Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Posição de antenas wireless nos rádios

    Prezados amigos,

    Vez por outra a ordem dos fatores podem alterar o produto em casos especiais, acredito.

    A minha dúvida é a seguinte: preciso pôr um roteador externamente (Archer da TP-Link modelo C20 com duas antenas), distribuindo sinal para três residências em um condomínio. E, como ficará exposto à intempéries poderei coloca-lo com as antenas voltadas para baixo dentro de uma caixa plastica, esta posição poderá influir em seu desemprenho?

    Que perdoem se a pergunta for descabida, melhor perguntar antes, pois como sabemos as redes sem fios têm muitos macetes que só um grupo de técnicos abalizados como o pessoal do Under conhece como ninguém.

    Obrigado!
    Última edição por agnporto; 17-03-2017 às 19:41. Razão: Adição

  2. #2

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Em teoria não muda.

  3. #3

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Citação Postado originalmente por brunozerves Ver Post
    Em teoria não muda.
    Certo, obrigado e na prática, será que haverá alterações?

    Abraço amigo Bruno!

  4. #4

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Citação Postado originalmente por agnporto Ver Post
    Prezados amigos,

    Vez por outra a ordem dos fatores podem alterar o produto em casos especiais, acredito.

    A minha dúvida é a seguinte: preciso pôr um roteador externamente (Archer da TP-Link modelo C20 com duas antenas), distribuindo sinal para três residências em um condomínio. E, como ficará exposto à intempéries poderei coloca-lo com as antenas voltadas para baixo dentro de uma caixa plastica, esta posição poderá influir em seu desemprenho?

    Que perdoem se a pergunta for descabida, melhor perguntar antes, pois como sabemos as redes sem fios têm muitos macetes que só um grupo de técnicos abalizados como o pessoal do Under conhece como ninguém.

    Obrigado!
    Amigo... a posição das antenas altera sim! Muda a polarização do sinal, o que pode eventualmente atenuar e até mesmo impossibilitar a conexão...

    Agora veja bem... Esse equipamento é ótimo para redes internas. Agora colocar ele em ambiente externo não sei se vai se sair bem não. Principalmente para distribuir sinal em 3 residências! Se sua intenção é que os moradores vão se conectar diretamente a ele (smartphone, tablet, note, etc) vai ser uma reclamação só por causa de sinal ruim.

    Eu procuraria uma solução em que cada residência tivesse sua própria rede, com uma quantidade determinada de banda para cada uma.

  5. #5

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo... a posição das antenas altera sim! Muda a polarização do sinal, o que pode eventualmente atenuar e até mesmo impossibilitar a conexão...

    Agora veja bem... Esse equipamento é ótimo para redes internas. Agora colocar ele em ambiente externo não sei se vai se sair bem não. Principalmente para distribuir sinal em 3 residências! Se sua intenção é que os moradores vão se conectar diretamente a ele (smartphone, tablet, note, etc) vai ser uma reclamação só por causa de sinal ruim.

    Eu procuraria uma solução em que cada residência tivesse sua própria rede, com uma quantidade determinada de banda para cada uma.
    Tem razão na questão da aplicação, concordo 100%, mas a polarização não muda se a ponta da antena omni está apontada pra cima ou pra baixo, muda se estiver apontada pra cima, e você colocar apontada pra um lado...

    Abs

  6. #6

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Irei fazer o seguinte (precisava economizar), um rádio uma antena 12DBIs e um router cliente em cada casa, né não?

  7. #7

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Citação Postado originalmente por agnporto Ver Post
    Irei fazer o seguinte (precisava economizar), um rádio uma antena 12DBIs e um router cliente em cada casa, né não?
    Mas daí teria que concordar com o colega... A aplicação incorreta aí, pode (e normalmente dá) dor de cabeça... hehehehe

    Como você chega com o link aí pra esses clientes? não tem forma de cabear e colocar um roteador cada um?

  8. #8

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo... a posição das antenas altera sim! Muda a polarização do sinal, o que pode eventualmente atenuar e até mesmo impossibilitar a conexão...

    Agora veja bem... Esse equipamento é ótimo para redes internas. Agora colocar ele em ambiente externo não sei se vai se sair bem não. Principalmente para distribuir sinal em 3 residências! Se sua intenção é que os moradores vão se conectar diretamente a ele (smartphone, tablet, note, etc) vai ser uma reclamação só por causa de sinal ruim.

    Eu procuraria uma solução em que cada residência tivesse sua própria rede, com uma quantidade determinada de banda para cada uma.
    "Principalmente para distribuir sinal em 3 residências! Se sua intenção é que os moradores vão se conectar diretamente a ele (smartphone, tablet, note, etc) vai ser uma reclamação só por causa de sinal ruim."
    Por gentileza, poderia explicar porquê o sinal fica ruim, se as antenas ficarão fora da caixa e sob um telheiro de uma varanda inteiramente protegido?
    No caso das duas polaridades vertical e horizontal presentes, haveria restrições?
    Última edição por agnporto; 17-03-2017 às 21:38. Razão: Adição

  9. #9

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Aí reside o problema "cabeamentos", é uma rede trabalhosa, enquanto, as sem fios têm mais praticidade, além disso, um cabo externo bom é caro, dá para compra um roteador bom com o mesmo dinheiro.
    Chegarei com um link ADSL 15MG.

