+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Script para alteração de IP .

    Boa tarde,
    Gostaria de uma luz dos feras em mikrotik pois preciso implantar um script (caso possível) que altere o IP de internet.
    Cenário: ISP com aproximadamente 600 clientes
    IP's válidos: Tenho um bloco /29
    Necessidade: Trocar esses IP's periodicamente e automaticamente (atualmente faço isso manual)
    Motivo: usuários que jogam online (playstation e xbox) não conseguem logar para jogar online após um certo tempo de uso do um IP, ao que parece após alguns dias com várias conexões do mesmo IP o acesso é bloqueado.
    Solução curto prazo: ficar trocando os IP's periodicamente e automaticamente.
    Solução a médio prazo: Tirar o AS (envolve alguns custos que só poderei arcar daqui uns 90 dias conforme combinado com uma operadora de trânsito local.
    Vamos lá:
    Via terminal cheguei até a parte onde posso editar o IP com o comado: " ip address edit 0 address " (onde zero é a posição do IP na tabela). Alguém tem alguma ideia? Não precisa ser necessariamente nessa linha de raciocínio desde que funcione.
    Desde já agradeço quem puder ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Script para alteração de IP .

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Como você está entregando IP ao cliente? Via PPPoE, DHCP ou IP FIXO direto no roteador do cliente?
    Via PPPOE

  3. #3

    Padrão Re: Script para alteração de IP .

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Evite mensagens duplicadas, ok?

    Se você está entregando com PPPoE, deve estar usando um pool de IPs, assim o PPPoE entrega o IP dinamicamente e aleatoriamente, exceto se você definiu o IP do cliente em "remote address".
    O IP que preciso que seja alterado periodicamente seria meu IP de internet (WAN).

  4. #4

    Padrão Re: Script para alteração de IP .

    Isso deve dar pra fazer pelo scheduler da uma pesquisada sobre

  5. #5

    Padrão Re: Script para alteração de IP .

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Evite mensagens duplicadas, ok?

    Se você está entregando com PPPoE, deve estar usando um pool de IPs, assim o PPPoE entrega o IP dinamicamente e aleatoriamente, exceto se você definiu o IP do cliente em "remote address".
    Acho que ele quis dizer trocar o ip de saída, acho que ele não entrega ip válido pros clientes.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  6. #6

    Padrão Re: Script para alteração de IP .

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Isso deve dar pra fazer pelo scheduler da uma pesquisada sobre
    +1

    Uma dica que dou é colocar o starttime dias diferentes e repetir a cada distância do ciclo.
    Uso isso pra fazer o backup dá minha RB.

    Backup1 início 1/1/1900 repetição 3 dias.
    Backup2 início 2/1/1900 repetição 3 dias
    Backup3 início 3/1/1900 repetição 3 dias.

    Antes de alguém criticar eu também mando backup pra servidor externo. Kkk

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  7. #7

    Padrão Re: Script para alteração de IP .

    Boa noite tenho o mesmo problema aqui, agora que vi seu post era o mesmo problema do meu, achou alguma solução, no meu caso nao posso ficar trocando meu ip nao, pois clientes acessam via celular as cameras

  8. #8

    Padrão Re: Script para alteração de IP .

    Não rola de entrar em contato com o suporte da Sony e Microsoft? Não sei o XBox mas a PSN ainda não suporta IPV6 e na Ásia, já não tem mais como pedir IPV4.

    Eles devem liberar CGNAT se você entrar em contato com eles. Imagine 1 bilhão de chineses reclamando ao mesmo tempo que a PSN não está funcionando.

  9. #9

    Padrão Re: Script para alteração de IP .

    Complicado entrar em contato por onde, será que ninguem esta tendo mais este problema

  10. #10

    Padrão Re: Script para alteração de IP .

