+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Jitter NV2 x Airmax

    Pessoal, alguém tem problema de jitter com NV2 ativado? Olhem as comparações entre dois setores meus, um com Airmax (AirOS 6.0) e outro com NV2 (RouterOS 6.37.4). Os pings foram realizados pra dois clientes na mesma direção e distância e sem tráfego no cliente. O AP com Airmax tem o dobro de clientes que o NV2, 25 clientes ativos no momento do teste, 30 cadastrados, e todos clientes com sinal de -65dbm pra melhor em ambos.

    AIRMAX:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ubntairmax.JPG
Visualizações:	253
Tamanho: 	89,8 KB
ID:      	66224

    NV2:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mikortiknv2.JPG
Visualizações:	264
Tamanho: 	90,6 KB
ID:      	66225

    Vi alguns posts no forum da Mikrotik com reclamação similar, de alta variação no tempo de resposta para APs com NV2, mas até agora não achei solução. Alguma opinião?

  2. #2

    Padrão Re: Jitter NV2 x Airmax

    Não seria interferência no canal?

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Jitter NV2 x Airmax

    Não porque ja testei outros e tem mais gente reclamando disso em inglês achei alguns posts, inclusive de uso em ptp.

    Enviado via LG-H818 usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: Jitter NV2 x Airmax

    No AP com NV2 tem uma config que configura o tempo. Experimentou diminuir ou aumentar para ver o resultado?
    E nestes clientes que chegam a 48ms está perfeita a visada mesmo chegando sinal a -65?
    E existe reclamação de desempenho nos clientes que estão no NV2 e não existe nos que estão no Airmax?

  5. #5

    Padrão Re: Jitter NV2 x Airmax

    NV2 é isso meu amigo, latência aumenta mas é muito melhor que o AIRMAX, vc ganha em throughput, os meus clientes oscilam em até 25ms, mas não tenho do que reclamar, uso planos de 2, 4, 6 e 8mb...
    Em algum lugar eu li que o NV2 controla as respostas dos clientes, uma espécie de fila para não gerar colisão, algo assim, por isso aumenta a latência.

  6. #6

    Padrão Re: Jitter NV2 x Airmax

    Sim, mas o problema que ele relata é a variação e não a latência propriamente dita. Esta variação de alguns ms a até 48ms é que ele não gostaria de ver. Alguns serviços não são tão sensíveis a latência mas a variação, ou seja o Jitter pode comprometer.

    Mas de qualquer forma seria interessante comparar os desempenhos entre o airmax e o NV2 para sentir na prática se esta variação está incomodando os clientes.

  7. #7

    Padrão Re: Jitter NV2 x Airmax

    Esses clientes testados tem visada perfeita e são perto da torre. Os com piores sinal não tem visada perfeita mas não são 100% obstruida. No geral não tenho clientes reclamando, as reclamações que tenho são as chamadas de whatsapp que ficam picotando e as reclamações que tive foram se clientes mikrotik, do airmax ainda não tive nenhum relato. Pelo que andei lendo, o nv2 tem esse problema de jitter ate em ptp mas as reclamações que li eram de versoes mais antigas do router os, então não tenho certeza. Existe algum analisador espectral no routeros?

    Enviado via LG-H818 usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Jitter NV2 x Airmax

    Pois é, picota por causa do Jitter e afeta o serviço de voz...

    Pode ser estes com visada obstruida.. Tem visada obstruida também nos clientes Airmax?

  9. #9

    Padrão Re: Jitter NV2 x Airmax

    Desabilita todas as prioridades

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  10. #10

    Padrão Re: Jitter NV2 x Airmax

    Sim, no Airmax tenho clientes em condições até piores!

    marcelorodrigues, como assim desabilitar prioridades, não entendi.

  11. #11

    Padrão Re: Jitter NV2 x Airmax

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Sim, no Airmax tenho clientes em condições até piores!

    marcelorodrigues, como assim desabilitar prioridades, não entendi.
    Nas configurações wireless nas cadeias , tem várias prioridades que pode desabilitar apdu

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  12. #12

    Padrão Re: Jitter NV2 x Airmax

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Pessoal, alguém tem problema de jitter com NV2 ativado? Olhem as comparações entre dois setores meus, um com Airmax (AirOS 6.0) e outro com NV2 (RouterOS 6.37.4). Os pings foram realizados pra dois clientes na mesma direção e distância e sem tráfego no cliente. O AP com Airmax tem o dobro de clientes que o NV2, 25 clientes ativos no momento do teste, 30 cadastrados, e todos clientes com sinal de -65dbm pra melhor em ambos.

    AIRMAX:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ubntairmax.JPG
Visualizações:	253
Tamanho: 	89,8 KB
ID:      	66224

    NV2:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mikortiknv2.JPG
Visualizações:	264
Tamanho: 	90,6 KB
ID:      	66225

    Vi alguns posts no forum da Mikrotik com reclamação similar, de alta variação no tempo de resposta para APs com NV2, mas até agora não achei solução. Alguma opinião?
    Qual antena ta usando no ap que está rodando o airmax?

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Jitter NV2 x Airmax

    Setorial 17dbi UBNT