Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    Olá pessoal,estou querendo atender uns clientes a 3km de distancia,gostaria de utilizar equipamento ubquit 2.4ghz,isto que minha oferta de banda é baixa,a poluição aqui do 2.4 esta baixa,pois é interior,gostaria de utilizar airgrid m2 no cliente,e qual vcs me indicaria para transmissão.

  2. #2

    Padrão Re: Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    Groove A-52hpn. ou bullet m2

  3. #3

    Padrão Re: Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    Groove A-52hpn. ou bullet m2
    Groove é da mikrotik,ele seria compatível com a airgrid m2,sem aqueles bugs de ccq baixo na airgrid.
    o que acha da nanostation m2 airmax mimo 11dbi

  4. #4

    Padrão Re: Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    Se você optar pela airgrid no cliente, não tem porque utilizar MIMO na base.
    Se optar por equipamento Mikrotik na base não vai aproveitar o benefício do Airmax na Airgrid.

    Então partindo do princípio que vai utilizar AirgridM2 eu utilizaria um Bullet M2 e não NanoStarion M2. O que observei é se tem equipamento MIMO na base recebendo do cliente um sinal de uma Airgrid, este sinal vai entrar no Nano pelas duas polarizações. Por ex. usando polarização vertical na Airgrid o Nano na pol. vertical vai receber normalmente, mas a polarização horizontal vai receber este sinal também, mas como está numa polarização diferente vai haver uma atenuação e isso vai acabar prejudicando.
    Acho este o maior erro do firmware da Ubiquiti, não ter como desativar uma das chain. Como diz o @rubem, firmware capado, só faz o básico...
    Quanto ao CCQ, quando ativa o protocolo TDMA é normal que o CCQ suba um pouco. Mas não afeta a transmissão. O benefício da divisão de tempo é maior.

  5. #5

    Padrão Re: Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Se você optar pela airgrid no cliente, não tem porque utilizar MIMO na base.
    Se optar por equipamento Mikrotik na base não vai aproveitar o benefício do Airmax na Airgrid.

    Então partindo do princípio que vai utilizar AirgridM2 eu utilizaria um Bullet M2 e não NanoStarion M2. O que observei é se tem equipamento MIMO na base recebendo do cliente um sinal de uma Airgrid, este sinal vai entrar no Nano pelas duas polarizações. Por ex. usando polarização vertical na Airgrid o Nano na pol. vertical vai receber normalmente, mas a polarização horizontal vai receber este sinal também, mas como está numa polarização diferente vai haver uma atenuação e isso vai acabar prejudicando.
    Acho este o maior erro do firmware da Ubiquiti, não ter como desativar uma das chain. Como diz o @rubem, firmware capado, só faz o básico...
    Quanto ao CCQ, quando ativa o protocolo TDMA é normal que o CCQ suba um pouco. Mas não afeta a transmissão. O benefício da divisão de tempo é maior.
    Bom saber desse detalhe,no caso de utilizar a bullet M2,qual seria a melhor antena ou painel sabendo que esse cliente no caso esta na frente da base com o angulo reto quase,quero colocar mais clientes nesta distancia com visada a base calculo eu 6 clientes somente no momento.
    achei que uma nanostation m2 11dbi daria conta por esse fato.

  6. #6

    Padrão Re: Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    como você disse que é interior e que não tem quase nada de estação, e para poucos eu iria de antena omni neste bullet M. Assim atende toda a volta.

    Só cuida com obstáculos como árvores ou morros... wireless nestas frequencias não suportam falta de visada ou comprometimento da zona de fresnel

  7. #7

    Padrão Re: Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    como você disse que é interior e que não tem quase nada de estação, e para poucos eu iria de antena omni neste bullet M. Assim atende toda a volta.

    Só cuida com obstáculos como árvores ou morros... wireless nestas frequencias não suportam falta de visada ou comprometimento da zona de fresnel
    ok,..em tão uma omni de 6dbi seria suficiente no caso,se fosse mais usuários,teria que ser um painel correto.
    Outra pergunta:
    os equipamentos ubquit litebeam,airgrid num ponto a ponto,tem como desativar a ssid,conectar só por mac algo assim.

