+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Vlan entre olt e mikrotik

    PESSOAL  bom dia teria como fazer vlan entre as ether do mk com  a olt , para tipo cada pon sair por determinada ether que eu queira

  2. #2
    Avatar de dpetry
    Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    Cabo frio - Rio de Janeiro
    Posts
    184

    Padrão Re: Vlan entre olt e mikrotik

    /interface vlan
    add interface=etherX name=Placa1-PON1 vlan-id=3999

    Para que consiga colocar cada PON por uma vlan, deve verificar a configuração de sua OLT se é possível, se for, é só multiplicar o comando acima.

  3. #3

    Padrão Re: Vlan entre olt e mikrotik

    crio a vlan na rb e na olt certo

  4. #4

    Padrão Re: Vlan entre olt e mikrotik

    vou testar mais tarde e testar, pois os clientes mesmo em ethers separadas estao saindo so por uma delas

  5. #5

    Padrão Re: Vlan entre olt e mikrotik

    Citação Postado originalmente por dpetry Ver Post
    /interface vlan
    add interface=etherX name=Placa1-PON1 vlan-id=3999

    Para que consiga colocar cada PON por uma vlan, deve verificar a configuração de sua OLT se é possível, se for, é só multiplicar o comando acima.

    Boas

    então VLAN dá sim para configurar, só não recomendo utilizar uma VLAN ID diferente por ONU, pois existem casos de empresas com filiais e matriz que já utilizam VLANs especificas para se conectarem e ao passar uma VLAN dentro de outra VLAN pode dar dores de cabeça, falo isso por experiência própria onde perdemos tempo para identificar o problema quando o TI da Matriz de uma certa empresa nacional nos disse que estava usando VLAN IDxxxx no sistema interno deles o que estáva conflitando com uma das VLANs na nossa estrutura.

    Enfim para tudo existe solução basta usar da maneira correta.

  6. #6

    Padrão Re: Vlan entre olt e mikrotik

    Oq seria qinq

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Lemaxtelecom Ver Post
    Oq seria qinq

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

    é vc conseguir enviar mais de um tag vlan dentro da mesma unidade de transmissão, ou frame.

    https://en.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.1ad

  8. #8

    Padrão Re: Vlan entre olt e mikrotik

    obrigado pessoal , um parceiro nosso esta tentando fazer as vlans na olt, pois segundo ele nao esta conseguindo subir mais de 50 clientes por PON , as vlans resolveriam isso. DEsde ja agradeco a todos

  9. #9

    Padrão Re: Vlan entre olt e mikrotik

    Citação Postado originalmente por Lemaxtelecom Ver Post
    obrigado pessoal , um parceiro nosso esta tentando fazer as vlans na olt, pois segundo ele nao esta conseguindo subir mais de 50 clientes por PON , as vlans resolveriam isso. DEsde ja agradeco a todos
    nao tem nada haver!! tem equipamentos que limita o numero de vlans, mais eh coisa de 4 mil vlans e nao 50!!

    isso ai pode ser algum limite de LLID da porta PON ou ate mesmo algum limite de numero de MAC por porta PON da olt!! ou por ultimo pode ser algum calculo de splitagem errado que de um determinado spliter pra frente nao tem forca suficiente pra autenticar a ONU!!

    aqui eu trabalho com uma vlan por porta PON, e uso TAG-VLAN, nao deixo transparente, pois usando tag-vlan eu seto a vlan na ONU e o roteador do cliente nao precisa ter suporte a vlan na porta WAN para autenticar o pppoe, dessa maneira qualquer roteador eh compativel, pois da ONU dele pra frente eh sem vlan!

    se vc deixar transparente, tem que setar a vlan no roteador do cliente, la nas configuracoes da WAN, tem roteador que nao tem suporte a vlan na wan, e ai nao tem como autenticar!

  10. #10

    Padrão Re: Vlan entre olt e mikrotik

    Legal sua explicacao

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  11. #11
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Vlan entre olt e mikrotik

    Bom isto depende da olt mais na firberhome vc faz isto nas sfp e não na pon

  12. #12

    Padrão Re: Vlan entre olt e mikrotik

    bom minha olt e uma v1600A , na vdd queria fazer o seguinte no meu concentrador criar a vlan 10 = porta pon1 ,vlan20= porta pon2 , para monitorar o trafego das duas separadas na rb, entao criei essas duas vlans e criei tb a vlan 1 como trunk para enviar ate a olt , esta certo ate ai pessoal?

  13. #13

    Padrão Re: Vlan entre olt e mikrotik

    vc ta ligando esse concentrador direto na olt ou tem switch antes?

    se vc ta ligando direto na olt, nao precisa criar trunk, vc apenas cria a vlan id no concentrador na porta desejada, coloca o cabo nessa porta e na olt, na olt la no EMS em vlan, vc cria com o mesmo ID e seleciona as portas da olt, no caso a porta do switch da olt que entra o cabo + a porta pon que vai pro cliente, ai na onu do cliente vc seta esse id e ja era!!

  14. #14

    Padrão Re: Vlan entre olt e mikrotik

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    vc ta ligando esse concentrador direto na olt ou tem switch antes?

    se vc ta ligando direto na olt, nao precisa criar trunk, vc apenas cria a vlan id no concentrador na porta desejada, coloca o cabo nessa porta e na olt, na olt la no EMS em vlan, vc cria com o mesmo ID e seleciona as portas da olt, no caso a porta do switch da olt que entra o cabo + a porta pon que vai pro cliente, ai na onu do cliente vc seta esse id e ja era!!
    vou colocar da rb direto na olt

  15. #15

    Padrão Re: Vlan entre olt e mikrotik

    Citação Postado originalmente por Lemaxtelecom Ver Post
    vou colocar da rb direto na olt
    Bom eu fiz assim, criei a vlan 1 e vlan 10 na rb , depois criei dois pppoe server para cada vlan, na olt fiz a vlan 1 port1, port5 , vlan10 port1,port6 , peguei duas onus em uma setei vlan 1 e na segunda vlan 10 , entao na rb consegui ver separados como eu queria, fiz td certinho pessoal ou fiz algo de errado

  16. #16

    Padrão Re: Vlan entre olt e mikrotik

    isso ta certo, soh q a onu com vlan 1 fica na pon1, e onu com vlan 10 na pon2

  17. #17

    Padrão

    isso mesmo , com isso na rb consigo ver os clientes por pon , valeu muito pela ajuda pessoal

  18. #18

    Padrão Re: Vlan entre olt e mikrotik

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    isso ta certo, soh q a onu com vlan 1 fica na pon1, e onu com vlan 10 na pon2
    Olá gente. Eu não posso colocar assim vlan1 e vlan2, as duas para porta 1 e saida na pon 1?

    tem que ser uma em cada porta?

  19. #19

    Padrão Re: Vlan entre olt e mikrotik

    Pessoal alguém conseguiu configurar Vlan na OLT OT-8832-GO, estou querendo criar um PPPoe Server por porta Pon, mas não estou conseguindo. Alguém poderia me ajudar?