Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fibra Óptica

    Pessoal Boa noite,

    Queria ver com vcs, pois como todo provedor quer evoluir, estava pensando em ir comprando os equipamentos de fibra tipo OLT, ONU, a máquina de fusão, entre as outras ferramentas, sei que isso é muito vago, mas penso em algo que eu possa futuramente ampliar a quantidade de clientes, mas para iniciar com superte de pelo menos 500 clientes com velocidade entre 5, 10 e 15 megas, moro na cidade de rio do sul, santa catarina, sei tambem que irei precisar de um projeto para isso vou colocar uma foto para vcs terem uma ideia da area que quero atender de inicio
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cidade.png
Visualizações:	330
Tamanho: 	594,6 KB
ID:      	66590

  2. #2

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Bom dia, se você já sabe o local, a quantidade inicial de clientes, e a velocidade que você que atender, acredito eu que você deve estudar os valores dos fabricantes que pode te atender, e ver se o suporte dos mesmos são bons, se deseja começar com 500 clientes, tem um pensamento a longo prazo de aumentar a rede, pesquise sobre a OLT Fiberhome AN5116-06B, ela é de 16 slots, e você pode colocar uma placa de atendimento de 8 ou 16 portas, e conforme for crescendo sua rede você adicionando mais placas.

  3. #3
    Avatar de ToqueTelKrug
    Ingresso
    Jan 2017
    Localização
    União da Vitória
    Posts
    17

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Bom dia amigo, uma dica, não construa sua rede apenas para atender essa quantia de clientes, pense bem no futuro para não precisar refazer todo o serviço, passe cabos tronco com fibras de sobras, faça sua rede com o máximo de caixas de atendimento possíveis (claro que o máximo de caixas mas não extrapolando o sinal, se não vai ter problemas). Se quiser umas dicas para elaboração do projeto só mandar mensagem.
    Abraço e Sucesso!

  4. #4

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Claro a intencao realmente e aumentar os clientes, mas essa olt fiber home ja vai me custar 15 mil d pegada so a olt nao tem nenhima olt na faixa de 5 mil reais para comecar pois ainda tem maquina de fusao os equipamentos restantes

  5. #5

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Cara,você pode tentar começar com uma OLT EPON 1600A, foi assim q começamos, e colocamos a pouco uma OLT Fiberhome.

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Citação Postado originalmente por gandhi Ver Post
    Pessoal Boa noite,

    Queria ver com vcs, pois como todo provedor quer evoluir, estava pensando em ir comprando os equipamentos de fibra tipo OLT, ONU, a máquina de fusão, entre as outras ferramentas, sei que isso é muito vago, mas penso em algo que eu possa futuramente ampliar a quantidade de clientes, mas para iniciar com superte de pelo menos 500 clientes com velocidade entre 5, 10 e 15 megas, moro na cidade de rio do sul, santa catarina, sei tambem que irei precisar de um projeto para isso vou colocar uma foto para vcs terem uma ideia da area que quero atender de inicio
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cidade.png
Visualizações:	330
Tamanho: 	594,6 KB
ID:      	66590
    Vamos la
    Caminho das pedras....
    quando se fala em fibra já vem na cabeça que é ótimo porem é caro e concordo em partes com este pensamento

    antes de tudo vc tem que projetar por onde vc vai passar onde vai abrir as NAP onde vai deixar reserva e calcular o custo disto se tiver bolso vc continua se não já pare pois iniciar com fibra querendo economizar muito é só pepino
    ex: um cliente meu pediu o projeto fiz o projeto pra ele indiquei uma 5116-06B por causa do preço ele quiz uma standalone ou seja 1024 cliente em 2 meses ele teve que comprar uma 511606 e não tinha que fazer com a standalone

    então pense se fale a pena fazer economia como esta

  7. #7
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Mas ao migrar pra FiberHome com GPON ele vai tomar uma bomba daquelas ao ter que trocar todos os clientes para ONU FiberHome. Se ele já tem caixa para administrar uma FiberHome, que comece com ela.
    exatamente as vezes é melhor esperar a melhor hora

  8. #8

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Correto eu quero comecar com fiberhome, e nao penso em economizar sei que o custo e realmente caro, mas queria ter algum equipamento fiberhome para ate 500 clientes e depois comecar a a ter um equipamento como aquele que posso ir comprando as placas e ir aumentando a capacidade da olt, mas de inicio todos nos sabemos que e caro.

