Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    Olá pessoal, estou com uma dúvida de qual equipamento usar para BGP, pois acabei de receber meu bloco de ip do registro Br, meu link é de 200 megas. Gostaria de saber a experiência de quem já utilizou o Erpro8 e a CCR 1036, qual teve o melhor desempenho.
    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    Uso CCR1036, e por enquanto esta me atendendo, tem profissionais que preferem em EDGE ROUTER.

  3. #3

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    EdgeRouter8 PRO.

    A minha está batendo 1 ano e 2 semanas de UPTIME, nunca reiniciou ou travou.

    2 FULL ROUTE com 350mb de link no momento, picos em 340mb.

    Se precisar de alguém que configure, te indico o profissional que presta suporte ao meu provedor.

  4. #4

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    Para esta finalidade Edge Router.

  5. #5

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    Em termos de software EdgeRouter = VyOS ??

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    Ambas funciona bem
    a Edrouter trabalha melhor com as rotas da fib e rib as soluções mikrotik funciona bem tem uns bugs das rotas ficarem presa quando se tem 2 operadoras com full-route ja vi cases de 1036 com 15GB ja vi ccr 1036 não aguentar 2 GB varia muito a quantidade de pts/s

    eu iria de edrouter

  7. #7

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    @Bruno,

    Quando faz troca de infos de roteamento, não alimenta sempre a RIB? Então no BGP, seria essa tabela a alimentada, certo? Logo o EdgeRouter funciona melhor no cenário?

    Quanto à FIB, até dei uma Googlada aqui porque nem estava no meu HD cerebral, pelo que li, uma tabela de acesso rápido. Seriam as rotas estáticas?

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    @Bruno,

    Quando faz troca de infos de roteamento, não alimenta sempre a RIB? Então no BGP, seria essa tabela a alimentada, certo? Logo o EdgeRouter funciona melhor no cenário?

    Quanto à FIB, até dei uma Googlada aqui porque nem estava no meu HD cerebral, pelo que li, uma tabela de acesso rápido. Seriam as rotas estáticas?
    RIB são todas as rotas recebidas por qualquer protocolo de rotas dinamicos BGP,OSPF etc
    a FIB é uma tabela menor com apenas as rotas eleitas, problema no mikrotik é quando á alteração tipo uma operadora ficou melhor ou deixou de te mandar uma rota vai ser alterado na RIB e FIB ai vai gerar um processamento e muitas vezes a rota não esta mais acessível pela operadora e o bendito MK não atualizou a RIB e FIB

  9. #9

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    Opa, valeu Bruno, ficou claro

  10. #10

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    Aqui apenas uma sessao rb1100 x2 250mb de link tudo ok

  11. #11
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Usando rota default Jonas?
    deve ser tem apenas 1 operadora nem tem pq ter fullroute

  12. #12

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    No cenário geral vá de Edge-Router e durma tranquilo!!

    Uso Mikrotik para subir BGP só quando o cliente tem apenas 1 upstream e rota default, nos demais casos sempre uso EdgeRouter/VyOS/Quagga variando a maquina de acordo com o trafego de pico.

    Mas, digamos que você tenha uma 1100ahx2 ou 3011 parada ai e gastou muita grana agora e nao pode gastar mais para comprar um roteador, pode subir um default-route em um desses e se prepara para comprar um outro roteador, outra opção é pegar um PC com umas placas de rede boa e subir um VyOS ou Linux+Quagga, que vai rodar tambem. Lembrando que isso eh uma "gambiarra" e só deve ficar no seu provedor até o termino

    _____
    Corazza Jr.
    [email protected]

  13. #13

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    Opa. Na minha opinião você deveria no momento usar o que você tenha um minimo de domínio em algum caso de emergência se houver e não consiga contato com os colegas.

    Aqui tenho uma CCR1036 com 02 links de 1gb recebendo full route dos fornecedores e entregando full route para um cliente que tem ASN e também recebe de duas operadoras.

    BGP e filtros configurado certinho e no momento é o que tenho conhecimento mas já estudando para partir para uma solução mais robusta tipo JUNIPER que basicamente usa os mesmo comandos do ViOs.

  14. #14

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Acho interessante assistirem:



    -----------------

    Flavio, na RIB ficam armazenadas todas as rotas que o roteador recebe (seja ela por roteamento dinâmico ou estático), daí o nome: Routing Information Base, ou Routing Table.

    Na FIB ficam armazenadas as melhores rotas (eleitas de acordo com cada protocolo de roteamento), e que são usadas para o encaminhamento de pacotes, daí o nome: Forwarding Information Base, ou Forwarding Table.

    Uma leitura bastante rápida e interessante pode explicar melhor que eu (https://ii.blog.br/2011/02/27/bgp-ta...de-roteamento/).
    Opa, valeu Artur!!!

  15. #15

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    Citação Postado originalmente por xantro Ver Post
    Opa. Na minha opinião você deveria no momento usar o que você tenha um minimo de domínio em algum caso de emergência se houver e não consiga contato com os colegas.

    Aqui tenho uma CCR1036 com 02 links de 1gb recebendo full route dos fornecedores e entregando full route para um cliente que tem ASN e também recebe de duas operadoras.

    BGP e filtros configurado certinho e no momento é o que tenho conhecimento mas já estudando para partir para uma solução mais robusta tipo JUNIPER que basicamente usa os mesmo comandos do ViOs.
    Certo, temos que conhece o que temos, meu caso aqui vou manter outra de backup.

  16. #16

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    Obrigado a todos pela ajuda, fico agradecido por compartilharem​ o conhecimento adquirido.

  17. #17

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    Minha opinião é a seguinte se vai usar rota default ccr1036, aqui já usamos a 02 anos sem nenhum problema, um grande problema que vejo e que muitos provedores usam fullroute sem necessidade.

  18. #18

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Usando rota default Jonas?
    Sim rota defaul!

  19. #19
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Quem tem mais de um upstream e conexão com IX, usar full routing é necessidade. Eu já vi várias CCRs trabalhando bem com BGP e tabelas completas na FIB, mas vira um jogo de acertos de versões do RouterOS.
    na vdd se vc tiver 2 upstream não é necessário fullroute se vc não for balancear ou manipular o upload
    agora se manipular as saidas ai precisa de fullroute pra escolher por onde vai subir

  20. #20

    Padrão Re: Edge Router Erpro8 ou CCR 1036 para BGP

    Vejo muitos técnicos por ai configurando bgp com fullroute apenas um transito 637228 rotas apontando para um único gateway, isso apenas desperdiça recursos de processamento, como frisou o amigo Bruno acima fullroute serve apenas para manipulação de upload, tenho uma 1036 com 02 trânsitos e um ixbr não aceito fullroute dos transitos apenas rotas do ixbr funciona uma maravilha.