido nos clientes, trabalho igual um condenado, e ganho nem um terço do que mereço, sei que montar um provedor, vou ter que trabalhar em dobro, mais é pra mim, eu conheço bem o pessoal aqui sei muito bem o que eles usam, e as necessidades deles, não vou montar um provedor agora para clientes que só quer baixar vídeos, filmes, "pesados" etc os usuários que tenho em vista são usuários casuais simples, que usa no máximo Facebook e whatsapp, não são garotões que vão para o xvideos, aqui o provedor trabalha nas duas frequências e por fibra também e ambas estão estável, pois aqui não é tão poluído a 2.4 ainda é viável aqui, então antes de julgar entenda que todo lugar não é igual a todo lugar ok.

    Enviado via MotoE2(4G-LTE) usando UnderLinux App
    Me assustei com você:
    - Dizer que não ganha nem 1/3 do que merece.
    Procure emprego em outro provedor pra testar seu valor no mercado e saber se seu conhecimento é realmente bom.
    Adquira mais experiência em outro provedor.

    - Entender bem de qualquer equipamento.
    Suas dúvidas dizem o contrário. talvez apontar e passar cabos e fixar não seja tudo que se precisa saber. Preencher formulário com parâmetros pré orientados sem saber o motivo não quer dizer saber do equipamento.
    Eu me considero bom pra caramba de MT e sei que não sou bom nas configurações do rádio dele, e sei só o básico do BGP e OSPF.

    Mas como os colegas disseram não quero te ofender quero poupar você do risco.

    - Dinheiro eu tenho.
    Ganhando nem 1/3 do que merece deveria valorizar o que conseguiu acomular ou você tá pra torrar o dinheiro de alguém que acreditou no seu discurso de conhecedor.

    Cuido estude melhor antes de partir pra prática, mercado tem pra todos não quero te desanimar pra evitar concorrente.

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  11. #11

    Padrão Re: Dúvidas sobre provedor

    Obg, assim que gosto, respota sem estresse obg amigo

  12. #12

    Padrão Re: Dúvidas sobre provedor

    Você veio pedir se um equipamento é bom, depois disse para o @TsouzaR que entende bem de qualquer equipamento... Fiquei confuso, como podemos te ajudar?


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  13. #13

    Padrão Re: Dúvidas sobre provedor

    Falei que não conheço a marca "amplimatic" nunca vi uma nem imaginava que existia essa marca, perguntei isso, fora a isso não queria respostas fora mais responderam tudo menos a minha pergunta, interessante

  14. #14

    Padrão Re: Dúvidas sobre provedor

    Entendi, na verdade, nunca ouvi falar dessa marca aí pra ser sincero... Acredito que considerando os valores de equipamentos, Mikrotik e Ubiquiti são o mínimo do mínimo... Na minha opinião, vale a pena apostar na entrega de serviço com alto padrão de qualidade, e não o preço baixo...


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  15. #15

    Padrão Re: Dúvidas sobre provedor

    É Bruno, isso é mais que verdade, tudo é de risco, não importa o ramo, o que tem que ser feito é tentar, não importa se vai da certo, o segredo não é ouvir opiniões que ao invés de apoiar faz o contrário, valeu bruno.

  16. #16

    Padrão Re: Dúvidas sobre provedor

    Citação Postado originalmente por Luistec Ver Post
    É Bruno, isso é mais que verdade, tudo é de risco, não importa o ramo, o que tem que ser feito é tentar, não importa se vai da certo, o segredo não é ouvir opiniões que ao invés de apoiar faz o contrário, valeu bruno.
    @Luistec uma pergunta pessoal: você é evangélico?

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  17. #17

    Padrão

    então vamos direto ao ponto: Nem abri o link do anúncio. Amplimatic é uma marca de antenas. Antenas voltadas para TV. Se está fazendo antenas para provedor ainda não tem nome no mercado para isso. Como você mesmo disse, nunca ouviu falar. E para provedor confesso que é a primeira vez que vejo. Pode até funcionar. Até a Aquário ( e não aquarius, como normalmente citam ) é mais conhecida. Porque trocar o certo pelo duvidoso. Vá pelo que a maioria já usa.

    Quanto ao resto, pelo que já escreveu acho que não há porque sugerir. Já está por dentro do setor...

    Se quer saber mais sobre Amplimatic, dê uma pesquisada no Google para ver o que espera o futuro dela...

  18. #18

    Padrão Re: Dúvidas sobre provedor

    Acho que essas marcas sem renome na área podem ser testadas em pontos de menor importância, mas como esse será o primeiro e único pop no momento, melhor ir no tiro certo.

  19. #19

    Padrão Re: Dúvidas sobre provedor

    Mais reflexão:
    Aqui não temos sotaque,
    Não temos cor,
    Não temos altura,
    Não temos atitudes que demonstram opção sexual.
    Não conhecemos nada uns dos outros.

    Ou seja o pré-conceito não pode ser aplicado.

    Por que muitos julgaram o colega como equivocado ou incompetente (no sentido original) para executar o que se propõe?

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  20. #20

    Padrão Re: Dúvidas sobre provedor

    Meu Deus, é cada um que aparece. Amigo estude no fórum e aprenda o que vc precisa. Ficar mendigando algo mastigado aqui os mais antigos estão tarimbado disso. Suas perguntas existem de toneladas aqui e com certeza todos respondidas a contento. E lhe digo se vc começar a cobrar muito barato, ou vc é rico ou vai vender uma internet de M__R_a e com certeza seus concorrentes vão convidar a tia Ana para lhe fazer uma visita.