+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configurar Ap Virtual no Mikrotik

    Vamos mudar o ssid de uma base que joga sinal por uma omnitik, então criei um ap virtual com o novo ssid na ominitik pra ir conectando os clientes e depois só renomear o ssid antigo com o novo e os clientes se conectarem. Coloquei o ap virtual em uma bridge junto com a interface wlan1 e um tunnel que esta conectado com o servidor. Fui na casa do cliente e encontrei o ssid do ap virtual, mas não consegui me conectar.
    Segue 2 imagem com alguns detalhes.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	416
Tamanho: 	124,5 KB
ID:      	66741

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título2.jpg
Visualizações:	328
Tamanho: 	144,1 KB
ID:      	66742

    Alguém ae pra dar uma ajuda?
    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Configurar Ap Virtual no Mikrotik

    Não precisa colocar ela em bridge, eu uso aqui e funciona normalmente

  3. #3

    Padrão Re: Configurar Ap Virtual no Mikrotik

    E se tem autenticação passando pela rede, na aba WDS do virtualAP precisa colocar a WDs default bridge.

    Mas adicionar o virtualAP na bridge também nunca precisei, só que com PPPoE coloco ela na WDS default bridge senão não conecta a discagem.

  4. #4

    Padrão Re: Configurar Ap Virtual no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por marcelorodrigues Ver Post
    Não precisa colocar ela em bridge, eu uso aqui e funciona normalmente
    Segui sua dica, quando voltei lá no cliente consegui me conecta no sinal, mas não consegui logar no servidor pppoe e nem no hotspot.

    Obrigado pela ajuda.

  5. #5

    Padrão Re: Configurar Ap Virtual no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    E se tem autenticação passando pela rede, na aba WDS do virtualAP precisa colocar a WDs default bridge.

    Mas adicionar o virtualAP na bridge também nunca precisei, só que com PPPoE coloco ela na WDS default bridge senão não conecta a discagem.
    Fiz a configuração que você esta me indicando e agora vou voltar no cliente pra ver se consigo logar no servidor.

  6. #6

    Padrão Re: Configurar Ap Virtual no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    E se tem autenticação passando pela rede, na aba WDS do virtualAP precisa colocar a WDs default bridge.

    Mas adicionar o virtualAP na bridge também nunca precisei, só que com PPPoE coloco ela na WDS default bridge senão não conecta a discagem.
    Mesmo fazendo como você indicou não funcionou. Conecta no sinal, mas não autentica no servidor.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         im1.jpg
Visualizações:	256
Tamanho: 	104,9 KB
ID:      	66749

  7. #7

    Padrão Re: Configurar Ap Virtual no Mikrotik

    Mas o WDS tem que estar ativo.

    Disabled é desativado. Tem que ativar (Qualquer opção menos disabled) e informar pra qual bridge o pacote vai.

    PPPoE via de regra precisa WDS ativo (Tem exceções, mas não faz mal ativar sempre que usar pppoe).

  8. #8

    Padrão Re: Configurar Ap Virtual no Mikrotik

    Porque o SSID RW_Monitoramento não está aparecendo na Vlan1?

    Rubem, faz tempo que usei AP Virtual e foi justamente para uma situação semelhante a necessidade do companheiro.
    Como faz tempo não me lembro de muitos detalhes e não tenho como simular um agora.

    Mas sei que não ativei WDS. Mas coloquei o AP Virtual na bridge.

    Estava tentando descobrir o porque do S na coluna da esquerda. O Dr. Google não me resolveu. N ão achei. Este "S" é a chave para elucidar o problema.

  9. #9

    Padrão Re: Configurar Ap Virtual no Mikrotik

    O S seria de slave, quando tem interfaces ethernet master e slave fica com R de running quando tem tráfego ou algo conectado na master, e RS de running e slave na interface slave com conexão, e quando não tem conexão fica só S de slave.

    VirtualAP obviamente é slave, então tem mesmo que ter o S, e quando conectar passar pra RS (Running e slave) ou digamos DRA (D de wds dinamic, R de Running, A de ativo).

    Se usar linha de comando, ao dar o comando print em cada interface, na primeira linha diz o que é cada sigla, tipo X=disabled, R=running. Se colocar o mouse sobre a sigla também devia abrir uma janelinha amarela com a legenda.

    PRA MIM que essa questão de umas interfaces aparecerem com slave é coisa da versão do ROS, versão velha em hardware velha também tem slave, mas só versão nova em hardware moderno nomeia assim, o default de umas RB450G era vir com o nome das interfaces tipo ether2-slave-local mas não tinha S, numa Omnitik tá lá o S, pra mim que é só firula de exibição, mas a estrutura interna dos chipsets é igual.

