+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a ponto de +- 450 mts com kit powerline

    Bom dia Amigos !

    Já tem um tempo que no sítio de um amigo montei um ponto a ponto de mais ou menos 450 mts com antenas de 2.4GHZ e funcionou muito bem até que um vizinho plantou eucaliptos no meio do caminho das antenas e hoje a conexão está muito instável.

    Gostaria de substituir esse enlace por cabo mas colocar um switch a cada 100 mts ou usar fibra é muito caro para a aplicação que será usado whats, face... pensando em custo eu pensei em dividir em 3 partes a primeira de mais ou menos 80 mts com cabo de rede, a segunda de mais ou menos 250 mts com cabo de energia e utilizar um desses kits plc para passar os dados e por fim o restante com cabo de rede novamente.

    O que eu gostaria dos amigos é saber se alguém já utilizou um desses kits plc para fazer esse tipo de aplicação? Eu sei que os kits recomendam no máximo 300 mts entre um ponto e outro e por isso dividi em 3 partes o meu enlace para que dessa forma não ultrapasse esse limite de distância entre os pontos do plc.

    Infelizmente por rádio não dá mais a plantação dos eucaliptos já fechou todo o fresnel e enquanto não chove até funciona mais na primeira chuvinha o enlace fica todo zuado.

    Se alguém já fez algum tipo de experimento como esse e puder compartilhar a experiência eu agradeço desde já.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a ponto de +- 450 mts com kit powerline

    Fibra não é tão caro. Use cabo drop e dois conversores, um em cada ponta. Nada de gambiarra se vc quer ter paz!

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a ponto de +- 450 mts com kit powerline

    Alguém por aqui no fórum falou que usa PLC em 500m de cabo FE80 telefônico, e funciona.

    Eu vou testar isso assim que precisar (Atendo muita roça com esse problema, que a torre precisa ficar longe da casa/escritório, com muita árvore no meio), isolar da rede com transformador isolador e meter um rolo inteiro de 500m de cabo FE80 ou FE100.

    Cabo flexível não necessariamente tem vantagem, 500m de cabo PP 2x1mm equivale em bitola ao FE100 ("100" de 1mm, o FE80 é de 0,8mm, mais grosso que um PP 2x 0,75mm) mas é muito mais caro, tem emenda geralmente (Evite emenda a TODO CUSTO! Nunca vi rolo de cabo PP de mais de 100m a venda), e não necessariamente vai conduzir sinais de RF melhor, cabo telefonico é feito pra levar tensão e sinal ADSL que chegam a até 2,5MHz que eu lembre, e PLC (PowerLine) vai de 1,6MHz pra cima, é diferente mas é similar o suficiente pra até a teoria dizer que pode funcionar normal.

    Só que teria que ver onde esse cabo vai passar, cerca elétrica gera uma EMI gigantesca, teria que passar longe de cercas elétricas (Urbanas ou de pecuária), e de lâmpadas fluorescentes. Cabo telefonico FE80 é feito pra ficar no sol mesmo (Por isso é duro), não precisa duto especial, ou enterrar, pode largar no sol mesmo, mas se enterrar EU colocaria dentro de uns dutos baratinhos cortados (Com o corte pra baixo, pra não juntar água), não protege muito mas aumenta a vida útil em uns 2 ou 3 anos (Demora 2 anos a mais pra terra e umidade atacar o plástico do FE80).

    Eu imagino que os PLC600 que dá uns 240Mbps em distância curta, e 20Mbps depois de uns 100m de cabo emendado na área urbana ruidosa, vão dar esses 20Mbps nesses 500m de cabo FE80 sem emendas, isolado da rede com trafo isolador (Use 220V, quanto maior a tensão, menor a corrente então menor a queda de tensão em cabo longo, tipo http://produto.mercadolivre.com.br/M...-100-watts-_JM )

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a ponto de +- 450 mts com kit powerline

    Eu uso assim com um Tolosa fe aa80 e funciona. Atendo clientes remotos assim. O problema nesta distância é que causa travamentos nestes equipamentos, e só colocar um disjuntor d lado do cliente pra ele dar reboot na rede.
    Outra opção é colocar dois kits de PLC. um energizado de um lado da rede é outro energizado do outro, isso deve dá autonomia de uns 600... 700... Metros. Levando em conta que se pode usar até uns 80 metros de cabo de rede em cada extremidade e no meio dos kits mais uns 240 metros. Ou seja com dois kits já cheguei a quase 900 metros e tá lá funcionando a quase dois anos. E um ótimo custo benefício com dois kits e 600 metros de fé cobrir uma distância desta.

