Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    fabricante chines no caso neh!!! kkkkk

    hj eu conversei com um amigo que tem essa olt a mais de 2 anos, ele me disse que tem como alterar o numero de LLID da porta PON sim, vai ate 256 por porta PON, porem ele disse que nunca colocou 256 por porta ainda, mais atualmente esta com 160 em uma porta PON e esta rodando perfeitamente, segundo ele!

    tem um macetinho pra alterar o numero de LLID, e nem precisa ser via telnet, eh la no EMS mesmo!!
    @sgnetararuama vc quem tem 2 dessas, provavelmente ja deve ter elas algum tempo, fale para nos, esta satisfeito com ela? Tem problema de travamento? Algum outro problema notavel? Quantos clientes por ponta PON vc esta atualmente!?
    Aqui nao tenho problema com elas nao, pois uso poucos cliente, aqui monto meus proprios pac-switch e deixo uma onu em cada setor para atender. eu prefiro trabalhar por setores pequenos, coloco no maximo 3 switch em cada porta da onu, eu uso aquelas onus de 8 portas.

  2. #22

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    eu tenho uma ideia meio loca, nao eh o recomendado por profissionais da area que sempre recomenda abrir 8 caixas de 8 portas cada caixa para cada porta PON, ou seja 64 clientes por porta PON, eh uma ideia de economia de custo x beneficio

    antes do pessoal sair criticando, quero lembrar um fator importante: nunca vamos atender todas as casa da rua, pois existe concorrencia, terreno baldio, idosos de 90 anos que nao faz uso de internet, enfim outras coisas, entao eu acho meio absurda a ideia de 64 por PON, e ainda colocando 16 portas a cada 100 metros, tem que ter uma OLT gigante com muitas portas PON, mesmo sendo expansiva, fica tudo muito caro!

    Ai tem um pessoal que fala, vc tem que pensar no futuro, da qui 10 anos, sim eu concordo!! mais para pra pensar, cada Gbic toca 1.2Gb, se vc tiver 1 OLT com 2 PON sao 2.5Gb!!

    alguem aqui tem 2.5Gb de link rodando? se sim da pra contar no dedo, imagina isso soh para 256 clientes!!! da pra ter muita banda por cliente por um bom tempo!!!

    bom a ideia eh usar spliter 1x32 logo de cara, e ai abrir 32 caixas com 8 portas cada caixa, totalizando 256 clientes por PON, porem vou por em media 128 clientes ou um pouco mais que isso, pois nunca vou lotar todas as 8 portas das 32 caixas!

    fiz testes aqui na bancada e deu certo, entre o spliter primario e o secundario usei cabo de 5 metros, usei tudo conectorizado para simular perdas, na mesa o spliter 1x32 ta todo conectorizado, mas na rua vou fazer tudo fuzao na parte primaria ate a entrada do spliter secundario, da saida dele pra frente vai ser conectorizada para usar conector mecanico.

    minha olt eh uma GEPON V1600A da UPLINK com 2 PON, cada PON tem potencia de saida de +5.25dbm isso que possibilita usar um spliter de 1x32 e na ONU do cliente vai chegar -25dbm e ainda vai ter margem de erro de +3dbm!!

    vamos por esse projeto em pratica em 1 bairro, vamos fechar ele todo tem 19 ruas tem 580 casas, eh aquilo que falei, nao vou atender todas as 580 casas, tem concorrencia no local, se eu atender 128 ou ate mesmo 256 ja vai ser mais que suficiente!!

    meu primeiro projeto eu paguei muito caro e nao foi tudo que eu esperava, nao vou pagar 15 mil de olt novamente, essa da uplink custa menos de 4 mil reais e tbm tem 2 PON

    a ONU que tou usando nela, diz ser GPON tbm, porem nao eh compativel com fiberhome e tbm nunca testei ela em GPON xingling!!!

    bom eh essa minha opniao se alguem quiser se expressar fique a vontade!!
    Boa tarde, vc poderia me passar o modelo de gbic vc usa nessa OLT? Pois tenho duas com no máximo 3.2db por saída.