  8. #8

    Padrão

    Omni de 8 ou 9 dbi não me lembro agora tem as da L-Com antiga Hyperlink. Tem inclusive um modelo com Tilt elétrico para melhorar o sinal para quem está mais perto da antena. Mas daí pode ocorrer de prejudicar conexões mais distantes. É algo a ser analisado ao se projetar a área que se quer cobrir.

    Se não existe possibilidade de expansão a curto prazo e no teu cenário uma omni vai bem. E caso aumente o número de clientes daí troca ela por 4 rádios e 4 painéis. E leva a omni para abrir outro território. Agora, como você citou 3 km, pensa bem em levantar esta omni senão não chega lá. E se levantar, analisa a questão de comprar uma com tilt elétrico.

    http://www.telecomhall.com/br/o-que-...como-usar.aspx

    Só foge das omni que prometem "mundos e fundos"...tipo oferta no MercadoLivre. Fabricante sério publica os gráficos dos lóbulos de irradiação baseados em exames laboratoriais, etc etc...

    Com relação a esconder o SSID eu não vejo vantagem prática. Só quando é uma rede wireless de uso exclusivo como por exemplo ligar matriz e filial e não quer que fique divulgando o SSID.

    Para provedor não seria bom porque você precisa encontrar o sinal quando vai instalar um cliente novo ou fazer manutenção de equipamento. Daí tem que ir no rádio e habilitar o SSID para poder ser encontrado lá na casa do cliente.

    A segurança de uma rede wireless é dada por uma boa chave de criptografia WPA2 AES.

    Editando: fui conferir agora. A L-com com downtilt tem de 9 e de 11bi. Não é anteninha que "dá em touceira". Ou seja não é fácil de encontrar mas tem aqui no Brasil.
    Como é um produto que foge ao "feijão com arroz" tradicional nem todo mundo tem para venda. A maioria nem procura por um produto diferenciado e por isso as empresas não fazem questão de importar ou "importar via Paraguai". ..

    Tem a questão da homologação, mas isso já é um capitulo a parte.

    http://www.l-com.com/wireless-antenn...rical-downtilt

  9. #9

    Padrão Re: Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    Obrigado 1929,pelas as dicas valiosas percebe-se que manja muito dos paranaue de internet, agradeço a ajuda.
    Sobre a ssid,não seria ocultar o sinal de saida para clientes,e sim,tipo ponto a ponto no 5.8 etc..
    desculpe não tinha me expressado bem.

    montei minha rede no sistema em estrela,uso um balance como centro de rede,e cada servidor pppoe ou hotspot fica em outro mikrotik,se torna uma célula os clientes autentica na rb que a mesma puxa os login do mk auth que esta no centro da rede(balance).
    o balance contem todas as rotas da rede e uma vlan só para mikrotik enxergar o mk auth.
    entre o balance e a celula,fiz um ponto a ponto com litebeam 5.8,esse é que eu queria desativar a ssid,pois nenhum cliente se conecta neste sinal,só rota statica.

    Uma vez tinha feito uma bridge transparente entre airlive,a comunicação erá somente com mac,vc podia pegar outro ap tentar buscar o ssid oculto algo assim ele não mostrava acredito que só conseguia ver o mac com o commview,e nunca mais vi essa função de rede em outras marcas ,no caso do airlive sumia ate o mac.

  10. #10

    Padrão Re: Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    Eu não usaria 2.4ghz

  11. #11

    Padrão Re: Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    Se já tiver equipto 2,4GHz dá pra usar, mas se vai comprar tudo, melhor ir de 5,8GHz.]

    Motivo: Zona de Fresnel!

    Em 2,4GHz a zona de Fresnel em 3km é de 10m! Ou seja, a linha de visada precisa passar 5m acima de todos os obstáculos se quiser passar alguma banda razoável tipo 10Mbps (Pra polarização simples em 2,4GHz isso não é pouco nessa distância, não sonhe com mais que isso).