    Ter S num virtualAP pra mim não indica problema, é slave de uma interface master, só que só versão nova ou hardware mais moderno vai mostrar o s, numa RB433 com 4.17 que eu saiba nem tem essa nomenclatura.

  10. #10

    Padrão Re: Configurar Ap Virtual no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Porque o SSID RW_Monitoramento não está aparecendo na Vlan1?

    Rubem, faz tempo que usei AP Virtual e foi justamente para uma situação semelhante a necessidade do companheiro.
    Como faz tempo não me lembro de muitos detalhes e não tenho como simular um agora.

    Mas sei que não ativei WDS. Mas coloquei o AP Virtual na bridge.

    Estava tentando descobrir o porque do S na coluna da esquerda. O Dr. Google não me resolveu. N ão achei. Este "S" é a chave para elucidar o problema.
    O "S" aparece quando eu coloco o ap virtual na mesma bridge que esta a wlan1 e o tunnel que faz a conexão com o servidor.

    Também não sei se percebeu, mas o ap virtual fica com uma letra "l" na bridge.

  11. #11

    Padrão Re: Configurar Ap Virtual no Mikrotik

    Imaginei que fosse algo nem tão complexo, apenas criar a interface ap virtual, colocar um ssid, o mesmo mac da wlan1 e adicionar na bridge ou como o amigo falou em cima não adicionar na bridge. Já sobre o wds esta, ele não esta ativo na wlan1...ativei, fui no ap virtual e ativei tb, coloquei aquela opção de bridge do wds e mesmo assim conecta no sinal mas não autentica no servidor.

  12. #12

    Padrão Re: Configurar Ap Virtual no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por fabiospfreitas Ver Post
    O "S" aparece quando eu coloco o ap virtual na mesma bridge que esta a wlan1 e o tunnel que faz a conexão com o servidor.

    Também não sei se percebeu, mas o ap virtual fica com uma letra "l" na bridge.
    E quanto a outra pergunta que fiz: Porque o SSID RW_Monitoramento não está aparecendo na Vlan1?

  13. #13

    Padrão Re: Configurar Ap Virtual no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E quanto a outra pergunta que fiz: Porque o SSID RW_Monitoramento não está aparecendo na Vlan1?

    Não consegui entender sua pergunta, qual vlan1?

    Se possível marca a imagem que vc esta analisando isso.

  14. #14

    Padrão Re: Configurar Ap Virtual no Mikrotik

    Fiz uns testes em casa em uma rb433ah com cartão e funcionou blz.

    Servidor configurado com autenticação por PPPoE e Hotspot, a RB433ah esta conectada ao servidor por um EoIP Tunnel.

    Segue a configuração que fiz na RB.

    *Configuração Normal Sem AP Virtual:

    Configurei o cartão para jogar sinal 2.4ghz
    Criei uma Bridge e coloquei o EoIP Tunnel + Wlan1.

    Consegui me conectar normal e autenticar via PPPoE e Hotspot


    *Configuração com AP Virtual:

    Criei o AP Virtual na Wlan1.
    Adicionei o AP Virtual na mesma Bridge junto com Wlan1 e EoIP Tunnel

    Pronto consegui me conectar normal.


    OBS:

    Quando não tem ninguém conectado no AP Virtual fica aparecendo a letra "S", e quando alguém se conecta aparece um "R". Ficando "RS" na interface virtual.

    Sobre a letra "l" marcando a interface virtual dentro da bridge, ela ("l") some quando tem cliente conectado.

    Não mexi em nada nas configurações de WDS.

    Segue imagens de como ficou.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02.jpg
Visualizações:	165
Tamanho: 	145,7 KB
ID:      	66761

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.jpg
Visualizações:	148
Tamanho: 	146,9 KB
ID:      	66762

  15. #15

    Padrão Re: Configurar Ap Virtual no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por fabiospfreitas Ver Post
    Não consegui entender sua pergunta, qual vlan1?

    Se possível marca a imagem que vc esta analisando isso.
    No primeiro post seu, a segunda imagem onde mostra a configuração da Wlan1, que é a Master. Lá você colocou o SSID RW_Monitoramento, certo?

    Mas notou que ele não aparece na imagem das interfaces? Aparece o nome do SSID do AP Virtual mas não o SSID da Wlan1.

    Já nas imagens da RB que configurou por último, aparece tanto o SSID da Wlan1 como o SSID do AP virtual.