+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda em Segunda Torre

    Em primeiro lugar, quero agradecer quem me ajudou a uns meses atrás quando eu estava caído por conta do "kit", hoje consigo entregar internet em uma qualidade razoável. eu quero abranger uma nova areá na minha cidade, para isso preciso montar uma torre nova, porem eu gostaria de saber se preciso colocar outra Router board ou outra Omnitik, na caixa da segunda torre, ou posso simplesmente colocar um Switch ligando tudo e controlar os clientes da torre Central como é hoje.

    Em anexo mando uma foto do meu provedor no primeiro projeto, e agora meu segundo projeto.
    Preciso atender logo está região, me ajudem por favor, Switch x Router board

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Projeto Omnitik.png
Visualizações:	241
Tamanho: 	289,3 KB
ID:      	66283Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Projeto Omnitik HOJE.png
Visualizações:	470
Tamanho: 	607,9 KB
ID:      	66284

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda em Segunda Torre

    sua rede é roteada ou todo em bridige?
    se for em bridige, basta colocar um ap e um switch na torre que você quer atender e todos os seus clientes vão chegar ate sua torre central.
    skype:flavio.gd

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda em Segunda Torre

    Bom dia ilustre,
    Com à experiência que eu tenho o ideal seria um PTP e uma nova RB para autenticar esses clientes nessa nova torre ou seja uma RB para cada torre de-modos a reduzir as latências e deixar a rede mais folgada de banda e usar recomendada-mente um servidor Radius tipo MK-Auth pra começar de-modos a centralizar as autenticações (base de dados) isso vai te ajudar a saber quem esta conectado em que sector RB. Instalas o TheDuDe que free no site da Mikrotik para monitorar todas RBs e Rádios.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda em Segunda Torre

    e tem mais evita usar Ominis ela espalha muito sinal e distorcido sem foco o teu trhougput de certeza que é muito instável e não só ele dificulta a expanção caso haja mais clientes. O ideal é usar sectoriais

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda em Segunda Torre

    Tem vários modos, como foram citados.
    O mais simples é fazer o ap da torre que já está funcionando, conectar com a outra torre.
    Isso é feito configuranco os dois ap em cada torre como AP+WDS. Mesmo canal, mesmo SSID e mesma chave de criptografia.
    Mas isso vai te dar problemas também com crescimento. Pois o primeiro AP vai ter que trabalhar para atender os clientes dele e ainda repassar comunicação com o AP da outra torre. Se o primeiro AP tiver muitos clientes ele pode não conseguir fazer tudo isso com qualidade. E se colocar AP que aguenta mais pps vai ter que procurar um AP mais robusto.

    A outra maneira que também é simples é você fazer um ponto a ponto em separado para a segunda torre conectar na primeira. Assim o AP da primeira torre continua trabalhando como já está sem sobrecarga.

    Daí na segunda torre coloca outro AP para receber o sinal que chega pelo ponto a ponto. E coloca outro canal, outro SSID para ficar mais organizado.
    Deste modo todos os clientes vão continuar chegando no teu servidor centralizado.

    A outra opção é o uso de autenticação em cada torre, como foi comentado. Ou centralizar a autenticação por Vlan

    Agora o que você não deve fazer é manter os clientes em bridge. Cliente precisa ser roteado, separado da sua rede.

    E assim vai subindo na escala de melhoramentos da rede.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda em Segunda Torre

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tem vários modos, como foram citados.
    O mais simples é fazer o ap da torre que já está funcionando, conectar com a outra torre.
    Isso é feito configuranco os dois ap em cada torre como AP+WDS. Mesmo canal, mesmo SSID e mesma chave de criptografia.
    Mas isso vai te dar problemas também com crescimento. Pois o primeiro AP vai ter que trabalhar para atender os clientes dele e ainda repassar comunicação com o AP da outra torre. Se o primeiro AP tiver muitos clientes ele pode não conseguir fazer tudo isso com qualidade. E se colocar AP que aguenta mais pps vai ter que procurar um AP mais robusto.

    A outra maneira que também é simples é você fazer um ponto a ponto em separado para a segunda torre conectar na primeira. Assim o AP da primeira torre continua trabalhando como já está sem sobrecarga.

    Daí na segunda torre coloca outro AP para receber o sinal que chega pelo ponto a ponto. E coloca outro canal, outro SSID para ficar mais organizado.
    Deste modo todos os clientes vão continuar chegando no teu servidor centralizado.

    A outra opção é o uso de autenticação em cada torre, como foi comentado. Ou centralizar a autenticação por Vlan

    Agora o que você não deve fazer é manter os clientes em bridge. Cliente precisa ser roteado, separado da sua rede.

    E assim vai subindo na escala de melhoramentos da rede.
    A minha ideia a principio foi, de fazer um PTP (ligado na Omnitik, já que tem mais 4 saídas livres). e na segunda torre ligar a antena que está recebendo o PTP no caso a SXT ligar em um Switch (SXT Configurada com para rotear com outra range de IP) junto com as outras 2 SXT que são para PTP e talvez no futuro mais uma Omnitik na segunda torre também.

    PS: Eu acredito que painéis setorial na localização da minha torre "Central" não é a melhor pedida pois estou em uma parte bem baixa da cidade.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda em Segunda Torre

    Up

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda em Segunda Torre

    faz um ptp para outra torre, deixa com switch e sua ominitik, e na primeira torre coloca uma única rb pra gerenciar, fazendo VLAN, ou MPLS/OPSF

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda em Segunda Torre

    Olá Só novo nesse mundo mais eu andei vendendo vários post
    Tô pesando de fazer um assim
    Compra uma br750gr3 + omnitik
    Vc poderia me fala vai Rb e omnitik vc usa e quantos cliente ela suporta
    Agradecer de puder me ajudar

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda em Segunda Torre

    Citação Postado originalmente por jac1el Ver Post
    Olá Só novo nesse mundo mais eu andei vendendo vários post
    Tô pesando de fazer um assim
    Compra uma br750gr3 + omnitik
    Vc poderia me fala vai Rb e omnitik vc usa e quantos cliente ela suporta
    Agradecer de puder me ajudar
    Que equipamento é esse que pretende usar com ominitik?

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda em Segunda Torre

    Omnitik U-5Hnd

    só leigo no assunto mais vi que essa e atual do mikrotik

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda em Segunda Torre

    br750gr3 não seria uma RB 750?

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda em Segunda Torre

    Omnitik U-5Hnd

    só leigo no assunto mais vi que essa e atual do mikrotik

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda em Segunda Torre

    sim essa Rb750 e pra min coloca no lugar do meu roteador https://routerboard.com/rb750gr3

    esse omnitik essa pra mim usar para transmitir https://routerboard.com/RBOmniTikG-5HacD

    a pergunta a eu preciso das duas

    na minha rede fica os 10 a 15 celular 3 pc

    atual uso roteador normal e um nanostation5
    principal motivo da mudança e pode controlar a acesso e controle de bando
    internet 15 mega
    qual aparelho você me indica a compra para atendo esse povo

    não sei se eu explique bem mais agradeço ajuda

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda em Segunda Torre

    Sugiro olhar uns videos no youtube, quem seja leigo no assunto!
    Pelo menos faça isso!

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda em Segunda Torre

    Se vc entende aí dos equipamentos que eu citei agradeço a ajuda

    Quero saber se tenho que compra os dois equipamento
    Ou só um já vai fazer o trabalho
    Me desculpe por não saber explicar
    Agradeço pelo ajuda

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda em Segunda Torre

    só 15 clientes, a omnitik da conta