Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão netflix

    bn pessoal mais uma vez aqui pedindo ajuda até tentei procurar no google e aqui no forum mas, nao axei nada relevante, mas la vai, quem me acompanha sabe que tenho a provedora a pouco tempo, mas exemplificando,
    tenho alguns clientes que usa netflix, ele funciona perfeitamente, mas alem do netflix eles usam o celular para navegar e tal whats, face, entre outros ae a navegacao acaba ficando lenta, pelo uso do netflix tem algo que eu possa fazer, para mudar isso, uso mikrotik pppoe, e queria saber se tem algum jeito de melhorar a experiencia de navegacao enquanto usam o netflix, tava pensando aqui, quem tem netflix tem planos de 2 mega, sera que nao consigo segurar 1,5 mega para o netflix e o restante fica para outras coisas, whats face.
    meu intuito nao e baixar velocidade e querer tirar proveito e sim melhorar a navegacao enquanto ele assiste filme. obrigado a quem puder me ajudar

  2. #2

    Padrão Re: netflix

    Se o cliente tá rodando um filme estará usando toda a banda disponível isso é normal.

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: netflix

    justo amigao, isso eu entendo, mas como disse a navegacao, de celular ou note, acaba ficando um pouco lento devido ao uso do netflix, nao teria como limitar o uso do netflix vamos se dizer em 1,5 mb e ter livre 500 k para usar com face whats entre outros

  4. #4

    Padrão Re: netflix

    e claro so limitar o netflix entende, pois quando n ter uso do netflix o cliente pode usar os 2 megas, tanto que uso ate um burst de 200k em conexao de 1 e 2 mb e 500 k para clientes de 3 e 4 mb pra dar um gas a mais quando o uso ja esta no limite

  5. #5
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: netflix

    aqui em casa uso plano de 1,5M e minha esposa ja sabe, netflix ou navegação, os dois fica dificil com pouca banda.. como o amigo mencionou acima, o netflix usa toda a banda. cabe a vc orientar seus clientes, e tem cliente bola fora mesmo.

  6. #6

    Padrão Re: netflix

    Se usar PPPoE+Mikrotik, dar de usar QoS individual, ele da prioridade a arquivos menores na navegação, então quem usa a internet pra puxar um arquivo grande, vai usar mais somente vai ter uma boa velocidade pra isso, quando ninguém estiver requisitando para puxar arquivos menores.

    A regre e individual e dinâmica, quando o cliente autentica, a regra é criada em queue tree.

  7. #7

    Padrão Re: netflix

    Aqui resolvi esse mesmo problema da seguinte forma.

    Rode um TCPDUMP em alguns clientes seus que utilizam NETFLIX e identifique todas as redes com as quais eles se comunicam, CNDs Netflix, etc.

    Com as redes em mãos, crie regras em seu servidor para que quando seu cliente solicitar comunicação com algum dos servidores NETFLIX, a comunicação passe direto sem passar pelo plano do cliente, de acordo com a velocidade denominada na regra.

    Para Mikrotik já vi regras parecidas, inclusive para sabotar testes de velocidade.

    Aqui utilizo o Myauth Gateway e as regras crio no menu ZONA LIVRE do sistema.

  8. #8

    Padrão Re: netflix

    a maioria dos roteadores possui a possibilidade de fixar ip de um host no dhcp.... fixe o ip do dispositivo que roda o net-flix e crie um controle de banda para ele no roteador, automaticamente o resto da banda fica disponível para outros dispositivos

    aqui coloco tp-link para os clientes e faço isso quando necessário.

  9. #9

    Padrão Re: netflix

    Citação Postado originalmente por carlosgossler Ver Post
    Aqui resolvi esse mesmo problema da seguinte forma.

    Rode um TCPDUMP em alguns clientes seus que utilizam NETFLIX e identifique todas as redes com as quais eles se comunicam, CNDs Netflix, etc.

    Com as redes em mãos, crie regras em seu servidor para que quando seu cliente solicitar comunicação com algum dos servidores NETFLIX, a comunicação passe direto sem passar pelo plano do cliente, de acordo com a velocidade denominada na regra.

    Para Mikrotik já vi regras parecidas, inclusive para sabotar testes de velocidade.

    Aqui utilizo o Myauth Gateway e as regras crio no menu ZONA LIVRE do sistema.
    Interessante!!

  10. #10

    Padrão Re: netflix

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Tenho reparado que bastante TPLINK estão fazendo isso atualmente, um QoS simples mas parecendo eficiente (ainda não tive a oportunidade de testar).
    Cria ai tutu uma QoS no mikrotik e manda pra nós.

  11. #11

    Padrão Re: netflix

    Cara acho isso completamente errado. Se voce fizer isso e por algum motivo seu link começar a gargalar e vc tira essa 'teta' da rede vai ser reclamaçao em cima de reclaçao.
    Cliente quer navegar mais rapido e fluido? Contrate mais banda!

  12. #12

    Padrão Re: netflix

    ola amigo, mas o netflix ajusta a qualidade do vídeo de acordo com a quantidade de banda diminuindo a qualidade do vídeo quando necessário para manter a fluides, vejo a diferença na casa de meu primo que é meu vizinho que dispões de apenas 2 megas e da minha que disponho de 200 megas, se criar uma regra para passar por fora do controle de banda isto não causará um aumento significativo no trafego uma vez que com banda disponível vai ser carregado tudo em full-hd? consumindo uma banda muito maior que 2 megas. posso estar errado mas penso assim e esta é a minha duvida em questão.

  13. #13
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: netflix

    Jonas está certo!! contrate mais banda

  14. #14

    Padrão Re: netflix

    Uma idéia é que você pode ganhar dinheiro com isso.
    Venda planos para netflix...
    O cliente pode ter 2Mb de internet normal como sempre e 2Mb somente para o netflix.
    Ou a combinação que você quiser..
    Tipo, 2Mb normal e 10Mb para netflix... enfim.

