+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Conversor de Mídia Gigabit SFP MC220L...Função " Force X Auto "

    Amigos, adquiri um conversor de Mídia Gigabit SFP MC 220l da TP-Link... e estou sem saber qual a verdadeira função da chave " Force X Auto " que fica na parte traseira do conversor. poderiam me ajudar a enter a finalidade, e em qual cenário eu uso essa chave?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TP-Link-MC210CS-22398.jpg
Visualizações:	305
Tamanho: 	45,7 KB
ID:      	66513
    Última edição por edupansini102030; 23-03-2017 às 21:46.

  2. #2

    Padrão Re: Conversor de Mídia Gigabit SFP MC220L...Função " Force X Auto "

    Citação Postado originalmente por edupansini102030 Ver Post
    Amigos, adquirir um conversor de Mídia Gigabit SFP MC 220l da TP-Link... e estou saber qual a verdadeira função de uma chave " Force X Auto " que fica atrás do conversor. poderiam me ajudar a enter a finalidade, e em qual cenário eu uso essa chave?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TP-Link-MC210CS-22398.jpg
Visualizações:	305
Tamanho: 	45,7 KB
ID:      	66513
    Site do fabricante tem o manual.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_4840.JPG
Visualizações:	700
Tamanho: 	230,8 KB
ID:      	66514

  3. #3

    Padrão

    Eu Já havia lido o manual, mas o que ele informa eu não explica. tenho essa imagem que peguei no rodapé.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_9.jpg
Visualizações:	188
Tamanho: 	24,3 KB
ID:      	66516

    que traduzida fica assim:

    1. Ao usar dois conversores ao mesmo tempo, pelo menos um conversor deve ser ajustado para FORCE
    modo. Quando conectado a outros produtos, como um switch, o conversor deve ser
    Modo automático. Sugerimos deixar a chave do conversor no modo AUTO.
    2. Reinicie o conversor depois de configurar o comutador.

  4. #4

    Padrão Re: Conversor de Mídia Gigabit SFP MC220L...Função " Force X Auto "

    O meu Cenário está assim:

    saindo link da porta da CCR1009---patch cord---Conversor---Fibra de 800Metros---Conversor---patch cord------Swuitch /1000 (que leva para outros pops)

  5. #5

    Padrão Re: Conversor de Mídia Gigabit SFP MC220L...Função " Force X Auto "

    Caro Amigo Boa Noite
    Creio que a chave serve para força uma compatibilidade entres os Conversores ou Switches que usam os módulos SFP.

    Meu cenário muito parecido só trocando a CCR1009 por uma RB2011, so funcionou em force.
    Porta SFP da 2011( Modulo TP-Link) -------fibra 600mts----- Conversor--Switch/1000
    Trabalhando com 50/60MB "normalmente"

  6. #6

    Padrão Re: Conversor de Mídia Gigabit SFP MC220L...Função " Force X Auto "

    Se a fibra vai de um conversor até outro tem que usar o auto.

    O force é um modo ativo, que ele não respeita/espera inicio de conexão (Ele é que inicia), então esse modo na prática só pode usar quando você pluga ele num adaptador SFP de RB (RB com SFP > 800m de fibra > Conversor).

    É tipo aquele auto-sense de porta ethernet que detecta se é cabo conexão ponto-a-ponto ou direta em switch (Se usa cabo cross ou normal), em situações de cabos longos as vezes é bom desativar modo automatico (E no caso de fibra tem o pessoal que bota 10km de fibra com conversor barato. 10km não é brincadeira, o sinal chega no outro lado bem débil, no modo auto é capaz de um módulo SFP não detectar, passando pra force ele força ser o ativo/master na troca/negociação inicial de dados).

    Ou seja, ativo com ativo: Precisa usar auto. Ativo com passivo: Usa force.

  7. #7

    Padrão Re: Conversor de Mídia Gigabit SFP MC220L...Função " Force X Auto "

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se a fibra vai de um conversor até outro tem que usar o auto.

    O force é um modo ativo, que ele não respeita/espera inicio de conexão (Ele é que inicia), então esse modo na prática só pode usar quando você pluga ele num adaptador SFP de RB (RB com SFP > 800m de fibra > Conversor).

    É tipo aquele auto-sense de porta ethernet que detecta se é cabo conexão ponto-a-ponto ou direta em switch (Se usa cabo cross ou normal), em situações de cabos longos as vezes é bom desativar modo automatico (E no caso de fibra tem o pessoal que bota 10km de fibra com conversor barato. 10km não é brincadeira, o sinal chega no outro lado bem débil, no modo auto é capaz de um módulo SFP não detectar, passando pra force ele força ser o ativo/master na troca/negociação inicial de dados).

    Ou seja, ativo com ativo: Precisa usar auto. Ativo com passivo: Usa force.

    Obrigado Amigo pela explicação.
    Só não entendi uma coisa, quem é Ativo e Passivo ?, os conversores em regra geral são ativos, e os módulos SFP são Passivos, seria isso?

  8. #8

    Padrão Re: Conversor de Mídia Gigabit SFP MC220L...Função " Force X Auto "

    Isso, não sei bem se a transação trata como ativos e passivos exatamente, ou master e slave, mas os módulos ficam esperando ativação remota enquanto os conversores trocam entre esperar e tentar conexão (Dá uma rajada de luz a cada instante). Tá mais pra ficar em RX por mais tempo quando não está em force.

    Em placa de rede ethernet você tem um sensor de tensão, hora que identifica alguma tensão o chipset "acorda" e manda tentativa de sincronia. Já via fibra um sensor de luminosidade tem que ficar o tempo todo "lendo" a entrada, ele fica em RX o tempo todo, se não colocar no force pra dar uns pulsos de TX ele pode demorar muito pra esse "acordar".

    (Wifi e SSID é outro exemplo, o AP precisa mandar o SSID pra estação conectar. O modo force seria mandar SSID as vezes, o modo auto seria ficar escaneando SSID a maior parte do tempo e só lá de vez em quando mandando SSID. Adaptador/módulo não tem muito processamento próprio por isso ele fica passivo a maior parte do tempo, já conversor tem chipset de poder de processamento maior (Que processa tudo sozinho) então consegue intervalar melhor RX e TX quando está sem sincronia (Não só por cabo desplugado, também tem timeout quando fica sem tráfego uns minutos, leva apenas instantes pra refazer a sincronia mas já afeta os primeiros pacotes, os perfeccionistas não vão gostar))


    ________________________________________________________________
    Edit:

    Não, pera... falei errado... se ficar em TX (Force) dos 2 lados por mais tempo, aí é que demora pra conectar, os 2 tentam iniciar comunicação, é tipo 2 pessoas que começam a falar ao mesmo tempo, dão a pausa e começam a falar junto de novo. Se os 2 ficam em auto, hora que tem qualquer TX tem mais chances do outro lado estar em RX, vai conectar mais rápido. Seria questão de modo auto não dar tempo pra intercalar a transação inicial com pedido e resposta, os 2 lados ficam mandando pedido quando ficam em force, nunca mandam a resposta.