+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Radio 5.8ghz para lugares extremamente ruidosos.

    Bom dia pessoal gostaria de tirar uma dúvida, hoje em dia em pleno 2017 todos sabemos que a maior parte do nosso espectro está cheio de "lixo" seja provedor que não sabe trabalhar, provedor que coloca frequência em cima da sua, etc... Gostaria de saber se nos dias de hoje ainda vale a pena investir em radio, e se sim qual solução para lugares com muita interferência, agradeço a todos que puderem colaborar.

    Cambium? Mimosa ?

    Quero saber em relação a PONTO-MULTIPONTO...

  2. #2

    Padrão Re: Radio 5.8ghz para lugares extremamente ruidosos.

    1º Cambium, mas pelo valor muito elevado, só os clientes forem empresas ou clientes que paguem uma bela mensalidade...

    2ª Mikrotik com nv2 e antenas setoriais blindadas como as da algcom, assim como os pig tails blindados e uma net metal 5, pois o próprio invólucro dela é de alumínio, o que diminui bastante o ruído que o rádio receberia se fosse de plástico.
    Última edição por TheGodfather; 19-02-2017 às 04:09.

  3. #3

    Padrão Re: Radio 5.8ghz para lugares extremamente ruidosos.

    Não existe rádio "magico" que simplesmente ignora a poluição. Alguns rádios como os citados pelo amigo @TheGodfather tem um protocolo TDMA nativo que tem um desempenho melhor em ambientes com noise alto, que equipamentos sem TDMA.
    O que existe são praticas que diminuem o efeito do ruido ou ajudam a "blindar" os equipamentos. (Shields)


    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: Radio 5.8ghz para lugares extremamente ruidosos.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Não existe rádio "magico" que simplesmente ignora a poluição. Alguns rádios como os citados pelo amigo @TheGodfather tem um protocolo TDMA nativo que tem um desempenho melhor em ambientes com noise alto, que equipamentos sem TDMA.
    O que existe são praticas que diminuem o efeito do ruido ou ajudam a "blindar" os equipamentos. (Shields)


    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App
    Justo, agora que reli o post do @alisonlps vi que ele falou "solução para o problema", e realmente, para esse problema não há solução, a não ser que ele suba nas casas e prédios e torres e retire as antenas de todos que não sejam clientes dele...srsrsrsrsr. Mas há como se proteger um pouco da suruba de canais e de potências default que está posta. As minhas indicações ao menos dão um rumo ao colega. Em resumo: "Compre antenas, rádios, conectores e cabos" blindados e de procedência, com etapas de RF mais elaboradas (mikrotik por exemplo), falamos um pouco sobre essa questão nesse tópico: https://under-linux.org/showthread.php?t=186530 . Em relação aos rádios mimosa, minha opinião é que é um rádio com preço de licenciado usado, porém com qualidade igual ou apenas um pouco melhor que ubnt, vi inúmeros relatos de equipamento travando, software imaturo, problemas na fonte, na lan, bugs, hardware bem porco, sensibilidade muito alta a ruídos, enfim, eu não compraria nem pra ptp muito menos para multiponto. E se usar alguma determinada marca que não misture com cpes de outras marcas, pois se não for pra utilizar o TDMA compre logo uns nanostation 5, ovislink 5406, poxim orinoco e outros trambolhos jurássicos. Né verdade?

  5. #5

    Padrão Re: Radio 5.8ghz para lugares extremamente ruidosos.

    Aonde eu tenho um provedor era um paraíso.Dava um scan e so aparecia meus painéis.Lindo,lindo.
    Nos dias atuais dou um scan aparece quase todos os canais ocupados,se for em lugares mais altos até 30Mhz. A sorte que como comecei primeiro foram deixando minhas frequencias livres.Mas vira a mexe tem tem gente na mesma frequência.E fazer um novo ptp em 5.8 esquece.
    Até o momento o enlace digital foi o dinheiro mais bem gasto no procedor.
    Enfim,5.8 já era.Tirando zona rural.

  6. #6

    Padrão Re: Radio 5.8ghz para lugares extremamente ruidosos.

    Tenho enlace com mimosa em área poluída, sinal bom, e com 680 mega agregado, ping de no máximo 7ms.

  7. #7

    Padrão Re: Radio 5.8ghz para lugares extremamente ruidosos.

    Se precisa de qualidade e digital. Se a banda nao for muito alta af5x... Mimosa esquece, radio porco e miseravi. Dos 3 enlace que tinha apenad 1 ainda esta ativo.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG-20170218-WA0041.jpg
Visualizações:	256
Tamanho: 	98,8 KB
ID:      	66246 esse retirei a marteladas no ultimo sabado.

  8. #8

    Padrão Re: Radio 5.8ghz para lugares extremamente ruidosos.

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Se precisa de qualidade e digital. Se a banda nao for muito alta af5x... Mimosa esquece, radio porco e miseravi. Dos 3 enlace que tinha apenad 1 ainda esta ativo.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG-20170218-WA0041.jpg
Visualizações:	256
Tamanho: 	98,8 KB
ID:      	66246 esse retirei a marteladas no ultimo sabado.
    Foi o que eu disse... Vi umas fotos dele aberto e a qualidade de acabamento é bem inferior ao rádio APC 5M da Intelbras que custa umas 15x menos.

  9. #9

    Padrão Re: Radio 5.8ghz para lugares extremamente ruidosos.

    Tanto o b5 lite ja e uma vergonha chipsete dele e menor uma airgrid, esse parabola dele parece papel aluminio de usar em narguile kkkkk nao vale 600,00 quem dera os 2.500,00 que pessoal costuma pedir.
    B5c e aquele rabichinho na portal lan sim e de cair so cu da bunda. Depois nao sabem pq os problemas constante na lan e travamento. Enfim mimosa aqui na rede nunca mais.