Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    Fala galera!

    Preciso do auxilio de vocês novamente.

    Gostaria de saber como faço para que uma RB (Ex.: Intelbras WRN300) entregue somente uma faixa de IP do Mikrotik para qualquer dispositivo conectado via wifi.
    Configurar a RB como AP é tranquilo, porém como eu faço para essa RB em modo AP entregue só tal faixa sem que qualquer dispositivo conectado a RB colete de outra faixa de IP.

    Por exemplo:

    Faixa 1: 192.168.20.1
    Faixa 2: 192.168.30.1

    Qualquer dispositivo (celular, notebook, tablets...) que se conectem a RB via wifi coletem IP da faixa 2, sendo assim se meu celular se conectar pela RB ficaria com o IP 192.168.30.10 e se o meu pc via cabo se conectar diretamente na RB do Mikrotik pegue IP da faixa 1 por exemplo.

    Logo a faixa 1 fica somente para qualquer dispositivo conectado a rede exceto via RB.

    Ficou claro minha explicação? Preciso de ajuda para tal, empaquei nisso e não achei nada na internet.
    Peço por favor a ajuda de vocês. OBRIGADO!

  2. #2

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    Boa tarde, cara vc poderia configurar um pool de IP.

  3. #3

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    Citação Postado originalmente por felipe23 Ver Post
    Boa tarde, cara vc poderia configurar um pool de IP.
    Justo, para eu ter a faixa IP tenho que criar um pool, em relação a criar as faixas e afins eu já fiz.
    Mas se sabes alguma configuração em relação ao pool além da habitual, me conta aí Felipe, porque é uma infinidade de configurações esse mk hehe, obrigado!

  4. #4

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    ai vc me pegou em kkkkkk

  5. #5

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    Eu estava pensando em fixar uma faixa em uma das portas do MK mas, não seria a melhor opção fisicamente no meu caso. Porque por ex.: se eu tiver uma interconexão via Fibra Óptica e outra localidade, como eu faria né? Seria uma configuração muito básica, será que tem uma forma de fazer uma configuração direcionada para o MAC Address da RB?

  6. #6

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    Ué, normal, não há varias possibilidades de configurar pool.
    Pool1: 192.168.20.2-192.168.20.254 next pool: Pool 2
    Pool2: 192.168.50.2-192.168.50.254 next pool: none

    É tudo um exemplo, inclusive a simulação no post.

    Mas vc fala de criar um pool sem um next pool?

  7. #7

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    isso ai : Pool2: 192.168.50.2-192.168.50.254 next pool: none

  8. #8

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    Citação Postado originalmente por felipe23 Ver Post
    isso ai : Pool2: 192.168.50.2-192.168.50.254 next pool: none
    Tudo bem, mas como aplicar este pool para que somente o WRN300 (por ex.) distribua os IP do mesmo?

  9. #9

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Henrique não estou conseguindo entender nada do que você quer fazer, sua cabeça deve estar uma enorme confusão de ideias.

    Só observando antes de iniciar, WRN300 não é roteador da Mikrotik, ok?

    Você quer que o seu roteador Mikrotik distribua duas faixas de IPs diferentes? Você poderia trabalhar com várias interfaces VLANs ou criar um servidor DHCP em separado para cada interface.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Bom amigo, posso até ter me expressado mal, mas "enorme confusão de ideias" vc me ofende desta forma... Eu sei que o WRN não é Mikrotik, é mais que óbvio, até por que eu eu descrevi "entregue somente uma faixa de IP do Mikrotik para qualquer dispositivo conectado via wifi." Ou seja, quero que o WRN que é o AP da história entregue IPs DO MIKROTIK, entendes? Quero fazer a configuração NO MIKROTIK para que o WRN entregue, simplesmente e tão somente entregue, ou seja, tenho um Mikrotik e tenho um Roteador Intelbras WRN300 em modo AP, quero configurar o Mikrotik para fazer com que este AP entregue determinada configuração ao qual já tentei explicar a cima. Bom, sei que vc quer me ajudar e eu lhe agradeço, vc não sabe a gratidão que eu tenho pelo pessoal que me ajuda pois estou aprendendo ainda. Mas por favor, não use da sua experiencia para denegrir-me. Obrigado.

