+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antenas ubiquiti com CCQ baixo no painel APC 5M 90+

    Bom dia, estou a tempos tentando resolver esse problema, quando o painel é Ubiquiti e eu conecto uma Wom 5000 nele funciona blz, ccq bom e tudo mais, porém se o painel é Intelbrás e eu coloco um nano loco ou airgrid o CCQ fica baixo na casa do 65 até 85% dificilmente da uns 90%, tem alguma configuração pra resolver isso? Agradeço a atenção de todos.

  2. #2

    Padrão Re: Antenas ubiquiti com CCQ baixo no painel APC 5M 90+

    Não posso opinar, mais posso dizer algumas palavras.

    Verifique o canal que esta trabalhando na intelbras é compatível com os canais aceito na nano loco ou airgrid.

    Desativa o airmax dos equipamentos ubnt também

  3. #3

    Padrão Re: Antenas ubiquiti com CCQ baixo no painel APC 5M 90+

    Minha opinião:
    1.º Não se recomenda trabalhar com rádios de marcas diferentes no mesmo sector ou seja misturar ubnt com intelbas por exemplo isso baixo a qualidade drasticamente do desempenho do Sector ou seja impedes-te de usar o protocolo TDMA (Airmax no caso da ubnt, Nv2 da mikrotik, etc).
    2.º Não se recomenda trabalhar com Radios de polarização diferentes em um sector por exemplo Airgrid trabalha em 1x1 já as nano em 2x2 isso reduz bastente o desempenho de trhougput.
    3.º Tenta reduzir as potencias do Cliente e AP e as modulações do AP.
    4.º Verifique bem a visada neste(s) cliente(s) tenta dar o dobro da altura do mastro.
    5.º Verifique as Frequências dos dois lados do AP e do cliente.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cristianojpr Ver Post
    Bom dia, estou a tempos tentando resolver esse problema, quando o painel é Ubiquiti e eu conecto uma Wom 5000 nele funciona blz, ccq bom e tudo mais, porém se o painel é Intelbrás e eu coloco um nano loco ou airgrid o CCQ fica baixo na casa do 65 até 85% dificilmente da uns 90%, tem alguma configuração pra resolver isso? Agradeço a atenção de todos.
    Bom dia cristianojpr.

    A respeito da configuração do nosso basestation, verifique os pontos listados abaixo na aba Configurações >> Wireless.

    -Ative o Auto BA;
    -Desative o QoS (WMM);
    -Configure o campo BA window size para 62;
    -Taxa de dados N (máx.), diminua uma ou duas modulações;
    -Desative o GI curto;
    -Ajuste o Tempo limite de ACK para o valor correspondente ao cliente mais distante da torre, salve e aplique.

    Feito isso, verifique se há melhora no CCQ dos clientes.
    Ressaltamos que nas configurações dos clientes, também podem ser necessários ajustes.

  5. #5

    Padrão Re: Antenas ubiquiti com CCQ baixo no painel APC 5M 90+

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    Não posso opinar, mais posso dizer algumas palavras.

    Verifique o canal que esta trabalhando na intelbras é compatível com os canais aceito na nano loco ou airgrid.

    Desativa o airmax dos equipamentos ubnt também
    Bom dia Alextaws, não utilizo Airmax, mesmo que o painel que está soltando sinal é Intelbrás, quanto as canais, trabalho apenas com os permitidos para o Brasil. Obrigado pela sua atenção.

  6. #6

    Padrão Re: Antenas ubiquiti com CCQ baixo no painel APC 5M 90+

    Citação Postado originalmente por dalexandre Ver Post
    Minha opinião:
    1.º Não se recomenda trabalhar com rádios de marcas diferentes no mesmo sector ou seja misturar ubnt com intelbas por exemplo isso baixo a qualidade drasticamente do desempenho do Sector ou seja impedes-te de usar o protocolo TDMA (Airmax no caso da ubnt, Nv2 da mikrotik, etc).
    2.º Não se recomenda trabalhar com Radios de polarização diferentes em um sector por exemplo Airgrid trabalha em 1x1 já as nano em 2x2 isso reduz bastente o desempenho de trhougput.
    3.º Tenta reduzir as potencias do Cliente e AP e as modulações do AP.
    4.º Verifique bem a visada neste(s) cliente(s) tenta dar o dobro da altura do mastro.
    5.º Verifique as Frequências dos dois lados do AP e do cliente.
    Bom dia dalexandre, seria impossível não trabalhar com rádios mistos visto que os clientes chegam até nós de outras empresas, nós estamos trabalhando apenas com Intelbrás, mais ainda tem clientes antigos e novos que usam Ubiquiti, não utilizamos protocolo TDMA, pois isso limitaria somente a uma tecnologia, quanto as potências são todas calculados de acordo as normas brasileiras, o problema é somente o ccq do ubiquiti que fica ruim quando conectado a um painel Intelbrás. Agradeço muito sua contribuição.