    Você precisa fazer QoS com address list e marcar os pacotes do netflix e tratar eles.
    Faz uma queue pai com a velocidade total, 2+2 e cria uma queue filha para os pacotes do netflix com 2Mb e mais uma com 2Mb para o resto.

    Pronto, as coisas não vão se misturar e se o cara colocar fazer download de torrent, vai ir só a 2Mb e ele vai continuar feliz assistindo netflix.

  15. #15

    Padrão Re: netflix

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Cara acho isso completamente errado. Se voce fizer isso e por algum motivo seu link começar a gargalar e vc tira essa 'teta' da rede vai ser reclamaçao em cima de reclaçao.
    Cliente quer navegar mais rapido e fluido? Contrate mais banda!
    entao amigo meu problema nao e link repare que eu comentei que nao gosto de cortar banda para ninguem axo isso muito errado, se vc parar para ler o comentario inteiro e nao so o inicio vai ver do que estou falando, nao abri topico para limitar uso da internet para meus clientes, e sim enquanto eles usam um servico de que uso muita banda podem navegar com mais fluidez com os outros aparelhos

  16. #16

    Padrão Re: netflix

    a grande maioria do pessoal quer realmente economizar link, nao seria meu intuito, pelo contrario, somente ter uma melhor experiencia. como falei eu vendo 3 mb de internet, e uso burst de 500k a mais, para melhorar a navegacao, meus clientes so elogiam, meu trabalho, e para visar mais qualidade estava pensando em fazer algo para mais fluidez ainda entende. pois sei que o netflix, roda tranquilo com 1,5 mega, entao com plano de 3 mega entregaria 2,5 mb para netflix, e planos de 2 mb entregaria 1,5 mb

  17. #17

    Padrão Re: netflix

    @gandhi,

    Não sei como fazer mas acredito que no Mikrotik deve ter como priorizar o tráfego para navegação individualmente por interface.

    Uma idéia seria para arquivos pequenos, tipo menores de 256KB. Esperar algum dos mestres de RouterOS se pronunciarem.

    Eu sou da opinião que é melhor gerar mais valor dentro do serviço realmente contratado que entregar mais (banda) que o contratado.

  18. #18

    Padrão Re: netflix

    Citação Postado originalmente por gandhi Ver Post
    a grande maioria do pessoal quer realmente economizar link, nao seria meu intuito, pelo contrario, somente ter uma melhor experiencia. como falei eu vendo 3 mb de internet, e uso burst de 500k a mais, para melhorar a navegacao, meus clientes so elogiam, meu trabalho, e para visar mais qualidade estava pensando em fazer algo para mais fluidez ainda entende. pois sei que o netflix, roda tranquilo com 1,5 mega, entao com plano de 3 mega entregaria 2,5 mb para netflix, e planos de 2 mb entregaria 1,5 mb
    Se link não é problema venda planos maiores e ensine os seus clientes a configurar o consumo de banda do Netflix. Em configurações / reprodução deixe em médio e qualquer plano de 3 Mbits dará conta do recado e terá folga para outros conteúdos. Quem quiser HD, FHD e 4K que compre planos ainda maiores.
    Antes eu liberava uma velocidade maior na madrugada, valia para todos. Hoje mudei a estratégia, só libero a velocidade para clientes que contratam o meu maior plano. São as pessoas que estão dispostas a pagar mais para terem maiores velocidades.
    Pense bem. O seu cliente de 1M tendo a mesma experiência do cara que paga por 4M? Quando compramos equipamentos e link não é assim que funciona. Valorize os seus diferenciais.

  19. #19

    Padrão Re: netflix

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Se link não é problema venda planos maiores e ensine os seus clientes a configurar o consumo de banda do Netflix. Em configurações / reprodução deixe em médio e qualquer plano de 3 Mbits dará conta do recado e terá folga para outros conteúdos. Quem quiser HD, FHD e 4K que compre planos ainda maiores.
    Antes eu liberava uma velocidade maior na madrugada, valia para todos. Hoje mudei a estratégia, só libero a velocidade para clientes que contratam o meu maior plano. São as pessoas que estão dispostas a pagar mais para terem maiores velocidades.
    Pense bem. O seu cliente de 1M tendo a mesma experiência do cara que paga por 4M? Quando compramos equipamentos e link não é assim que funciona. Valorize os seus diferenciais.
    mais uma vez dizendo, vc nao leu ate o final, do que eu escrevi....
    clientes com 2 mb liberando 1,5 para netflix
    clientes com 3 mb liberando 2,5 para netflix
    clientes com 4 mb liberando 3,5 para netflix
    leia com atenção o que eu escrevo e depois tire conclusões do que eu quero, não me julgue por outros, leia o tópico com atenção e depois comenta amigo, se fosse para liberar apenas 1 mb no netflix eu pediria como fazer assim: pessoal quero limitar o uso do netflix apenas a 1mb para todos os meus clientes.

  20. #20

    Padrão Re: netflix

    Agora é impressionante como tem gente mais para julgar, do que ajudar, muitos aqui são excelentes profissionais, eu sei que não entendo nem 5% do que muitos aqui sabem, por isso acabo pedindo ajuda aqui no fórum.
    Agora não precisa dar lição de moral, aqui no fórum, por simplismente axar que quero limitar o uso do cliente, meus clientes merecem o melhor do plano que eles contrataram, estou fazendo isso para não limitar o uso deles a apenas o filme em si que querem assistir, mas para poder estar navegando tranquilamente, no face no whats, ou acessando o que quizerem em quanto estao assistindo um filme blz