    Já em 5,8GHz você precisa passar só uns 2,5m acima dos obstáculos, com rádio barato (SXT lite5, Wom5000, NS Loco 5 (Não os caros M5), TPLink CPE 510) vai passar 10Mbps fácil com 2 CPE's baratas de 12dBi. Pra mais de 20Mbps precisará algo dupla-polarização, e com uns 13 ou 14dBi.

    É só calcular, e 30km a 2,4GHz o sinal cai 109dBm em 2,4GHz, em 5,8GHz cai 117dBm, são 8dBm de diferença (4dBi a mais por antena 5GHz), mas se a zona de Fresnel for pequena, tipo só 3m, em 2,4GHz o sinal vai cair 120dBm!

    Eu faço muito mini-PTP na zona rural, tenho um monte de CPEs e antenas 2,4GHz, mas não adianta, não me livro delas, porque NUNCA tem mastro ou torre em altura suficiente pra ter a zona de Fresnel limpa o suficiente pra passar muita banda, geralmente aqui não precisa nem 10Mbps (Não existe adsl maior que isso a disposição na área urbana) mas se tiver pouca zona de Fresnel em 2,4Ghz, em polarização simples é normal mal passa 5Mbps, e com aqueles pings de merda tipo 5-50ms, a navegação fica meia boca, mas quem fica terrível é comunicação real-time (Voz ou texto em messenger, dá segundos de delay).

    (Ah, e em 3km, omni 8dBi com CPE de 12dBi vai gerar sinal tipo -70dBm (Com 20dBm no rádio), isso dá pra 13Mbps half talvez, mas... linha de visada 5m acima dos obstáculos é possível onde? Se tiver só uns 2m livre o sinal talvez caia pra -75dBm, e se passar 3 ou 4Mbps half será com jitter gigante, aqueles pings de merda de 20-200ms na hora que trafega muita coisa)

    Zona de Fresnel é o que ferra os PTP's 2,4GHz. Na zona rural essa faixa é limpa pra caramba (Aqui mal pega rádio FM, que dirá celular ou escanear algum SSID, poluição zero, mas não adianta, se tem zona de Fresnel parcial demais só vai gerar mais um MITO que 2,4GHz tem algo intrínseco que gera baixo tráfego, mas o único problema é o desrespeito a zona de Fresnel, PTP de 3km em torre de 20m de altura, passando sobre um pasto ou lavoura com mal e mal 1m de altura, fica lindo até em 2,4GHz, mas no mundo real 99,5% dos locais não tem altura suficiente pra 2,4GHz.

  12. #12

    Padrão Re: Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    Não há problema algum utilizar AP MIMO e Client SISO, é exatamente o mesmo com a vantagem que em algumas situações o cliente pode trabalhar em qualquer das polarizações H ou V, procurando o melhor sinal. A outra grande vantagem é que pode utilizar alguns Clients em MIMO, aqueles que estiverem mais perto e se conectem bem com LOCO M5 (exemplo).

    É melhor ter um AP MIMO trabalhando com um client SISO que um AP SISO trabalhando com cliente SISO.

    Veja resposta da UBNT a meu questionamento que se aplica a sua situação:

    Eu:"Dear Sr. somebody told me that is available to improve Rocket 5.8 AP when is attending only SISO clients.
    The solution is done by installing the both Rocket antennas in vertical mode rather than Vertical and Horizontal. All clients are running Airgrid in vertical polarization.
    Do you think that’s right or not?
    Best Regards"

    UBNT: "Thanks for getting in touch with us!

    Nope its not right and we don't recommend doing that.Please check the below link for more help:

    http://www.rfwireless-world.com/Arti...-and-MIMO.html

    Thanks!
    Derek D.
    Ubiquiti Networks


    Concordo em não misturar Mikrotik com UBNT, é a pior solução pois não aproveita o acesso TDMA de qualquer das marcas.