    olá tenho 800 clie,a soluçao que encontrei foi :tenho duas range uma /29 e outra /27.verifiquei quais clie reclamavam d psn e redirecionei um ip fixo pra ele da minha range /27 ,foi a minha soluçao com o ip fixo se ele nao ter psn dai o cliente ta fazendo coisa errado e será um problema dele se bloquear deixo bem claro,hoje somente 11 clientes usam o ip fixo para jogar,existe outras alternativas mas a minha foi esta-uso hotspot.bom seria ter uma AS se tiver muitos clientes psn.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por webtelecom Ver Post
    olá tenho 800 clie,a soluçao que encontrei foi :tenho duas range uma /29 e outra /27.verifiquei quais clie reclamavam d psn e redirecionei um ip fixo pra ele da minha range /27 ,foi a minha soluçao com o ip fixo se ele nao ter psn dai o cliente ta fazendo coisa errado e será um problema dele se bloquear deixo bem claro,hoje somente 11 clientes usam o ip fixo para jogar,existe outras alternativas mas a minha foi esta-uso hotspot.bom seria ter uma AS se tiver muitos clientes psn.
    Bom dia @webtelecom , tenho apenas um /29 (6 IP's), percebi que quando alterei o IP o problema acabou, porém tenho medo de queimar o resto dos IP's, então fico trocando manualmente. Gostaria de automatizar esse processo. Faço regras de scheduler usando os comandos do terminal, por exemplo:
    * Quero programar um reboot a cada 48 horas: digito em ON event: system reboot e defino o start time o intervalo desejado (48 horas).
    É isso que gostaria de fazer, porém não sei o comando no terminal para edição de IP, só consegui chegar até uma parte do comando: ip address edit 0 address , quando teclo enter vai parar nessa tela e não sei o que faço.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         New terminal.png
Visualizações:	320
Tamanho: 	130,6 KB
ID:      	66155
    Os feras do terminal podem me dar uma luz?. Só para complementar pretendo tirar o AS por vários motivos, além dos problemas encontrados com redes como a PSN e a Live, o barateamento do link que compro, pois estou a 10Km de um PIX (Level3), e todos sabemos que comprar link dentro PTT é mais barato.

  12. #12

    Padrão Re: Script para alteração de IP .

    Citação Postado originalmente por viaradio Ver Post
    Boa noite tenho o mesmo problema aqui, agora que vi seu post era o mesmo problema do meu, achou alguma solução, no meu caso nao posso ficar trocando meu ip nao, pois clientes acessam via celular as cameras


    Não encontrei outra solução, mas vc pode habilitar o endereço dinâmico da RB em ip>cloud, aí vc habilita DDNS e Update Time e passa o DNS name para os clientes que poderão acessar normalmente por ele.

  13. #13

    Padrão Re: Script para alteração de IP .

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Não rola de entrar em contato com o suporte da Sony e Microsoft? Não sei o XBox mas a PSN ainda não suporta IPV6 e na Ásia, já não tem mais como pedir IPV4.

    Eles devem liberar CGNAT se você entrar em contato com eles. Imagine 1 bilhão de chineses reclamando ao mesmo tempo que a PSN não está funcionando.


    Eles negam que fazem bloqueio.

  14. #14

    Padrão Re: Script para alteração de IP .

    è aqui tambem só alternando o ip fixo mesmo tambem ai vai

  15. #15

    Padrão Re: Script para alteração de IP .

    @fhpn usa set em vez de edit o tab vai completando pra você.
    /Ip/address set 0 address=xx.yy.zz.hh/aa

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    @fhpn usa set em vez de edit o tab vai completando pra você.
    /Ip/address set 0 address=xx.yy.zz.hh/aa

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

    Muito obrigado pela dica, deu certo!
    A regra ficou assim:

    Terminal

    /system scheduler
    add name=ALTERAR_IP on-event=\
    "ip address set 0 interface=ether2 address=x.x.x.x/x" policy=\
    ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive,romon \
    start-date=feb/07/2017 start-time=08:52:00

    * ALTERAR_IP : nome da regra
    * x.x.x.x/x : IP e a máscara que deseja alterar Ex: 10.0.0.10/8
    * start-date: a data do evento
    * start-time: o horário do evento

    Winbox

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Winbox scheduler.png
Visualizações:	324
Tamanho: 	148,0 KB
ID:      	66162

    Obrigado a todos pelas dicas.
    Não sei se devo fechar o tópico ou não. Para mim resolveu!

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por viaradio Ver Post
    è aqui tambem só alternando o ip fixo mesmo tambem ai vai

    Para a troca ficar randômica crie uma scheduler (agendamento) para cada IP e defina em Interval o tempo que deseja que volte a rodar o script novamente.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Winbox scheduler2.png
Visualizações:	222
Tamanho: 	154,4 KB
ID:      	66163