+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Problema com mikrotik

    boa noite a todos da under linux, sou novo aqui mas ja sigo o forum algun tempo.

    tenho uma duvida urgente se alguém puder me ajudar fico muito grato.

    tenho um provedor com 100 clientes via cabo de rede com um switch a cada 100 metros, utilizo cabo blindado com 100% de cobre e mensageiro, utilizo uma RB3011UIAS, e tenho um linkdedicado para provedor de 100MB FULL autenticando no meu sistema via RADIUS.

    o meu problema e que durante o dia meus clientes navegam normal com velocidade impecável e ping de 10 MS no speedtest, e o ping da RB ate o cliente entre 1ms e 4ms(Cliente no final da rede) mesmo com clientes planos contratados de 15 megas eu ainda tenho uma sobra de banda do link de 40 megas, porem durante a noite o problema começa, o ping da minha RB ate o cliente fica em 1ms, porem tenho uma perda de pacotes monstruosa cerca de 40 a 70% dependendo do cliente, com isso a internet deles ficam extremamente lenta caindo muito, não sei mais oque fazer quanto isso, alguém poderia me ajudar ?

  2. #2

    Padrão Re: Problema com mikrotik

    Opa bom dia. De todos os clientes ficam assim ou só de alguns? Quantos clientes conectados durante o dia e quantos a noite?

    Enviado via SM-N910C usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Problema com mikrotik

    O processamento fica em quantos %%, qual a MTU e MRU que vc usa, o mesmo valor que está na servidor está nos clientes também??? A perda de pacotes é externa ou interna??? Já tentou fazer testes direto na borda em horários diferentes e depois ir fazendo testes em cascata de switch em switch??? Para Seu cenário tem um milhão de possibilidades, mas estamos aqui para ajudar, boa sorte aí.

  4. #4

    Padrão Re: Problema com mikrotik

    uma coisa que eu não entendi é que você disse que tem um link dedicado de 100mega. Ok.
    Tem cerca de 100 clientes. E mesmo com clientes com planos de 15 mega ainda te sobra uns 40mega.

    Esta sobra que se refere é de dia ou de noite?
    Quem te fornece o link? Já testou a noite se realmente está chegando os 100mega? Pois pelo relato está parecendo que o link fica estrangulado.

  5. #5

    Padrão Re: Problema com mikrotik

    Amigo tem que fazer um teste na rede cabeada para verificar se não é ela que está perdendo pacotes, aqui na minha estou sofrendo mesmo problema, tbm tenho swicth a 100m e do nada começa perder pacote, mas meu caso é a rede...

    Enviado via Lenovo A6020l36 usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: Problema com mikrotik

    É como o nosso amigo 1929 falou, 100 clientes com planos de 15 megas com 100 mb de link, 7 clientes teus com torrents baixando ja ta estourando seu link... esses 40 mb de sobra é de dia ou a noite...

  7. #7

    Padrão Re: Problema com mikrotik

    ja mediu a energia quando esta chegando no ultimo switch em horario de pico? ou pode ser roteador jogando dhcp invertido!