Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Ola, galera eu tenho um problema, preciso monitorar trafego dos meus clientes em pppoe. Como faço isso no Zabbix, ou qualquer outro monitoramento gratuito?

    Desde já agradeço a todos

  2. #2

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Vc precisa por PPPoE ou consolidado?

  3. #3

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Vc precisa por PPPoE ou consolidado?
    Qual a diferença?

  4. #4

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Você quer o tráfego consolidado de todos os PPPoE juntos ou individual por conexão?

    Se for consolidado eu sei fazer, kkkkkkk. Só ativar o SNMP no RouterOS e adicionar o host no Zabbix com o template snmp.interfaces

    Agora se for individual, não sei se ele manda essas interfaces virtuais para o SNMP

  5. #5

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Você quer o tráfego consolidado de todos os PPPoE juntos ou individual por conexão?

    Se for consolidado eu sei fazer, kkkkkkk. Só ativar o SNMP no RouterOS e adicionar o host no Zabbix com o template snmp.interfaces

    Agora se for individual, não sei se ele manda essas interfaces virtuais para o SNMP
    Igual ao monitoramento do PRTG embaixo isso é individual ou consolidado?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	3731
Tamanho: 	181,6 KB
ID:      	66166

  6. #6

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Esse é individual

  7. #7

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Esse é individual
    Entendi, então não tem como fazer pelo Zabbix?

  8. #8

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Não disse isso. kkkkkkkkkkkkkkkk

    Só não sei fazer. Na verdade, se o PRTG faz, o snmp do mikrotik deve fornecer as interfaces. Se fornece, vai aparecer disponível no zabbix.

    Mas o zabbix não tem uma screen dinâmica que vai adicionando as interfaces conforme vão sendo descobertas.

    Acho mais fácil monitorar o consolidado e colocar os gráficos só de clientes que julgue importantes monitorar.

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    eu uso zabbix tem um template que tem o Discovery de interface ele vai contabilizar normal

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         zabbix.png
Visualizações:	2074
Tamanho: 	169,6 KB
ID:      	66167

  11. #11

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         zabbix.png
Visualizações:	2074
Tamanho: 	169,6 KB
ID:      	66167
    É isso bruno como faço para fazer isso ?

  12. #12

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    @shimatani,

    Vc já monitora a RB via SNMP? usa o template snmp interfaces que ele tem discovery automático.

    Se o SNMP inclui as PPPoEs individuais e vc já está monitorando, é só abrir no Graph.

    Se não monitora, ativa o SNMP na mikrotik e adiciona a RB como host lá no Zabbix.

    Pronto, só esperar começar a chegar dados. As vezes leva quase uma hora a primeira sincronização, não sei por que. Depois roda normal.

  13. #13

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    não amigo tem um tutorial aonde eu posso ver isso? pq eu uso o PRTG mais esta quase acabando meus sensores.

  14. #14

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    tem uma forma. colocando eles em PPPoE Server Binding, a interface do cliente fica estatica R e quando ele logar ele começa a trafegar diferente do DR em dinamico que quando ele loga o pppoe clica interface dinamica.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DR R.jpg
Visualizações:	1417
Tamanho: 	131,8 KB
ID:      	66176

    Se colocar ele Estatico o PRTG e o ZABBIX vai pegar essa interface estatica, quando ele desconectar ele ficara sem o R do lado ele fica sem trafego de rede e o Zabbix e o PRTG vai dar down.

    Assim acho que eu tentei explicar da minha maneira, rs

  15. #15

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Eu so queria saber se o Zabbix faz esse discovery pelo SNMP? Mas o amigo @Bruno ja me tirou essa duvida. Obrigado galera!

  16. #16
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Não acho que vale a pena monitorar todos os clientes em PPPoE, visto que quando o cliente desconecta a interface PPP deixa de existir, assim o sensor torna-se inútil.