  7. #7

    Padrão Re: Antenas ubiquiti com CCQ baixo no painel APC 5M 90+

    Citação Postado originalmente por Suporte Intelbras Ver Post
    Bom dia cristianojpr.

    A respeito da configuração do nosso basestation, verifique os pontos listados abaixo na aba Configurações >> Wireless.

    -Ative o Auto BA;
    -Desative o QoS (WMM);
    -Configure o campo BA window size para 62;
    -Taxa de dados N (máx.), diminua uma ou duas modulações;
    -Desative o GI curto;
    -Ajuste o Tempo limite de ACK para o valor correspondente ao cliente mais distante da torre, salve e aplique.

    Feito isso, verifique se há melhora no CCQ dos clientes.
    Ressaltamos que nas configurações dos clientes, também podem ser necessários ajustes.
    Bom dia Suporte, vou realizar estas configurações e postarei o resultado, agradeço a atenção.

  8. #8

    Padrão Re: Antenas ubiquiti com CCQ baixo no painel APC 5M 90+

    Citação Postado originalmente por Suporte Intelbras Ver Post
    Bom dia cristianojpr.

    A respeito da configuração do nosso basestation, verifique os pontos listados abaixo na aba Configurações >> Wireless.

    -Ative o Auto BA;
    -Desative o QoS (WMM);
    -Configure o campo BA window size para 62;
    -Taxa de dados N (máx.), diminua uma ou duas modulações;
    -Desative o GI curto;
    -Ajuste o Tempo limite de ACK para o valor correspondente ao cliente mais distante da torre, salve e aplique.

    Feito isso, verifique se há melhora no CCQ dos clientes.
    Ressaltamos que nas configurações dos clientes, também podem ser necessários ajustes.
    Ajustes realizados, vamos testar... Postarei resultados.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Config. Intelbrás.jpg
Visualizações:	218
Tamanho: 	243,8 KB
ID:      	66414

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cristianojpr Ver Post
    Ajustes realizados, vamos testar... Postarei resultados.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Config. Intelbrás.jpg
Visualizações:	218
Tamanho: 	243,8 KB
ID:      	66414
    Bom dia cristianojpr.

    Sobre o campo BA window size, anteriormente, havíamos indicado a configuração desse parâmetro em 62, entretanto o valor indicado é 32, perdoe-nos pelo erro de digitação.

  10. #10

    Padrão Re: Antenas ubiquiti com CCQ baixo no painel APC 5M 90+

    Citação Postado originalmente por Suporte Intelbras Ver Post
    Bom dia cristianojpr.

    A respeito da configuração do nosso basestation, verifique os pontos listados abaixo na aba Configurações >> Wireless.

    -Ative o Auto BA;
    -Desative o QoS (WMM);
    -Configure o campo BA window size para 62;
    -Taxa de dados N (máx.), diminua uma ou duas modulações;
    -Desative o GI curto;
    -Ajuste o Tempo limite de ACK para o valor correspondente ao cliente mais distante da torre, salve e aplique.

    Feito isso, verifique se há melhora no CCQ dos clientes.
    Ressaltamos que nas configurações dos clientes, também podem ser necessários ajustes.
    Segue o Print, reparem que neste cliente o sinal quando conectado no painel ubiquiti não está 100% até por questões de alinhamento, mais o CCQ está excelente, quando mudamos para o painel Intelbrás o sinal fica TOP mais o ccq em alguns momentos fica abaixo de 50%.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Base_Ubiquiti.jpg
Visualizações:	199
Tamanho: 	254,2 KB
ID:      	66415Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Base_Ubiquiti-Intelbrás.jpg
Visualizações:	207
Tamanho: 	248,8 KB
ID:      	66416

  11. #11

    Padrão Re: Antenas ubiquiti com CCQ baixo no painel APC 5M 90+

    Citação Postado originalmente por Suporte Intelbras Ver Post
    Bom dia cristianojpr.