  13. #13

    Padrão Re: Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    Eu não sou a melhor pessoa para contestar, pois não tenho argumentos técnicos para tal. Só me reportei a experiencia que tive e o que eu imagino que possa acontecer quando um rádio recebe dois sinais em polarizações diferentes e é siso. Vai perder parte da informação? Pois se a informação proveniente do AP vem nas duas polarizações o Siso vai perder uma parte?

    Ou o contrário, quando o AP recebe nas duas antenas o sinal de uma só polarização, vai haver um retardo na antena que recebe o sinal do Siso mas com a polarização contrária?

    Se o firmware for preparado para identificar o sinal que recebe como sendo de um equipamento siso e automaticamente "isola" este sinal, eu até acho que seria confiável.

    Veja, eu não afirmo nada, mas é o que eu observei quando utilizei mistura de mimo e siso. Se tem explicação técnica não sei, mas a experiencia foi muito ruim.
    No caso de um Ubiquiti não tem como desativar uma chain e aí é que me dei mal com RocketM.
    Já Mikrotik tem este recurso e daí quem estiver misturando é só desativar e ver se o resultado confirma ou não...

    Acho que num teste destes vai acontecer de estragar cliente Mimo quando desativar uma das chain no POP, mas vai melhorar para clientes Siso.
    Ou quem sabe o @rubem tece alguns comentários técnicos para nos ajudar a entender.

    Com relação a sua pergunta para a Ubiquiti eu achei bem interessante a proposta, pois assim seria uma só polarização envolvida... mas depois pensando com meus botões fiquei imaginando o pobrezinho do rádio no cliente Siso, se desdobrando para receber a "enxurrada" de informação que vem do AP. Teria que ser um equipamento Siso parrudo para lidar com tudo isso em frações de segundos. Ou alguma coisa relacionada com data rates faz a seleção automática do que deve ser recebido ou não recebido?

  14. #14

    Padrão Re: Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    O SISO não recebe dois sinais polarização diferente , só recebe aquela esta mais evidente pois o AP nao transmite a polarização faltante. Ele interpreta e transmite só a polarização o algoritmo escolhe. Por esse motivo nao faz sentido desligar uma polarização.

    O AP manda em uma polarização e aguarda o retorno na mesma polarização para o mesmo cliente.

    Resumindo: AP com MIMO e cliente com SISO, o AP manda e recebe nas duas Polarização o retorno do SISO, escolhe qual a mais confiável (ou similar) e começa a se comunicar só em essa. O AP sabe que esta se comunicando com um SISO. Por esse motivo a UBNT menciona que nao deve se utilizar as saidas H e V com duas antenas polarides diferentes.

    No meu caso Tinha um Rocket com uma antena Omni polarização horizontal tipo Slot ligada em uma das saídas e se comunicando com Airgirds remotos, funcionava legal, porem quando quis atender clientes de perto , com LOCO M5 ficava todo sistema medio ruim. Instalei uma segunda antena omni pol V, na saida estava isolada e ambos, LOCO e Airgrid funcionaram direitinho.

  15. #15

    Padrão Re: Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    Onde posso verificar a viabilidade de um link urbano, sou iniciante e uma ajuda seria excelente.

  16. #16

    Padrão Re: Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    O SISO não recebe dois sinais polarização diferente , só recebe aquela esta mais evidente pois o AP nao transmite a polarização faltante. Ele interpreta e transmite só a polarização o algoritmo escolhe. Por esse motivo nao faz sentido desligar uma polarização.

    O AP manda em uma polarização e aguarda o retorno na mesma polarização para o mesmo cliente.

    Resumindo: AP com MIMO e cliente com SISO, o AP manda e recebe nas duas Polarização o retorno do SISO, escolhe qual a mais confiável (ou similar) e começa a se comunicar só em essa. O AP sabe que esta se comunicando com um SISO. Por esse motivo a UBNT menciona que nao deve se utilizar as saidas H e V com duas antenas polarides diferentes.