    Eu uso o Graphs do próprio RouterOS pra isso, deixo monitoramento SNMP para algo mais importante (como clientes empresariais com painéis individuais para acesso, por exemplo).

    Mas, eu não sou grande entendedor de Zabbix, pra falar a verdade nunca usei. Como você procede nesse caso @Bruno?


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    O TuTu
    Seguinte o zabbix tem o interface discovery então qualquer interface do ele gera o grafico,
    quando o cliente desconecta o zabbix gera 0 de trafico quando ele se conectar o zabbix volta a gerar o trafico

  17. #17

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    O que eu acho que será diferente no Zabbix é que ele não tem uma Screen auto configurável, ou seja, os Novos PPPoE que forem sendo criados não aparecerão em uma tela com vários indicadores. Tem de criar na mão.

    Mas como as "Interfaces" PPPoE são enviadas no SNMP, sim, os gráficos serão criados e armazenados.

  18. #18
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    O que eu acho que será diferente no Zabbix é que ele não tem uma Screen auto configurável, ou seja, os Novos PPPoE que forem sendo criados não aparecerão em uma tela com vários indicadores. Tem de criar na mão.

    Mas como as "Interfaces" PPPoE são enviadas no SNMP, sim, os gráficos serão criados e armazenados.
    Exato

  19. #19

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Citação Postado originalmente por shimatani Ver Post
    tem uma forma. colocando eles em PPPoE Server Binding, a interface do cliente fica estatica R e quando ele logar ele começa a trafegar diferente do DR em dinamico que quando ele loga o pppoe clica interface dinamica.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DR R.jpg
Visualizações:	1417
Tamanho: 	131,8 KB
ID:      	66176

    Se colocar ele Estatico o PRTG e o ZABBIX vai pegar essa interface estatica, quando ele desconectar ele ficara sem o R do lado ele fica sem trafego de rede e o Zabbix e o PRTG vai dar down.

    Assim acho que eu tentei explicar da minha maneira, rs
    Como faço pra adicionar o pppoe do cliente como estático? Pois utilizo o PRTG e quando o cliente desconecta... ele retorna como se fosse uma outra interface simples e o PRTG não reconhece mais.... deixando de monitorar.

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App

  20. #20

    Padrão Re: Como Monitorar Trafego PPPoE do Mikrotik no Zabbix

    Citação Postado originalmente por djpicapau Ver Post
    Como faço pra adicionar o pppoe do cliente como estático? Pois utilizo o PRTG e quando o cliente desconecta... ele retorna como se fosse uma outra interface simples e o PRTG não reconhece mais.... deixando de monitorar.

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App
    Aqui é so seguir os passos

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	968
Tamanho: 	184,0 KB
ID:      	66186

    Primeiro vai na opção PPP > Interface

    Dar 2 cliques na interface que vai deixar estatico clique em Copy, depois ele vai criar uma outra interface eu sugiro que no name coloque o nome do cliente ou o usuario do pppoe e depois clique em apply. pronto é só derrubar o cliente na interface antiga e esperar ele conectar pela nova interface.

    É so usar essa interface no PRTG

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título1.jpg
Visualizações:	849
Tamanho: 	83,4 KB
ID:      	66187

    Na imagem acima vc tem que escolher essa função para monitorar via trafego de rede "Bandwidth/Traffic", e depois "SNMP Traffic" e esperar ele escanear via SNMP todas as interfaces.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título2.jpg
Visualizações:	720
Tamanho: 	66,8 KB
ID:      	66188

    Essa imagem acima é quando escaneada pelo SNMP do seu Mikrotik ou Concentrador que quer monitorar, repare que tem aonde eu selecionei é a interface que colocamos estático e abaixo tem a interface dinâmica.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título3.jpg
Visualizações:	668
Tamanho: 	95,0 KB
ID:      	66189

    Edite o nome da interface para o nome do usuario pppoe e o pulo do gato que eu demorei para aprender coloque em "Show alarm when disconnected" e da "OK"

    Espero ter ajudado