+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Ajuda com vlans/pppoe e bridge

    pessoal boa noite

    preciso de ajuda com vlans

    o seguinte.. criei 3 vlans na interface 1..... vlan 50/100 & 200
    criei uma bridge entre as vlans e a interface 5 na qual sera a saida das vlans..

    mas na hora de criar o servidor pppoe eu seleciono a interface da vlan e da erro "service is on a slave interface "

    quero mandar essas tres vlans para um swicth cisco..

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com vlans/pppoe e bridge

    Você colocou a vlan em uma bridge? Por isso ela é slave. Coloca o servidor na bridge

  3. #3
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Ajuda com vlans/pppoe e bridge

    Só não entendi pq da ether5 na bridge?

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com vlans/pppoe e bridge

    Citação Postado originalmente por marcelocruz Ver Post
    pessoal boa noite

    preciso de ajuda com vlans

    o seguinte.. criei 3 vlans na interface 1..... vlan 50/100 & 200
    criei uma bridge entre as vlans e a interface 5 na qual sera a saida das vlans..

    mas na hora de criar o servidor pppoe eu seleciono a interface da vlan e da erro "service is on a slave interface "

    quero mandar essas tres vlans para um swicth cisco..
    Amigo ao criar a VLAN e definir ela na ether1, a saída da vlan será pela ether1. Quando você colocar ether5 na bridge junto com as vlans apenas ta colocando no mesmo dominio de broadcast.

    Um diagrama dar pra melhor te ajudar.

    Digamos que a saida para o switch cisco seja ether1, retire a ether5 da bridge. Melhor retira tudo da bridge e deleta essa bridge, já que o objetivo de VLAN é diminuir o broadcast da rede é fazer isolação entre portas, como você colocou na bridge, ta quebrando essa regra. vou tentar exemplificar, claro que tem membros muito mais experientes que eu no forum, se eu tiver errado me corrijam.

    1= Deleta a bridge e todas as portas que estão nelas
    2= Cada VLAN já esta definido como interface de saída a ether1 (SE FOR ESSA QUE VAI PARA SEU SWITCH CISCO)
    3= Crie um profile para cada interface vlan
    4= Crie um servidor pppoe para cada interface vlan com o seu respectivo profile
    5= seja feliz.

    OBS: Caso a interface de saída para seu switch seja a ether5, na hora de criar a vlan escolha a ether5 e não ether1.

  5. #5
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Ajuda com vlans/pppoe e bridge

    Isso aí a saída é a ether1

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com vlans/pppoe e bridge

    Leia isso, aí vai ver que a pergunta nem tem sentido, muito menos o "método" usado...

    https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Interface/VLAN

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com vlans/pppoe e bridge

    em relação a vlans no mikrotik ta resolvido obrigado.. mas no swicth cisco catalyst 2960 nao estou conseguindo criar o trunk para as vlans

    100/101/102