    No meu caso Tinha um Rocket com uma antena Omni polarização horizontal tipo Slot ligada em uma das saídas e se comunicando com Airgirds remotos, funcionava legal, porem quando quis atender clientes de perto , com LOCO M5 ficava todo sistema medio ruim. Instalei uma segunda antena omni pol V, na saida estava isolada e ambos, LOCO e Airgrid funcionaram direitinho.
    Por isso que me referi se o firmware tinha condições de identificar os sinais advindos das duas polarizações para tomar a decisão... Eu nunca tinha ouvido falar, mas se é assim, daí tem fundamento...

    Com relação as duas saidas do Rocket, o que você fez para isolar uma das saidas que não estava em uso?

    Eu também usei uma omni pol horizontal no Rocket. Eu imagino que a saída sem antena deveria queimar com o tempo por não haver carga nela.... Eu usei uma anteninha de 2 dbi só para absorver a emissão nesta saída sem uma antena decente.

    Em transmissores de radioamador se usa o que se chama de 'carga fantasma' para quando quer se usar o transmissor sem emitir sinal para o espectro. Mas são potencias mais elevadas e a saída do rádio queima ligeirinho se não tiver antena ou carga fantasma ligada ao rádio..

  17. #17

    Padrão Re: Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    vai no google earht e traça uma linha entre ambos pontos e depois verifica o perfil entre eles e vai te dar uma ideia do relevo do terreno o percurso do link

  18. #18

    Padrão Re: Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    1929__ sim o correto e carregar a saida nao esta em uso porem os radios atuais aguentam ficar sem carga como aconteceu no meu caso onde o pessoal deixou simplesmente sem conexao no conector . Nao sabiam dessa condiçao e trocaram um Bullet por um Rocket. Carregar a saida que nao interessa com uma anteninha omni é uma ideia excelente.

  19. #19

    Padrão Re: Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    Resistor na saída ociosa mas não uma omni, porque ia jogar em cima da outra antena o sinal cheio.

    Resistor de 5 ohms por 1W tá tranquilo, a potência de saída na real mas tem picos de 200mW. Tem muito resistor desse tamanho na entrada de fonte chaveada pequena, atuando como fusistor.

    Usando em polarização diferente você tem uma atenuação de 20-30dBm entre elas, mas colocando uma omni do lado terá o sinal atenuado só em 4 ou 5dBm!

    O firmware de coisa tipo Rocket prevê transmissão simultânea, não é como firmware de rádio de mesa com 2 omni na mesma polarização, tanto que no firmware ele não chama de chain0 e chain1, chama de vertical e horizontal mesmo.

    Colocar 2 omni em Rocket já coloquei, e deu uma merda de conexão! Digo, trabalhando com DP o throughput quase dobra, se usar 2 omni em roteador de mesa também (E 2 antenas indoor na mesma polarização), mas Rocket com 2 antenas na mesma polarização até cai o throughput em 10% (Em relação a usar só 1 chain).

    Tá no protocolo da IEEE a possibilidade de transmissão simultânea ou não-simultânea, onde se prevê o uso de DP pode colocar transmissão simultânea, de modo que o chain0 de um AP se comunica APENAS com o chain0 da station, e chain1 com chain1, não há a inversão que há com 2 antenas na mesma polarização.

    Fica digamos assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MUxSU_ieee_patern.png
Visualizações:	182
Tamanho: 	59,3 KB
ID:      	66661

    Pra sistemas indoor o software tem que ficar fazendo packet probe pra definir se será 2x2 ou 2x1, isso prejudica o máximo throughput alcançável mas dá uma compatibilidade absoluta.

    Em ambiente outdoor as torres GERALMENTE não tem rodas pra ficar andando pela cidade pra se desviar do Godzila, elas são fixas, então equipto pra ambiente outdoor via de regra não testar nada, ele por padrão faz transmissão contínua nos 2 chains porque por padrão eles são ligados em equipamento dupla-polarização, onde o sinal da outra polarização chegará em cada chain pelo menos 25dBm mais baixo que o da polarização correte.

