Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão acell-ppp experiencias

    bom dia pessoal .

    visto que muitos provedores hoje ultilizam ccr para pppoe e temos problemas quando passam de 1500 conexões .
    hoje existe o mpd5 e o acell-ppp para conexoes pppoe .

    a grande pergunta :

    quem esta utilizando estas maquinas com linux+acell-ppp como estão sendo esta experiencia ?

    sera que e possivel usar estes softwares para provedores de alta capacidade .

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    bom dia tutu .

    na realidade ainda vou iniciar o provedor ,ate meio do ano a licença ta na mão .
    mas vejo alguns problemas com mk e pppoe e sou fan de servidor mesmo montado na unha .
    e como podemos criar modulos no provedor acho bom ter opções .
    penso da seguinte maneira .

    primeira opção para provedor ate 2000 clientes mikrotik
    segunda opção para provedor acima de 2000 ja passar para um acell ou mpd5
    terceira opção depos de 5000 clientes ai acho que o provedor ja tem caixa o suficiente para cisco e juniper .

  3. #3
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    bom dia pessoal .

    visto que muitos provedores hoje ultilizam ccr para pppoe e temos problemas quando passam de 1500 conexões .
    hoje existe o mpd5 e o acell-ppp para conexoes pppoe .

    a grande pergunta :

    quem esta utilizando estas maquinas com linux+acell-ppp como estão sendo esta experiencia ?

    sera que e possivel usar estes softwares para provedores de alta capacidade .
    acell-ppp já testei muito bom

  4. #4

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    Vi um video do @andrecarlim no youtube rodando umas 3000 conexões em cima do accel-ppp e aparentemente a máquina estava tranquilona.

    Instalei aqui e fiz uma conexão mas foi só por enquanto. Ainda tem chão para falar que comecei a usar. hahaha

    Plugar no RADIUS, adaptar meu parâmetros de banda no RADIUS, testar, testar. Caminho ainda vai longe. Não estamos dedicados em cima disso agora.

  5. #5

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Vi um video do @andrecarlim no youtube rodando umas 3000 conexões em cima do accel-ppp e aparentemente a máquina estava tranquilona.

    Instalei aqui e fiz uma conexão mas foi só por enquanto. Ainda tem chão para falar que comecei a usar. hahaha

    Plugar no RADIUS, adaptar meu parâmetros de banda no RADIUS, testar, testar. Caminho ainda vai longe. Não estamos dedicados em cima disso agora.

    Vai lá meus 2 reais de contribuição... Até aqui percebi que processadores com clock elevado tendem a melhorar o funcionamento das caixa com accel-ppp, por ex. entre um Core i3 de 3.7Ghz dual-core e um Core i5 2.4Ghz quad-core, o Core i3 tem um "rendimento" melhor, tenho isso em produção, logo da gastar menos na caixa com o Core i3, chego a ter momentos que esse Core i3 esta com ~ 2000 sessões pppoe, e com ~ 1Gbps de transito, e o processador nem chega a 30%, claro isso de dá, em maior parte, as placas Intel I350-T4 que uso, essas placas tem muiti-queue, isso "divide" cada porta rj45 da placa em varias IRQs, assim a gente "balanceia" essas IRQs sobre os núcleos disponíveis nos sistema.

    Claro que se a gente tiver, por ex., um Xeon Six-Core com HT, e clock de 3.2Ghz, vai ficar muito superior, mas o investimento é alto, até tenho cliente com esse ultimo cenário, com 3500 sessões o processador nem sente o tranco, passa 2.5Gbps tranquilamente, sem nenhuma dor de cabeça.

  6. #6

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    Pô @andrecarlim, o usual é dar 2 cents de contribuição. vc tá muito caro kkkkkkkkkkkkkkkk


    calma!!! Brincadeira

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Vai lá meus 2 reais de contribuição... Até aqui percebi que processadores com clock elevado tendem a melhorar o funcionamento das caixa com accel-ppp, por ex. entre um Core i3 de 3.7Ghz dual-core e um Core i5 2.4Ghz quad-core, o Core i3 tem um "rendimento" melhor, tenho isso em produção, logo da gastar menos na caixa com o Core i3, chego a ter momentos que esse Core i3 esta com ~ 2000 sessões pppoe, e com ~ 1Gbps de transito, e o processador nem chega a 30%, claro isso de dá, em maior parte, as placas Intel I350-T4 que uso, essas placas tem muiti-queue, isso "divide" cada porta rj45 da placa em varias IRQs, assim a gente "balanceia" essas IRQs sobre os núcleos disponíveis nos sistema.