    Mas como disse algo que nao precise depois trocar as onu dos clientes, pois isso e custo desnecessario, e comecar errado.

  9. #9

    Padrão Re: Fibra Óptica

    @Bruno essa standalone, que vc menciona, para 1024 clientes qual o modelo correto para eu poder trabalhar, estou mandando uma foto da fibra principal, para analizar aonde na cor amarela seria a rede principal os pontos vermelhos seria as entradas para os bairros, e o verde no canto inferior esquerdo é onde chega meu link
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto.png
Visualizações:	245
Tamanho: 	91,9 KB
ID:      	66598
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto.png
Visualizações:	245
Tamanho: 	91,9 KB
ID:      	66598

  10. #10

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Vamos la
    Caminho das pedras....
    quando se fala em fibra já vem na cabeça que é ótimo porem é caro e concordo em partes com este pensamento

    antes de tudo vc tem que projetar por onde vc vai passar onde vai abrir as NAP onde vai deixar reserva e calcular o custo disto se tiver bolso vc continua se não já pare pois iniciar com fibra querendo economizar muito é só pepino
    ex: um cliente meu pediu o projeto fiz o projeto pra ele indiquei uma 5116-06B por causa do preço ele quiz uma standalone ou seja 1024 cliente em 2 meses ele teve que comprar uma 511606 e não tinha que fazer com a standalone

    então pense se fale a pena fazer economia como esta
    Amigo se você faz projeto, e instalação dá fibra ou sabe que o realize, informe seu contato

  11. #11

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Bom dia amigo,
    O ideal serial elaborar o projeto antes de efetuar qualquer compra, conseguimos fazer isso de forma bem rapida e com um custo muito baixo, voce terã, em poucos dias, seu projeto executivo pronto.
    Qualquer duvida, me chama no whatsapp 79 996003424

  12. #12

    Padrão Re: Fibra Óptica

    eu tenho uma ideia meio loca, nao eh o recomendado por profissionais da area que sempre recomenda abrir 8 caixas de 8 portas cada caixa para cada porta PON, ou seja 64 clientes por porta PON, eh uma ideia de economia de custo x beneficio

    antes do pessoal sair criticando, quero lembrar um fator importante: nunca vamos atender todas as casa da rua, pois existe concorrencia, terreno baldio, idosos de 90 anos que nao faz uso de internet, enfim outras coisas, entao eu acho meio absurda a ideia de 64 por PON, e ainda colocando 16 portas a cada 100 metros, tem que ter uma OLT gigante com muitas portas PON, mesmo sendo expansiva, fica tudo muito caro!

    Ai tem um pessoal que fala, vc tem que pensar no futuro, da qui 10 anos, sim eu concordo!! mais para pra pensar, cada Gbic toca 1.2Gb, se vc tiver 1 OLT com 2 PON sao 2.5Gb!!

    alguem aqui tem 2.5Gb de link rodando? se sim da pra contar no dedo, imagina isso soh para 256 clientes!!! da pra ter muita banda por cliente por um bom tempo!!!

    bom a ideia eh usar spliter 1x32 logo de cara, e ai abrir 32 caixas com 8 portas cada caixa, totalizando 256 clientes por PON, porem vou por em media 128 clientes ou um pouco mais que isso, pois nunca vou lotar todas as 8 portas das 32 caixas!

    fiz testes aqui na bancada e deu certo, entre o spliter primario e o secundario usei cabo de 5 metros, usei tudo conectorizado para simular perdas, na mesa o spliter 1x32 ta todo conectorizado, mas na rua vou fazer tudo fuzao na parte primaria ate a entrada do spliter secundario, da saida dele pra frente vai ser conectorizada para usar conector mecanico.

