+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question BGP e ASN Necessário ou opcional

    Olá,

    Sou novo na área de telecom, temos uma um projeto de ISP via fibra optica para inicialmente 700 clientes e 1500 em nova fase e tenho a seguinte dúvida

    Qual a relevancia/importancia em se ter BGP e ASN em ISP no começo das atividades?

    Pergunto porque se implementarmos o BGP precisaremos de um técnico pago mensalmente para mante-lo e gostaríamos de não ter essa despesa inicialmente. Porem primamos por uma rede robusta e confiável.

    Agradeço a atenção.

  2. #2

    Padrão Re: BGP e ASN Necessário ou opcional

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    - Baseado em que você estipula 700 clientes inicialmente? Achei interessante demais conseguir essa quantidade de clientes logo assim "de cara".
    - Você tem noção básica do que é ser AS? Ao invés de eu escrever um texto longo tentando te explicar o que é um AS (e depois partir pros princípios de roteamento (não é só chegar de cara no BGP, existe uma escola gradual para se chegar até ele)), vou te recomendar uma boa leitura.
    - A vantagem de você ser AS é ter "seus próprios IPs" e não ficar dependendo de fornecimento de bloco adicional de operadora ou provedor que te atende com link dedicado.
    - Sim, será necessário investir em profissionais para configurar e manter seu AS, e também investir em roteadores para isso (pode até começar com MikroTik para seu BGP, mas EU (e como vários usuários aqui) te recomendo EdgeRouter ou em case maior, VyOS em arquitetura amd64; e conforme vai subindo tem aí caixas Cisco ou Juniper com preços acessíveis.

    - ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter28/07-Asbr.pdf

    Se você ainda não domina toda a parte técnica de um provedor, recomendo que contrate uma consultoria para tal, bem como para a parte burocrática/judicial.
    Oi, sou bachareu eu computacao mas meu forte é administração. Nessa area sou bom e posso ajudar aqui no forum, mas na area tecnica sou fraco.

    Chegamos a e se número analisando o mercado atual de internet em nossa localidade, que só tem provedor a rádio e a Oi. Analisei o número de clientes atual de internet e o nível de satisfação com os planos atuais e a taxa de input dos ISP atuais. Determinamos que é possível o input de 4 clientes por dia. Os planos serão adequados a esta realidade. E já temos um plano de captação de clientes. Nos chegaremos a esse número.

    Sobre ASN e BGP já li a respeito e entendo o básico. Estudei isso a 20 anos mas não me lembro nada daquela época. Kkk

    Minha dúvida é sobre o custo benefício de se ter isso implementado inicialmente. Não pelo custo do equipamento nem o custo de aquisição do ASN mas pela mão de obra que é necessária.

    Penso em não ter o ASN e o BGP inicialmente para economizar no custo operacional. Mas sei que ter ASN é importante para ter mobilidade de link e a oferta de IPs para empresas etc...

    Acho que se não tiver ASN não preciso de BGP. Penso que Como só tenho um link a rota de saída da minha rede é única e o próximo BGS da rede fará esse serviço.

    Como disse sou leigo, mas ja pesquisei um pouco porem esbarrei em minha ignorância no assunto.

    Se puderem me esclarecer essas dúvidas me ajuda muito.

    Grato.

  3. #3

    Padrão Re: BGP e ASN Necessário ou opcional

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Gostei da forma que você analisou o mercado, e ao montar um negócio tudo o que se precisa é enxergar e montar estratégias para capturar seus futuros clientes, parabéns! Só abrindo um parênteses, tem gente aqui que quer montar provedor e sequer faz uma pesquisa de mercado, essa é a parte crucial de um negocio bem sucedido ou desgraçado logo no início.

    Em quanto tempo você calcula ter essa quantidade de clientes? Não dá pra manter tudo isso de cliente em cima de NAT (uma loucura sem fim), acho difícil você conseguir isso sem ter nenhum cliente (poderemos conversar sobre isso depois), mas já se prepare para obter logo (pois com crescimento acelerado isso será altamente necessário), e não existe relação de custo e benefício ao se tratar de AS, existe a necessidade para permitir o crescimento do seu negócio, como você mesmo citou:

    - Redundância de links operacionais
    - Poder oferecer ao seu cliente o mínimo de NAT possível
    - Atender empresas que demandam endereços IP
    - Poder participar de PTTs regionais
    - Atender clientes que também sejam AS

    Estamos em fase de esgotamento de alocações IPv4, então pense nisso rápido e ainda já leva um /32 IPv6.
    Agradeço sua resposta. Entrarei em contato no privado.