    Claro que se a gente tiver, por ex., um Xeon Six-Core com HT, e clock de 3.2Ghz, vai ficar muito superior, mas o investimento é alto, até tenho cliente com esse ultimo cenário, com 3500 sessões o processador nem sente o tranco, passa 2.5Gbps tranquilamente, sem nenhuma dor de cabeça.
    hummm interessante então uma maquina boa com acell ppp nao e dinheiro jogado fora ..

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    a amd vai lancar a nova geração de processadores dela com ate 32 nucleos e preço la embaixo para deixar a intel comendo poeira ,sera que não seria a hora de aposentar as ccr para pppoe .

    digo isto por que estou realmente vendo provedores sofrendo com ccr para concentrador e as vezes penso se vale o preço das ccr ?

  9. #9

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    a amd vai lancar a nova geração de processadores dela com ate 32 nucleos e preço la embaixo para deixar a intel comendo poeira ,sera que não seria a hora de aposentar as ccr para pppoe .

    digo isto por que estou realmente vendo provedores sofrendo com ccr para concentrador e as vezes penso se vale o preço das ccr ?
    Como disse antes, resta saber qual clock desses processadores, se tiver opção de, por ex. 8 cores a 3.8Ghz contra 32 cores a 2.4Ghz, para pppoe sem dúvidas o de 8 cores.

  10. #10
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    Na mesma linha de servidores PPPoE temos também o pfsense só que ninguém fala nada a respeito se funciona bem pra concentradores.

  11. #11

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    Bem eu sou a favor de segmentação ou seja na criação de micro-sectores de modos a não concentrar muitos usuários em um mesmo concentrador cito em media uns 1.000 users por concentrador dispensando até o uso de uma CCR, a grande vantagem em usar mikrotik ao meu ver é o seu baixo consumo de energia e o seu tamanho em termos de acomodamento e rápida inicialização e também o seu grande suporte técnico.

  12. #12

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    Sou para reforçar o que tenho visto é usuarios a não dedicarem os concentradores ou seja por ser uma CCR criam quase tudo nela como BGP, Firewall, PPP, VPN, NAT entre outros isto acaba reduzindo drasticamente o seu potencial o recomendado e dedicar os serviços por cada concentrador e não tudo num só.

  13. #13

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    Citação Postado originalmente por dalexandre Ver Post
    Bem eu sou a favor de segmentação ou seja na criação de micro-sectores de modos a não concentrar muitos usuários em um mesmo concentrador cito em media uns 1.000 users por concentrador dispensando até o uso de uma CCR, a grande vantagem em usar mikrotik ao meu ver é o seu baixo consumo de energia e o seu tamanho em termos de acomodamento e rápida inicialização e também o seu grande suporte técnico.
    Também gosto disso, o problema é que num mundo perfeito não funciona assim, mesmo segmentando precisamos de redundância. O problema é analisar isso tendo sofrido com o Mikrotik, pra você ter ideia, eu tenho servidores Accel-ppp ligados a mais de 400 dias sem travar, chega a ser covardia que comparar com Mikrotik...

  14. #14
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    setorização ouço muito isto mas acho que se voce tiver um core bem elaborado e mas facil administrar se estiver todos os servidores no mesmo datacenter afinal o projeto de energia eletrica estara todo tambem em um so local .
    ter servidores de autenticação na torre ja e mas complicado por causa do tempo ,o tempo e implacavel com cabos,swtichs,racks .
    as redes de radio acho melhor ter o minimo de equipamentos na torre ,e nas redes de fibra da pra criar estruturas em qualquer lugar e ser a mesma rede afinal fibra voce pode ultilizar gbics de ate 100km ou ate mas para interligar as estruturas deixando sempre um datacenter mas elaborado na central e nos repetidores vamos dizar assim com as olts de fibra para atentimento racks mas enchutos e com pouco gasto de energia .
    mas e o pfsense ninguem no forum ultiliza ele para muitas conexõe pppoe ?

