Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Muita trava ? qual solucao utilizaram ? propria ou outras ?

  2. #22

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    ruim é o financeiro se pudesse botaria o mais caro tipo ftth ,rsrsrs aee o negocio pega.
    estava pensando em uma solução pra levantar clientes então depois só tacar fibra ftth ou até mesmo melhorar pra uma rede fttc com capacidade maior dependendo da demanda. Pra min rsrs aqui no Brasil acho que é gasto fibra até o cliente embora seja ótimo . mas quem sabe daqui uns 7 anos seja tudo fibra .

    tendo uma solução pra levantar clientes já é bom demais que envolva o custo e confiabilidade.
    dando umas pesquisadas rsrs cada vez que pesquiso vejo que sei de menos pq é muita tecnologia .affs difícil.

  3. #23

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Citação Postado originalmente por mestretik Ver Post
    muito mais vantagem onu bridge + switch poe reverso , e spliter desbalanceado ...
    analisando ... quem sabe seja uma boa .

  4. #24

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Citação Postado originalmente por PabloDelfino Ver Post
    Bom vamos la
    Caixa metro 450 reais
    par Gbic 20km 190 reais
    1km fibra G657 900 Reais
    1 RB2011 para server, em torno de 700 Reais
    Conectores de campo fastConect 99,90 10 unidades

    Media de 700 reais por caixa, poste

    Eu acho barato!

    Agora fala aew seus custos

    Abraço.
    RB2011 não faz anel. E mesmo que fizesse não conseguiria atender planos elevados (é melhor usar um switch com várias portas SFP e subir Vlan).
    Se o bairro não for estruturado em quarteirões, como o cara vai fazer anel. Olhei a minha distribuição geográfica e o menor anel teria 52 postes. Pode isso Arnaldo ?
    DEZESSEIS CLIENTES POR CAIXA? Eu atendo na favela com becos e vielas e nem aqui conseguiria colocar 16 clientes em uma caixa. Não sem gastar com cabos longos e fazer a maior zona nos postes.
    Pacpon bem feito custa tão caro quanto fibra. Eu vou fazer um sistema de pacpon, mas será única e exclusivamente para captar clientes. Adoraria começar com uma OLT GPON com capacidade para dezenas de placas expansão, seria a escolha mais acertada.

    Tenho visto alguns provedores usando ONT Askey, compradas por 1/4 do valor de outras equivalentes... Essas são as regras do jogo e que vença quem tiver as melhores cartas e o maior cinismo.

    OBS: A solução do Luciano seria mediana para atender prédios. Mas neste cenário o PACPON iria "brilhar reluzentemente". Pois, os cabos metálicos ficarias confinados no edifício e haveria independência elétrica devido ao uso dos divisores passivos.

    O bolso traí o bom senso. O jeito é ganhar mais, estudar e fazer do jeito certo.
    Última edição por chocobama; 27-04-2017 às 13:24.

  5. #25

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Citação Postado originalmente por PabloDelfino Ver Post
    não amigo, se um parar o proximo continua funcionando pela outra ponta do anel!
    Cada um tem um pensamento, mas para min não e gambiarra não! inclusive as placas Metro da computech tem módulos individuais de portas LAN, portanto se queimar um modulo correspondente as portas LAN xx é so troca-lo sem necessidade de trocar toda a placa!
    A computech também vende o roteador R1 com POE out que alimenta as caixa Metro, assim se você tiver 5 clientes conectados a uma caixa metro todos estarão alimentando a Placa Xwave, e se um desligar vai continuar funcionando, a assim por diante.

    Obs. não sou nada da Computech apenas cliente, e estou tendo bons resultados.

    Mas se alguém souber de outra empresa que forneça o mesmo sistema com preços mais acessíveis postem ai, pois so conheço a Computech ate o momento.

    Grande Abraço.
    amigo e se todos desligarem ,,, a fibra tambem para? como e repassada o link a diante ?/

  6. #26

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Nao para se vc usar a topologia Anel. Sai uma fibra do seu mikrotik com sfp, vai pra primeira caixa, da primeira é derivada a fibra pras demais caixas tudo com sfp e conectores fast e assim vai seguindo de caixa em caixa, na ultima vc vai sair com uma fibra q vai voltar pro seu mikrotik pra outra porta sfp ou ethernet usando um conversor de midia e aí é só usar o spanning tree pra criar a redundancia entre as portas. Se cair um lado, vem pelo outro.

