+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Entrar como root Ubuntu

    Olá amigos.
    Sou leigo no linux mas coloquei na cabeça que tenho a necessidade aprender o mínimo do mesmo.
    Gostaria de saber como logar direto como root,pois somente como root pode-se efetuar mudanças nos arquivos.
    Sei que existe pelo terminal dar um "sudo" e etc.Mas eu quero entrar pelo winscp e editar arquivos ou mesmo pelo próprio modo gráfico.
    Já pesquisei mas todos convergem para dar o "sudo" rs.
    Estou encontrando uma tremenda dificuldade pois em versões alteradas como mk-auth,Thundercache e etc entra como root e com o sistema completo não deixa entrar como root.
    Segundo informado em discussões em fórum diversos o root não é usado por segurança.Mas para fazer alterações preciso do root.
    Se alguém puder ajudar fico muito grato.

  2. #2

    Padrão Re: Entrar como root Ubuntu

    Sei que estou sendo chato.Mas quais comandos devo usar para isso?
    Teria como fazer tuto de leigo.

  3. #3

    Padrão Re: Entrar como root Ubuntu

    @brunocemeru,

    não é que não é usado. A solução que o Artur colocou permite que vc faça o ssh diretamente como root. Esse acesso que não é liberado normalmente para reduzir a chance de ataques.

    Para aprendizado ou uma máquina interna, tranquilo, mas produção e com a porta ssh liberada para acesso remoto, melhor desabilitar o login direto como root.

    Acesse com outro usuário e faça um su -

    Vai pedir a senha de root e pronto.

  4. #4

    Padrão Re: Entrar como root Ubuntu

    Bom, não sei no Ubuntu, mas no CentOS você altera

    vi /etc/ssh/sshd_config

    Procura pela linha que o Artur postou acima e coloca yes.

  5. #5

    Padrão Re: Entrar como root Ubuntu

    Show de bola.Já estou iniciando os trabalhos.
    Muito obrigado.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Em qualquer distribuição Linux o caminho do SSH está em "/etc/ssh/sshd_config".

    Um guia muito bom para iniciantes (me ajudou muito quando comecei e até hoje gosto de ler) é o Guia Foca Linux.

    Para quem é iniciante, o 'vi' pode ser complicado (mas de qualquer forma aprenda a trabalhar com ele) podendo trabalhar com o 'pico' ou 'nano'.
    Sei que haver vários distros é bom para mercado que usa mas confesso que fico perdido quando mudo de distro.

  7. #7

    Padrão Re: Entrar como root Ubuntu

    Só? hahahaha

    Eu faço de tudo para ficar só no CentOS. FreeBSD uso por tabela no PFSense mas é muuuuito raro ter de acessar a shell. Aí sempre tem o google.