Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RouterOS em Servidor Dell

    Olá a todos.


    Estou procurando respostas que até agora não consegui em lugar algum, nem em sites gringos.
    Estou tentando instalar RouterOS 6.38.3 em um PowerEdge R710.

    Estou usando 2 discos SAS de 146Gb 15k RPM em RAID 0 + 16Gb RAM + 2 Xeon 2.6. O boot pelo CD funciona de boa, mas não detecta o disco. O RAID está montado direitinho, inclusive instalei o Windows 7 só pra confirmar.

    Alguma luz de alguém que já tenho conseguido essa proeza?????

    Antes de alguém se prontificar a responder, COM TODO RESPEITO, informo que não quero virtualizar o sistema, a intenção é instalar DIRETAMENTE no server, "NA CARNE".

  2. #2

    Padrão Re: RouterOS em Servidor Dell

    Seria questão de driver do disco, e... sistemas diferentes tem drivers diferentes, o fato de rodar com Windows ou alguma distro maior não diz quase nada.

    Segundo isso, o Megaraid de Dell é suportado:
    https://wiki.mikrotik.com/wiki/Suppo...8SAS.2FSCSI.29

    Teria que confirmar no setup SAS, na aba Ctrl Magmt, se o dispositivo é PERC 600 ou 700, ou se é Megaraid, pelo visto RouterOS só suporta Megaraid, o resto não é garantido.

    (Afinal RouterOS não tira vantagem nem de toda essa Ram, nem de disco de alta velocidade, ele joga tudo pra RAM de modo que até com um SSD baratinho via SATA tudo roda lindo, faz sentido ele não ter drivers SAS modernos já que ele ainda é x86 e não aproveita esses recursos. Seria como cobrar esse suporte do Windows XP ou Server 2k3)

    Se na bios não tem muito o que mexer, o jeito é no setup da controladora SAS mudar o tipo de raid, que eu tenha certeza 0 e 1 roda, os demais não sei.

  3. #3

    Padrão Re: RouterOS em Servidor Dell

    Te aconselho a Instalar no Virtualizado, porque geralmente os servidores com RAID costumam a pedir Driver do controller e instalar no Mikrotik não sei se o fabricante disponibiliza drive para o mesmo. Obs.: Te recomendaria usar RAID 1 é mais seguro a nível de redundância ao invés de RAID 0 que apenas soma todos os discos caso um falhe perdes toda informação.

  4. #4
    Avatar de Guerot
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    20

    Padrão

    dr

    Sugiro a vc :

    1 - instalar um hypervisor

    2 - depois vc instala o RouterOS q vai de boa.

  5. #5

    Padrão Re: RouterOS em Servidor Dell

    Citação Postado originalmente por Vinicius_PG Ver Post
    Olá a todos.


    Estou procurando respostas que até agora não consegui em lugar algum, nem em sites gringos.
    Estou tentando instalar RouterOS 6.38.3 em um PowerEdge R710.

    Estou usando 2 discos SAS de 146Gb 15k RPM em RAID 0 + 16Gb RAM + 2 Xeon 2.6. O boot pelo CD funciona de boa, mas não detecta o disco. O RAID está montado direitinho, inclusive instalei o Windows 7 só pra confirmar.

    Alguma luz de alguém que já tenho conseguido essa proeza?????

    Antes de alguém se prontificar a responder, COM TODO RESPEITO, informo que não quero virtualizar o sistema, a intenção é instalar DIRETAMENTE no server, "NA CARNE".

    Isso é moleza amigo, O hardware de alguns, se não todos os servidores Dell, não deixa você instalar o mikrotik como sistema principal, deixando você com alternativa de instalar o hypervisor, e o mikrotik virtualizado, Você vai resolver esse problema da seguinte forma, Pegue o HD do seu servidor Dell, monte e instale ele em um computador comum, de preferência um antigo, ai você instala o seu sistema mikrotik, depois retire esse HD e recoloque no servidor Dell, é chamado por alguns de "gambiarra, mais eu prefiro chamar de "SOLUÇÃO TÉCNICA"", muitos vão rir, mais é a única solução que eu conheço que vai funcionar, já que deseja tanto instalar o sistema como principal.

  6. #6

    Padrão Re: RouterOS em Servidor Dell

    Além de não reconhecer toda a RAM disponível em seu server por se tratar de x86, também vem a questão de energia eu fortemente te recomendo comprar um Router, ou sugiro virtualizar como o Tutu sugeriu essa é a melhor solução pois vc vai rodar outros serviços!!!Também vem o fator de se esse dell tens suporte as placas dai veja na wike.

  7. #7

    Padrão Re: RouterOS em Servidor Dell

    Esqueci de citar esse detalhe do amigo "wld.net1, ele não vai reconhecer toda a RAM do servidor, somente até 2GB de RAM

  8. #8

    Padrão Re: RouterOS em Servidor Dell

    É o tipo de disco até na virtualização temos que selecionar IDE acredito que a melhor solução é virtualizar como já foi bem comentado e definir o tipo de disco como ide

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão Re: RouterOS em Servidor Dell

    Ola amigo, é exatamente isso que o Alextaws disse, por causa da controladora vc nao consegue instalar, mesmo instalando em um pc e depois colocar nao vai dar certo, pode instalar em um pendriver tb, mais apenas 2GB vai ser reconhecido.
    Fiz um teste aki e tive problema não consigo colocar mais de 150 clientes nele isso em X86.
    Virtualizado já vi funcionando legal.
    Outro ponto é sair do MK e subir um linux para realização de PPPoE, accell ppp comecei a instalar em um Dell 410 e vou começar a fazer os teste, tem um vídeo muito bom mostrando como montar o servidor.
    Tem muita gente falando bem sobre ele.