    Eu to analisando essa solução e para o provedor pequeno e "pobre" parece ser uma excelente solução. Eu pessoalmente to aos poucos me cansando do wireless no ptmp e seus problemas, que são varios. Se no metro switch meu maior problema for queima esporadica de placas, será só um problema e que nessa solução da Computech vc nem perde a placa inteira, por menos de 100 reais vc troca só o modulo LAN da placa - segundo o Luciano. Segundo ele tb, até agora nenhum problema de queima com as unidades vendidas.

  7. #27

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Vc pode também usar um cabo 12 FO e ir sangrando uma fibra por caixa, ficando cada caixa com sua fibra independente, mas pra quem que o negocio mais facil de instalar e mais em conta, melhor o anel. Com um anel de 1.25giga imagina o tanto de cliente q da pra atender ja q o numero de caixas teoricamente nao tem limite. Dependendo do tipo de rua ou predio vc consegue derivar outra caixa usando cabo ethernet mesmo se quiser tb...Eu com 1.25giga de um so anel nao teria nem link pra escoar tanto trafego. Aqui eu posso por exemplo ir ziguezagueando passando pelas ruas e descendo e subindo a fibra nas esquinas da ponta ate fechar o anel. Só não invisto agora nessa solução por falta de grana, mas to pensando em começar só com uma rua, pra "brincar"...

  8. #28

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Pelo que andei lendo, a Volt também tem um sistema bem interessante que usa ONU + splitter desbalanceado, assim cada caixa fica independente caso falte energia!

    O único problema é o investimento que se torna quase o mesmo de uma rede 100% fibra, pois vai ter caixas que só vai atender 1 ou 2 clientes, uma vês que o cabo UTP tem limitações de distancia.
    imagina, você vai ativar um cliente, e o cabo UTP ultrapassa a distancia? você é obrigado a puxar outro Drop com outra caixa ONU para atender apenas aquele cliente!
    Torcendo para talvez algum dia atender outro cliente na mesma caixa.

    Para prédios,condomínios e bairros pequenos acredito que seja uma solução interessante, mas para cidades grandes não!

    Para provedores pequenos assim com o meu, é uma solução interessante para inicio.

  9. #29

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Eu ainda prefiro a solução da Computech. Eu quero ainda ver relatos sobre queimas. Segundo o Luciano, que é dono da coisa e por isso ainda suspeito, o sistema é robusto e não tem tido problema com queimas. Outra coisa q me veio à cabeça foi a vida útil dos ativos da rede. Espero q seja uma plaquinha durável que nem os AP ovislink que eu usava antigamente que ficavam torrando no sol e chuva numa caixinha no cliente por anos e anos e não queimava nem porta LAN. Tive AP desse q funcionou quase 8 anos. Se eu tiver q trocar todos ativos da rede após 3 ou 5 anos por parar de funcionar, tem q se pensar.

  10. #30

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Eu ainda prefiro a solução da Computech. Eu quero ainda ver relatos sobre queimas. Segundo o Luciano, que é dono da coisa e por isso ainda suspeito, o sistema é robusto e não tem tido problema com queimas. Outra coisa q me veio à cabeça foi a vida útil dos ativos da rede. Espero q seja uma plaquinha durável que nem os AP ovislink que eu usava antigamente que ficavam torrando no sol e chuva numa caixinha no cliente por anos e anos e não queimava nem porta LAN. Tive AP desse q funcionou quase 8 anos. Se eu tiver q trocar todos ativos da rede após 3 ou 5 anos por parar de funcionar, tem q se pensar.
    @raumaster cheff pelo que me lembro voce é aqui de mato grosso nao? Se for abandona soluçao hibrida.

  11. #31

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Não, não sou do Mato Grosso. Mas por que vc fala em abandonar solução hibrida? Por conta de raios? Eu ainda quero analisar os relatos de durabilidade dessas placas, principalmente por contarem com um modulo da LAN de encaixe, se queimar, troca de forma mais barata que troca a CPE radio de um cliente.