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a ponto de +- 450 mts com kit powerline

    Pessoal agradeço muito os comentários de vocês, são de grande importância no meu planejamento para esta solução de baixo custo.

    Eu acho que esqueci de comentar que as partes de cabo de rede que me referi quando escrevi o tópico eu já tenho, no caso eu vou precisar fazer só o meio mesmo com o plc e as dicas de vocês vão ajudar muito!

    Obrigado

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a ponto de +- 450 mts com kit powerline

    Se é no máximo 450 ou 500 metros de um ponto a outro.
    Vc pode usar cabo de rede sim, com swits de 5 portas da tplink a cada 100 metros, dentro de caixa hermética plastica. Eu tenho 200 metros aqui assim, e vou continuar fazendo!
    E pra levar energia, eu uso uma fonte, vcd de 160volts em 110v. voce liga dentro da casa, e vai pelo cabo de rede a energia, fio azul e marrom, e vai colocando plug-tomada, pra ligar o swith. Simples, fácil, e funcional. Intendeu? Eu acho q vai usar no máximo 4 swits, que custa 40 reais cada. hehehe... e a fonte eu faço pra voce. Ou vc mesmo faz!

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a ponto de +- 450 mts com kit powerline

    Estou pensando em adquirir um cabo FEB D-65 para um cenário semelhante
    Veja o link do cabo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-d-65-400m-_JM
    .
    Dúvidas:
    -O cabo FEB D-65 poderia ser utilizado neste cenário?
    -Pode se utilizar AC 220V OU DC 24V neste cabo FEB D-65?
    -Qual seria o melhor cabo para energizar uma Nanobeam 16(24v 0,5A) e utilizar 2 powerlines av600 em 300 metros, FE80, FE100 ou FEB D-65?
    -Melhor passar 220v e utilizar a fonte poe na ponta(220 para 24v) ou utilizar uma fonte chaveada para jogar 24v em toda extensão do cabo? (utilizando os powerline nas pontas, claro!)

  8. #8

    Padrão Re: Ponto a ponto de +- 450 mts com kit powerline

    Quanto maior a bitola do fio, melhor, então FE-100 (1mm) será melhor que FE-80 (0,8mm), que será melhor que FE-65 (0,6 ou 0,65mm).

    Quanto a usar o cabo pra PLC e também pra alimentar uma fonte de CPE, sem problemas, o consumo NESSE CASO será bem baixo (Eu diria 30ma pro PLC e 35mA pra fonte da CPE) então a queda de tensão num FE-80 (Solução mais barata que conheço, aqui acho ele mais em conta que esse FEB-65) será bem pequena.

    A fonte da CPE talvez jogue ruído no cabo, seria uma fonte ruim se fizer isso, mas pode fazer um filtro de linha (Filtro LC) entre a fonte e o cabo plugado no PLC (Tipo filtro ADSL, o modem vai direto na linha, o filtro vai entre a linha e o telefone. Nesse caso seria PLC direto no fio, e filtro entre fio e fonte da CPE).

  9. #9

    Padrão

    Cabo telefonico ja experimentei ate 1000 metros com fonte ubiquiti de 48v ou uma boa fonte sem muito ruido, coloca direto no cabo e dois plc desses barato da tplink um em cada ponta
    a fonte só em uma das pontas coloca uma tomada femea em cada ponta do cabo e um adaptador t ,funciona eu testei em bancada por varios dias agora em ambiente externo não testei.

  10. #10

    Padrão Re: Ponto a ponto de +- 450 mts com kit powerline

    Apesar do FE-80 ter uma bitola maior parece que tem uma resistência maior que o FEB-65. Não entendo muito bem mas o FE é tipo ferro banhado com cobre já o FEB-65 é Cobre eletrolítico. Já o FE-100 realmente tem a camada cobreada maior entao é melhor. Já entre o FE-80 E FEB-65 ainda não sei dizer. Não sei se estou certo. Estou pesquisando..