  10. #10

    Padrão Re: RouterOS em Servidor Dell

    O mikrotik não reconhece o HD por esse motivo da esse erro

  11. #11

    Padrão Re: RouterOS em Servidor Dell

    Acho que o mais correto é dizer que por causa desse merda de routeros desatualizado e alienado da realidade global não se pode instalar num Dell. O Dell é perfeito, o BugOS é que é incompleto. Sem querer o povo daqui deixxa sub-entendido que o problema é o Dell... Por favor se tem um provedor e tem um dell, use algo melhor que routeros...

  12. #12

    Padrão Re: RouterOS em Servidor Dell

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Acho que o mais correto é dizer que por causa desse merda de routeros desatualizado e alienado da realidade global não se pode instalar num Dell. O Dell é perfeito, o BugOS é que é incompleto. Sem querer o povo daqui deixxa sub-entendido que o problema é o Dell... Por favor se tem um provedor e tem um dell, use algo melhor que routeros...
    Não fale asneira meu caro.
    Um roteador com as mesmas funções do router - os se existe vai custar mais que seus dois rins.

    O único problema do routeros é não saber dividir os processamentos por igual em seus processadores, e por ser em linux e não ser em BSB.
    Quando isso ocorrer não existirá router que chegará perto do routeros.

    Quanto ao Dell não tem nada a ver com o que foi argumentado.
    O problema é drivers, não tem os drivers do HD por esse motivo não se instala.
    E outra existe servidores iguais ou melhores que Dell.
    Dependedo de sua aplicação a Dell vira uma lástima.

  13. #13

    Padrão Re: RouterOS em Servidor Dell

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Não fale asneira meu caro.
    Um roteador com as mesmas funções do router - os se existe vai custar mais que seus dois rins.

    O único problema do routeros é não saber dividir os processamentos por igual em seus processadores, e por ser em linux e não ser em BSB.
    Quando isso ocorrer não existirá router que chegará perto do routeros.

    Quanto ao Dell não tem nada a ver com o que foi argumentado.
    O problema é drivers, não tem os drivers do HD por esse motivo não se instala.
    E outra existe servidores iguais ou melhores que Dell.
    Dependedo de sua aplicação a Dell vira uma lástima.
    Claro! Se colocar minha avó pilotar uma masserati também será uma lástima!

    Muito cuidado ao julgar o Linux olhando pelo ponto de vista​ do BugOS! Eu uso Linux a anos e essa "asneira" que o dr. falou é só no BugOS mesmo cara.

    Acho que me fiz entender...

  14. #14

    Padrão Re: RouterOS em Servidor Dell

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    A estabilidade que um Juniper me dá vale mais que dois rins!
    +1

  15. #15

    Padrão Re: RouterOS em Servidor Dell

    FreeBSD é superior em roteamento do que o Linux isto já foi provado.

  16. #16

    Padrão Re: RouterOS em Servidor Dell

    Eu nem comento mais.
    Discutir roteamento e o cara vem e fala que linux é melhor.. melhor ver isso do que ser cego. Kkkkk deixa ele achar isso.
    Citação Postado originalmente por marcelorodrigues Ver Post
    FreeBSD é superior em roteamento do que o Linux isto já foi provado.

  17. #17

    Padrão Re: RouterOS em Servidor Dell

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    O único problema do routeros é não saber dividir os processamentos por igual em seus processadores"
    Essa daqui merece aplausos, até porque o processador nem se usa mesmo, é pouco importante né? Passa quase despercebido esse "probleminha" né?


    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    e por ser em linux e não ser em BSB.
    Bom aqui entramos em dois problemas... Você defende o RouterOS e acha ele bárbaro. Mas será que se ele é tão bom assim e o time dá Mikrotik é tão bom, porque já não pensaram nisso e já fizeram em BSD?

    O segundo ponto é partimos da premissa que se o pessoal que desenvolve o Mikrotik é tão bárbaro com redes, como me parece que você "acha", eles perceberam que o BSD não seria adequado para os planos de negócios deles e partiram para o Linux...

    De qualquer modo, entendeu né?


    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Quando isso ocorrer não existirá router que chegará perto do routeros.
    Concordo! Até porque o que chegar muito "perto" vai travar também... Haha! Mas de qualquer modo continua pedindo pro papai Noel te trazer um BugOS baseado no BSD que não se "compare" a nenhum outro, aí quando entender um pouco de rede volta aqui pra gente conversar um pouco...

  18. #18

    Padrão Re: RouterOS em Servidor Dell

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Eu nem comento mais.
    Discutir roteamento e o cara vem e fala que linux é melhor.. melhor ver isso do que ser cego. Kkkkk deixa ele achar isso.
    Mostra ai onde eu disse que Linux é melhor que BSD pra roteamento, se é que sabes o que é isso...

  19. #19

    Padrão Re: RouterOS em Servidor Dell

    Citação Postado originalmente por marcelorodrigues Ver Post
    FreeBSD é superior em roteamento do que o Linux isto já foi provado.
    Apesar de eu gostar de Linux e usar muito ele, gostaria de saber como se prova que um é melhor que outro meu irmão? Veja bem, não estou dizendo que x ou y é pior, só estou curioso para saber quem julgou um melhor que outro?

  20. #20

    Padrão Re: RouterOS em Servidor Dell

    Mikrotik roda em Linux porque Linux tem suporte para vários processadores Risc como o MIPS assim é possível. O FreeBSD já não tem muito suporte a várias arquiteturas.