    Se MU-MIMO outdoor funcionasse como indoor, era só usar 2 antenas single-pol velhas no Rocket M5 e fazer isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TZ_NP2013071970_making_the_most_of_mimo_fig01.jpg
Visualizações:	154
Tamanho: 	91,1 KB
ID:      	66662
    Mas... se fizer isso, não vai ter nem 60% do troughput comparado ao uso do Rocket M5 com uma antena DP (Ou usando as 2 antenas single pol uma a 90° da outra).

    Uma coisa que rádios digitais fazem é isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         diagram-space-diversity.png
Visualizações:	173
Tamanho: 	309,5 KB
ID:      	66663
    Mas estamos falando de rádios digitais, cujo chipset ethernet sozinho tem mais poder de processamento que o AR7240 dos Rocket M5 XM! Rádio digital está em um patamar muito superior de capacidade de processamento, eles tem capacidade pra lidar com diversidade, enquanto os chipsets básicos (Presentes nas RB's e UBNT's de R$ 600) só conseguem grandes throughput se tirar a necessidade de ficar analisando cenário, e botando eles pra trabalhar fixo com os 2 chains transmitindo simultaneamente, afinal em ambiente outdoor é MUITO SIMPLES usar dupla-polarização, afinal são equipamentos fixos (Em indoor a posição do equipamentos mobile muda toda hora, não dá pra esperar nada fixo em aparelho mobile).

    TALVEZ nos UBNT's mais novos os data rate module alternative faça algo diferente, mas nos firmwares até 5.10 usar 2x2 com omni de mesma polarização era certeza de tráfego chinfrim, nada melhor que 1x1.

    (Alias, usar CPE DP como AP indoor é lindo porque aparelhos mobile hora estão mais pra V, ora mais pra H, o uso de cada chain varia conforme a posição do aparelho mobile. Pra mim CPE DP em ambiente indoor sempre deu mais tráfego que AP dual-chain com 2 omni 5dBi na mesma polarização)


    Enfim, não dá pra esperar do firmware AirOS o mesmo que firmwares pra uso indoor fazer, o padrão da IEEE foi feito pra 2x2 com MESMA POLARIZAÇÃO, mas firmwares pra uso outdoor NÃO PODEM operar do mesmo jeito senão vão perder throughput demais com essas provas de conexão, eles por default transmitem simultaneamente porque são feitos pra cada chain estar em uma polarização diferente (Com pelo menos 25dbm de isolamento entre elas!).

    Os discos de 30-34dBi da UBNT se não me engano tem 35dBm de isolamento (Exceto a versão pobre e feia, os dish LW), vai ter um throughput muito maior nelas do que usando anteninhas com elementos patch com isolamento de 22dBm entre polarizações.

    Tudo isso pra dizer que omni do lado de setorial é péssimo, até se virar a polarização (Pois setorial nunca tem grandes isolamentos pra pol. cruzada de omni, que também emite torto pra caramba!)

    Deixar um chain sem nada em rádio de baixa potência não é problema, rádios PX com projetos de 1976 são outra coisa, mas esses chipsets de hoje são feitos pra operar com antena de monopolo ou dipolo aberto, sem carga resistiva representada pela antena, especialmente porque falamos de potências tipo 0,2 a 0,3W, e não-contínua.

    (Um Cobra 148GTL opera com transmissão contínua, e são 5W, aí é outra história, são 2 fatores pedindo uma carga na saída)


    _______________________________________________________________________________


    Agora voltando ao uso de Airgrid + setorial DP, fixando em data rate de single-chain, tipo MCS5, usando metade dos clientes em V e metade em H, o peso do processamento no chipset será maior que ter todos os clientes DP (Ou seja, se suporta 30 clientes com NS Loco M5, suportará 12 clientes em Airgrid em cada polarização) porque em pol. simples você leva o dobro do tempo pra transmitir o mesmo tanto de dados (Os mesmos 4MB pra uma página), e os rádios ociosos (Sem tráfego) trocam dados a cada X segundos seja em DP ou SP, então com SP você terá um chain gastando mais tempo pra atender um cliente, enquanto os outros clientes na mesma polarização não vão parar e esperar, aqueles pings de verificação de internet no Windows ou Android continuarão, os pacotes de sincronia da parte de RF idem.