  11. #11

    Padrão Re: Ponto a ponto de +- 450 mts com kit powerline

    Tem que ver além da queda de tensão, porque AC não percorre o núcleo, ele vai por fora.

    Um fator importante seria a atenuação em frequências mais altas, tipo 2 a 80MHz (PLC vai até 80MHz). Nesse caso a bitola maior ajuda mais que o material da alma.

    (Por isso mesmo fabricantes tipo Cisco tem cabos de rede ethernet com alumínio cobreado, sinal de 100MHz em rede ethernet passa tranquilo em alumínio cobreado. Pra DC o cobre mais puro é melhor, mas pra altas frequências o material não precisa ser puro ou de resistência ohmnica baixa, digo, gastando mais com cobre puro você não terá nenhuma vantagem, já que AC corre ao redor da alma do cabo.)

    Cabo FE é escolhido pra ADSL por isso, o que importa é a atenuação dos sinais de 0,2 a 2,5MHz, e a queda de tensão tanto faz.

    Não que FE-80 seja a melhor escolha, é que ele é MUITO barato pro uso, e tem capa grossa e de plástico durável, tem potencial pra durar 10 anos fácil no sol, esticado entre postes (Um cabo PP 2x 0,75mm² acho que vai rachar em 5 ou 6 anos se ficar pendurado. Eles não são feitos pra aguentar a tração que existe quando ficam pendurados em poste, chacoalhando com vento, esticando e encolhendo com frio e calor).

    Agora ONDE conseguir os dados sobre a atenuação em cada frequência tanto em FE-80/100 como CTP-APL ou FEB-65, aí é um problema, as vezes algum fabricante informa atenuação em FE-80 de digamos 10dBm por 100m a 2,2MHz (Pra ADSL2+), mas PLC trabalha em frequências MUITO mais alta, lá pelos 30MHz pra cima a atenuação será muito maior, só coaxial teria baixa atenuação em frequência mais alta, mas aí o custo de coaxial que aguenta sol, e tem isolamento decente (Pra passar tensão tão alta), aumenta muito, não sei se compensa financeiramente (As vezes melhor investir num conversor PLC 600Mbps, pra ter 30Mbps na prática, do que comprar um de 240Mbps e cabos coaxiais, pra ter os mesmos 30Mbps nessa distância). Fora que coaxial tem malha de aço, a emenda é complicada já que aço não pega solda barata de estanho, só o trabalho de emendar cabos coaxiais pendurados, e isolar direito, já me desanima de usar isso.

  12. #12

    Padrão Re: Ponto a ponto de +- 450 mts com kit powerline

    Gostaria de saber se o dispositivo do link abaixo funciona também como filtro de ruídos ou somente proteção contra surtos. Seria uma boa opção para colocar junto a cpe.
    Evitaria que a fonte poe emita ruído no fe(caso funcione como filtro) e ainda protegeria a cpe passando o poe que sai da fonte poe pelo dispositivo. Detalhando: Av600 e este dispositivo(clamper) ligado diretamente no cabo fe(220v) e a fonte poe ligada ao clamper (220v) e o cabo ethernet passando tambem pelo clamper até a CPE. Somente o av600 ficaria sem proteção contra surtos.
    https://www.lojaclamper.com.br/clamp...a-ethernet-poe

  13. #13

    Padrão Re: Ponto a ponto de +- 450 mts com kit powerline

    Outras dúvidas.
    -Um transformador isolador ajudaria a proteger os 400 metros fe(220v) contra descargas atmosfericas vindas da rede primaria ou somente isola ruidos e evita choque? É claro que se a indução da descarga atingir os 400 metros sei que não adianta.
    -O cabo fe consegue isolar indução por descarga atmosferica ou seria necessario usar eletroduto?

  14. #14

    Padrão Re: Ponto a ponto de +- 450 mts com kit powerline

    Sobre esse protetor da Clamper, ele só serve pra alguma coisa se tiver aterramento!

    Proteção em POE é com centelhador (Ou TVs, ou ponte de diodos), que basicamente jogam pro aterramento qualquer sobretensão nos pinos de dados. Se não tiver aterramento esses componentes não vão poder encaminhar os excedentes pra lugar nenhum.