  10. #10

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Citação Postado originalmente por agnporto Ver Post
    Aí reside o problema "cabeamentos", é uma rede trabalhosa, enquanto, as sem fios têm mais praticidade, além disso, um cabo externo bom é caro, dá para compra um roteador bom com o mesmo dinheiro.
    Chegarei com um link ADSL 15MG.
    Quanto vale tu não te incomodar? hehehe

    Vai por essa meu caro amigo... Senão depois que tu tiver tudo montado, começar a dar problema os cara vão pegar no teu pé...

    Se o roteador é indoor é indoor, se é outdoor é outdoor, se desse pra usar em qualquer cenário, não ia ter distinção...

  11. #11

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Ok, vou procura modos em outdoor, nada de cabeamentos...
    Obrigado!

  12. #12

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Citação Postado originalmente por agnporto Ver Post
    Ok, vou procura modos em outdoor, nada de cabeamentos...
    Obrigado!
    Tamoo junto!

  13. #13

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Amigo boa noite. Creio que a solução seria utilizar radios outdoor. De uma olhada nos radios Unifi outdoor da ubiquiti.. Tem APs Outdoor da Mikrotik. De uma pesquisada melhor amigo.

    Abraços

  14. #14

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Sim, tens razão!

  15. #15

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Citação Postado originalmente por agnporto Ver Post
    "Principalmente para distribuir sinal em 3 residências! Se sua intenção é que os moradores vão se conectar diretamente a ele (smartphone, tablet, note, etc) vai ser uma reclamação só por causa de sinal ruim."
    Por gentileza, poderia explicar porquê o sinal fica ruim, se as antenas ficarão fora da caixa e sob um telheiro de uma varanda inteiramente protegido?
    No caso das duas polaridades vertical e horizontal presentes, haveria restrições?
    No caso da polarização se você simplesmente virar de cabeça pra baixo a polarização não muda, como o colega @brunozerves bem lembrou. O que neste especifico caso pode é alterar é a propagação.

    Quanto ao sinal, é de conhecimento de todos que a faixa de 2.4ghz e 5.8ghz não são amigas de obstáculos, principalmente alvenaria, vidro, plantas, água, aquários, etc.

    A banda de 5.8ghz desse roteador praticamente não é utilizada, pois, fora alguns equipamentos top de linha como Iphones, etc, os equipamentos comuns do dia-a-dia são em 2.4ghz. Então tomarei como base essa frequência para as explicações.

    O fato de as antenas estarem neste caso, para fora ou para dentro da caixa, pouco ou nada tem a ver com perda de sinal. O enfraquecimento do sinal wifi em 2.4ghz tem muito mais a ver com a distância e a quantidade de obstáculos e paredes no caminho.

    Tenha em mente que para uma navegabilidade mínima, a sensibilidade dos receptores de RF envolvidos gira em torno de -90dBm, pelo datasheet do roteador, para uma navegabilidade em velocidade máxima é necessário um sinal em -71dBm. Para esse equipamento, que se não me foge, tem um EIRP de 700mW (28dBm), o sinal vai bem sem obstáculos a uns 50mts. Já com paredes eu não daria 15~20mts pro sinal.

    E tem o detalhe de a conexão wifi ser bidirecional, então o equipamento conectado ao roteador tem de ter a potência e capacidade de "devolver" o sinal. O que geralmente não ocorre, devido as antenas internas de smartphones, tablets e Cia serem de baixo ganho e os transmissores serem de no máximo 75mW.

    Jogo aí seria colocar uma CPE externa e roteadores internos como repetidores... poderia ser um caminho simples e barato... mas depende do cenário.

  16. #16

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Era td que eu queria ouvir, mas roteadores internos como AP, acho que seria melhor. Agora nas especificações das CPEs os manuais não acusam abertura da antena, vc teria essa dica? Estava pensando numa OMNI Hiperlink.

  17. #17

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Ok! obrigado!

  18. #18

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Citação Postado originalmente por agnporto Ver Post
    Era td que eu queria ouvir, mas roteadores internos como AP, acho que seria melhor. Agora nas especificações das CPEs os manuais não acusam abertura da antena, vc teria essa dica? Estava pensando numa OMNI Hiperlink.
    A maioria é perto dos 45°. O NanoLoco M2 como citado pelo amigo @ab5x2 tem abertura de 60° e custa cerca de R$240.00 no ML.

    Abraço!

  19. #19

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Valeu, obg!

  20. #20

    Padrão

    @agnporto , eu gostaria de reforçar alguns pontos que sabiamente já foram citados.

    Se os 3 clientes vão se conectar com smartphones voce vai ter problema seja qual for o equipamento que você utilizar.

    Lembra que o @sphreak disse, que o wireless é bidirecional? Então não adianta colocar coisa boa do seu lado se no cliente não tem recurso. Ele não vai conseguir chegar no seu AP com qualidade.

    Com relação a posição das anteninhas do Tp-link eu te digo que funciona para distâncias curtas e totalmente livre como por exemplo em cima de uma torre ou mastro... Pois há muito tempo quando comecei eu experimentei.
    Coloquei o roteador dentro de caixa hermética e fiz furos para deixar espaço para a antena ficar virada para baixo.

    Mas é para curtas distâncias, só vizinhos de quarteirão mesmo. Mas nunca para smartphones. Até porque naquela época nem havia... Cliente com roteador semelhante ao do mastro e totalmente livre... mas sempre para instalações bem simples e com pouca pretensão.. coisa que hoje não é mais possível pelos conteúdos que exigem mais banda.

    Se deixar em baixo de um telheiro como você disse vai ter muito problema de reflexão já na saída. E reflexão derruba também uma conexão.

    Hoje é totalmente inviável isso.