  3. #23

    Padrão Re: Fibra Óptica

    @fhpn

    segue as fotos do gbic pon e da medicao

    gbic pon:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P_20170417_101446.jpg
Visualizações:	281
Tamanho: 	1,42 MB
ID:      	66758

    medicao direta:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P_20170417_093820.jpg
Visualizações:	228
Tamanho: 	1,23 MB
ID:      	66759

  4. #24

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    @fhpn

    segue as fotos do gbic pon e da medicao

    gbic pon:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P_20170417_101446.jpg
Visualizações:	281
Tamanho: 	1,42 MB
ID:      	66758

    medicao direta:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P_20170417_093820.jpg
Visualizações:	228
Tamanho: 	1,23 MB
ID:      	66759
    Boa noite Nks, primeiramente obrigado pela resposta. Uma dúvida, a potência é determinada pela OLT ou o Gbic? Pois pelo que aparece na imagem o módulo não tem nenhuma especificação só OLT-PON-SFP e o comprimento da onda que trabalha. Estava até pensando em comprar um módulo de 80 km que vi no mercado livre "achando" que a haveria proporção entre distancia x potência. Mais é muito caro!

  5. #25
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Citação Postado originalmente por fhpn Ver Post
    Boa noite Nks, primeiramente obrigado pela resposta. Uma dúvida, a potência é determinada pela OLT ou o Gbic? Pois pelo que aparece na imagem o módulo não tem nenhuma especificação só OLT-PON-SFP e o comprimento da onda que trabalha. Estava até pensando em comprar um módulo de 80 km que vi no mercado livre "achando" que a haveria proporção entre distancia x potência. Mais é muito caro!
    A potencia é determinada pela Gbic a OLT só alimenta o circuito da GBIC etc.
    geralmente a diferença esta na classe da PON classe B+ e c+ sendo a c+ com mais potencia porem ambas para 20km, li alguma coisa sobre pon de 40KM estes dias mais taca corrido não corria atrás pra saber mais
    eu nunca vi PON de 80KM

    tem que ver o seguinte existe as GBIC normais feita para PTP e tem as GBIC PON que é para PTMP
    Última edição por Bruno; 29-04-2017 às 11:58.

  6. #26

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    A potencia é determinada pela Gbic a OLT só alimenta o circuito da GBIC etc.
    geralmente a diferença esta na classe da PON classe B+ e c+ sendo a c+ com mais potencia porem ambas para 20km, li alguma coisa sobre pon de 40KM estes dias mais taca corrido não corria atrás pra saber mais
    eu nunca vi PON de 80KM

    tem que ver o seguinte existe as GBIC normais feita para PTP e tem as GBIC PON PTMP
    Obrigado pelos esclarecimentos Bruno.

  7. #27

    Padrão Re: Fibra Óptica

    @fhpn verifique se nao esta com alguma problema no seu conector, se ele nao esta trincado ou riscado, confere se esta tudo ok a conectorização, SC com SC ou APC com APC, ou ate mesmo pode ser sujeira na porta pon existe uma caneta de limpeza, nao sei se o nome eh bem esse, ele faz a limpeza de residuo que pode ficar na porta pon e assim diminuir a forca do sinal optico.

  8. #28

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Desculpe a demora pra responder, já testei com outro cabo, efetuei a limpeza e nada.

  9. #29

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Galera, boa Noite!

    Com a atual demanda do mercado em altas velocidades começaremos nossa rede fttx.

    Nossa OLT atende por porta PON 128 ONU.


    Sairemos da OLT (Central do Provedor) com uma fibra de (8fo). Em cada bairro que passar essa fibra faremos a sangria. Em cada 1fo instalaremos 16 caixas (CTO conectorizada, 1:8), totalizando 16x8. No final do projeto passando de bairro em bairro, teremos o seguinte cenário: 128 clientes x 8 fo, totalizando 1024 atendimento (ONU) em 8 bairros diferentes. Basicamente.