    Uma outra coisa que me preocupa é que parece que algumas operadoras de energia não aceita cabo UTP nos postes, é isso? Vi no facebook do Luciano ele tentando passar uma norma com a CELG para permitirem...

    Vídeo novo sobre Metro Ethernet:


  12. #32

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Não, não sou do Mato Grosso. Mas por que vc fala em abandonar solução hibrida? Por conta de raios? Eu ainda quero analisar os relatos de durabilidade dessas placas, principalmente por contarem com um modulo da LAN de encaixe, se queimar, troca de forma mais barata que troca a CPE radio de um cliente.

    Uma outra coisa que me preocupa é que parece que algumas operadoras de energia não aceita cabo UTP nos postes, é isso? Vi no facebook do Luciano ele tentando passar uma norma com a CELG para permitirem...

    Vídeo novo sobre Metro Ethernet:

    Foi mal entao confundi os rau hehe.

    Aqui em mato grosso nao vira pois é raio durante praticamente 6 meses do ano, começo de chuva e final entao é deus nos acuda. Ja tivemos caso da cidade ficar 3d praticamente sem adsl ativa pois queimo tudo e queima de modem durante epoca de chuva é coisa normal ja.

    Acho o custo de montar a rede muito proximo de montar 100% fibra, visto que as onu estão cada dia mais baratas. Esse solução ai do modulo lan poder ser trocado é uma boa, mas eu não ariscaria cabo utp simples do poste até o cliente, usuaria sempre mppt dupla capa.

    Aqui na minha região quem opera é Energisa, nao sei se ela aceita utp.

  13. #33

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Eu se for começar com essa solução, primeiro testarei por um tempo em uma ou duas ruas e esperarei a época das chuvas pra ver o comportamento. Aqui dificilmente para ADSL em época de chuva e raios...

    A questão não é só custo, mas a quantidade de coisas que se tem que preocupar em FTTH e componentes na rede, toda divisão dos splitters, intensidade de luz e o caralh* a quatro, fora o ferramental. Uma rede hibrida simples como a proposta pelo Luciano, me chamou a atenção porque mesmo sem experiência com fibra, eu mesmo consigo fazer. O custo pra implementar pelo que vi é muito menor e a simplicidade é enorme pra por exemplo fechar varias ruas num anel de 1.25giga. Eu não tenho 1.25giga somando nem todos meus rádios e link! Com 1.25giga pra fornecer planos de até 15 mega, que é o máximo que a Oi por exemplo fornece aqui, não temos outra grande no local onde atendo, tá bom demais! Então tem que ver cada cenário. Tem local que não vai valer a pena, já outros... Aqui tenho facilidade da maioria das ruas ter saida dos dois lados, em esquinas, consigo fechar um anel passando por quase todas ruas e na ultima "descer" pra fechar o anel, posso subir com 1 anel pra cobrir digamos metade das ruas acima e descer com um segundo anel pra cobrir metade das ruas pra baixo, só aí ja tenho 2,5Giga de backbone! Na minha realidade isso é muuita coisa pra vender muito!

  14. #34

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Eu se for começar com essa solução, primeiro testarei por um tempo em uma ou duas ruas e esperarei a época das chuvas pra ver o comportamento. Aqui dificilmente para ADSL em época de chuva e raios...

