+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Diferença de tráfego entre WAN e LAN nas Ubiquitis

    Olá pessoal. Em algumas antenas que temos em nossos POP's, vemos que existe uma diferença muito grande entre o tráfego da porta WAN e da porta LAN, o que não deveria ocorrer, afinal o que entra na LAN deveria sair na WAN e vice-versa.

    Mas aqui, com alguns rádios (não são todos), acontece uma diferença muito grande. As vezes na WAN está trafegando 2 Mb e na LAN está trafegando 8 Mb. Sempre a porta LAN tem um trafego maior do que a WAN.

    Só para constar como detalhe, a opção "Client Isolation" está marcada, portanto, os clientes da antena não se enxergam.

    Veja aí no gráfico a diferença que estou falando.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         f6a446743abe46298e2a81689e7b119e.png
Visualizações:	192
Tamanho: 	17,9 KB
ID:      	66178

    Alguém já passou por isso? Sabe o que pode estar causando isso? Como corrigir?

    Abraços,

    Jonas Lima

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Diferença de tráfego entre WAN e LAN nas Ubiquitis

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Olá pessoal. Em algumas antenas que temos em nossos POP's, vemos que existe uma diferença muito grande entre o tráfego da porta WAN e da porta LAN, o que não deveria ocorrer, afinal o que entra na LAN deveria sair na WAN e vice-versa.

    Mas aqui, com alguns rádios (não são todos), acontece uma diferença muito grande. As vezes na WAN está trafegando 2 Mb e na LAN está trafegando 8 Mb. Sempre a porta LAN tem um trafego maior do que a WAN.

    Só para constar como detalhe, a opção "Client Isolation" está marcada, portanto, os clientes da antena não se enxergam.

    Veja aí no gráfico a diferença que estou falando.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         f6a446743abe46298e2a81689e7b119e.png
Visualizações:	192
Tamanho: 	17,9 KB
ID:      	66178

    Alguém já passou por isso? Sabe o que pode estar causando isso? Como corrigir?

    Abraços,

    Jonas Lima
    Bom Dia

    So pra entender um pouco
    este print
    a wlan ta associado a um AP ou a antena é um AP
    pergunto isto pq ai de a lan esta ligado a um concentrador provavelmente tem um spoof, loop, bruteforce mandando requisição
    se estiver ligado a um cliente é virus na maquina atacando a rede interna

  3. #3

    Padrão Re: Diferença de tráfego entre WAN e LAN nas Ubiquitis

    Então Bruno, esse gráfico é de uma antena NanoStation M5. Ela está sendo usada como AP em um POP nosso.

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Diferença de tráfego entre WAN e LAN nas Ubiquitis

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Então Bruno, esse gráfico é de uma antena NanoStation M5. Ela está sendo usada como AP em um POP nosso.
    hum
    o ip dela é privado ou publico ????
    vc conhece executar torch na interface da rb1100 que vai pra esta nano ?
    pois o trafego ta vindo da rb1100 e não pelos clientes

  5. #5

    Padrão Re: Diferença de tráfego entre WAN e LAN nas Ubiquitis

    O IP é privado.

    Nossa rede é toda em bridge (exceto as antenas dos clientes), portanto a interface da RB que atende ela é a mesma que atende toda as demais.

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Diferença de tráfego entre WAN e LAN nas Ubiquitis

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    O IP é privado.

    Nossa rede é toda em bridge (exceto as antenas dos clientes), portanto a interface da RB que atende ela é a mesma que atende toda as demais.
    ok
    faz o torch usando dst o ip da nano

  7. #7

    Padrão Re: Diferença de tráfego entre WAN e LAN nas Ubiquitis

    Fiz, mas nada aparece.

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Diferença de tráfego entre WAN e LAN nas Ubiquitis

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Fiz, mas nada aparece.
    como o @ab5x2 falou ativa todos protocolos e pode ate usar 0.0.0.0/0 no dst e veja o que é anormal

  9. #9

    Padrão Re: Diferença de tráfego entre WAN e LAN nas Ubiquitis

    Oi ab5x2, como descobriram que era o switch?

    Estive olhando aqui, e esse problema só está acontecendo em 2 POPs nossos, que por coincidência ou não, usam o mesmo modelo de switch.

    Em todos os nossos outros POPs, não acontece esse problema, e eles usam outros modelos de switch.

  10. #10

    Padrão Re: Diferença de tráfego entre WAN e LAN nas Ubiquitis

    Aqui estamos passando pelo mesmo problema, parece ser switch mesmo, aqui usamos um DES-1016A/Z, percebemos que os APs ligado diretamente na porta da RB mesmo em bridge com a interface do switch não da este problema, este mac protocol que pega ai parece ser as sessões PPPOE, e o switch esta encaminhando para todas as portas, como se fosse um HUB.

  11. #11

    Padrão Re: Diferença de tráfego entre WAN e LAN nas Ubiquitis

    Já aconteceu comigo com pops que fechavam enlace para uma segunda torre ou na central tinha um switch em comum para todos os pops, o gráfico dá WAN começa a ler o tráfego de outros equipamentos da rede não sei de que jeito, só resolvi fazendo ptp individual para cada pop e entrando numa porta individual duma RB1100ahx2

    Enviado via Lenovo A6020l36 usando UnderLinux App

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Oi ab5x2, como descobriram que era o switch?

    Estive olhando aqui, e esse problema só está acontecendo em 2 POPs nossos, que por coincidência ou não, usam o mesmo modelo de switch.

    Em todos os nossos outros POPs, não acontece esse problema, e eles usam outros modelos de switch.
    Boa tarde !

    Estou com o mesmo problema, ja troquei switch e nada...

    Pra vc ter uma idéia, eu estou usando a mesma topologia da sua rede, mais invés de colocar switch eu coloquei RB.

    Estou procurando soluções, se vc consegiu algum resultado poste para nós... assim que eu conseguir eu tb postarei

    Abraços

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Não adianta trocar equipamento senão encontrar a origem do problema. Se sua rede é bridge, vai desativando os pontos até que o problema pare, assim você vai descobrir a origem do problema.

    Se você achar que assim é muito difícil, não deveria ter começado com uma rede tão ruim de se manter.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Amigo.. boa tarde

    Acredito que esse lugar aqui é refúgio de problemas nas quais os técnicos de rede recorrem para resolver seus problemas com a ajudas dos nobres colegas que já passaram por isso.

    Essa sua " dica " é totalmente dispensável, pois sua técnica parece ser a " infalível "

    Outra coisa, também eu e os demais aqui também não estamos se lamentando se é difícil ou não achar o problema, por isso dispenso seu infeliz comentário sobre se eu deveria ou não ter começado uma rede tão ruim, pois não perguntamos sua opinião se deveríamos ou não começado uma rede.

    Abraço... e sucesso para sua Big Rede !