+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Teste de banda TCp e UDP

    Boa tarde galera
    Estou com um probleminha eu tenho duas rb 750g Rex,estou fazendo teste de bancada e quando realizo o teste em UDP a banda chega da 900 MB, sim entendemos que em UDP e um protocolo livre, a onde elimina todas verificações de erro e chegada etc, Diferente do Protocolo TCP que faz todas essas verificações, alem de ser mais confiável, mas por ser duas rbs com portas gigas o teste em TCP so chega a 300Mb seu processamento fica em 50% e não passa disso, não sei se algum Bug ou os requisito da Rb não aguenta.

    Agradeço já, a ajuda de todos, me corrijam se eu disse alguma coisa errada.
    Obrigado
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste tcp.jpg
Visualizações:	452
Tamanho: 	254,6 KB
ID:      	66361Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste udp.jpg
Visualizações:	377
Tamanho: 	233,3 KB
ID:      	66362

  2. #2

    Padrão Re: Teste de banda TCp e UDP

    Capacidade da rb, em ambiente de produção, não chega nem perto disso o que passa com o trafego em cima do equipamento.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jrdecezere Ver Post
    Capacidade da rb, em ambiente de produção, não chega nem perto disso o que passa com o trafego em cima do equipamento.
    Então você quer dizer que a capacidade do equipamento não aguenta esse tanto de trafego ?

  4. #4

    Padrão Re: Teste de banda TCp e UDP

    Em situações ideais aguenta.

    Na vida real não.

    A própria Mikrotik coloco uma tabela de quanto ela faz de roteamento de acordo com os tamanhos de pacotes

  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Teste de banda TCp e UDP

    Citação Postado originalmente por JeffersonSato Ver Post
    Boa tarde galera
    Estou com um probleminha eu tenho duas rb 750g Rex,estou fazendo teste de bancada e quando realizo o teste em UDP a banda chega da 900 MB, sim entendemos que em UDP e um protocolo livre, a onde elimina todas verificações de erro e chegada etc, Diferente do Protocolo TCP que faz todas essas verificações, alem de ser mais confiável, mas por ser duas rbs com portas gigas o teste em TCP so chega a 300Mb seu processamento fica em 50% e não passa disso, não sei se algum Bug ou os requisito da Rb não aguenta.

    Agradeço já, a ajuda de todos, me corrijam se eu disse alguma coisa errada.
    Obrigado
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste tcp.jpg
Visualizações:	452
Tamanho: 	254,6 KB
ID:      	66361Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste udp.jpg
Visualizações:	377
Tamanho: 	233,3 KB
ID:      	66362
    O que acontece é que quando o destino é a RB o processamento vai subir mesmo pois ela tem que abrir o pacote etc. porém em produção o tcp vai trabalhar nos destino que não vai ser as RB ex:

    computador > rb > link > servidor
    o tcp vai ser aberto pelo computador e servidor a rb não vai ler o pacote vai somente encaminhar então vai passar 1GB normal
    isto para poucas conexões e pacote

  6. #6

    Padrão Re: Teste de banda TCp e UDP

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    O que acontece é que quando o destino é a RB o processamento vai subir mesmo pois ela tem que abrir o pacote etc. porém em produção o tcp vai trabalhar nos destino que não vai ser as RB ex:

    computador > rb > link > servidor
    o tcp vai ser aberto pelo computador e servidor a rb não vai ler o pacote vai somente encaminhar então vai passar 1GB normal
    isto para poucas conexões e pacote
    Bruno isso significa que esses tipo de teste que tem no mikrotik e uma tremenda furada, basear o teste de velocidade neles não e garantido?

    Você sabe me dizer ou alguém, qual melhor formar de fazer esses tipo de teste de velocidade para verificar o quanto de banda esta passando ou o quando de banda ainda esta sobrando /?

  7. #7

    Padrão Re: Teste de banda TCp e UDP

    você pode utilizar dois computadores de cada lado e fazer a transferência de um arquivo, este seria o modo mais preciso.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JeffersonSato Ver Post
    Bruno isso significa que esses tipo de teste que tem no mikrotik e uma tremenda furada, basear o teste de velocidade neles não e garantido?

    Você sabe me dizer ou alguém, qual melhor formar de fazer esses tipo de teste de velocidade para verificar o quanto de banda esta passando ou o quando de banda ainda esta sobrando /?
    Calma lá Jefferson,

    Quando se fala em banda, estamos falando de enlace. Se fizer um teste em UDP, provavelmente terá a banda disponível para o enlace.

    Um roteador não conseguir rotear 100% da capacidade do enlace não significa que não terá banda. Pode usar vários roteadores trafegando pelo mesmo enlace.

    A capacidade do router é influenciada por vários pontos na cadeia dele que demandem ou não processamento. Regras de filtro, marcação e roteamento. Tudo toma tempo e se engargalar, vai reduzir a capacidade de roteamento.

    Os testes te dão um norte mas a capacidade de trafegar e rotear dados é variável em função do que vai trafegar e como irá controlar.

    É como uma estrada muito boa, 100 ferraris poderão viajar a 300km/h, Agora se misturar 50 ferraris e 20 caminhões a velocidade da estrada muda. Sacou?