    minha olt eh uma GEPON V1600A da UPLINK com 2 PON, cada PON tem potencia de saida de +5.25dbm isso que possibilita usar um spliter de 1x32 e na ONU do cliente vai chegar -25dbm e ainda vai ter margem de erro de +3dbm!!

    vamos por esse projeto em pratica em 1 bairro, vamos fechar ele todo tem 19 ruas tem 580 casas, eh aquilo que falei, nao vou atender todas as 580 casas, tem concorrencia no local, se eu atender 128 ou ate mesmo 256 ja vai ser mais que suficiente!!

    meu primeiro projeto eu paguei muito caro e nao foi tudo que eu esperava, nao vou pagar 15 mil de olt novamente, essa da uplink custa menos de 4 mil reais e tbm tem 2 PON

    a ONU que tou usando nela, diz ser GPON tbm, porem nao eh compativel com fiberhome e tbm nunca testei ela em GPON xingling!!!

    bom eh essa minha opniao se alguem quiser se expressar fique a vontade!!

  13. #13

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    ..
    Amigo, bacana sua idéia, mas com EPON não é possível fazer isso, a limitação para autorizar as ONU na proprio OLT não vai te permitir passar de 64ONU's por porta PON, total de 128 por essa OLT v1600A.
    Mas com OLT GPON você até pode conseguir fazer dessa forma, mas analisando eu pensaria no custo, que vai de cada um em sua empresa.

    Eu estou começando trabalhar com fibra, mas estou iniciando com PAC PON, compre essa OLT V1600A e vou fazer fibra e utp, exatamente para conseguir atender mais de 64 clientes por porta, pois se fosse na fibra até o cliente não conseguiria fazer todo projeto com essa olt apenas.

  14. #14

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Já vi olt overtek rodando 160 ONUs com uma única porta PON, mas não fica bom, as vezes ia procurar uma onu no gerenciamento e não aparecia, mas ela estava linkada, com spliters dividindo para no máximo 128 até vai, mas o ideal é respeitar as normas técnicas.

  15. #15
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    eu tenho uma ideia meio loca, nao eh o recomendado por profissionais da area que sempre recomenda abrir 8 caixas de 8 portas cada caixa para cada porta PON, ou seja 64 clientes por porta PON, eh uma ideia de economia de custo x beneficio

    antes do pessoal sair criticando, quero lembrar um fator importante: nunca vamos atender todas as casa da rua, pois existe concorrencia, terreno baldio, idosos de 90 anos que nao faz uso de internet, enfim outras coisas, entao eu acho meio absurda a ideia de 64 por PON, e ainda colocando 16 portas a cada 100 metros, tem que ter uma OLT gigante com muitas portas PON, mesmo sendo expansiva, fica tudo muito caro!

    Ai tem um pessoal que fala, vc tem que pensar no futuro, da qui 10 anos, sim eu concordo!! mais para pra pensar, cada Gbic toca 1.2Gb, se vc tiver 1 OLT com 2 PON sao 2.5Gb!!

    alguem aqui tem 2.5Gb de link rodando? se sim da pra contar no dedo, imagina isso soh para 256 clientes!!! da pra ter muita banda por cliente por um bom tempo!!!

    bom a ideia eh usar spliter 1x32 logo de cara, e ai abrir 32 caixas com 8 portas cada caixa, totalizando 256 clientes por PON, porem vou por em media 128 clientes ou um pouco mais que isso, pois nunca vou lotar todas as 8 portas das 32 caixas!

    fiz testes aqui na bancada e deu certo, entre o spliter primario e o secundario usei cabo de 5 metros, usei tudo conectorizado para simular perdas, na mesa o spliter 1x32 ta todo conectorizado, mas na rua vou fazer tudo fuzao na parte primaria ate a entrada do spliter secundario, da saida dele pra frente vai ser conectorizada para usar conector mecanico.

    minha olt eh uma GEPON V1600A da UPLINK com 2 PON, cada PON tem potencia de saida de +5.25dbm isso que possibilita usar um spliter de 1x32 e na ONU do cliente vai chegar -25dbm e ainda vai ter margem de erro de +3dbm!!

