+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question O que significa dizer que uma conexão esta tendo perda de pacote

    Pessoal gostaria de uma explicação mais técnica sobre a perda de pacote e o ping. Quando uma conexão perde pacotes é algo muito ruim? Quando perco 1% dos pacotes pode ser um problema na conexão ou é algo comum? E quando perco 10%, 15% e 20% de pacotes é algo inaceitavel? E um Ping médio de 100ms é ruim ou normal?

    abçs a todos

  2. #2

    Padrão Re: O que significa dizer que uma conexão esta tendo perda de pacote

    Citação Postado originalmente por wesleysc Ver Post
    Pessoal gostaria de uma explicação mais técnica sobre a perda de pacote e o ping. Quando uma conexão perde pacotes é algo muito ruim? Quando perco 1% dos pacotes pode ser um problema na conexão ou é algo comum? E quando perco 10%, 15% e 20% de pacotes é algo inaceitavel? E um Ping médio de 100ms é ruim ou normal?

    abçs a todos
    Prezado. Perda de pacotes significa que você está com problemas de conectividade.

    Agora veja bem... Existem centenas de cenários para determinar se um ping alto ou uma quantidade de perda de pacotes é aceitável ou não.

    Exemplo: Você dá o comando ping de seu PC para seu roteador local. Uma resposta aceitável é 2ms 0% perda. 100ms e com qualquer perda de pacotes há algo errado. Agora se a carga de tráfego está no máximo é esperado um aumento de latência na rede.

    Se você dá o comando ping para um site na Rússia... É provável que a latência seja alta e muitos pacotes sejam perdidos.

    Entendeu? Não dá pra dizer se um ping de 100ms com perda de pacotes é aceitável sem saber o contexto e as condições de tráfego, bem como a distância do host para o qual se envia o comando de ping.

  3. #3

    Padrão Re: O que significa dizer que uma conexão esta tendo perda de pacote

    Mas se eu mando ping para um ip publico de um cliente da minha rede, por exemplo, e o ping perder 20% do pacotes, pode ser algo ruim?

  4. #4

    Padrão Re: O que significa dizer que uma conexão esta tendo perda de pacote

    Pode e não pode... como disse... depende do cenário... de onde está enviando o ping e a distância (saltos) percorrida pelos pacotes, tamanho do pacote enviado, tráfego da rede no momento (sem tráfego? tráfego médio? banda inteira ocupada?)

    Se for um ping de rede local é problema (ping direto, sem saltos)

    Veja exemplos de pings em diferentes cenários com tamanhos de pacotes diferentes:

    (sem tráfego na rede)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ping_C.jpg
Visualizações:	1011
Tamanho: 	205,2 KB
ID:      	66454

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ping_B.jpg
Visualizações:	830
Tamanho: 	109,1 KB
ID:      	66455

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ping_A.jpg
Visualizações:	1112
Tamanho: 	134,4 KB
ID:      	66456

    Observe que os pings com pacotes maiores praticamente todos se perdem. Ou pings com saltos maiores (Google) tem algumas perdas. E o ping em um endereço local (ping direto sem saltos) a latência dos pacotes maiores (65500 bytes) chegaram a 76ms, enquanto os pings com pacotes de 1 byte tem latência de 1ms.



    Sugiro que verifique o MTU size usado na sua rede (eu uso 1500... alguns usam 1450 ou 1400)
    E faça um comando de ping direto em um valor menor ou igual ao seu MTU e verifique os resultados.

    Exemplo:

    ping 192.168.1.1 -t -l 1450

    e deixe rodar uns dois ou três minutos... dê ctrl^C no prompt e analise os resultados.

  5. #5

    Padrão Re: O que significa dizer que uma conexão esta tendo perda de pacote

    @sphreak Entendo o que vc colocou, vai depender do cenario, do tamanho do pacote e a distancia. Mas geralmente, por padrão, o CMD do Windows manda 32 bytes, algo pequeno em um universo possivel de 1490 bytes (geralmete se coloca isso para os clientes. Então se esta perdendo pacote (22%) com 32 bytes de tamanho a conexão do cliente está tendo problemas. Estaria correta esta minha analise?

    grato pela antenção

  6. #6

    Padrão

    @sphreak Entendo o que vc colocou, vai depender do cenario, do tamanho do pacote e a distancia. Mas geralmente, por padrão, o CMD do Windows manda 32 bytes, algo pequeno em um universo possivel de 1490 bytes (geralmete se coloca isso para os clientes. Então se esta perdendo pacote (22%) com 32 bytes de tamanho a conexão do cliente está tendo problemas. Estaria correta esta minha analise?

    grato pela antenção

  7. #7

    Padrão Re: O que significa dizer que uma conexão esta tendo perda de pacote

    Citação Postado originalmente por wesleysc Ver Post
    @sphreak Entendo o que vc colocou, vai depender do cenario, do tamanho do pacote e a distancia. Mas geralmente, por padrão, o CMD do Windows manda 32 bytes, algo pequeno em um universo possivel de 1490 bytes (geralmete se coloca isso para os clientes. Então se esta perdendo pacote (22%) com 32 bytes de tamanho a conexão do cliente está tendo problemas. Estaria correta esta minha analise?

    grato pela antenção
    Pois é... A minha resposta continua sendo... Depende. Você está dando ping local? Ping distante? Quantos saltos de rota há no tracert? A conexão está livre ou com a banda no máximo?
    Porque digamos que exista muitos saltos de rota. O pacote pode dar timeout, mas não significa que há um problema de conexão ou navegação. Só que a rota está muito longa.
    Ou se por exemplo a banda está toda ocupada o pacote pode dar timeout também.

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O que significa dizer que uma conexão esta tendo perda de pacote

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Pois é... A minha resposta continua sendo... Depende. Você está dando ping local? Ping distante? Quantos saltos de rota há no tracert? A conexão está livre ou com a banda no máximo?
    Porque digamos que exista muitos saltos de rota. O pacote pode dar timeout, mas não significa que há um problema de conexão ou navegação. Só que a rota está muito longa.
    Ou se por exemplo a banda está toda ocupada o pacote pode dar timeout também.


    eu entendi o que o cara quer


    ele é o provedor e ele pinga o cliente dele com 32 byte e perde 20%

    se for isto @wesleysc
    saltos não é muito pois é do core até o cliente
    analise o consumo de banda do cliente na hora do teste
    se o cliente estiver com o consumo perto do limite é normal o icmp ter latência ou perca afinal por padrão icmp não tem prioridade sobre o tcp ai vai dar percar tempo alto normal

    agora se o cliente não ta usando nada ou muito pouco e vc tem esta perca ai vc ta com problema e sérios problemas pois perder pacotes de 32bytes tem que estar muito ruim

  9. #9

    Padrão Re: O que significa dizer que uma conexão esta tendo perda de pacote

    Agora compreendo melhor. De acordo com o que foi discutido, concluo, portanto, que meu cenário é péssimo. Não ha trafego quando realizo os testes e mais a reclamação do cliente, são conclusivas.


    Obrigado a todos pela atenção