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Teste de banda TCp e UDP

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Calma lá Jefferson,

    Quando se fala em banda, estamos falando de enlace. Se fizer um teste em UDP, provavelmente terá a banda disponível para o enlace.

    Um roteador não conseguir rotear 100% da capacidade do enlace não significa que não terá banda. Pode usar vários roteadores trafegando pelo mesmo enlace.

    A capacidade do router é influenciada por vários pontos na cadeia dele que demandem ou não processamento. Regras de filtro, marcação e roteamento. Tudo toma tempo e se engargalar, vai reduzir a capacidade de roteamento.

    Os testes te dão um norte mas a capacidade de trafegar e rotear dados é variável em função do que vai trafegar e como irá controlar.

    É como uma estrada muito boa, 100 ferraris poderão viajar a 300km/h, Agora se misturar 50 ferraris e 20 caminhões a velocidade da estrada muda. Sacou?
    Exatamente

    o que eu falei é que teste udp entre rbs nunca vai chegar nos 1GB pois ele as rbs não tem processador pra processar todos pacotes já que em tcp eles tem que abrir o pacote
    ex:

    do seu pc até o site da google unico que vai abrir e processar pacote é o seu pc e o servidor da google entendeu
    os router no caminho só vão rotear os pacotes para as rotas corretas eles não vao processar o pacote o Three-way Handshake acontece entre o seu pc e o servidor da google
    por isto o teste tem que ser feito em udp, com 20 conexões tu vai ter 900mb com 200 vai ter 700mb assim por diante

  10. #10

    Padrão Re: Teste de banda TCp e UDP

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Calma lá Jefferson,

    Quando se fala em banda, estamos falando de enlace. Se fizer um teste em UDP, provavelmente terá a banda disponível para o enlace.

    Um roteador não conseguir rotear 100% da capacidade do enlace não significa que não terá banda. Pode usar vários roteadores trafegando pelo mesmo enlace.

    A capacidade do router é influenciada por vários pontos na cadeia dele que demandem ou não processamento. Regras de filtro, marcação e roteamento. Tudo toma tempo e se engargalar, vai reduzir a capacidade de roteamento.

    Os testes te dão um norte mas a capacidade de trafegar e rotear dados é variável em função do que vai trafegar e como irá controlar.

    É como uma estrada muito boa, 100 ferraris poderão viajar a 300km/h, Agora se misturar 50 ferraris e 20 caminhões a velocidade da estrada muda. Sacou?
    Entendi Porem esse teste que eu fiz e de Rb para Rb com um cabo de 1 metro entre elas ...
    é um teste feito em bancada, para tirar uma duvida minha, porem me deparei nesse seguinte problema, são rbs configurado o básico, ip e um gateway para fazer o teste de banda e no teste tcp a banda deu isso, seria normal passar 300mb de banda no cenário que eu fiz?
    Parando para analisar, 1 metro de cabo entre elas sem nenhuma interferência e configurações baica.

  11. #11

    Padrão Re: Teste de banda TCp e UDP

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Exatamente

    o que eu falei é que teste udp entre rbs nunca vai chegar nos 1GB pois ele as rbs não tem processador pra processar todos pacotes já que em tcp eles tem que abrir o pacote
    ex:

    do seu pc até o site da google unico que vai abrir e processar pacote é o seu pc e o servidor da google entendeu
    os router no caminho só vão rotear os pacotes para as rotas corretas eles não vao processar o pacote o Three-way Handshake acontece entre o seu pc e o servidor da google
    por isto o teste tem que ser feito em udp, com 20 conexões tu vai ter 900mb com 200 vai ter 700mb assim por diante
    Entendi Bruno agora esclareceu minhas duvidas, então basicamente os teste realizado pela mikrotik não são confiável ... o jeito e fazer teste do pc para fora da rede passando por esse enlace...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JeffersonSato Ver Post
    Entendi Bruno agora esclareceu minhas duvidas, então basicamente os teste realizado pela mikrotik não são confiável ... o jeito e fazer teste do pc para fora da rede passando por esse enlace...
    @JeffersonSato,

    São confiáveis mas a RB tem um limite. Geralmente usamos esse teste para enlaces que não chegam nem perto dessa capacidade. Veja que o teste se chama BandWidth e não routing capacity rsrs

    Mas resumindo são confiáveis mas não existe teste que te diga com precisão quanto conseguirá trafegar porque depende de fatores que só a sua realidade irá ditar.

    O que poderia ser feito é superdimensionar toda a cadeia de forma a não haver gargalos, técnica usada com frequencia em redes corporativas já que você possui muito menos pontos de gargalos que um provedor, onde praticamente todo ponto pode se tornar um.

  13. #13
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Teste de banda TCp e UDP

    Citação Postado originalmente por JeffersonSato Ver Post
    Entendi Bruno agora esclareceu minhas duvidas, então basicamente os teste realizado pela mikrotik não são confiável ... o jeito e fazer teste do pc para fora da rede passando por esse enlace...
    São sim acontece que o teste é feito com 20 conexões apenas