    vamos por esse projeto em pratica em 1 bairro, vamos fechar ele todo tem 19 ruas tem 580 casas, eh aquilo que falei, nao vou atender todas as 580 casas, tem concorrencia no local, se eu atender 128 ou ate mesmo 256 ja vai ser mais que suficiente!!

    meu primeiro projeto eu paguei muito caro e nao foi tudo que eu esperava, nao vou pagar 15 mil de olt novamente, essa da uplink custa menos de 4 mil reais e tbm tem 2 PON

    a ONU que tou usando nela, diz ser GPON tbm, porem nao eh compativel com fiberhome e tbm nunca testei ela em GPON xingling!!!

    bom eh essa minha opniao se alguem quiser se expressar fique a vontade!!
    ai depende da olt zhome permite 32 NAP em cada pon
    já fiberhome 16 NAP por cada pon

    qual forma usar vai do projeto e publico alvo conforme vc falou

    agora este negocio de abrir 8 caixas por pon no máximo isto não existe, existe é a limitação do hardware a copel abre 32 caixa por pon

  16. #16

    Padrão Re: Fibra Óptica

    entao realmente essa olt vai ate 128 LLID nao sei se via enable la no terminal da pra alterar,
    agora uma coisa eh ela aceitar outra coisa eh ela rodar essas 128, ai ja nao sei

    na minha ideia maluca de 256 teria relamente que alterar o numero llid da pon

    talvez a saida se nao der certo mais que 128, seria de comecar com essa olt, no cliente usar a onu que aceita gepon e gpon, descobrir qual olt gpon essa onu eh compativel, e quando atingir 128 troca pra gpon

    a onu que usei para testes nela foi essa:
    http://www.flytec.com.py/produto/433...20PPPOE/BRIDGE

    na caixa ela dizia ser gpon e gepon, mais nao sei ao certo esses xingling sabe como eh!

    a olt comprei la tbm:
    http://www.flytec.com.py/produto/408...00A%20(UPLINK)

  17. #17

    Padrão Re: Fibra Óptica

    aproveitando o assunto aqui, olha que "coincidencia" essa OLT da CiaNet
    https://www.cianet.com.br/site/wp-co...11/CTS2720.png

    sera mera "coincidencia"!!?!???? kkkkk
    ou seria meio que uma V1600A da UPLINK com adesivo da CiaNet

  18. #18

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    aproveitando o assunto aqui, olha que "coincidencia" essa OLT da CiaNet
    https://www.cianet.com.br/site/wp-co...11/CTS2720.png

    sera mera "coincidencia"!!?!???? kkkkk
    ou seria meio que uma V1600A da UPLINK com adesivo da CiaNet
    Isso mesmo, eu tenho a da CIANET e esta do PY, sao iguais em tudo, quer dizer, menos no preço,kkkkk.
    Sobre a ONU, GPON, nao funciona nesta OLT, pois ela e EPON

  19. #19

    Padrão Re: Fibra Óptica

    Citação Postado originalmente por sgnetararuama Ver Post
    Isso mesmo, eu tenho a da CIANET e esta do PY, sao iguais em tudo, quer dizer, menos no preço,kkkkk.
    Sobre a ONU, GPON, nao funciona nesta OLT, pois ela e EPON
    Provavelmente elas são montadas pelo mesmo fabricante, e cada empresa coloca sua marca.

  20. #20

    Padrão Re: Fibra Óptica

    fabricante chines no caso neh!!! kkkkk

    hj eu conversei com um amigo que tem essa olt a mais de 2 anos, ele me disse que tem como alterar o numero de LLID da porta PON sim, vai ate 256 por porta PON, porem ele disse que nunca colocou 256 por porta ainda, mais atualmente esta com 160 em uma porta PON e esta rodando perfeitamente, segundo ele!

    tem um macetinho pra alterar o numero de LLID, e nem precisa ser via telnet, eh la no EMS mesmo!!
    @sgnetararuama vc quem tem 2 dessas, provavelmente ja deve ter elas algum tempo, fale para nos, esta satisfeito com ela? Tem problema de travamento? Algum outro problema notavel? Quantos clientes por ponta PON vc esta atualmente!?