    A questão não é só custo, mas a quantidade de coisas que se tem que preocupar em FTTH e componentes na rede, toda divisão dos splitters, intensidade de luz e o caralh* a quatro, fora o ferramental. Uma rede hibrida simples como a proposta pelo Luciano, me chamou a atenção porque mesmo sem experiência com fibra, eu mesmo consigo fazer. O custo pra implementar pelo que vi é muito menor e a simplicidade é enorme pra por exemplo fechar varias ruas num anel de 1.25giga. Eu não tenho 1.25giga somando nem todos meus rádios e link! Com 1.25giga pra fornecer planos de até 15 mega, que é o máximo que a Oi por exemplo fornece aqui, não temos outra grande no local onde atendo, tá bom demais! Então tem que ver cada cenário. Tem local que não vai valer a pena, já outros... Aqui tenho facilidade da maioria das ruas ter saida dos dois lados, em esquinas, consigo fechar um anel passando por quase todas ruas e na ultima "descer" pra fechar o anel, posso subir com 1 anel pra cobrir digamos metade das ruas acima e descer com um segundo anel pra cobrir metade das ruas pra baixo, só aí ja tenho 2,5Giga de backbone! Na minha realidade isso é muuita coisa pra vender muito!
    Sim a proposta é excelente pra local aonde raio nao é o problema. Por isso ja falei em usar cabo dupla capa visto que a ativaçao ja é bem em conta.

    Sobre a banda eu nem consigo transportar esses 1.25gb pela minha rede 180km de radio kkkkkkkk

  15. #35

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Cabo tipo Hercules, correto? Sim, mas eu sugiro não usarem conectores blindados pra não criar loops de aterramento. Se vc blindar os conectores e tiver aterramento no cliente e no cliente ao lado tiver outro aterramento, vc cria um grande problema para queimas. A propósito, alguém conhece algum cabo de capa dupla, mas sem blindagem e sem condutor de aterramento? Porque o Hercules sai 2 reais o metro praticamente, bem caro! Não adianta ter uma blindagem de aluminio no cabo se nao aterrar e como temos problema de loops de aterramento nesse sistema, melhor não aterrar.

  16. #36

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Cabo tipo Hercules, correto? Sim, mas eu sugiro não usarem conectores blindados pra não criar loops de aterramento. Se vc blindar os conectores e tiver aterramento no cliente e no cliente ao lado tiver outro aterramento, vc cria um grande problema para queimas. A propósito, alguém conhece algum cabo de capa dupla, mas sem blindagem e sem condutor de aterramento? Porque o Hercules sai 2 reais o metro praticamente, bem caro! Não adianta ter uma blindagem de aluminio no cabo se nao aterrar e como temos problema de loops de aterramento nesse sistema, melhor não aterrar.
    Mppt dupla capa 1,29 mas nao tem da forma que voce pediu, mas creio que nao usando conector blindado ja resolve.

  17. #37

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Acho melhor uma solução com olt ( tem olt barata tipo da overteck) e pacpon com componentes separados na caixa, ou seja o modem (onu) e switch intelbras modificado com poe reverso e spliter balanceado para dar continuidade na mesma fibra assim caso queime a onu ou o switch vc encontra mais facil, ficando mais barato a substituição, e a continuidade da fibra pelo spliter evitaria necessidade de alimentação por nobreak, nenhum nó estaria sujeito a derrubar o outro caso tenha queima ou falta de energia no local.

  18. #38

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    dando olhada dnv rsrsrs
    eu acho que para um provedor razoável hj em dia a metro é uma boa solução mesmo amigos é incrível a quanto de backbone vc pode ter dando uma olhada pode chegar até 12G se não me engano.
    metro é boa de mais .
    acredito que ftth fttc e outros possam ter suas qualidades como ja dizem depende muito de cada gosto,cenário e dinheiro rsrsrs

  19. #39

    Padrão Re: rede hibrida fibra-UTP

    Temos a melhor solução pra você!

    CCN telecom, a marca dos grandes provedores!
    ccntelecom.com.br

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pd fiber novo1.jpg
Visualizações:	248
Tamanho: 	1,94 MB
ID:      	67016Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CTO_2.jpg
Visualizações:	316
Tamanho: 	1,96 MB
ID:      	67017

  20. #40

    Padrão

    Citação Postado originalmente por infoservwireless Ver Post
    tenho sempre as duas redes.
    Pon e pacpon no mesmo poste

    Esplitter 1/16 uma perna pacpon e o resto se precisar usa FTTH pura
    Cliente residencial ate 10MB vai no Pac e o restante vai direto em fibra ta funciona blz sem stress nenhum.
    Boa tarde Amigo.....
    Desculpe perguntar
    Seu custo foi alto pra montar em relação ao alcance x nº de clientes?O custo de manutenção é baixo?

    Obrigado