    Duvidas:

    Dentro de 1fo (1 fibra), qual a distancia que as caixas de atendimento(CTO) pode ter uma da outra usando cabo DROP para interligar essas caixas Conectorizadas. Estávamos pensando em ir instalando as CTO conforme demanda, (na medida em que tiver solicitação de instalação de clientes iriamos instalando as CTO, com limite por porta PON de 16 caixas.

  10. #30

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Aqui eu deixo uma distancia de no máximo 150 mt uma da outra.

  11. #31

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    eu tenho uma ideia meio loca, nao eh o recomendado por profissionais da area que sempre recomenda abrir 8 caixas de 8 portas cada caixa para cada porta PON, ou seja 64 clientes por porta PON, eh uma ideia de economia de custo x beneficio

    antes do pessoal sair criticando, quero lembrar um fator importante: nunca vamos atender todas as casa da rua, pois existe concorrencia, terreno baldio, idosos de 90 anos que nao faz uso de internet, enfim outras coisas, entao eu acho meio absurda a ideia de 64 por PON, e ainda colocando 16 portas a cada 100 metros, tem que ter uma OLT gigante com muitas portas PON, mesmo sendo expansiva, fica tudo muito caro!

    Ai tem um pessoal que fala, vc tem que pensar no futuro, da qui 10 anos, sim eu concordo!! mais para pra pensar, cada Gbic toca 1.2Gb, se vc tiver 1 OLT com 2 PON sao 2.5Gb!!

    alguem aqui tem 2.5Gb de link rodando? se sim da pra contar no dedo, imagina isso soh para 256 clientes!!! da pra ter muita banda por cliente por um bom tempo!!!

    bom a ideia eh usar spliter 1x32 logo de cara, e ai abrir 32 caixas com 8 portas cada caixa, totalizando 256 clientes por PON, porem vou por em media 128 clientes ou um pouco mais que isso, pois nunca vou lotar todas as 8 portas das 32 caixas!

    fiz testes aqui na bancada e deu certo, entre o spliter primario e o secundario usei cabo de 5 metros, usei tudo conectorizado para simular perdas, na mesa o spliter 1x32 ta todo conectorizado, mas na rua vou fazer tudo fuzao na parte primaria ate a entrada do spliter secundario, da saida dele pra frente vai ser conectorizada para usar conector mecanico.

    minha olt eh uma GEPON V1600A da UPLINK com 2 PON, cada PON tem potencia de saida de +5.25dbm isso que possibilita usar um spliter de 1x32 e na ONU do cliente vai chegar -25dbm e ainda vai ter margem de erro de +3dbm!!

    vamos por esse projeto em pratica em 1 bairro, vamos fechar ele todo tem 19 ruas tem 580 casas, eh aquilo que falei, nao vou atender todas as 580 casas, tem concorrencia no local, se eu atender 128 ou ate mesmo 256 ja vai ser mais que suficiente!!

    meu primeiro projeto eu paguei muito caro e nao foi tudo que eu esperava, nao vou pagar 15 mil de olt novamente, essa da uplink custa menos de 4 mil reais e tbm tem 2 PON

    a ONU que tou usando nela, diz ser GPON tbm, porem nao eh compativel com fiberhome e tbm nunca testei ela em GPON xingling!!!

    bom eh essa minha opniao se alguem quiser se expressar fique a vontade!!
    Vou fazer um experimento aqui em uma comunidade também com a v1600a, em breve entraremos postando o comportamento da rede.

  12. #32

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Bom dia pessoal,

    Alguém tem ou sabe onde encontro planilhas Excel para calculo de custo da rede óptica detalhada dos materiais? Projeto inicial para 512 clientes. Desde já agradeço.