  15. #15

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Também gosto disso, o problema é que num mundo perfeito não funciona assim, mesmo segmentando precisamos de redundância. O problema é analisar isso tendo sofrido com o Mikrotik, pra você ter ideia, eu tenho servidores Accel-ppp ligados a mais de 400 dias sem travar, chega a ser covardia que comparar com Mikrotik...
    André tá usando qual versão do Linux?

  16. #16

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    Citação Postado originalmente por marcelorodrigues Ver Post
    André tá usando qual versão do Linux?
    Só uso debian, é minha praia, hehe, distribuições costumam ter suas diferenças apesar de compartilhem o kernel. Uso debian desde 2004, aprendi bem como usar ele.

  17. #17

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Só uso debian, é minha praia, hehe, distribuições costumam ter suas diferenças apesar de compartilhem o kernel. Uso debian desde 2004, aprendi bem como usar ele.
    Entendi, você já chegou a usar o mpd no FreeBSD?

  18. #18

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    Citação Postado originalmente por marcelorodrigues Ver Post
    Entendi, você já chegou a usar o mpd no FreeBSD?
    Não, quando pensei em usar, o IPv6 já era uma realidade, e o MPD não tem suporte a IPv6/IPCPv6. Logo nem vale a pena gastar tempo em algo que só suporta IPv4, veja bem, não estou dizendo que é uma alternativa ruim, muito pelo contrário, acho que com IPv4 é até melhor que Accel + Linux, tenho uns chegados que ainda tem alguns MPDs legados rodando com uma gambiarra do c*cet* para rodar IPv6, algo pouco sustentável/escalonável nos dias​ de hoje. Muitos desses conhecidos estão em processo de migração para accel, alguns até me pagam contrato para manter os servidores Debian + Accel para eles, veja que como no caso dos *BSDs são necessários ajustes finos muito precisos no kernel Linux para poder atender mais de 1000 sessões PPPoE por caixa, e não apenas "instalar" e achar que vai ser como Mikrotik. Fica a dica, é bom testar bem em laboratório para não ser pego de surpresa no meio do jogo!

  19. #19

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Não, quando pensei em usar, o IPv6 já era uma realidade, e o MPD não tem suporte a IPv6/IPCPv6. Logo nem vale a pena gastar tempo em algo que só suporta IPv4, veja bem, não estou dizendo que é uma alternativa ruim, muito pelo contrário, acho que com IPv4 é até melhor que Accel + Linux, tenho uns chegados que ainda tem alguns MPDs legados rodando com uma gambiarra do c*cet* para rodar IPv6, algo pouco sustentável/escalonável nos dias​ de hoje. Muitos desses conhecidos estão em processo de migração para accel, alguns até me pagam contrato para manter os servidores Debian + Accel para eles, veja que como no caso dos *BSDs são necessários ajustes finos muito precisos no kernel Linux para poder atender mais de 1000 sessões PPPoE por caixa, e não apenas "instalar" e achar que vai ser como Mikrotik. Fica a dica, é bom testar bem em laboratório para não ser pego de surpresa no meio do jogo!
    Entendi! Cara é verdade que o Linux tem problema com soft IRQ? CPU dando 100% do nada? Como você utiliza diariamente deve saber mais sobre isto

  20. #20

    Padrão Re: acell-ppp experiencias

    Citação Postado originalmente por marcelorodrigues Ver Post
    Entendi! Cara é verdade que o Linux tem problema com soft IRQ? CPU dando 100% do nada? Como você utiliza diariamente deve saber mais sobre isto
    É verdade! Por isso falei sobre ajustes finos muito precisos. Eu tenho clientes que tem até ~ 4000 sessões PPPoE por caixa com ~ 2.8Gbps de trânsito, em processador Xeon quad-core, que fica em menos de 30% de uso do processador, claro, fazendo esses ajustes, se simplesmente instalar e usar vai passar por isso com certeza!