    Se já tem aterramento, vai fundo, isso vai proteger CPE e PLC.

    Sobre um filtro, a filtragem exige uma bobina grande, e um capacitor, no mínimo. O mínimo é um filtro LC, L de bobina, C de capacitor. Se no circuito não tiver uma bobina, então não é filtro.

    Filtragem é diferente de proteção, proteção se faz com varistor, centelhador, fusível, TVS. Mas filtragem exige circuito LC. Então a Clamper não fabrica filtro de linha propriamente! Não pra filtragem AC. A Clamper faz dispositivos de proteção, não de filtragem (Pelo menos na busca não apareceu nenhum filtro de linha AC).

    Um filtro de linha AC de verdade será um SMS, ForceLine, ou TSShara. A grande maioria das outras marcas todo mundo sabe que não tem circuito de filtragem dentro, tem só fusível (Que é o mesmo que nada). Cuida com os anti-raio da TS-Shara, em nenhum lugar do produto está escrito que é filtro, mas muito vendedor burro (Redundância) anuncia como "filtro de linha anti raio".

    Achar filtro de linha de verdade é raro, que eu saiba só SMS, TS Shara e ForceLine tem realmente filtragem nos produtos que na embalagem (Esquece anúncio, vendedor via de regra é tudo desinformado e leigo pra caramba) está escrito "filtro de linha".

    E se tiver aterramento, e pro protetor da Clampar funcionar precisa ter, na verdade um filtro de linha decente faz alguma proteção, já que tem varistor. Se tem aterramento e filtro de linha, eu digo que os protetores da Clamper ficam meio que desnecessários, já que os centelhadores darão proteção extra pra um evento bem raro que é a descarga de transientes gerando alta tensão por período curto, seria coisa tipo um raio caindo do lado do poste. Porque pra 99% das situações comuns num cabeamento urbano só o varistor dos filtros de linha já resolve.

    Na duvida abra os filtros de linha que tiver. Esse lixo aqui (Provavelmente marca de 5ª categoria tipo Multilaser) não tem componente nenhum então obviamente não filtra nada:
    http://i137.photobucket.com/albums/q...6.jpg~original

    Esse aqui idem, não tem nenhum circuito dentro, é só uma régua, apesar dos pilantras colocar filtro no nome:
    http://www.clubedohardware.com.br/ap...49a1b0fc9b802c

    Mas isso aqui sim tem uma bobina bem visível. Tem a bobina, um capacitor laranja, e 4 varistores ou capacitores amarelos:
    http://e.cdn-hardware.com.br/static/...e717b88eaf713e

    E não se engane com placas tipo essa num produto:
    http://www.clubedohardware.com.br/ap...1f6e846f743f0f

    Se desmontar o resto verá que não tem componente nisso, se seguir as linhas na foto vai ver que vai tudo reto do cabo de entrada rumo às tomadas, passa só pelo botão liga-desliga.

    Enfim, pelo que noto PLC tem problema com ruídos, então precisa filtragem em alguns ambientes. Já se precisa proteção (Que é a área da Clamper) aí talvez depende praticamente de cada quarteirão, tem trecho de rua onde quase nada queima, enquanto em outros é alguém tirar foto com flash que já tem uma duzia de equipamentos queimando só pelo medo de raio.





    Ah, e transformador isolado sim ajuda contra descargas diversas, também filtra um pouco de ruídos, não filtra igual um filtro LC mas quase.

    Já sobre FE se suscetível a campo eletromagnético de descarga por perto, é fato, mas... quem isola um pouco disso é cabo COAXIAL, que por sua vez não foi feito pra transportar tensão tão alta tipo 100 ou 200VAC!

    Colocar em eletroduto acho exagero, porque rede AC sempre é atingida por campos diversos, sempre é induzida por eles, então os PLC precisam tolerar isso. Diferente de cabo de rede ethernet, estes não toleram ruído, o cabo é trançado pra evitar ruído porque o tipo de sinalização não tolera quase nada de ruído, eles sim precisam blindagem. RS232 e RS485 são ainda mais frescos com ruídos diversos, mas PLC/Powerline é feito pra tolerar ruído da rede elétrica, não perdem throughput considerável, nem queimam fácil.