    Sobre o campo BA window size, anteriormente, havíamos indicado a configuração desse parâmetro em 62, entretanto o valor indicado é 32, perdoe-nos pelo erro de digitação.
    Corrigido... Porém o problema do CCQ ruim com outros antenas que não são Intelbrás Continua. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Base_Ubiquiti-Intelbrás_BWS.jpg
Visualizações:	200
Tamanho: 	259,1 KB
ID:      	66417Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         BWS.jpg
Visualizações:	168
Tamanho: 	240,5 KB
ID:      	66418

  12. #12

    Padrão Re: Antenas ubiquiti com CCQ baixo no painel APC 5M 90+

    Citação Postado originalmente por cristianojpr Ver Post
    Corrigido... Porém o problema do CCQ ruim com outros antenas que não são Intelbrás Continua. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Base_Ubiquiti-Intelbrás_BWS.jpg
Visualizações:	200
Tamanho: 	259,1 KB
ID:      	66417Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         BWS.jpg
Visualizações:	168
Tamanho: 	240,5 KB
ID:      	66418
    Pudera o CCQ estar baixo... O noise floor está ruim aí... Tente achar.um canal com um noise menor... Na casa dos -100dBm deve ajudar

  13. #13

    Padrão Re: Antenas ubiquiti com CCQ baixo no painel APC 5M 90+

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Pudera o CCQ estar baixo... O noise floor está ruim aí... Tente achar.um canal com um noise menor... Na casa dos -100dBm deve ajudar
    Obrigado amigo pela atenção, independente do canal fica assim, veja o print de uma wom conectada no painel Intelbrás. Detalhe, esta Wom é a simples, 12dbi horizontal.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Wom.jpg
Visualizações:	192
Tamanho: 	204,6 KB
ID:      	66419

  14. #14

    Padrão Re: Antenas ubiquiti com CCQ baixo no painel APC 5M 90+

    Citação Postado originalmente por cristianojpr Ver Post
    Obrigado amigo pela atenção, independente do canal fica assim, veja o print de uma wom conectada no painel Intelbrás. Detalhe, esta Wom é a simples, 12dbi horizontal.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Wom.jpg
Visualizações:	192
Tamanho: 	204,6 KB
ID:      	66419
    Nesse ultimo print o noise esta ainda pior. -87dBm... E o canal é mesmo do print ubiquiti acima...
    Faça um survey ai que possivelmente será de boa ajuda...

  15. #15

    Padrão Re: Antenas ubiquiti com CCQ baixo no painel APC 5M 90+

    Acabei de realizar um atendimento, cliente com CCQ 15% neste painel intelbrás com nével de sinal lá em cima -60, mudei para o painel ubiquiti e foi para 98% com -74 de sinal.

  16. #16

    Padrão Re: Antenas ubiquiti com CCQ baixo no painel APC 5M 90+

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Nesse ultimo print o noise esta ainda pior. -87dBm... E o canal é mesmo do print ubiquiti acima...
    Faça um survey ai que possivelmente será de boa ajuda...
    Vou realizar e posto os resultados. Obrigado pela atenção.

  17. #17

    Padrão Re: Antenas ubiquiti com CCQ baixo no painel APC 5M 90+

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Nesse ultimo print o noise esta ainda pior. -87dBm... E o canal é mesmo do print ubiquiti acima...
    Faça um survey ai que possivelmente será de boa ajuda...
    Survey realizado. Qual sua recomendação?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Survey.jpg
Visualizações:	186
Tamanho: 	246,3 KB
ID:      	66422

  18. #18

    Padrão Re: Antenas ubiquiti com CCQ baixo no painel APC 5M 90+

    Citação Postado originalmente por cristianojpr Ver Post
    Survey realizado. Qual sua recomendação?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Survey.jpg
Visualizações:	186
Tamanho: 	246,3 KB
ID:      	66422
    Olha amigo... fiquei até vermelho agora ... Tá feia a situação aí... pouco espectro disponível mesmo...
    Você realmente tá fazendo um trabalho sobre-humano! Acho que qualquer consideração que eu faça não chegaria nem perto do que você já realizou!

  19. #19

    Padrão Re: Antenas ubiquiti com CCQ baixo no painel APC 5M 90+

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Olha amigo... fiquei até vermelho agora ... Tá feia a situação aí... pouco espectro disponível mesmo...
    Você realmente tá fazendo um trabalho sobre-humano! Acho que qualquer consideração que eu faça não chegaria nem perto do que você já realizou!
    Nem fale amigo, ainda bem que meu projeto de cabeamento já está quase aprovado. Fico realmente agradecido pela sua contribuição.