+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Gerenciamento de rede Wi-Fi

    Pessoal estou querendo gerenciar roteadores Wi-Fi domésticos. Não é para AP de provedor, não é caso de Hotspot.
    Alguém conhece alguma iniciativa?
    Alguém sabe como fazer algo neste sentido de alguma forma que poderíamos usar em um projeto mais completo?

    Os objetivos são:
    - definir configuração default diferente dá original.
    - logar a conexão e desconexão de clientes (dispositivos).
    - logar a quantidade de dados trafegado por dispositivos.
    - logar a intensidade de sinal de um dispositivo e sua alteração entre ranges de qualidade.
    - logar uso do QSS botão que envia senha.
    - logar tentativas de acesso com senha errada
    - exibir remotamente o sinal do dispositivo, mac, nome do host informado ao DHCP, IP e velocidade dá conexão e velocidade em utilização.
    - permitir programáticamente a alteração do SSID, senha do Wi-Fi.
    - permitir programáticamente a alteração dá senha do administrador.

    Eu já vi apresentação dá CALIX e é exatamente o que eu quero.
    Já vi o vídeo do RadiusNET e é parcialmente o que eu quero.

    Ubiquiti e Mikrotik não são opções de equipamentos.
    D-link e TP-link são opções.
    Firmware openWRT é opção.

    Pessoal listei tudo que penso não que seja tudo possível, nem que alguma iniciativa existe tenha que ter tudo.

    Vamos por a mão na massa se não existir nada?

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  2. #2

    Padrão Re: Gerenciamento de rede Wi-Fi

    olá,
    não sou expert em redes, entendo bastante tambem, mas nao tanto como outros colegas aqui do forum.

    preciso gerenciar uma rede pequena lá no serviço e fazer +o- como vc citou ai, até tentei com 2 tplink e dd-wrt, funcionabem, mas nao é 100%, tem hora que eles não aguentam, e olha que lá nao tem controle de sites nem banda, com celular e pc´s sao cerca de 20 a 30 dispositivos conectados na rede no dia, e mesmo assim travou as vezes tudo! (alguns pc´s estao ligados via cabo outros wifi, distribuidos em 2 roteadores, pois sao 2 ambientes um pouco afastados um do outro, mas no mesmo predio).

    o que me resolveu por hora foi:
    roteador intelbras hotspot 300 (maioria dos dispositivos wifi conecta aqui), roteador tp-link 841nd, e um hub.
    separei os usuarios do intelbrass e tolink, cada um gerencia uma quantidade de usuarios etc, pois não necessariamente uma rede precisa acessar a outra.

    agora o proximo passo será adquirir um aparelho MK (Rb 941-2nd-tc L4 (hap Lite)), que custa em média 130 reais com frete,(mesmo preço de um tplink ou outra marca se for um ap melhorzinho), sem contar que o mk faz muiiita coisa,

    se quiser pode optar por rb 750 que se acha até uns 200$ em média.

    mk nao é bicho de 7 cabeças, um amigo aqui comprou um deste ai de 130$, nunca mecheu com mk, em menos de 1 dia ele ja tinha feito hotspot e configurado oq ue queria, (na rede que ele colocou é uns apartamentos do pai dele, uns 20 apartamentos + uns 4 casas dele e da familia), ele colocou vários roteadores em bridge e a RB gerenciando com wifi dela desativado.

    eu recomendaria pra vc estes RB ai, + 1 ou 2 roteadores genericos em bridge (sea rede for pequena), estas RB já tem wifi, conforme o local nem precisará dos outros roteadores.
    se quiser mesmo o ddwrt, parece que tem uma versao que roda nesta RB de 130$.

  3. #3

    Padrão Re: Gerenciamento de rede Wi-Fi

    Eu sei usar bem MT é que eu já vendi muito tp-link e queria montar algo pra esses clientes.
    Se for usar MT lembre que regras de L7 e proxy usam muito processador, não recomendo ir nas pequenas. Na minha casa tenho hAP lite, mas meus clientes preferem ter uma antenão TP-Link HP.
    hAP com antena de 1,5dBi não vende perto do TP-link com antena de 5dBi

    Por isso pensei em contruir algo em cima do OpenWRT ou ver se alguém vende algo bom e barato mas com um firmware muito loco voltado pra esse assunto.
    Criar algo pro MT e UBNT mas seria restrito a essas marcas e se fizer no OpenWRT vai poder ser usado em muitas marcas, inclusive no UBNT.
    Eu instalei o OpenWRT no AirGateway ele é meu ambiente de teste.

  4. #4

    Padrão Re: Gerenciamento de rede Wi-Fi

    OpenWISP

    Acho que o que eu procuro é algo como OpenWISP

    http://openwisp.org/

    https://www.youtube.com/playlist?lis...tOcR5bCAcQVfR8

    Alguém já usou?

  5. #5

    Padrão Re: Gerenciamento de rede Wi-Fi

    Pessoal,

    Não evolui em nada nisso, mas já vi mais uma iniciativa neste sentido:

    http://smart.network/

    Vejam o video deles no MUM:


    Será que alguém se anima?