    Que dá pra fazer isso dá, mas não dá pra esperar muita qualidade com tráfego alto, é muita sincronia e ICMP pra um mesmo chipset lidar.

    A vantagem pro Rocket nesse caso é que cada amplificador aquecerá menos se dividir os clientes pelas 2 polarizações.

    Melhor fazer isso (Antena DP, metade dos clientes em cada pol.) do que isolar um chain do rádio e botar todos os pacotes sendo transmitidos pelo mesmo amplificador (Do chain0, digamos). Esses amplificadores aquecem por uso, não por falta de uso. Se dividir o tráfego pelos 2 (Um em cada pol.), menos calor.

    Mas também tem que ajustar sinal! Se a setorial tem isolamento de 22dBm entre polarização, NEM PENSAR em usar sinal tipo -50dBm em MCS7!

    Se a sensibilidade do data rate é -75dBm, e você opera com margem mínima de 18dBm, o sinal mínimo a usar é -57dBm (18 é a diferença entre 57 e 75), mas... pro sinal do outro chain não chegar a fica legível, como o isolamento é 22dBm, um sinal 24dBm acima da sensibilidade já começa a ficar legível, então sinal de -51dBm já é alto demais, pois vai atenuar 22dBm na outra polarização, virando -73dBm, que dá uma margem de 2dBm acima da sensibilidade, e 2dBm não torna o pacote totalmente legível, mas já é legível o suficiente pro chipset de RF ter que DESPERDIÇAR processamento antes de descarta-lo.

    Ou seja, se usar data rate com sensibilidade em -75dBm, você tem que operar numa faixa muito estreita, entre -57 e -52dBm. Acima disso terá sinal alto chegando no outro chain, e abaixo disso terá margem pequena demais.

    (Alias, pra 3km uma margem de 18dBm já é pequena demais, seria bom usar 20dBm, mas se antena setorial tem 22dBm de isolamento entre polarizações, você teria que usar cliente com sinal entre 20 e 22dBm acima da sensibilidade, IMPOSSÍVEL conseguir esse feito num mundo de 25 ou 30 clientes!)

    Isso é problema do pequeno isolamento entre polarizações das setoriais! Um disco de 27dBi terá mais de 30dbm de isolamento, se tiver uma setorial com 30dBm de isolamento entre polarizações, e usar margem de sinal de 20dBm, você poderá ter sinal entre 20 e 30dBm acima da sensibilidade, te dá uma margem de variação de 10dBm, fica MUUUUUUITO mais fácil ter qualidade com 25-30 clientes com uma margem dessa. Mas... tem setoriais da própria Ubiquiti com isolamento minúsculo de 22dbm entre polarizações. Simplesmente porque não foram planejadas pra esse uso.

  20. #20

    Padrão Re: Qual a melhor opção para atender cliente a 3km via rádio

    A impedância de saída dos rádios é 50 ohms . Se tiver que carregar a saída não utilizada deve ser resistor 50 ohms porem Utilizar uma antena polarização vertical em uma saída e polarização horizontal não outra NAO AFEITA O RENDIMENTO (Duvidas consultar na UBNT).

    Cada saída trabalha de forma sincronizada entre sim , os dois transmitem no mesmo tempo e os dois recebem, se assim não fosse o LOCO M ou qualquer equipamento MIMO com antena integrada seria uma bagunça , pois todas tem antenas no mesmo plano , sem blindagem algum, e não se interferem. Quem quiser comprovar basta abrir um LOCO M e verificar o painel em circuito impresso. por esse motivo é possível carregar a saída não quer utilizar , com uma anteninha de baixo ganho.

    Volto a repetir , os AP da UBNT, Mikrotik, etc., trabalham perfeitamente com clientes MIMO e SISO em simultâneo.