  10. #10

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    Henrique, você pode "amarrar" o determinado IP ao MAC do cliente, seria trabalhoso, mas é a forma que conheço.Assim funcionaria pra vc?
    Outra coisa, quando você configura um DCHP Server, você tem que configurar em qual interface ele será distribuído, se setar a WLAN não resolveria pra você?

  11. #11

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    Citação Postado originalmente por andreluiz Ver Post
    Henrique, voce pode "amarrar" o determinado IP ao MAC do cliente, seria trabalhoso, mas é a forma que conheço.Assim funcionaria pra vc?
    Queres dizer fixar o IP do WRN? Tipo, lá em leases eu consigo fixar o ip do WRN mas fazer com que ele entregue uma faixa de IP eu não não faço ideia. Tenho noção do que você quer dizer amigo, porém me falta conhecimentos para interpretar isso em configuração, podes me explicar mas detalhadamente? Obrigado!

  12. #12
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    Deixa eu Peguntar
    vc não pode usar 2 interface separada neste caso
    1 interface pro seu wifi e outra pro outra coisa que vc queira ???

    usando mesma interface tu vai ter que cadastrar todos os mac que vc quer em cada ip

  13. #13

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    Nope.
    Eu imagino que voce quer que os clientes que se conectam ao WRN recebam um IP pre-definido no Mikrotik, correto?
    Desta forma, o seu WRN deveria estar com o DHCP desabilitado, e o Mikrotik fazendo o DHCP-SERVER, que voce pode configurar por um botão escrito "setup" no proprio dhcp-server.
    Amarrar o IP no MAC, vai fazer o cliente não mudar de IP, basicamente voce vai fixar o ip do cliente diretamente pelo MK. Voce faz isso pela aba Leases no DHCP-Server, selecionando o cliente em especifico conectado e clicando em "STATIC".

    É isso mesmo né @ab5x2 ?

    ____

    A forma que o Bruno disse daria muito mais certo kkk, seria bem menos trabalhoso, e bem mais funcional!

  14. #14

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Deixa eu Peguntar
    vc não pode usar 2 interface separada neste caso
    1 interface pro seu wifi e outra pro outra coisa que vc queira ???

    usando mesma interface tu vai ter que cadastrar todos os mac que vc quer em cada ip
    Entendo, pensei nisso também, mas tem um porém no meu caso, se eu precisar que um AP em uma outra localidade conectado a "mim" via fibra (interconexão) por ex. ficaria bem complicado de executar esta regra. No caso eu gostaria de configurar um AP desta forma em qualquer lugar da rede. Vamos supor que eu tenha duas lojas, uma em na cidade 1 (esta tem o MK) e a outra na cidade 2 (esta só a interconexão para a cidade 1), abas compartilham da mesma rede via fibra, logo, se eu precisar que o AP da cidade 2 execute estas regras, difilas diretamente na porta iria dificultar, creio eu.

  15. #15

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    Sinceramente não acho que voce teria problemas com isso, voce vai usar 1 porta só pra fazer essa função

  16. #16

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    Pessoa, vou realizar alguns ajustes aqui, depois mando os print e tal, se eu conseguir faço um tutorial aqui. Talvez alguém precise algum dia.

  17. #17

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    Pode usar portas separadas, sendo uma pool pra cada, ou usar VLAN

  18. #18

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    Pode usar portas separadas, sendo uma pool pra cada, ou usar VLAN
    Não vai conflitar?

  19. #19

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    Citação Postado originalmente por henriqueferreira7 Ver Post
    Não vai conflitar?
    Não

  20. #20

    Padrão Re: RB x MK - Como configurar uma RB para entregar determinada faixa de IP?

    faz via Vlan, assim você pode segmentar sua rede, alem de ficar muito organizado, fica funcional, vc pode centralizar o gerenciamento de tudo, evitando ter que ficar fazendo upgrade de equipamentos a curto prazo se for trabalhar com uma demanda grande de clientes