+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida de rede Switch gerenciável L3 + Switch Não gerenciáveis L2

    Olá amigos do fórum, primeiro gostaria de agradecer aqueles que estão lendo e aqueles que comentarem, qualquer opinião ou dica de conhecimento pra mim e valido. Estou com uma rede que começou pequena mais agora está mudando de proporção, está rede tem um RB1100AHX2 recebendo um link dedicado e a rede toda feita em cabo UTP recebe vários Switchs não gerenciáveis 10/100 alguns em cascata outros não e neles são ligados roteadores dos clientes autenticando via PPPOE. como estou gostando de estudar redes vi que o certo era eu colocar um Switch gerenciável Layer 3 logo apos a RB e tirar um cabo de cada saída até o não gerenciável Layer 2 então consegui um DES-1210-52 então minha rede ficaria com a seguinte topologia
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         topologia.png
Visualizações:	209
Tamanho: 	4,6 KB
ID:      	66242
    minha duvida e qual a melhor maneira de configurar o DES-1210-52 para que ele funcione em Layer 3 e se está topologia está correta ou vou ter problemas se minha rede crescer assim. Obrigado a todos.


  2. #2

    Padrão Re: Duvida de rede Switch gerenciável L3 + Switch Não gerenciáveis L2

    Esse switch que voce passou nao tem funções layer3, PPPoE é um protocolo layer2 mesmo que voce tenha um switch layer3 ele nao pode fikar entre o cliente e o PPPoE server

    Na sua topologia o certo seria voce começar a utilizar vlans ou pop's com roteamento para diminuir o broadcast na rede

  3. #3

    Padrão Re: Duvida de rede Switch gerenciável L3 + Switch Não gerenciáveis L2

    Neste caso então seria certo para cada 4 switch 10/100 eu colocar um rb750 por exemplo recebendo link da rb1100ahx2?
    Já ouvi dizer que fica melhor eu fazer todo o controle de banda na RB principal qual protocolo de roteamento seria empregado nestas circunstâncias?


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  4. #4

    Padrão Re: Duvida de rede Switch gerenciável L3 + Switch Não gerenciáveis L2

    Ou eu só faria vlan entre RB principal e saídas das rb750 isolando os switch 10/100 com essas vlan


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  5. #5

    Padrão Re: Duvida de rede Switch gerenciável L3 + Switch Não gerenciáveis L2

    É uma opcao! O pppoe server roda nas 750 junto com o controle de banda.. se as 750 estiver junto da 1100 pode usar tudo estatico mesmo... se fizer pop usa ospf

    Enviado via SM-A500M usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: Duvida de rede Switch gerenciável L3 + Switch Não gerenciáveis L2

    Como amigo acima disse ideal era usar uma rb750g ou 450g com VLAN para a 1100 no início do ramal para saber o tráfego e quem está conectado no ramal fica mais organizada a rede, independente do switch q vc use

    Enviado via Lenovo A6020l36 usando UnderLinux App

  7. #7
    Avatar de Umesh
    Ingresso
    Feb 2019
    Localização
    Campinas/SP
    Posts
    77
    Posts de Blog
    12

    Padrão

    se voce quiser crescer o problema está sendo nas portas 10/100 e vai depender do numero de usuarios